Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Baeta
Mito

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Baeta »

Cheguei cedo aqui na oficina. Andei uns 30km com ela, e tudo ok. Ainda bem. Esse fim de semana, devo dar um rolé maior. Espero que não dê nada. Aproveitei para dar um confere nos rolamentos de roda. O dianteiro, tudo ok. Os traseiros também, mas os retentores e espaçadores não. Por sorte, já tinha percebido o desgaste tempos atrás, e havia importado os retentores e espaçadores

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora só falta trocar o interruptor do freio traseiro.
gui dantas
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por gui dantas »

Hoje foi dia de colocar o protetor de motor, afinal de contas levar a moto no mecânico pra colocar acessório é pra quem não sabe nem lubrificar a corrente!!

Imagem
Caixa de ferramenta e protetor do manivela (excelente acabamento).

Imagem
Agora a BM tem parafuso allen.

Imagem

Imagem
Um pouco grande mas funcional para a viagem além do ótimo preço (a grana tá curta!)
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Fui na aofecina pra trocar o pinhão, primeiro prendi num cavalete e deixei ela quent fazendo o barulho, era barulho de pinhão ferrado, mas ninguém tava convencido, nem eu nem O mecânico.

Trocamos o pinhão e rodamos igual no cavalete, continuou o maldito do barulho. Pensei, fodeu a bicicreta, morri com uns pila numa caixa nova e nao vou no churrastacio.

Olha daqui olha dali, o mecânico resolveu conferir os parafusos do quadro.

Nao é que tinha 2 frouxos que o imbecil aqui nao apertou o suficiente quando colocou o protetor de motor há 13 mil km atras??

Eu nao tenho torquemetro em casa, então apertei ate onde consegui e colei os parafusos, mas nao adiantou. A sorte foi que eu tinha colado, assim eles nao desrosquearam.

Passamos o torque e a moto ta nova...

Merda de moto.... }:)
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Vinicius, achei as formulas, manha deduzo num papel e posto aqui, é bem simples, tem uma parte que ainda nao achei, de como prever molhabilidade, mas isso acho que hoje so na base de tabelas prontas e empíricas.
rlriccardi
Motociclista

Mensagem por rlriccardi »

Tio Frei escreveu:Eu nao tenho torquemetro em casa, então apertei ate onde consegui e colei os parafusos, mas nao adiantou. A sorte foi que eu tinha colado, assim eles nao desrosquearam.)
Comigo já aconteceu o contrário...na ansia de deixar "bem preso" apertei demais e quebrei um parafuso dentro do quadro :-? ...acabei comprando torquimetro, kit "saca parafuso", etc...

Ontem foi dia noite de instalar os faroletes...
Comprei e fiquei na duvida se instalava ou nao (Givi Trekker S310, plagiados do mamm).
Acho moto com farolete coisa de "idoso" rsrs, meio xunning...mas como ando pegando mta estrada à noite resolvi testar.

Acabei terminando a elétrica/fixação fios às 2h da madruga.
Instalei direto na bateria, fiquei receoso de cortar/descascar algum fio e não gostar de usar os faroletes.
Ficaram bem discretos por dentro do protetor de motor (fotos toscas do celular, mas na 3a da pra ver):

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda sem uso e, portanto, veredicto...
Mas, no regular altura, deu pra sentir que estavam quentes pra caramba em poucos minutos ligados...
Abraço!
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Tio Frei escreveu:Olha daqui olha dali, o mecânico resolveu conferir os parafusos do quadro.

Nao é que tinha 2 frouxos que o imbecil aqui nao apertou o suficiente quando colocou o protetor de motor há 13 mil km atras??
:shock:

Pelos sintomas nunca que eu iria chegar nos parafusos do chassi! Bao o mecanico ein?
Tio Frei escreveu:Vinicius, achei as formulas, manha deduzo num papel e posto aqui, é bem simples, tem uma parte que ainda nao achei, de como prever molhabilidade, mas isso acho que hoje so na base de tabelas prontas e empíricas.
;-)
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Tá aí a parada.

a densidade depende do liquido, a gravidade do planeta, e o angulo de molhamento depende do par sólido/liquido. Note que se o angulo for maior que 90 graus vai gerar uma coluna negativa....heheh ou seja, a pressão capilar pode fazer um liquido subir por um tubo ou então nem mesmo entrar nele.

as coisas que influenciam no angulo de molhamento são mais complexas e já entram no reino da magia da física do estado sólido. Tem a ver com interações entre as moléculas, camadas eletronicas....dá pra gastar um tempo estudando e não se vai muito longe.

Imagem
Imagem
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Zevodê os dois aí com estas contas. :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

apaputaquepariu ave hahaha.

Nao vejo isso desde o comeco da facul. Nem quero lembrar tambem, rs.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

matemática de primeiro grau aí.

agora, não perguntem de onde saiu a equação de laplace
Puma

Mensagem por Puma »

Imagem

fui...............
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

:lol:
Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Daqui uns semestres, vejo isso (espero)

bom, voltando ao diário, ACHO que finalmente terminei de fazer o que estava pendente no mamute. Só rodei 50km desde segunda. Se der, no feriado rodo um bocado

*Embreagem, literalmente, toda nova (culpa do meu mexanico)
*Rolamento de rodas conferidos e engraxados. Espaçadores e retentores trocados.
*Reaperto geral na moto. Perdi a viagem, estava tutô nos conformes

faltava trocar um parafuso da pedaleira direita e trocar o interruptor do freio traseiro que bichou.

Ao conferir o torque do lado direito, vejo que uma rosca estava espanada :frag: :fuck: . Tirei a pedaleira e mais uma quase indo pro espaço. Refiz as mesmas e coloquei postiça. Ao retirar a pedaleira esquerda, adivinha??? Parafuso puxou a rosca do quadro. Bando de fdp que aperta esse troço demais.

Bora arrumar
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

esqueci de fotografar umas etapas. Mas é isso aí. Fica com a mesma medida original e aguenta aperto numa boa.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Verifiquei o pinhao da ST, a corrente ta estralando mas n sei pq ainda.

Imagem

ZEBUSCAPE,
Ja reapertou esse parafuso? E o de baixo?
Minha moto diminuiu muito a vibracao nos 5000rpm depois que eu apertei. Esse e allen 10 de um lado e allen 8 do outro.
Imagem

Tem outro embaixo do motor tambem, 14 dos dois lados, que tava bem solto.

Troquei as lampadas Bi-iodo de 35-40w, por h4 55-60w. iluminacao 100% agora

Adaptador especial pra lampadas h4. So depois descobri q se usar h5 nao precisa de adaptador.
Imagem

Imagem

Tive que dobrar as aletas da lampada pois a trava nao encaixava com ela normal.
Imagem

Lado direito com 55w, lado esquerdo com a biiodo 35w.
Imagem

minha preocupacao com o facho nao foi fundamentada.
Facho com lampada de 35w
Imagem

Facho com lampada de 55w.
Imagem

Tambem lubrifiquei o pedal de cambio e regulei. aos poucos vai ficando 100% :)

Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Tio Frei escreveu: Imagem
Imagem
Imagem
Show de bola Tiu! Explicacao muito boa mesmo. :wsh:

Vou guardar aqui essas imagens.
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Smoker escreveu:Zevodê os dois aí com estas contas. :lol:
Concordo.

Tio Frei escreveu:
as coisas que influenciam no .... molhamento são mais complexas
Aí vareia...
Às vezes nem tão complexas assim.
A maioria fica molhado de modo bem simples, apenas tomando cachaça, cerveja e outros líquidos q provocam molhamento..... :drunk: ....uns até tomando vinho em ambiente climatizado.... :frag:

:-D
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Bueno..

Sempre quando compro uma moto "antiga" eu dou uma geral em uns pontos que considero baratos e críticos...

A minha xtz é de 1997 ou seja 15 anos e um pouco....

Provávelmente nunca tenha sido trocado rolamentos das rodas, mesmo por que esta com 58 mil km que aparentam ser originais..

Então comprei ontem todos os rolamentodas da roda dianteira e traseira, mais o retentor e as borrachas (coxins) da coroa novos . Tudo pela pelo valor total de R$ 162,00 reais. ( 05 rolamentos todos de primeira linha e do tipo selados, 1 retentor e o cj de coxins).
Agora estou pensando em pegar um par de câmeras reforçadas para quando mexer já dar uma geral nas rodas. Desta forma tem rodas para mais 10 ou 15 anos tranquilo..., tb quero trocar o óleo das bengalas por novo, sabe-se lá quando foi a última troca... , assim como líquido de freios... , o do radiador esta novo.
So achar tempo...kkk

Depois e me envolver com o carburador, colocar as velas de iridium e os filtros de ar novos...
De supertenere 750 ano 1997
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

zébuscapé escreveu:Bueno..

Sempre quando compro uma moto "antiga" eu dou uma geral em uns pontos que considero baratos e críticos...

Provávelmente nunca tenha sido trocado rolamentos das rodas, mesmo por que esta com 58 mil km que aparentam ser originais..

Então comprei ontem todos os rolamentodas da roda dianteira e traseira, mais o retentor e as borrachas (coxins) da coroa novos . Tudo pela pelo valor total de R$ 162,00 reais. ( 05 rolamentos todos de primeira linha e do tipo selados, 1 retentor e o cj de coxins).
Agora estou pensando em pegar um par de câmeras reforçadas para quando mexer já dar uma geral nas rodas. Desta forma tem rodas para mais 10 ou 15 anos tranquilo..., tb quero trocar o óleo das bengalas por novo, sabe-se lá quando foi a última troca... , assim como líquido de freios... , o do radiador esta novo.
So achar tempo...kkk

Depois e me envolver com o carburador, colocar as velas de iridium e os filtros de ar novos...

Viu a dica das lampadas e do reaperto do quadro ai em cima?

Outra coisa que eu fiz foi baixar 25mm a mesa, e baixar a pre-carga... a moto ficou um tesao nas curvas!

zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

RAlves escreveu:
zébuscapé escreveu:Bueno..

So achar tempo...kkk

Viu a dica das lampadas e do reaperto do quadro ai em cima?

Outra coisa que eu fiz foi baixar 25mm a mesa, e baixar a pre-carga... a moto ficou um tesao nas curvas!
Li agora, so tinha reparado nas fotos e passei batido na dica...vou conferir e reapertar, a minha vibra nos 4 mil rpms... junto ao tanque da para sentir mais... ;-) nada comparado com a xt600, mas muito se comparado em outras faixas de rpm...

;-)

Ps fiz um nova média hoje rodando na cidade baixou para 13,2... :e131: ta chegando a hora de mexer mesmo no carburador..... vou deixar uma geladas para brincar em conjunto... :beer:
De supertenere 750 ano 1997
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

zébuscapé escreveu:[...
Ps fiz um nova média hoje rodando na cidade baixou para 13,2... :e131: ta chegando a hora de mexer mesmo no carburador..... vou deixar uma geladas para brincar em conjunto... :beer:
Já verificou o filtro de ar (se está sujo ou velho demais)? E os coletores de admissão? Caso positivo e estejam OK, acho que vai ter mesmo que dar um tapa nos carburadores.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Responder