Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?
-
Jota
Re: Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?
Cipó, a ironia é engraçada, mas o que eu propus é só pra facilitar a vida do cidadão.Cipó escreveu:É isso ai Sraddddddddddddd 1000, rrrrrrrrrrrrrrrrr1 só com uns 120 anos de experiência.Jota escreveu:Vamos começar a andar de moto numa Fazer e 6 meses depois comprar uma CB e tá bom. Ou começar numa Twister e um semestre pra frente comprar uma GS. É mais barato, menos arriscado, sem stress.![]()
É claro, com vários cursos de pilotagem ... afinal .......... quem é o poser que compraria um 1000 para ir ao churrastiba por exemplo???
E pra mim o correto mesmo é começar a andar de moto, preferencialmente aos 14 anos, pra não virar bração profissional. Isso sim faz grande diferença.
- Optimus Leo
- Mito
Patrick escreveu:Um cara treinado em pilotagem desde os 10 anos de idade - digamos, na pista particular do quintal de casa como em alguns dos citados - tem chances de se tornar um piloto de nível mundial, tamanha a "habilidade, a prática, a experiência" e mesmo a teoria absorvidas ao longo desse período.
E o mesmo cara, uma vez habilitado para o trânsito, pode morrer no primeiro cruzamento, não conhecendo as leis implacáveis do trânsito, não acostumado ao comportamento imprevisível de certos motoristas, ciclistas, pedestres, sem falar nas armadilhas do asfalto.
Tem uma historia muito triste de um piloto gringo que veio competir aqui na Venezuela, saiu de noite com uma motoca emprestada, nao conhecia bem o trafego e morreu atropelado num cruzamento. Uma pena mesmo.
E mais ainda...olha como morreu o Norifumi Abe (Piloto profisional de MotoGP!!!)...atropelado por um camiao na rua. :(
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Tu quis invalidar o raciocínio baseado no SE. O "SE" não é um problema em si. Se fosse assim, os "if" dos códigos de programações não funcionariamRobson escreveu:"INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente. Então, pela lógica, transportando isso para a nossa realidade, o pior motociclista possível é um iniciante brasileiro genérico, que além de não ter experiência nenhuma, dificilmente terá alguma técnica/teoria. Em outras palavras, se uma INadequada instrução do piloto já é suficiente para aumentar as estatísticas de acidentes, imagine não ter instrução adequada, e ainda por cima não ter experiência. "
Isso aí pode ser lógico pra vc, pra mim não diz muita coisa, pq simplesmente começa com um SE.
Sem contar que a emagadora maioria de quem anda de esportiva no Brasil sequer fez um tracking day na vida, e taí, andando de esportiva sem problemas....
Então, eu gosto mais do meu SE...
SE O CARA TIVER PRUDÊNCIA e paciência, pode começar com uma moto grande sem problemas....
Abraços
No caso, se a condição for verdadeira, a lógica funciona. Baseei a condição num resultado estatístico confiável. Mas se tu continua preferindo basear tua condição numa suposição inválida... tua lógica pode dar "crash", com trocadilho e tudo...
PS: fiz uma pequena mas importante correção (em vermelho) numas das frases do trecho destacado.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
No fórum de Portugal q eu participava teve um cara que comprou e aprendeu a andar de moto numa X11 (blackbird naked).
Eu mesmo, aprendi a andar em moto numa CB500 (fazia 10 anos que não andava de moto, cg125), comprei zera saí devagar fui pegando as manhas e as únicas cagadas com ela foi tombá-la parada.
E como eu já disse e posso afirmar com certeza, uma CBR600 ou uma Hornet são muito melhores que uma CB500 pra um iniciante. Numa emergência as 600 vão freiar melhor, além de se poder corrigir uma curva mais facilmente nas 600.
E vou falar novamente, ambas essas 600 andam como uma CB500. Tanto as 600 como a 500 se esgoelar, vão andar bastante, vai do piloto ter a cabeça no lugar e reconhecer limites.
[ ]'s
Eu mesmo, aprendi a andar em moto numa CB500 (fazia 10 anos que não andava de moto, cg125), comprei zera saí devagar fui pegando as manhas e as únicas cagadas com ela foi tombá-la parada.
E como eu já disse e posso afirmar com certeza, uma CBR600 ou uma Hornet são muito melhores que uma CB500 pra um iniciante. Numa emergência as 600 vão freiar melhor, além de se poder corrigir uma curva mais facilmente nas 600.
E vou falar novamente, ambas essas 600 andam como uma CB500. Tanto as 600 como a 500 se esgoelar, vão andar bastante, vai do piloto ter a cabeça no lugar e reconhecer limites.
[ ]'s

Foi o que eu já disse lá atrás: moto "racional" na Zooropa é 600cc. Na banânia é CB 500...Kuati escreveu: E como eu já disse e posso afirmar com certeza, uma CBR600 ou uma Hornet são muito melhores que uma CB500 pra um iniciante. Numa emergência as 600 vão freiar melhor, além de se poder corrigir uma curva mais facilmente nas 600.
E vou falar novamente, ambas essas 600 andam como uma CB500. Tanto as 600 como a 500 se esgoelar, vão andar bastante, vai do piloto ter a cabeça no lugar.
-
m_pires01
Estava me referindo mesmo a motos originais !! Vc respondeu em alto e bom tom!! Valeupretti escreveu:Não sei se entendi a sua pergunta...m_pires01 escreveu:Pretti,pretti escreveu: Jota, o Bagé é gaúcho e .....chato.![]()
Natural.
Ô disgrama! E o que eu já falei exaustivamente em outros posts aí atrás sobre o bom desempenho das 600!? Isso não a torna uma monster bike. Apenas uma fun bike das pistas.
O que eu quero dizer na realidade é que as 600RR não são "arm stretching" - pra ficar chique no ingrêis.Isto é, pode cutucar a danada nos 13.000 giros que ainda assim vc tem uma moto apenas bravinha.
![]()
Comparando novamente ( já que estava dizendo ao MAD que as 600 não mordem, mas as 1000 são pit bull), crava 13.000 mil giros na Srad 1000 em qualquer marcha e me conta depois quantas cuecas trocou.
![]()
A questão vai depender ao final do circuito escolhido: na maioria do calendário mundial iria de 1000. Em Sachschenring e SC do Sul ( talvez ) iria de 750cc.
600?? Talvez numa pista de SM.![]()
Entre a SRAD 750 e a SRAD 1000, a diferença de desempenho passa a ser brutal, em uma pista de alta?
Tomando-se motos "originais" ou levemente modificadas ( ponteira, filtro de ar... ) a 750 "toma couro federal" em circuito de alta!Sua diferença seria retomada em circuitos de baixa e de média.
Numa pista a preparação é mais livre. A Kawa 636 do Baratinha até ano passado, andava próximo das 1.000 em alguns trechos do circuito de Interlagos. No geral, no tempo de volta dava pra segurar uma 4ª posição louvável.
Tem 750 fuçada como a do 10zin que rende como uma 1000....
Tem RF900R fuçada que rende como R1e por aí vai, dependendo dos recursos e bolso.
vai de 500 no máximo.
comecei numa 450 e deu para encarar.
depois pulei para 750 e agora a 1200 light.
1000 é demais.
comecei numa 450 e deu para encarar.
depois pulei para 750 e agora a 1200 light.
1000 é demais.

- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Isso pode ser verdade pra quem já sabe frear e fazer curva, mas pra quem tá aprendendo, essas vantagens podem até funcionar negativamente. Numa frenagem de emergência, é grande a chance do novato travar a roda dianteira.Kuati escreveu: Numa emergência as 600 vão freiar melhor, além de se poder corrigir uma curva mais facilmente nas 600.
Concordo que essa é a realidade lá e aqui Pretti, considerando o que se covenciona chamar moto racional, a categoria mais polivalente para satisfazer na maioria dos "cenários" e considerando também o custo-benefício. Mas não tem relação com o que o Kuati falou.pretti escreveu:Foi o que eu já disse lá atrás: moto "racional" na Zooropa é 600cc. Na banânia é CB 500...Kuati escreveu: E vou falar novamente, ambas essas 600 andam como uma CB500. Tanto as 600 como a 500 se esgoelar, vão andar bastante, vai do piloto ter a cabeça no lugar.
Viajaire é preciso...
O sentido que eu quis emprestar ao conceito é esse a que vc e as revistas européias se refere, MAD. O Kuati andou viajando um tiquin na maionese.....MAD escreveu: Concordo que essa é a realidade lá e aqui Pretti, considerando o que se covenciona chamar moto racional, a categoria mais polivalente para satisfazer na maioria dos "cenários" e considerando também o custo-benefício. Mas não tem relação com o que o Kuati falou.
Essas discussões são engraçadas. Todo mundo esquece da melhor peça que é aquela que vai sobre o banco e que com R$ 1.000,00 num curso de pilotagem se transforma no melhor investimento.
m_pires01 escreveu:pretti escreveu:Não sei se entendi a sua pergunta...m_pires01 escreveu:Pretti,pretti escreveu: Jota, o Bagé é gaúcho e .....chato.![]()
Natural.
Ô disgrama! E o que eu já falei exaustivamente em outros posts aí atrás sobre o bom desempenho das 600!? Isso não a torna uma monster bike. Apenas uma fun bike das pistas.
O que eu quero dizer na realidade é que as 600RR não são "arm stretching" - pra ficar chique no ingrêis.Isto é, pode cutucar a danada nos 13.000 giros que ainda assim vc tem uma moto apenas bravinha.
![]()
Comparando novamente ( já que estava dizendo ao MAD que as 600 não mordem, mas as 1000 são pit bull), crava 13.000 mil giros na Srad 1000 em qualquer marcha e me conta depois quantas cuecas trocou.
![]()
A questão vai depender ao final do circuito escolhido: na maioria do calendário mundial iria de 1000. Em Sachschenring e SC do Sul ( talvez ) iria de 750cc.
600?? Talvez numa pista de SM.![]()
Entre a SRAD 750 e a SRAD 1000, a diferença de desempenho passa a ser brutal, em uma pista de alta?
Tomando-se motos "originais" ou levemente modificadas ( ponteira, filtro de ar... ) a 750 "toma couro federal" em circuito de alta!Sua diferença seria retomada em circuitos de baixa e de média.
Numa pista a preparação é mais livre. A Kawa 636 do Baratinha até ano passado, andava próximo das 1.000 em alguns trechos do circuito de Interlagos. No geral, no tempo de volta dava pra segurar uma 4ª posição louvável.
Tem 750 fuçada como a do 10zin que rende como uma 1000....
Tem RF900R fuçada que rende como R1e por aí vai, dependendo dos recursos e bolso.
Estava me referindo mesmo a motos originais !! Vc respondeu em alto e bom tom!! Valeu![]()
Pires, queria apenas retificar uns dizeres aí acima pra afastar maus entendidos. Eu disse que a SRAD 750 recupera-se bem em circuitos de baixa e média diante das 1.000. Mas não tem nada a ver com retomada de motor, capiche?!?
Na pista pode até ser, mas na rua????MAD escreveu:Discordo parcialmente Robson, acho que ridículo não é.Robson escreveu:POSER BOY, rídiculo é dizer que uma moto 125 te traz conceitos e experiência de pilotagem.... isso sim é ridiculo.
Abraços
As 125 (CGs adapatadas) ainda fazem parte do calendário de alguns campeonatos estaduais, e boa parte dessa gurizada que tá despontando nas pistas começou sua experiência de pista assim.
Quem tem coragem de pagar pra ver, fazer curva "animadinha" na rua com pneuzinho spaguetti?? E eu nem to falando de curvas MotoGP, to falando de deitar um pouco mais, nada radical não. Aquilo não dá aderência nenhuma. 125cc é moto pra conduzir NA BOA. O limite dela é tenue.
Nunca tomei chão com nenhuma das que tive, mas já passei susto com óleo no chão, e isso fazendo a curva dentro do limite de velocidade, até menos. O pneuzinho é simplesmente fino para qualquer coisa além da pilotagem "tiozinho domingueiro extra".
orgulho de ser CGzeiro!
Qto às manobras básicas dentro da cidade uma Hornet se dá melhor que uma CB500, pela altura mais baixa do banco, peso quase igual mas com centro de gravidade mais baixo da Hornet.pretti escreveu: O sentido que eu quis emprestar ao conceito é esse a que vc e as revistas européias se refere, MAD. O Kuati andou viajando um tiquin na maionese.....Manobras básicas são mais fáceis numa CB 500 do que numa CBR600 apesar do melhor nível dos acessórios e equipamentos presentes na "racing CBR"
.
Na estrada uma CBR600 se dá melhor que uma CB500 pq o iniciante de CBR600 vai usar mais instintivamente o corpo ao invés de forçar o guidão como se fosse uma bicicleta.
Na Europa a moto mais vendida há um tempo atrás era a GS500 pelo custo mesmo. Hj em dia parece que é a Fazer 600 se não me engano.
MAD, freio bom é freio bom, travar a roda dianteira numa CB500 é tão fácil qto uma CBR600, mas esta oferece maior poder que pode salvar o cara.
Ninguém vai acabar de sair com a moto e já alicatar o freio, dependendo do piso vai ser chão tanto qto com a CB500 qto com a CBR. Em situações normais, piso seco, qto melhor o freio melhor pro piloto, tanto faz se é iniciante ou experiente.
[ ]'s

- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Kuati, vou continuar não concordando, principalmente com esse trecho.Kuati escreveu:travar a roda dianteira numa CB500 é tão fácil qto uma CBR600...
Estamos entrando em um terreno complicado, entre uma 500 e uma 600 já não há um abismo entre elas. Cada um aqui vai dar sua opinião pessoal, baseado no seu próprio aprendizado, em exemplos de conhecidos etc... aí a discussão não tem mais fim.
Prefiro confiar nas estatísticas que ratificam meu pensamento sobre ser melhor começar com uma moto menor. Tem bastante informação interessante nas estatísticas postadas, quem quiser que tire suas conclusões.
Espero que esse "Up europeu" seja justamente o meu próximo!Kuati escreveu:Na Europa a moto mais vendida há um tempo atrás era a GS500 pelo custo mesmo. Hj em dia parece que é a Fazer 600 se não me engano.
Viajaire é preciso...
Depende, no seco e em reta tu não trava a roda da CBR nem fud....., ela sobe a roda de trás e passa por cima de ti mas não trava a roda..Kuati escreveu:
MAD, freio bom é freio bom, travar a roda dianteira numa CB500 é tão fácil qto uma CBR600
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
tmb concordo, robsRobson escreveu:SE O CARA TIVER PRUDÊNCIA e paciência, pode começar com uma moto grande sem problemas....
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Bagé escreveu:Depende, no seco e em reta tu não trava a roda da CBR nem fud....., ela sobe a roda de trás e passa por cima de ti mas não trava a roda...Kuati escreveu:
MAD, freio bom é freio bom, travar a roda dianteira numa CB500 é tão fácil qto uma CBR600
Viajaire é preciso...
Ibanez escreveu:tmb concordo, robsRobson escreveu:SE O CARA TIVER PRUDÊNCIA e paciência, pode começar com uma moto grande sem problemas....salvo se o cara (ou garota) quiser dar uma de fodão sem o mínimo de experiência para isso... mas, sendo assim, ele(a) vai se estrepar de qualquer forma... com moto grande ou pequena
Também acho isso. Mas que as maiores instigam a acelerar mais, isso sim. Negócio é a pecinha em cima do banco.
Membro do MSM
Desenvolvimento Metatrader
Desenvolvimento Metatrader
- Optimus Leo
- Mito
Pneus, se é como aqui na Venezuela, devem de ser bem caros. Cuanto mais grip tiver, mais caros (e menos tempo) vao durar.bbslopes escreveu: - Os custos mensal para brincar nas pistas é muito elevado? Ex: Inscrição nos eventos, manutenção da moto (pneus, reparos, etc), equipe envolvida. Se puder me passar uma idéia dos custos.
- No inicio, eu so faria trackdays. Pensar em entrar em algum campeonato so vai voce perder o gosto pelo asunto. Voce nao vai ser nada competitivo, vai viver de ultimo, vao te ultrapassar ate 4 veces e vao pedir para voce se retirar da pista (Isso se voce conseguir fazer o tempo minimo para clasificar).Como novato, em que categoria deveria me inscrever e que tipo de moto comprar? Essa SRAD 750cc seria muita areia pro meu caminhão?
Novamente, trackdays.Tem como correr em pistas sem carenagem pq no começo vou cair bastante e a 200km/h o estrago na carenagem deve ser total. Não to afim de morrer em R$10.000 só de carenagem. Atrapalha a performance a retirada da carenagem?
E caindo a 200 km/h o ultimo que eu me preocuparia seria com as carenagems. Dependendo da caida, a moto ja fica detonada (racha o cuadro e adeus).
Nao existe dois accidentes iguais, nem existe equipamento 100% seguro. Se quizer um esporte ou atividade segura, vai jogar domino ou golf.Em pista, cair a 200km/h, mas como macacão, protetor de coluna, bom capacete etc é tranquilo? Morte x Fratura x Ileso.
O equipamento esta feito para proteger, disminuir a seriedade e ate evitar ferimentos mais graves...mais nao e o equivalente a voce teclear o "God Mode" num video game.
Voce pode cair a 300 km/h e sair caminhando sem lesao alguma, assim como cair a 40 km/h e fraturar uma perna, braco ou clavicula.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Muito bem postado LeoOptimus Leo escreveu:Pneus, se é como aqui na Venezuela, devem de ser bem caros. Cuanto mais grip tiver, mais caros (e menos tempo) vao durar.bbslopes escreveu: - Os custos mensal para brincar nas pistas é muito elevado? Ex: Inscrição nos eventos, manutenção da moto (pneus, reparos, etc), equipe envolvida. Se puder me passar uma idéia dos custos.
- No inicio, eu so faria trackdays. Pensar em entrar em algum campeonato so vai voce perder o gosto pelo asunto. Voce nao vai ser nada competitivo, vai viver de ultimo, vao te ultrapassar ate 4 veces e vao pedir para voce se retirar da pista (Isso se voce conseguir fazer o tempo minimo para clasificar).Como novato, em que categoria deveria me inscrever e que tipo de moto comprar? Essa SRAD 750cc seria muita areia pro meu caminhão?
Novamente, trackdays.Tem como correr em pistas sem carenagem pq no começo vou cair bastante e a 200km/h o estrago na carenagem deve ser total. Não to afim de morrer em R$10.000 só de carenagem. Atrapalha a performance a retirada da carenagem?
E caindo a 200 km/h o ultimo que eu me preocuparia seria com as carenagems. Dependendo da caida, a moto ja fica detonada (racha o cuadro e adeus).![]()
Nao existe dois accidentes iguais, nem existe equipamento 100% seguro. Se quizer um esporte ou atividade segura, vai jogar domino ou golf.Em pista, cair a 200km/h, mas como macacão, protetor de coluna, bom capacete etc é tranquilo? Morte x Fratura x Ileso.
O equipamento esta feito para proteger, disminuir a seriedade e ate evitar ferimentos mais graves...mais nao e o equivalente a voce teclear o "God Mode" num video game.
Voce pode cair a 300 km/h e sair caminhando sem lesao alguma, assim como cair a 40 km/h e fraturar uma perna, braco ou clavicula.
E bbslopes, voce está certinho de querer começar com uma 250 cc, vai de boa que mais rápido do que voce pensa já estará fazendo seus UPs...