Diário da Alemoa - um tapa no visual aos 60 kkm

Grupo de discussão geral sobre motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Re: Diario da minha Alemoa

Mensagem por rods »

gusmano, me conta aí como é que se fica 8 anos com uma moto 2010?

Não sei sua formação ou trabalho, mas não conheço item de maquinário (peça ou sistema) que seja isento de manutenção, no sentido de 'inquebrável'. Os que se dizem assim (baterias) devem ser trocados de tempos em tempos, o que em si já é manutenção também.

Célio, geralmente essas deversões acontecem nos sábados. Tenho que ver se mestre JC estará ocupado na tarde deste próximo! Pelo que já olhei, teremos que desmontar o radiador para ter acesso tanto ao ventilador quanto à suas conexões. Vou aproveitar e trocar todo o líquido de arrefecimento na jogada.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

rods escreveu:gusmano, me conta aí como é que se fica 8 anos com uma moto 2010?
Por causa da garantia estendida cada ano que passa deve ser contado em dobro.

:-D
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Robson

Mensagem por Robson »

rods escreveu:
Não sei sua formação ou trabalho, mas não conheço item de maquinário (peça ou sistema) que seja isento de manutenção, no sentido de 'inquebrável'. Os que se dizem assim (baterias) devem ser trocados de tempos em tempos, o que em si já é manutenção também.
Bom a sua eu sei, e acho que vc não entende o conceito de manutenção.

que basicamente pode ser dividida em duas, corretiva e preventiva.

preventiva = troca de óleo, troca de fluidos de freio, arrefecimento, troca de pastilhas de freio, de pneu, etc.

corretiva = troca/conserto de algo que quebra ou se desgasta precocemente, em uso normal ou não.

Portanto, espera-se de um veiculo que a manutenção corretiva seja mínima, principalmente os mais novos....

E nem vou falar de confiabilidade, curva da banheira, MTBF, pq os engenheiros da BMW cagam e andam para esses conceitos....rsrs
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Robson, pode ser minima, mas nunca será ausente. Não existe peça ou sistema isento de manutenção (preventiva e/ou corretiva). Tudo tem seu prazo. E "espera-se" é meramente expectativa, esse sim um conceito do qual entendo muito.

Sobre a minha formação, apesar da graduação (que é o que você sabe), desde 2010 eu trabalho em indústria, área de exploração e produção. Não trabalho COM manutenção, é certo, mas tenho contato com a área e seus profissionais com bastante frequência. Tenho uma boa porção de amigos na área, e nas conversas sempre se aprende um pouco. Certamente não tenho o conhecimento profundo que uma formação específica daria, nisso você está certíssimo. Mas o bastante para sustentar as poucas afirmações que fiz ali em cima sem o menor problema.

Mas esse é um debate estéril, não lhe parece? Eu estou curioso mesmo é para saber qual é o problema da minha moto. Capaz de olhar isso nesse final de semana, se der tempo.
Editado pela última vez por rods em 08 Abr 2014, 14:37, em um total de 1 vez.
Robson

Mensagem por Robson »

rods, quando eu disse "espera-se" trata-se de expectativa calculada, já que existe cálculo para tudo que é vida útil em componente, e um engenheiro usa essa informação para especificar componentes que serão usados em um projeto.

Calcula-se a vida útil de uma coisa, e se essa coisa quebra antes do tempo (e isso é definido em testes e ensaios), é sinal de que algo está errado, por isso hoje vemos uma enxurrada de recalls de todas as montadoras.... os caras testam componentes, descobrem que a componente tem potencial para dar problema antes do planejado, e fazem campanhas de troca. Vai desde simples parafusos a componentes mais complexos.

Por isso afirmo, não é normal essa gama de problemas que ocorrem com as motos BMW... pra mim é sinal de engenharia mal feita.
Robson

Mensagem por Robson »

rods escreveu: Mas esse é um debate estéril, não lhe parece? Eu estou curioso mesmo é para saber qual é o problema da minha moto. Capaz de olhar isso nesse final de semana, se der tempo.

ah sim, claro, enquanto não acha o problema a gente mantém o tópico no topo especulando sobre o nada...... :-D :-D
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Deixando o blá-blá-blá inócuo de lado...

...rods, first things first: tu tens certeza que a ventoinha não está ligando? 3 barras ainda é longe do vermelho, não quer dizer nada.

Para confirmar, ligue a motoca na garagem, deixe parada e FIQUE DO LADO olhando o marcador. Coisa rápida, com a motoca parada a temperatura sobe rapidinho. Se chegar a (vermelho - 1) barrinhas e a geringonça ainda não tiver ligado, daí sim fica confirmado o problema.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

mamm777, certeza eu não tenho de nada. Ainda preciso estudar melhor a questão toda. Até aqui são impressões. Os sintomas:

- A moto está esquentando mais que usual nas minhas pernas (sensação);
- Mesmo com ela bem quente, a ventoinha não está ligando;
- Quando ligo e ela faz o check no painel, aquele símbolo de triângulo primeiro liga vermelho, depois que os outros apagam ele fica um breve instante amarelo, depois apaga. Não olhei manual ainda para ver se isso tem algum significado;
- Até agora, nos rides que dei (e não dei longos rides depois que percebi isso) ela sempre se manteve a menos de 3 barrinhas do máximo no indicador de temperatura do painel.

Nesse findi, se conseguir disponibilidade na garagem do meu amigo que tem essa mesma doença de gostar de mexer nas motos, pretendo verificar isso tudo melhor. A ideia é fazer esse teste que você sugere, depois testar o ventilador diretamente conectando ele a uma fonte 12v, verificar os fios e conexões... e se nada disso indicar claramente qual é o problema, sentar num canto e chorar baixinho porque aí a conta vai doer mesmo.

Robson, eu não contesto que a quantidade de defeitos da BMW é acima do aceitável para a imagem da marca. Desde que Minholi colocou aquela pesquisa da quantidade de defeitos por marca, para mim isso é certo, fato, números comprovam. Eu só acho que por aqui algumas vezes os defeitos dessa marca me parecem sobrevalorizados. Coisas simples ficam parecendo enormes problemas, defeitos graves, falhas críticas de projeto.

Esse meu caso agora. Vai que é uma conexão solta, coisa boba... um fio quebrado, sei lá.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

rods escreveu:(...) depois testar o ventilador diretamente conectando ele a uma fonte 12v
Uma bateria, de preferência :D

Boa sorte, espero que não seja nada além de mau-contato num encaixe.
braniak
Dinossauro

Diario da minha Alemoa

Mensagem por braniak »

Uhauhua... Rods, vc ainda insiste em explicar?!
O Robson não desiste de debate, mesmo que saiba que está errado (não estou falando deste caso) e a bmw é a marca mais odiada do m@d atualmente.
Eu não teria essa sua paciência de Jó. :lol:

braniak@mobile
Beer: Helping ugly people have sex since 1862.
97' Honda C100 Dream - "Vermêia": 1999 ~ 2001
08' Suzuki Intruder 125 - "Pequena": 2008 ~ 2014.
13' DjiiiAsss - "Polaca": 2014 ~ ...
Imagem
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

braniak escreveu:Uhauhua... Rods, vc ainda insiste em explicar?!
O Robson não desiste de debate, mesmo que saiba que está errado (não estou falando deste caso) e a bmw é a marca mais odiada do m@d atualmente.
Não é questão de ser marca odiada, isso é um jargão de defesa dos proprietários.

BMW sempre foi sinônimo de carros de qualidade incomparável, e cobram caro por isso.

Nas motos também cobram muito, então era de se esperar essa mesma qualidade... mas não é o que se observa.

A quantidade (e variedade) de problemas apresentados pelas motos BMW é fora do comum!

Claro que não há porque fazer tempestade em copo dágua nesse caso do Rods, pois pode mesmo ser apenas um mal contato, mas temos inúmeros outros casos relatados numa moto com números pouco expressivos em vendas (se comparada à Honda, Suzuki, Kawasaki e Harley, por exemplo).

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

braniak@mobile
Carai, vei...pimenta no dos outros é refresco... :roll:

No tópico do lambretão do Robs, só por eu ter falado uma ou outra coisa que foi contra a motoca dele, o dito cujo me acusou de perseguição, que estava trollando, que isso, que aquilo... :frag:

Agora, ele, no tópico do Rods...Pelamor... :lol:

Rods deve estar fazendo um curso de budismo. Haja paciência... }:)
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Rods, notei um aumento na temperatura de funcionamento na minha moto com uma nova 'centralina' e para tirar a limpo a 'sensação' comprei um desses termometros IR digitais e comparei a temperatura com outra moto igual no mesmo trajeto. Diferença minima! É uma ferramenta barata e tira a limpo uma porção de questões de aquecimento, pensa nisso.
Robson

Mensagem por Robson »

Marp escreveu:

braniak@mobile

No tópico do lambretão do Robs, só por eu ter falado uma ou outra coisa que foi contra a motoca dele, o dito cujo me acusou de perseguição, que estava trollando, que isso, que aquilo... :frag:

marp, vc parece mulher, cabra, tome tento, fica de picuinha pelo forum inteiro

e antes que me esqueça, vá se foder.
Robson

Mensagem por Robson »

Eu não teria essa sua paciência de Jó. :lol:e

hahaha... BMW odiada não, criticada.

desculpa, são fatos, as motos alemãs dão mais problemas que as outras, principalmente, problemas elétricos.

engraçado que eu estou trocando idéias numa boa com o Rods, ele entendeu que aqui é lugar para debater, nunca tive afinidade nenhuma com ele, pelo contrário, já tivemos uns entreveros bem sérios, hoje nos limitamos a um certo respeito mútuo e isso inclui trocar informações, técnicas ou não.

mas sempre tem as candinhas do forum para jogar gasolina onde sequer tem um braseiro, para esperar e ver o negócio pegar fogo, nem que seja na auto-combustão..... :roll:
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

rods escreveu:gusmano, me conta aí como é que se fica 8 anos com uma moto 2010?

Célio, geralmente essas deversões acontecem nos sábados. Tenho que ver se mestre JC estará ocupado na tarde deste próximo! Pelo que já olhei, teremos que desmontar o radiador para ter acesso tanto ao ventilador quanto à suas conexões. Vou aproveitar e trocar todo o líquido de arrefecimento na jogada.
Rods,

Apenas contei da minha experiência. No meu caso, minha moto (05/06) /nunca apresentou problema elétrico, nem mecânico, (tirando às manutencoes de peças de desgaste ) é isso que Eu espero da minha próxima moto e é isso que Eu não vejo nas bmws (me baseando em relatos,inclusivr no seu ). Mas é só minha opniao.

Abs

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Robson escreveu:
Marp escreveu:

braniak@mobile

marp, vc parece mulher, cabra, tome tento, fica de picuinha pelo forum inteiro
Eu fico de picuinha no fórum inteiro? Tá me confundindo com outra pessoa.

Robson escreveu:e antes que me esqueça, vá se foder.)
Sem comentários.
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Rods, na boa, tua ventoinha não tem nada de errado e você é miguxo }:)

Desde que comprei a minha moto, foram raríssimas as vezes que ela ligou, com excessão de Santiago, onde o trânsito é um inferno e o calor que estava fazendo infernal, daí ela funcionou o tempo todo.
A barrinha nunca subiu dos três traços, diferente da TDM do Frank que ficou na faixa vermelha chegando nos 90º ...
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

="gusmano"

Apenas contei da minha experiência. No meu caso, minha moto (05/06)...
Ô gusmano, dá uma olhada nas motos da sua assinatura!
Robson escreveu:
engraçado que eu estou trocando idéias numa boa com o Rods, ele entendeu que aqui é lugar para debater, nunca tive afinidade nenhuma com ele, pelo contrário, já tivemos uns entreveros bem sérios, hoje nos limitamos a um certo respeito mútuo e isso inclui trocar informações, técnicas ou não.
Galera, eu gosto de um debate no argumento, sem muitos adjetivos, especialmente sem juízos de valores sobre as pessoas. O debate que Robson tá fazendo é bem nesse nível, então não me incomoda em nada, pelo contrário. Tem outros integrantes da tropa anti-BMW que tem argumentos bem mais xaropes, aí não dá nem vontade de debater, mas certamente não é o caso do Robson agora.
Ticano escreveu:Rods, na boa, tua ventoinha não tem nada de errado e você é miguxo }:)

Desde que comprei a minha moto, foram raríssimas as vezes que ela ligou, com excessão de Santiago, onde o trânsito é um inferno e o calor que estava fazendo infernal, daí ela funcionou o tempo todo.
A barrinha nunca subiu dos três traços, diferente da TDM do Frank que ficou na faixa vermelha chegando nos 90º ...
Bom saber!! Vai que eu que estou inventando tempestade onde não existe nada. Pode ser... mas ainda preciso ver o lance da luzinha de advertência, que no check aparece primeiro vermelha, depois fica sozinha e amarela. Será que isso significa algo?
Editado pela última vez por rods em 09 Abr 2014, 13:40, em um total de 1 vez.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Significa que está tudo certo. Na irmã maior (a orelhuda que gosta de se sujar), acontece a mesma coisa: ao ligar a ignição, acende tudo (adverténcia vermelha), depois apaga as outras e a advertência muda pra amarelo, depois apaga a advertência e fica piscando o ABS atè tu ligar o motor e rodar o primeiro metro (teste dos sensores das rodas).

Acho que estás procurando chifre em cabeça de cavalo...
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Responder