Movimento Cultural dos Motoqueiros
-
Puma
-
GoGoBoy
- Mito
Re: Movimento Cultural dos Motoqueiros
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
-
GoGoBoy
- Mito
- Quem é ele?
Legal, Bira. Eu acho que todos estão unidos no motoqueirismo. Eu sempre disse que os "mods" são uma das principais culturas do motoqueirismo. Abraço.
-
nina
então tá explicado.GoGoBoy escreveu:eu ESTOU de férias, e você?nina escreveu:
aqui, o gogó tá precisando de férias ou é impressão minha?
eu não tou não. saio daqui a pouco. e cê pode ter certeza de que a última coisa que eu faria/farei nas férias é ficar no m@d trollando os outros.
-------------------------------------------------
bira...
QUATROCENTAS, meu amigo... QUATROCENTAS... acho que vc entendeu bem quando se falou GENERICAMENTE em scooters, não??
cê já desceu o pau até na fazer (não sem razão a partir da sua perspectiva de tamanho e experiência com motos maiores), não se pode falar de scooter por quê? que a moto é pequena, que é uma bosta, que é ruim pra vc até no trânsito da cidade...
conhecimento de causa tenho eu, que cometi a sandice - embora tenha sido muito e muito bem alertada - de ir de biz mais de brasília a goiânia.
ou vc quer comparar a burgman 400 com a 125 ou com a biz??
NINGUÉM falou que quem anda de scooter não faz parte do meio motociclístico.
a forçação de barra vem justo de quem anda nelas. vê lá se vou perder meu tempo brigando pra que o márcio do df diga que minha biz era moto, que o rod, que anda de cbzão, aceite à força que minha biz era moto, que o jal, que anda de moto há trocentos e cinquenta anos, e vive de motão, engula que minha biz é moto.
não é, pôrra, no SENSO COMUM do meio. enquanto conceito cru, é, é sim, claro. na CULTURA do meio não é. preconceito é achar que isso é que diferencia as pessoas. ninguém passou a me tratar melhor quando passei a andar de fazer. e ainda bem, pq se alguém tivesse feito isso, seria rapidamente retirado da minha lista de pessoas com quem eu quero conviver por terem algo a me acrescentar.
-
GoGoBoy
- Mito
a nina é tróia
- Quem é ele?
Eu que pergunto... não estou dizendo que todos que andam de moto são motoqueiros, todos praticam o mesmo motoqueirismo, etc...nina escreveu:e outra, olha sua falta de lógica: ao mesmo tempo que reivindica que ele aceite que scooter é moto, na linha SEGUINTE vc critica a atitude de considerar motoboy e harleiro iguais.
cadê a lógica disso?
"motoqueiro é tudo igual, mas motoneta não é moto porque li isso num manual"?
Qual a lógica disso? É uma classificação de pessoas que andam de moto ou de motos que são capazes ou não de levar pessoas?
As motos levam pessoas ou pessoas pilotam motos?
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Tirem os muçulmanos da casta motoqueiristica também

OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

-
Bira
nina, me diz uma coisa: porque é 400 deixa de ser scooter/motoneta?
-
nina
bom, eu não li em lugar nenhum ninguém dizer que quem anda de motoneta não é motoqueiro.OMEGAred escreveu:Eu que pergunto... não estou dizendo que todos que andam de moto são motoqueiros, todos praticam o mesmo motoqueirismo, etc...nina escreveu:e outra, olha sua falta de lógica: ao mesmo tempo que reivindica que ele aceite que scooter é moto, na linha SEGUINTE vc critica a atitude de considerar motoboy e harleiro iguais.
cadê a lógica disso?
"motoqueiro é tudo igual, mas motoneta não é moto porque li isso num manual"?![]()
Qual a lógica disso? É uma classificação de pessoas que andam de moto ou de motos que são capazes ou não de levar pessoas?
As motos levam pessoas ou pessoas pilotam motos?
a distinção entre os veículos é completamente irrelevante pra mim. mas não é pra muita gente. e acho que a intenção do tópico é ajudar a derrubar ainda mais as barreiras que distinguem as PESSOAS, classificando-as em razão do isso ou aquilo que conduzem.
mas, se incluir a scooter na categoria 'moto', que - já disseram aí - é só um apelido, é tão importante assim para a derrubada do preconceito entre as PESSOAS, vai ver eu tou errada mesmo.
com certeza quando eu tiver uma moto maior gente que me olhava torto quando eu andava de biz e passou a me olhar menos torto quando passei a andar de fazer vai começar a me dar até bom-dia.
mas pra esses eu é que faço questão de nem dirigir o olhar. cheguei de moto pequena, virou a cara, ótimo, seleção natural, menos um pra eu perder meu tempo até descobrir que se liga nisso pra se aproximar ou afastar de PESSOAS.
--------------------
bira, QUEM falou que 400 não é scooter ou motoneta? eu disse que quando se fala genericamente de scooters se fala das pequenas. tanto é que à burgman 400 as pessoas se referem como 'burgman QUATROCENTAS', deixando bem clara a diferença QUE DE FATO EXISTE entre ela e a 125.
quando se fala que scooter é pequena ou que não é veículo pra pegar estrada, é da 400 que estão falando? vc bem sabe que não. até pq, quantas scooters pequenas há no brasil? até dafra tem. e 400?
e não entendo toda essa defesa ferrenha da scooter se até fazer 250 pra vc não é moto.
mas vc não sai do seu ponto de vista pra tentar entender o do outro. não é uma briga pra ver quem tem razão, mas uma profusão de idéias. cansei. vc venceu. já falei, pra mim pouco se me dá no quê que o cara anda. mas, pelo visto, até pra vcs existe uma diferenciação em razão de seja lá o quê sobre duas rodas que o cara ande. então, REPITO o que disse ao omega: vai ver eu que tou errada.
exemplo: eu não sou racista. e não faço a mínima distinção entre pessoas por causa disso. mas não posso negar que o racismo exista e que, por exemplo, impeça pessoas negras de ascender profissionalmente.
talvez seja isso. pra mim a discussão se scooter é moto ou não é boba e muito aquém da discussão sobre a expressão motociclística, a cultura motociclística, a política motociclística.
pra vcs, não. ok, vcs venceram.
-
Bira
negativo nina, eu falei "em tom de brincadeira" em outro tópico que a fazer 250 não é moto (afinal de contas meu referencial tava distorcido). mas é claro e líquido e certo que É moto. aliás, eu disse naquele tópico (onde o tom de escracho era claríssimo) que qualquer coisa abaixo de 400cc não seria considerado moto no meu conceito.
mas ali era CLARÍSSIMO que eu estava falando em tom de brincadeira, minha primeira moto foi uma 250, tive ao todo (contando a fazer) TRÊS duzentos e cinquenta, e ainda tive uma 125 que eu gostava BASTANTE e que era muito divertida pra andar (a XTZ) dentro das limitações do motor.
O fato de eu não gostar da moto (não pela falta de motor, na verdade um 250 é suficiente pra mim, meu problema é de não adaptar com o tamanho da moto, se fosse uma trail 250 eu nem vendia, ficava com ela numa boa) não faz com que ela não seja moto, pra mim.
"a fazer 250 não é moto pra mim" e diferente de "a fazer 250 não é moto, pra mim".
uma vírgula muda completamente o significado.
hoje eu digo a primeira frase. "a fazer 250 não é moto pra mim". significa: não gostei, não me adaptei com o tamanho da moto, ou o que quer que seja.
O fato de eu não gostar da moto (não pela falta de motor, na verdade um 250 é suficiente pra mim, meu problema é de não adaptar com o tamanho da moto, se fosse uma trail 250 eu nem vendia, ficava com ela numa boa) não faz com que ela não seja moto, pra mim.
"a fazer 250 não é moto pra mim" e diferente de "a fazer 250 não é moto, pra mim".
hoje eu digo a primeira frase. "a fazer 250 não é moto pra mim". significa: não gostei, não me adaptei com o tamanho da moto, ou o que quer que seja.
-
nina
estou com um problema existencial.
tenho uma vespa e uma moto.
em que sindicato me devo filiar?
tenho uma vespa e uma moto.
em que sindicato me devo filiar?
-
nina
MOV, POR QUE RAIOS SUMISTE??
fiquei com saudade, pôxa.
-
Bira
minha pergunta é por que raios ele apareceu...
será que ele tem um script que detecta a palavra "Portugal" nos tópicos?!
(brincadeira, amigão)
será que ele tem um script que detecta a palavra "Portugal" nos tópicos?!
(brincadeira, amigão)
olá miNina.nina escreveu:MOV, POR QUE RAIOS SUMISTE??
eu ando por aqui.talvez um pouco menos. mas está tudo bem.
kiss
-
nina
ah, aqui, só olhando; daí, não te leio; no facebook, nem assim, seu danado, saiu sem fazer alarde; e os mails, homem? fiquei até preocupada.
de vez em quando apetece descansar destas coisas de internet e ler mais sobre... papel.nina escreveu:ah, aqui, só olhando; daí, não te leio; no facebook, nem assim, seu danado, saiu sem fazer alarde; e os mails, homem? fiquei até preocupada.
depois, nem sempre é fácil a um "estrangeiro" meter-se nas Vossas conversas. só isso.
-
nina
ah, sim, é vero.
voltei a ler mais sobre... papel também nos últimos dias. falar nisso, leia (deve ser fácil comprar pela internet) 'esrangeirismos - guerras em torno da língua', organizado por carlos alberto faraco com a colaboração de vários linguistas brasileiros.
fala sobre o meu e o seu português. sobre a evolução da língua e discute a até boa intenção de defender uma língua dita 'pura'.
aposto que vc vai gostar. eu tou adorando.
voltei a ler mais sobre... papel também nos últimos dias. falar nisso, leia (deve ser fácil comprar pela internet) 'esrangeirismos - guerras em torno da língua', organizado por carlos alberto faraco com a colaboração de vários linguistas brasileiros.
fala sobre o meu e o seu português. sobre a evolução da língua e discute a até boa intenção de defender uma língua dita 'pura'.
aposto que vc vai gostar. eu tou adorando.
Tracks and Horizons: 26 Countries on a Motorcycle – Carlos A CaggianiOMEGAred escreveu:li isso num manual"
Riding the Edge – Dave Barr and Mike Wourms
Vroom with a View: In Search of Italy’s Dolce Vita on a ’61 Vespa – Peter Moore
One Man Caravan – Robert E., Jr. Fulton
Motorcycle Adventurer: Carl Stearns Clancy: First Motorcyclist To Ride Around The World 1912-1913 – Dr. Gregory W. Frazier
Jupiters Travels : Four Years Around the World on a Triumph – Ted Simon
Riding High – Ted Simon
Dreaming of Jupiter – Ted Simon
Mondo Enduro – Austin E. Vince
Long Way Round : Chasing Shadows Across the World – Ewan McGregor & Charley Boorman
Long Way Down – Ewan McGregor and Charley Boorman
The Longest Ride: My Ten-Year 500,000 Mile Motorcycle Journey – Emilio Scotto
Lois on the Loose: One Woman, One Motorcycle, 20,000 Miles Across the Americas – Lois Pryce
To Dakar and Back: 21 Days Across North Africa by Motorcycle – Lawrence Hacking
The Motorcycle Diaries – Ernesto Che Guevara
Chasing Che: A Motorcycle Journey in Search of the Guevara Legend – Patrick Symmes
The Road Gets Better From Here – Adrian Scott
Mi Moto Fidel – Christopher Baker
Ghost Rider: Travels on the Healing Road – Neil Peart
Breaking the Limit: One Woman’s Motorcycle Journey Through North America – Karen Larsen
Against the Wind: A Rider’s Account of the Incredible Iron Butt Rally – Ron Ayres
Two Wheels Through Terror: Diary of a South American Motorcycle Odyssey – Glen Heggstad
Uneasy Rider: Travels Through a Mid-Life Crisis – Mike Carter
The Old Man and the Harley: A Last Ride Through Our Fathers’ America – John J. Newkirk
Viajando pela Rota Transiberiana – Guillermo Godoy
Nordeste de Moto – Sidney Geraldo dos Santos
Ushuaia – Chardo
Machu Picchu – Chardo
Alaska – Clodoaldo Braga
Do Ceara ao Chile – Paulo Guedes
Let It Ride – John McFetridge
Everybody Knows This Is Nowhere – John McFetridge
6 Chambers, 1 Bullet – Ralph “Sonny” Barger, Keith e Kent Zimmerman
Flaming Iguanas (Mad Dog Rodriguez Trilogy) – Erika Lopez
They Call Me Mad Dog (Mad Dog Rodriguez Trilogy) – Erika Lopez
Hoochie Mama (Mad Dog Rodriguez Trilogy) – Erika Lopez
Hard Road, Easy Riding – Ed.: Sacchi Green and Rakelle Valencia
All Roads Lead To Sturgis – Edward Winterhalder and James Richard Larson
Tom Swift and His Motor-Cycle – Victor Appleton
Midas Touch – Frankie J. Jones
Adventure Motorcycling – Robert Wicks
The Essential Guide to Dual Sport Motorcycling: Everything You Need to Buy, Ride, and Enjoy the World’s Most Versatile Motorcycles – Carl Adams
Planet Earth’s Greatest Motorcycle Adventure Tours – Colette Coleman
Adventure Motorcycling Handbook, 5th : Worldwide Motorcycling Route & Planning Guide – Chris Scott
Motorcycle Camping Made Easy – Bob Woofter
Riding the World : The Biker’s Road Map for a Seven Continent Adventure – Gregory W. Frazier
Adventure Riding Techniques: The Essential Guide to All the Skills You Need for Off-road Adventure Riding – Robert Wicks and Greg Baker
Motocross and Off-Road Training Handbook: Tune Your Body for Race-Winning Performance – Mark Thompson
Total Control: High Performance Street Riding Techniques – Lee Parks
Pro Motocross & Off-Road Riding Techniques – Donnie Bales
The MSF Dirtbike School – DVD
Twist of the Wrist – Keith Code
Twist of the Wrist II – Keith Code [*]
Proficient Motorcycling: The Ultimate Guide to Riding Well – David L. Hough
More Proficient Motorcycling : Mastering the Ride – David L. Hough
Motorcycling Excellence – Motorcycle Safety Foundation
How to Repair Your Motorcycle – Charles Everitt
How to Restore Your Motorcycle – Mark Zimmerman
Practical Fabrication and Assembly Techniques: Automotive, Motorcycle, Racing – Wayne Scraba
Sportbike Performance Handbook – Kevin Cameron
The Essential Guide to Motorcycle Maintenance – Mark Zimmerman
Motorcycle Electrical Systems: Troubleshooting and Repair – Tracy Martin
Motorcycle Fuel Injection Handbook – Adam Wade
Motorcycles: Fundamentals, Service, and Repair – Bruce A. Johns, David D. Edmundson and Robert Scharff
Motorcycle Basics Techbook – John Haynes
Motorcycle Maintenance Techbook – Keith Weighill
Motorcycle Workshop Practice Manual – John Haynes
How To Set Up Your Motorcycle Workshop – C. G. Masi
Manual de Mecanica de Motos – Sergio Alejandro Ribaric
One Good Run: The Legend of Burt Munro – Tim Hanna
An Age of Superheroes – Mat Oxley
Riding Man – Mark Gardiner
Motorcycle – Steven E. Alford and Suzanne Ferriss
Investment Biker – Jim Rogers
The Big Book of Biker Flicks: 40 of the Best Motorcycle Movies of All Time – John Wooley, Michael H. Price
Two Wheels on Two Reels: A History of Biker Movies – Mike Seate
The Fine Art of the Motorcycle Engine: The Story of the Up-N-Smoke Engine Project – Daniel Peirce
Legendary Motorcycles: The Stories and Bikes Made Famous by Elvis, Peter Fonda, Kenny Roberts, and Other Motorcycling Greats – Basem Wasef
Motorcycle Dream Garages – Lee Klancher
McQueen’s Machines: The Cars and Bikes of a Hollywood Icon – Matt Stone
Riding with Rilke: Reflections on Motorcycles and Books – Ted Bishop
The Tao of the Ride: Motorcycles and the Mechanics of the Soul – Garri Garripoli
Big Sid’s Vincati: The Story of a Father, a Son, and the Motorcycle of a Lifetime – Matthew Biberman
The Vincent in the Barn: Great Stories of Motorcycle Archaeology – Tom Cotter
Rebuilding the Indian: A Memoir – Fred Haefele
101 Road Tales – Clement Salvadori
Zen and the Art of Motorcycle Maintenance – Robert M. Pirsig
Guidebook to Zen and the Art of Motorcycle Maintenance – Ronald DiSanto and Tom Steele
Zen and Now: On the Trail of Robert Pirsig and the Art of Motorcycle Maintenance – Mark Richardson
Philosophical Ridings: Motorcycles and the Meaning of Life – Craig Bourne
Bodies in Motion: Evolution and Experience in Motorcycling – Steven L. Thompson
The Perfect Vehicle: What It is about Motorcycles – Melissa Holbrook Pierson
Graos de Areia – Andre Azevedo e Klever Kolberg – Texto: Moraes Eggers
Historias de Motocicleta – Luiz Almeida
Saindo do Lugar Comum – Cicero Paes
Saindo, Novamente, do Lugar Comum – Cicero Paes
More Than a Motorcycle: The Leadership Journey at Harley-Davidson – Rich Teerlink and Lee Ozley
Top Dead Center – Kevin Cameron
Top Dead Center 2 – Kevin Cameron
Kamikaze Biker: Parody and Anomy in Affluent Japan – Ikuya Sato
Bosozoku – Masayuki Yoshinaga
Speed Tribes: Days and Night’s with Japan’s Next Generation – Karl Taro Greenfeld
Cafe Racers of the 1960s: Machines, Riders and Lifestyle a Pictorial Review – Mick Walker
Japan’s Motorcycle Wars: An Industry History – Jeffrey W. Alexander
Shooting Star: The Rise & Fall of the British Motorcycle Industry – Abe Aamidor
Fast Company: A Memoir of Life, Love, and Motorcycles in Italy – David M. Gross
Stealing Speed: The Biggest Spy Scandal in Motorsport History – Mat Oxley
Leanings: The Best of Peter Egan from Cycle World Magazine – Peter Egan
Leanings 2: Great Stories by America’s Favorite Motorcycle Writer – Peter Egan
The Devil Can Ride: The World’s Best Motorcycle Writing – Lee Klancher
Shop Class as Soulcraft: An Inquiry Into the Value of Work – Matthew B. Crawford
Kick Start: Cosmic Biker Babe’s Guide To Life And Changing the Planet – Carol Setters
The Art of the Motorcycle – Thomas Krens
Harley-Davidson and Philosophy – Bernard E. Rollin et al
The Bikeriders – Danny Lyon
Freedom: Credos from the Road – Sonny Barger
Cafe Racer: The Motorcycle – Mike Seate
The Complete Book Of Flat Track Racing – Gerald Foster
I See By My Outfit – Peter S. Beagle
The Honda Story:Road And Racing Motorcycles From 1948 To The Present Day – Ian Falloon
Mods and Rockers – Gareth Brown
International Journal of Motorcycle Studies – Ed. Suzanne Ferriss and Steven Alford (Revista Acadêmica) [*]
Coletivo de Trabalho e Atividades de ‘Motoboys’ – Thiago Drumond Moraes (doutorado) [*]
As Condições Acidentogênicas e as Estratégias de Regulação dos Motociclistas Profissionais – Eugênio P. H. Diniz (mestrado) [*]
Atuação Profissional de Motoboys e Fatores Associados à Ocorrência de Acidentes de Trânsito em Londrina, PR – Daniela Wosiack da Silva (mestrado) [*]
Acidentes de Trânsito com Envolvimento de Motociclistas: Uberlândia 2002 a 2004 – Rejane Maria da Silva (mestrado) [*]
Ases do Asfalto: Vitimização e Responsabilização no Trabalho de Motoboys de Salvador – Maria Angélica Riccio Oliveira (mestrado) [*]
Moto-Boys de Porto Alegre: Convivendo com os Riscos do Acidente de Trânsito – Andréa Márian Veronese (mestrado) [*]
Os Motoboys no Globo da Morte: Circulação no Espaço e Trabalho Precário na Cidade de São Paulo – Ricardo Barbosa da Silva (mestrado) [*]
Hell’s Angel – Sonny Barger
Hell’s Angels – Hunter S. Thompson
Under and Alone – William Queen
Riding on the Edge: A Motorcycle Outlaw’s Tale – John Hall
The Original Wild Ones: Tales of the Boozefighters Motorcycle Club – Bill Hayes
The Mammoth Book of Bikers – Arthur Veno
Biker Chicks: The Magnetic Attraction of Women to Bad Boys and Motorbikes – Arthur Veno and Edward Winterhalder
The Brotherhoods: Inside the Outlaw Motorcycle Clubs – Arthur Veno
The Assimilation: Rock Machine Become Bandidos – Bikers United Against the Hells Angels – Edward Winterhalder e Wil De Clercq
Running with the Devil: The True Story of the ATF’s Infiltration of the Hells Angels – Kerrie Droban
No Angel: My Harrowing Undercover Journey to the Inner Circle of the Hells Angels – Jay Dobyns
Bikers: Culture, Politics & Power – Suzanne McDonald-Walker
Bicycle: The History – David V. Herlihy
The Motorcycle a Definitive History – John Carroll
Classic Motorcycles – Vic Willoughby
The Racing Motorcycle – Vic Willoughby
Early Motorcycles: Construction, Operation and Repair – Victor Wilfred Pagé
Motorcycle Road & Racing Chassis: A Modern Review of the Best Independents – Keith Noakes
The Upper Half of the Motorcycle: On the Unity of Rider and Machine – Bernt Spiegel
Motorcycle Handling and Chassis Design: the Art and Science – Tony Foale [*]
Build Your Own Electric Motorcycle – - Carl Vogel
Modern Motorcycle Technology: How Every Part of Your Motorcycle Works – Massimo Clarke
MotoGP Technology – Neil Spalding
The Grand Prix Motorcycle: The Official Technical History – Kevin Cameron
Motorcycle Dynamics – Vittore Cossalter
Motorcycle Design and Technology – Gaetano Cocco
The World Encyclopedia of Military Motorcycles – Pat Ware
The Encyclopedia of Motorcycles – Alan Dowds
Motorcycle: Evolution, Design, Passion – Mick Walker
The Ultimate History of Fast Motorcycles – Roland Brown
Harley Davidson: Nasce uma Lenda – Montse Borras
Harley Davidson: Uma Paixão Sem Fronteiras – Montse Borras
Drafting & Design: Engineering Drawing Using Manual and CAD Techniques – Clois E. Kicklighter and Walter C. Brown
Fundamentals of Materials Science and Engineering 5ed – William D. Callister Jr.
Manufacturing Engineering and Technology – Serope Kalpakjian and Steven R. Schmid
Machine Shop Tools and Operations – Rex Miller and Mark Richard Miller
Millwrights and Mechanics Guide – Thomas B. Davis and Carl A. Nelson
How To Weld – Todd Bridigum
Fundamentos Do Projeto De Componentes De Maquinas – Robert Juvinall e Kurt Marshek
Projeto de Maquinas: uma Abordagem Integrada – Robert L Norton
Kinematics and Dynamics of Machines – George H. Martin
Mechanisms and Mechanical Devices Sourcebook – Neil Sclater and Nicholas Chironis
Vehicular Engine Design – Kevin L. Hoag
Diesel Engine and Fuel System Repair – John Dagel and Robert N. Brady
Introduction to Modeling and Control of Internal Combustion Engine Systems – Lino Guzzella and Christopher H. Onder
Vehicle Propulsion Systems: Introduction to Modeling and Optimization – Lino Guzzella and Antonio Sciarretta
Engine Testing: Theory and Practice – A. J. Martyr and M. A. Plint
Dyno Testing and Tuning – Harold Bettes and Harold Bettes
Introduction to Internal Combustion Engines – Richard Stone
Advanced Engine Technology – Heinz Heisler
Design and Simulation of Four Stroke Engines – Gordon P. Blair
Four-Stroke Performance Tuning 3rd ed: A Practical Guide – A. Bell
Fuel Cell Handbook – Hirschenhofer, Stauffer, Engleman and Klett
Celulas a Combustivel – E. Serra, J.G.M. Furtado, G.F.W. Soares e Alcides Codeceira Neto
Internal Combustion Engine in Theory and Practice, Vol 1 – Charles Fayette Taylor
Internal Combustion Engine in Theory and Practice, Vol 2 – Charles Fayette Taylor
Internal Combustion Engines and Air Pollution – Edward Frederic Obert
Internal Combustion Engine Fundamentals – John Benjamin Heywood
Vehicle Dynamics: Theory and Application – G. Nakhaie Jazar
Advanced Vehicle Technology – Heinz Heisler