Duvida - Curva x Pneu

Grupo de discussão geral sobre motos.
decoZ
Mito

Re: Duvida - Curva x Pneu

Mensagem por decoZ »

So mesmo fazendo um curso para aprender ou vai mesmo devegar para pegar as manhas da moto, eu mesmo acelero nas curvas e nunca senti a roda trazeira desgarrar, mas primeiro andei bastante para ficar intimo com a menina... :D
Agora, não sou um superpiloto e não exagero nas curvas, da pra raspar as pedaleiras, mas com tranquilidade sem movimentos bruscos...

PS. eu nem sei o que eh pendulo, jogo a moto em curvas sem tirar o corpo da posicão original e estou ate rapido, a motoca deita bastante ate as pedaleiras limitarem, afinal não uso em circuitos e nem estou em um gp tambem...
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

diniz escreveu:
jsamuel escreveu:
Metzeler Sportec M3, é o pneu original.

Ele quis da quando eu acelerei, daí senti a roda deslizando soltei o acelerador e ela foi reduzindo e estabilizando.
Foi no meio da curva, dei uma aceleradinha pra pegar velocidade.
Aslfato bom e novo, todo capeado e talz.
O pneu é bom. Se a pressão tava correta (uns 36/37), não é culpa do pneu. O asfalto tava novo? Então não é o piso. Acelerar no meio da curva não é uma boa...
Tenta se lembrar: A curva era abertona mesmo ou era fechada, tipo 90 graus? Mais ou menos qual velocidade tava?
Vou verificar hoje a pressão do pneu, a curva era aberta, e eu tava com uns 90km.

De qualquer forma o topico foi proveitoso, da pra ter mais noção agora sobre curvas, eu tinha impressão errada, pensei que o piloto enrolava o cabo pra fazer a curva toda HAHAHAHAHA, mas vi que se enrola só na saida da curva, tem que entrar com velocidade já, e no maximo manter, na saida da curva é que tem que mandar bronca.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Tio
Dinossauro

Mensagem por Tio »

jsamuel escreveu:
diniz escreveu:
jsamuel escreveu:
Metzeler Sportec M3, é o pneu original.

Ele quis da quando eu acelerei, daí senti a roda deslizando soltei o acelerador e ela foi reduzindo e estabilizando.
Foi no meio da curva, dei uma aceleradinha pra pegar velocidade.
Aslfato bom e novo, todo capeado e talz.
O pneu é bom. Se a pressão tava correta (uns 36/37), não é culpa do pneu. O asfalto tava novo? Então não é o piso. Acelerar no meio da curva não é uma boa...
Tenta se lembrar: A curva era abertona mesmo ou era fechada, tipo 90 graus? Mais ou menos qual velocidade tava?
Vou verificar hoje a pressão do pneu, a curva era aberta, e eu tava com uns 90km.

De qualquer forma o topico foi proveitoso, da pra ter mais noção agora sobre curvas, eu tinha impressão errada, pensei que o piloto enrolava o cabo pra fazer a curva toda HAHAHAHAHA, mas vi que se enrola só na saida da curva, tem que entrar com velocidade já, e no maximo manter, na saida da curva é que tem que mandar bronca.
Olha, curva aberta a 90 por hora de Fazer 600, com M3 e pressão normal de pneus, pode sentar a mão que não tem erro!!
- Ou você tem pouca experiência e pensa que o pneu deslizou mas foi só o susto da aceleração.
- Ou vc vinha reduzindo em marcha baixa e acelerou de uma vez, torceu o cabo com tudo (tente se lembrar em que marcha estava).

Eu fui aprendendo a fazer curva sempre em marchas mais altas e acelerando pouco e mantendo a aceleração. Depois, aos poucos fui fazendo curvas com marchas mais reduzidas, mas sempre acelerando mais na saída. Talvez tenha sido excesso de cuidado, mas nunca, nunca uma SS que eu tive deslizou nem um pouquinho de traseira. Normalmente elas têm uma excelente aderência em curvas...
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Meu pitaco: pista suja OU pressão do pneu baixa OU cabacisse :-D

No pneu não ponho fé. O M3 é bom pra cacete. Só se a pressão estivesse muito baixa (<30) ou o pneu não estava aquecido o suficiente para a situação. Às vezes vc pode ter dado gas antes.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

A questão das marchas, tem algum marcha especifica que é boa pra fazer a curva ou tudo depende tambem?
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

jsamuel escreveu:A questão das marchas, tem algum marcha especifica que é boa pra fazer a curva ou tudo depende tambem?
Tudo depende. Do posicionamento, da marcha, da rotação, ... vixi. Chama o Pretti q ele ensina }:)

Se vc estiver com o motor na faixa util de torque, a chance é grande. Eu mesmo, quando tinha a 955, fazia as curvas com o giro mais baixo, pois o torque ela era em altos rpm´s. Com a B12 é ao contrário. Passei uns dois sustos nessas brincadeiras.
To vendo q vc está meio cabação ainda. Tem uns videos q passa umas dicas bacana. Não vá se meter a valentino rossi }:)

jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Imagem

http://img183.imageshack.us/img183/9373 ... 021am7.jpg
Ele tem tipo um plastico sei lá que tem umas tirinhas saido do pneu, tipico de pneu que foi feito curva e talz.

Imagem
Pneu METZELER

Fotos do pneu traseiro.
Responder