Lavagem de capacete

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: Lavagem de capacete

Mensagem por Optimus Leo »

Euclides escreveu:E o que é isso, mais exatamente?
E o chamado comunmente de isopor, e a capa de Expanded PolyStyrene (Poliestireno expandido).

E tal o caso, que NAO recomendam pendurar capacetes em lugares como espelhos retrovisores da moto e sissy bar, ja que objetos com ponta deforman esta capa, fazendo que o capacete perda efetividade na hora de um accidente.

E tal o caso, que a Arai diz que deixar o seu capacete encima da tampa do tanque de gasolina por so uma tarde calurosa e suficiente para que os vapores da gasolina estragem completamente o EPS liner.
Editado pela última vez por Optimus Leo em 07 Ago 2008, 11:25, em um total de 1 vez.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Euclides escreveu:
Optimus Leo escreveu: O problema e o chamado EPS liner, que realmente é o que te salva num impacto..

E o que é isso, mais exatamente?
Boa pergunta euclides...

Porque o casco ao meu ver nao degrada....

As lojas nao vendem mais barato os cascos expostos a mais tempo... No maximo vende mais barato porque o grafismo ficou demode!

Sempre achei que esta recomendacao era para vender mais...

Mas essa do EPS liner eu realmente nao sabia... explica melhor, para eu rever meus conceitos!
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

respondeu antes de eu clicar em enviar!!
Imagem
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Esse tal de EPS é a parte de dentro, o isopor que fica atras dos pads de espuma
Leiam bem legal isso aki.

""Helmet Care

Remember how a helmet works—the important part is the foam liner. We’re not talking about the fabric comfort pads, we’re talking about the crushable Expanded PolyStyrene (“Styrofoam™”) liner glued inside the shell. It is relatively easy to poke unseen craters in the EPS liner by jamming the helmet onto a pointed object such as a mirror or sissy bar, so you should make a point of avoiding that bad habit. Either hang your helmet by the strap, or park it on the ground. And if you are carrying a spare helmet, put it in a helmet bag, and strap it on the back of the saddle.

Porter has two common sense tactics and a “hot tip” for helmet care:

· Let your helmet “breath” for a day after use, to let it dry out.

· Clean the inside with soap and water to remove perspiration, acids, and dirt.

· When not using his helmets, Porter places a non-scented anti-static clothes dryer sheet inside to help absorb odors.

Thom suggests periodic inspections of the EPS liner. The liner surface should be clean, smooth, and free of dings or cracks. And, as a general guideline, never park your helmet anywhere you wouldn’t park your body.""
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Optimus Leo
Mito

Marcio-Bsb escreveu:
Porque o casco ao meu ver nao degrada....
Voce falou tudo...nao da pra notar a simples vista.
As lojas nao vendem mais barato os cascos expostos a mais tempo... No maximo vende mais barato porque o grafismo ficou demode!
Nao sei como sera la no Brasil, mais pelo menos no USA os caras vendem e anunciando assim mesmo, que o grafico esta descontinuado...porque nao e boa propaganda colocar "Olha este capacete ja tem 3 anos". Mais se voce fala com os vendedores, eles te dizem a data de fabricacao do capacete.

O que eu digo e que 3, 4 ou 5 anos da tempo suficiente de reunir uma grana para comprar outro capacete.

Outra coisa referente a impatos e batidas: e recomendavel trocar o capacete sempre que tenha levado uma pancada forte, ja que capacete e um produto descartavel de so um uso. Protegeu a cabeca, joga fora e pega outro (Voce voltaria a usar uma camisinha? :-D ).

Mais, se por exemplo, teu capacete caiu do tanque da moto (Muito tipico, né?), dizem que voce pode seguir usando sem maior problema...ja que o EPS liner nao deformou porque nao tinha nada dentro do capacete. O problema e isso, numa caida com a tua cabeca dentro, ela deforma o EPS liner, e por isso no caso de uma segunda caida ja nao vai proteger igual.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Qual a diferenca entre um EPS de um capa barato e de um capa caro?

Capacetes caros oferecem um maior coforto, aerodinamica e um maior status... pois a grande maioria dos capacetes existentes no mercado passam por testes de segurança antes de serem aprovados entao a seguranca caso o capacete seja do tamanho certo nao seria a mesma?
Imagem
Optimus Leo
Mito

Pelo menos eu, so compro um capacete se tiver certificacao DOT/Snell ou ECE22.05

Esses que so tem certificacao DOT nao considero eles seguros.

Claro, sempre e melhor do que ir sem capacete...

Se tiver esas certificacoes, nao importa se for um Arai de 700$ ou um HJC de 100$, en teoria ambos sao seguros. So que claro, o Arai e mais comfortavel, mais leve, melhor ventilacao, etc, etc, etc.
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Marcio-Bsb escreveu:Qual a diferenca entre um EPS de um capa barato e de um capa caro?

Capacetes caros oferecem um maior coforto, aerodinamica e um maior status... pois a grande maioria dos capacetes existentes no mercado passam por testes de segurança antes de serem aprovados entao a seguranca caso o capacete seja do tamanho certo nao seria a mesma?
Eu penso que essa questão é simples ...
As empresas conhecidas tem um maior capital e por isso podem investir milhões em pesquisa ... diferente das mais probres ...
Marcio-Bsb
Dinossauro

Concordo com sua colocacao parra, mas existe diferenca entre os EPS?
Imagem
Optimus Leo
Mito

Marcio-Bsb escreveu:Concordo com sua colocacao parra, mas existe diferenca entre os EPS?
Nao saberia le dizer, mais no proceso para obter as certificacoes Snell e ECE22.05 a calidade do EPS deve de ter muito a ver com que um capacete obtenha a certificacao ou nao.
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Marcio-Bsb escreveu:Concordo com sua colocacao parra, mas existe diferenca entre os EPS?
Então Márcio ... estamos debatendo no chute ... mas todos os produtos industrializados tem segredos de processo de fabricação guardados a 7 chaves. Isso muda tudo ... são detalhes que as vezes só as grandes tem o KnowHow para executar.

Ex: O EPS pode ser muito igual visualmente para todos ... mas só quem investe em pesquisa sabe que se colocar mais um ingrediante X ou Y muda toda a qualidade ... exemplificando ...

Pode ter um EPS mais fino que um outro mais barato só que ao mesmo tempo mais poderoso ...

sei la ...
hehehe !

[]'s
Stuka
Motoqueiro

Mensagem por Stuka »

Algum tempo atrás, uma revista mostrou de maneira muito bem explicada, como lavar capacetes.
O que me lembro, (e uso até hoje), se for removível ou não os forros:
- lavar com água fria e shampoo neutro, (desses para crianças).
- usar uma bucha bem macia para esfregar os forros.
- usar uma mangueirinha, (do chuveiro), para ajudar.
- não utilizar álcool, pois o mesmo costuma agredir a espuma; ela resseca muito mais rápido.
- após lavar o interior do capacete ou os forros, apertar suavemente as espumas para remover o excesso da água que se acumula na mesma e nos tecidos. Nesse hora vocês tem uma idéia do que é sujeira que sai
- repetir o processo até diminuir a saída de sujeiras.
- deixar secar na sombra.
- quando estiver seco, sem excesso, (pois há álcool na constituição), borrife o perfume que você costuma usar, (se precisar emprestar o seu capacete para uma garota, com certeza ela vai gostar muito )
Meu capacete é um Shark, que possui partes removíveis, mas não gosto de retirá-las. Não tenho problemas com mau cheiro, (aquele de cachorro molhado), nem esfarelamento dos tecidos. Ele tem uma parte de couro, que costumo passar creme para a pele para evitar ressecamento e trincas, (se bem que ultimamente ele tem trincado um pouco).

Lembro-me que uma coisa que é legal, e já foi discutido por aquí, para diminuir o suor dentro do capacete é o uso de bandana: http://www.falcononline.com.br/index.ph ... pic=4414.0
Fabio "Stuka"
eder_bsb
Roda Presa

Mensagem por eder_bsb »

Optimus Leo escreveu:Puxa eu achava que o pessoal ia estar mais informado...mais parece que o "pao durismo mode: ON" impera aqui :-?

O problema NAO e o plastico, policarbonato, fibra de carbono, etc, etc, etc...NAO e o "casco" do capacete.

O problema e o chamado EPS liner, que realmente é o que te salva num impacto. Ele com o pasar do tempo e ficar exposto aos elementos, ao suor, etc, ele vai degradando. Por isso os fabricantes recomendan trocar NO MAXIMO cada 5 anos.
Optimus Leo escreveu: E o chamado comunmente de isopor, e a capa de Expanded PolyStyrene (Poliestireno expandido).

E tal o caso, que NAO recomendam pendurar capacetes em lugares como espelhos retrovisores da moto e sissy bar, ja que objetos com ponta deforman esta capa, fazendo que o capacete perda efetividade na hora de um accidente.

E tal o caso, que a Arai diz que deixar o seu capacete encima da tampa do tanque de gasolina por so uma tarde calurosa e suficiente para que os vapores da gasolina estragem completamente o EPS liner.
;-) ;-) ;-)
Imagem
Puma

Mensagem por Puma »

Optimus Leo escreveu:Puxa eu achava que o pessoal ia estar mais informado...
Vc substima demais as pessoas.

Parra escreveu: Ex: O EPS pode ser muito igual visualmente para todos ... mas só quem investe em pesquisa sabe que se colocar mais um ingrediante X ou Y muda toda a qualidade ... exemplificando ...

Pode ter um EPS mais fino que um outro mais barato só que ao mesmo tempo mais poderoso ...

Exatamente, existe compostos diferentes para cada aplicação, inclusive em um capacete o revestimento interno de "isopor" possui densidade diferentes afim de amenizar o impacto da queda.

Bem cuidado sem impactos e não exposto à agentes degradantes o "isopor" tem vida util muito grande, no caso do capacete a deformidade aliada ao efeito memoria do "isopor" é que irá condena-lo.

Um capacete mesmo com 10 anos de fabricação, mas pouco utilizado, bem acondicionado continua oferecendo a mesma proteção dentro da norma que era vigente no ano de sua fabricação.

Valeu!!!

Fui....................
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Pô, logo eu que gosto de deixar o capacete em cima do tanque rapidinho pra ficar com cheiro de gasolina....:cry:
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

O meu Shark que 1999 uso até hoje. A espuma de dentro já esfarelou toda. Coloquei espuma nova desses lugares de reforma sofás. Está bonzinho! :-D Se forem jogar o capacete de vocês fora por "validade", então joga na lixeira perto da minha casa. :lol:
[img][img]http://i262.photobucket.com/albums/ii91 ... C00678.jpg[/img][/img]
[img][img]http://i262.photobucket.com/albums/ii91 ... C00675.jpg[/img][/img]
DEUS abeçoe a todos
Optimus Leo
Mito

Bom, e cabeca de voce, nao a minha. Eu informo, mais ja e de cada quem quizer seguir as recomendacoes. :D

Parecem ums caras que eu conheco, que ainda andam com seus Shoei dos anos 80's e 90's, achando que isso vai proteger algo :-?
eder_bsb
Roda Presa

Mensagem por eder_bsb »

Agora fiquei mesmo na dúvida. :yeahrite: :yeahrite:

Texto extraído de resposta da Taurus capacetes:

"Capacetes motocilisticos, não são produtos perecíveis, não sendo portanto, necessário um período determinado de validade, e a data colocada na marcação da etiqueta interna, sugestiona o prazo em que o produto deve ser utilizado, e efetuada a sua troca, devido a degeneração dos materiais utilizados, principalmente derivados de petróleo, após a sua efetiva utilização, lembrando que o uso deve ser contínuo, todos os dias, durante três anos, e vou mais longe, já testamos capacetes de cinco a oito anos de uso, e, em bom estado de conservação (a maioria não está), não sabemos se contínuo ou não, nos requisitos da norma, e passaram como se fossem novos."

Gianfranco Ugo Milani, Gerente de Vendas da Taurusplast.

Fonte: Taurus capacetes.
Imagem
Optimus Leo
Mito

Bom, eu confio mais na Arai, Shoei e outras marcas que nessa Taurusplast que nunca tinha escutado.

De todos modos, como eu disse, 5 anos e tempo suficiente de economizar a grana para pegar outro capacete. Cuando se trata da minha cabeca, nunca se pode estar o suficientemente protegido.
Responder