Óleo de motor 10w40 - Comparações, Dúvidas e Testes

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: Óleo de motor 10w40 - Comparações, Dúvidas e Testes

Mensagem por Saurus »

Ulisses Barros escreveu:Acho que os importados, caso do Motul, são melhores pois não utilizam a base oferecida a todos oleos nacionais, que vem da Petrobras, ai cada empresa adiciona sua formula de aditivos. O mesmo vale para a gasolina, etanol e diesel, tipo; eu acho que a gasolina de alta octanagem da Shell é melhor do que a Podium da petrobras.
Ulisses, os fabricantes de lubrificantes podem comprar o óleo básico (sem aditivo nenhum) e adicionar o seu pacote de aditivos ou fabricar seu próprio básico com seu pacote de aditivos.

O básico é praticamente o mesmo de qualquer refinaria, atendendo às especificações que a SAE e outras entidades estabelecem. O pacote de aditivos é que é o segredo que não é segredo nenhum, pois uma simples amostra pode informar todos os componentes, todas as moléculas que estão ali. Basta usar os equipamentos específicos para análise (por reação, espectrometria, por exemplo). Então, uma empresa sabe exatamente o que a outra está usando e em que quantidades.

A gasolina também é assim. A Petrobras vende às distribuidoras a gasolina pura, sem aditivos, sem misturas, etc. É a chamada gasolina tipo C. Cada distribuidora é que vai adicionar o álcool anidro até a quantidade regulamentar e seu pacote de aditivos. Cada empresa distribuidora também sabe exatamente os elementos do pacote de aditivos de seus concorrentes, obtendo isso por análise de amostras.

A Shell não vende, no Brasil, gasolina de alta octanagem. Vende gasolina aditivada que ela chama comercialmente de Shell V-Power (Nitro). mas é gasolina de comum aditivada (IAD 87). A Pódium não é só gasolina de alta octanagem ou premium, é a gasolina comercial de maior octanagem (IAD 95~97) no MUNDO.

Então, estamos falando de produtos diferentes. Você pode não perceber benefícios no uso da gasolina Podium, mas eles estão lá. Ela foi desenvolvida para eliminar problemas que motores de altíssima taxa de compressão (>12,5:1) vinham sofrendo com o uso da gasolina comum ou aditivada ou premium, que era a pré-ignição/detonação, famosa "batida de pino".

Ademais, a Podium tem outros benefícios como baixo teor de enxofre e menor oxidação, portanto, dura muito mais tempo sem apodrecer e prejudica menor o motor e o lubrificante.

A Shell V-Power é uma ótima gasolina, mas para motores até os 12,5:1 de taxa de compressão. Acima disso, numa aceleração mais forte, com gasolina comum ou só aditivada, o motor vai bater pino (mesmo que você não escute claramente a batida, a pré-ignição) e pode danificar o motor.

Acontece que ainda é relativamente raro no patropi motores com reais 13:1 ou mais de taxa, somente alguns carros e motos de alto desempenho importados. Em geral, as fábricas/montadoras, quando passam a vender oficialmente seu veículos aqui em pindorama, fazem a "tropicalização" que é uma série de modificações para adaptar o veículo às condições de ambiente, terreno, clima, etc tupiniquins. Uma das modificações é a redução da taxa de compressão do motor, justamente para que possa ser abastecido com as gasolinas mais fáceis de encontrar no mercado. A Podium é meio difícil encontrar em cidades médias e pequenas, sendo mais fácil em cidades grandes.

A V-Power é beeeeemmm mais fácil de encontrar, assim como as demais aditivadas de octanagem padrão (IAD 87).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

ôôôôô Paleolítico, tu trabalho com isso, certo?
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Baeta escreveu:ôôôôô Paleolítico, tu trabalho com isso, certo?
Não. Trabalho no mercado de energia.
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

BrunoCurioso escreveu:
Cleber T. escreveu:
explica aí tecnicamente pq o range maior de viscosidade influi na embreagem e o cambio fica duro
Discussão sobre óleo é pra lascar....mas vamos que vamos....heheheh

A Biz apresenta duas embreagens expostas ao óleo que circula no motor, uma centrifuga e uma convecional. A centrifuga é acoplada e desacoplada pela arvore de manivela. Enquanto a embreagem convencional tem seus discos acoplados e desacoplados pelo pedal de câmbio.

Ao pressionar o pedal de câmbio da Biz realiza-se duas funções : acionamento a embreagem convencional e acionamento do seletor de marcha. O desacoplamento dos discos da embreagem convencional ocorre entre a posição de repouso do pedal de câmbio e o fim do curso da seleção de marcha pretendida. O acoplamento ocorre ao liberar o pedal de câmbio para a posição de repouso.

O desacoplamento correto dos discos permite isolar arvore primária do câmbio e a arvore de manivela, garantindo a seleção de marchas. Segue o link do video sobre este principio de funcionamento.

Observamos os seguintes resultados das fichas técnicas dos fabricantes para os testes de viscosidade realizados sob o mesmo padrão (óleos 10w30 recomendados para a Biz e óleos 10w40 da mesma linha de produtos dos respectivos fabricantes).

Mobil Super Moto 4T MX 10W-30 Authentic - API SL/JASO MA
Viscosidade
cSt à 100°C 10,60
cSt à 40°C 71,50

Lubrax Tecno Moto 10w30 - API SL/Jaso MA
Viscosidade
cSt a 100°C 10,80
cSt a 40°C 70,20

Motul 3000 4T 10W30 - API SJ/JASO MA2
Viscosidade
cSt a 100°C 11,00
cSt a 40°C 71,90

--

Mobil Super Moto 4T MX 10W-40 - API SL/JASO MA2
Viscosidade
cSt a 100°C 14,40
cSt a 40°C 96,01

Lubrax Tecno Moto 10w40 - API SL/JASO MA2
Viscosidade
cSt a 100°C 14,50
cSt a 40°C 98,00

Motul 3000 4T 10W40 - API SJ/JASO MA2
Viscosidade
cSt a 100°C 15,10
cSt a 40°C 100,5

Admitindo que o motor frio opera em 40°C e o motor quente em 100°C, observamos que ao trocar o oleo 10w30 para 10w40 de um mesmo fabricante ocorre um aumento percentual da viscosidade.

Mobil - 34,27% (40°C) | 35,84% (100°C)
Lubrax - 39,60% (40°C) | 34,25% (100°C)
Motul - 39,77% (40°C) | 37,27% (100°C)

Sabendo que o projeto e a calibração do motor da Biz é especifica para o óleo 10w30 API SJ/ASO MA e que a honda grita "A Honda não se responsabiliza por danos causados pelo uso de óleos com especificações diferentes das recomendadas."

Ao utilizar o óleo com 40% maior viscosidade que a especificada eleva-se o acoplamento hidraulico entre os discos, ou seja, mesmo separados fisicamente um dos outros...os discos continuam acoplados devido a maior viscosidade do óleo (principio semelhante ao encontrado no conversor de torque de carro com câmbio automatico). Assim, devido ao aumento de viscosidade os problemas se manifestam na dificuldade de partida, no motor "morrendo" quando frio mesmo com embreagem acionada, a dificuldade de reduzir marcha e a moto dando pulos ao engatar marcha. Segue o link do video da Castrol sobre o acoplamento hidraulico (2:25min).

Inté! :drunk:
valeu bruno a explicacao eu não posso ver o video aqui no trabalho, até pensei que poderia haver diff mas não tanto assim, entendia é que um range maior de viscosidade não tem problema p/ o motor, por ex usar oleo w40 na biz que o recomendado é w30 no quente, agora o contrário aí seria perigoso p/ a saúde do motor.
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
BrunoCurioso
Novato

Mensagem por BrunoCurioso »

Narizudo escreveu:Legal Bruno, e sobre a qualidade das marcas, você acha que existe diferença sobre essas marcas ou é puro cata trouxa?
Quero usar na minha moto, um 1000cc de 4 cilindros. Queria usar o mais barato, pois penso que seja a mesma coisa, ou não?
Caso realmente faça diferença vou usar um mais caro.
No mercado nacional desconfio de tudo...principalmente quanto a qualidade...já utilizei óleo 100% sintético (Mobil e Motul) acreditando que seria o mesmo produto vendido em outros mercados....coisa que nunca saberei...

Hoje uso o óleo certificado pelo fabricante...tô ficando véio...
OMEGAred escreveu:E um óleo mais barato + aditivo (Bardall B12, Militec, Molycot A2...) ?
Nunca me fiz essa pergunta...mas se fosse comprar um aditivo seria para estabilizar a viscosidade do óleo....Bardall B12, Molycot A2 e Militec não realizam essa função...
Cleber T. escreveu:valeu bruno a explicacao eu não posso ver o video aqui no trabalho, até pensei que poderia haver diff mas não tanto assim, entendia é que um range maior de viscosidade não tem problema p/ o motor, por ex usar oleo w40 na biz que o recomendado é w30 no quente, agora o contrário aí seria perigoso p/ a saúde do motor.
Valeu! :drunk:
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Lembrando que todo óleo mineral tem SNME 30% de óleo usado reciclado.

E li não lembro onde, que ate a pouco tempo a Castrol fazia um trambique no óleo sintético, algo do tipo, não é 100% sintético.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Saurus, a Shell vende uma gasolina premium (que é raríssima de se achar), a vpower racing.
Ela tem 91 Octanas contra 95 da Pódium. No site da Shell não tem muitas informações sobre ela.

Eu só uso pódium em minhas motos, religiosamente.
Gasolina no brasil já é batizada com álcool, se for standard então, não presta.

Das standard, acho a vpower a menos pior delas.
Não sei da nova Dtclean da Ipiranga.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

marquinho escreveu:Saurus, a Shell vende uma gasolina premium (que é raríssima de se achar), a vpower racing.
Ela tem 91 Octanas contra 95 da Pódium. No site da Shell não tem muitas informações sobre ela.

Eu só uso pódium em minhas motos, religiosamente.
Gasolina no brasil já é batizada com álcool, se for standard então, não presta.

Das standard, acho a vpower a menos pior delas.
Não sei da nova Dtclean da Ipiranga.
Eu não tenho preconceito. Na FZ6 só uso Podium mesmo. No Lead uso aditivada normal, mas sem fazer questão de "marca", desde que seja Shell, Ipiranga ou BR. Não costumo abastecer em postos que não conheço ou que sejam de outras bandeiras (Ale, Egg, etc) ou seja sem bandeira. Só abasteceria num posto assim se fosse caso de emergência. Fora isso, só posto conhecido, que sei que o veículo não dá creca com a gasoroba.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

marquinho escreveu: Não sei da nova Dtclean da Ipiranga.
Ipiranga também é Petrobosta.
Pelo menos por enquanto.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Isso mesmo, Vpower racing, uso na TDM e rende mais do que a podium, ja usei na Burgman 125i e tambem nota-se claramente o ganho de potencia, diferentemente da Podium. Pra deixar na garagem parada, caso da TDM que fica até um mes sem ligar, uso a Podium, mas deixo apenas uns 5 litros no tanque.
Aqui em SP pago o mesmo preço tanto na Podium como na Vpower Racing, 4,29 o litro; absurdo foi ver em Copacabana-RJ o preço da podium a 5,59 o litro na semana passada.
Motul é importado, então nao usa base de oleo da petrobosta.
fellpz
Novato

Mensagem por fellpz »

Alguém mais que utiliza o 10w40 da Lubrax, o Tecno Moto, reparou como esse desgraçado sumiu de estoque, e o que sobrou na internet, estão cobrando uma fortuna?
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Saudades de quando comecei a usar o Havoline SL de carro na YS250 depois de ler em algum fórum que, supostamente se tratava do mesmo Yamalube :lol:
Se era de fato nunca saberei. Só sei que nunca tive problemas com a embreagem nem com o motor da moto. Nenhuma das 7 pragas do Egito me assolaram assim como diziam os Xiitas defensores de óleo de moto :lol:
Ultimamente tenho trocado por Ipiranga moto ou o da Honda, que dizem que é o mesmo Paulo Guedes ops! Ipiranga

Ex.....: YBR 125 ED (*)2002 - (†)2004
Ex.....: XTZ 125.....(*)2004 - (†)2005
Ex.....: XT 225.......(*)2005 - (†)2006
Ex.....: Fazer 250...(*) 2006 - (†)2015
Ex.....: CB500X ABS..(*) 2015 - (†)2018

PCX 150 (*) 2019
KSA escreveu: Relação Transponder (aquela que é tão barulhenta que avisa a aproximação)
Renato_sbc
Roda Presa

Mensagem por Renato_sbc »

KSA escreveu: 09 Mar 2022, 17:06 Saudades de quando comecei a usar o Havoline SL de carro na YS250 ...
E eu que uso óleo de motor diesel turbo, e ainda daqueles a granel? :cool: kkkkkk
Mas confio no cara da troca de óleo.

A 883 usa dois óleos: Um no motor (o de diesel) e outro na embreagem (uso o de diferencial das S10 com tração positiva - esse é caro).
Responder