Dicas Pra Negociação...Deixe a sua

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Re: Dicas Pra Negociação...Deixe a sua

Mensagem por Fabio Ninja »

sou chato pra compra... se vejo um parafuso diferente ja questiono dono ou evito....
Esses dias fui ver uma bandit para um amigo, quando meu amigo viu nao achou nada de errado,
eu olhei e falei que a moto tinha caido de lado, pois guidão tava levemente torto, pe de marcha tinha
sido voltado ao lugar, e por ai vai, falei pra ele que gastaria uns 1000 reais para consertar, e ele desistiu....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

99.99% das compras que faço é 2016/2015 abaixo de 5mil km.
procedimento:
-pergunto se tem manual e chave reserva
-confirmo km
-se já caiu ou tem algum detalhe
-solicito dados pra checar DETRAN/SEC FAZENDA
-confirmo mais uma vez...destrinchando a conversa...as questões acima
-discuto o valor de forma bem clara, pra não ter confusão na hora H no cartório e banco
-depois disso tudo marco pra ver a moto. é a última coisa que faço
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

ALUANI escreveu:99.99% das compras que faço é 2016/2015 abaixo de 5mil km.
procedimento:
-confirmo km
-discuto o valor de forma bem clara, pra não ter confusão na hora H no cartório e banco
Eu devo ser meio paranoico, mas prefiro contato por meios digitais, para ficar tudo registrado.
Ligação telefônica? Gravações automáticas aqui, com backup diário no Dropbox.
Até agora não precisei, mas vai que...
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

zulay escreveu:quando não informam a km no anuncio eu já pressuponho que a KM é alta e nem perco tempo.
o que já vi foi colocar 11k e ser 111k o cara falou que foi erro de digitação. (mais nem cheguei a ir ver). agora colocar 5k e ser outra km nada a ver ai já é muita sacanagem pra um cidadão só.
fato.
Mas erro de digitação meu ovo. Sempre pergunto: é essa a kilometragem mesmo? Errar no anuncio tudo bem, errar na mensagem de novo é fdputisse.

Já vendi moto que o cara quis conferir o chassis.
Já vendi moto que o cara nem andou em cima.
A LEAD vendi pela internet mesmo - só viu a moto quando chegou.

Tem de tudo, do bão e do ruim

eu, se tenho dúvida, mando o anúncio pra quem tem a moto.. sempre passa um detalhe despercebido: cor da alça do garupa, pesos de guidão, retrovisores.... Sempre que não pesquisei direito me fudi. Agora com a CB, por exemplo.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Estava agora mesmo dando uma olhada em anúncios... estou sentindo falta de uma motinho pequena para os compromissos rápidos do dia a dia...

Véio, não se acha nada decente por menos de 5 mil... foda... abaixo disso, só fubá!
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

LUCIO escreveu:Não está fácil comprar veículo usado de particular e loja... é muita gente desonesta e querendo levar vantagem... acaba se tornando desgastante...
Acho que tá mais difícil ainda compra 0km. Imagem
-Sem moto nenhuma
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Allende escreveu:
Já vendi moto que o cara quis conferir o chassis.
Já vendi moto que o cara nem andou em cima.
A LEAD vendi pela internet mesmo - só viu a moto quando chegou.
o cara que comprou a Bandit pediu pra assinar tipo um contrato onde eu reconhecia que a moto não tinha nenhum vicio e blablabla, assinei de boa até pq a moto realmente não tinha nenhum problema, acho que foi o comprador mais exigente e se deu bem pq encontrei com ele esses dias no mercado e me falou que está com a moto até hj.(isso faz uns 3anos).
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Agora estou do outro lado (venda) e a quantidade de nego que perturba (principalmente OLX) é absurda. Alguns pedidos aos gambireiros de plantão:

- Leia o anúncio com atenção e não pergunte 10x o que já está escrito no anúncio;
- Decida se quer preço baixo (dinheiro na mão calcinha no chão) ou "amenidades" (comprar fiado, acessórios "de graça", levar a moto na casa do caralho, etc);
- Se não tem dinheiro, por favor não encha o saco (terreno sem escritura, etc);
- Desconto sempre tem, mas ao menos venha ver a moto antes de falar mal;
- Se a moto é rodada e não te interessa, não perca tempo enchendo o saco;
- Se a moto não tem placa A e não te interessa, não perca tempo enchendo o saco;
- Se quer troca, seja tão detalhista quanto eu fui ao apresentar a minha moto;
- Se fizer uma proposta, seja homem e honre a proposta.

Vendi a Saveiro em 01 semana de anunciada, o primeiro que tinha o dinheiro levou e pagou FIPE. Porém, a quantidade de curiosos que vieram ver o carro e encher o meu saco, mesmo eu já tendo dito TUDO por telefone (menor preço, estado, km, etc) foi FODA. Haja paciência com os duros e pessoas que não estão atrás de um bom veículo, mas sim um bom negócio para somente uma das partes. No final, eu acabei partindo para ignorância e... deu certo :lol: !! Era mais ou menos assim:

- Tem desconto?
R: NÃO.
- Tem uma mais barata e mais nova que a sua... e aí?
R: Se você pudesse pagar já teria comprado ela né?
- Quem me garante que o carro não é PT, BA, motor trocado, etc?
R: Olha amigo, certeza só a morte, mas a minha dica é se você desconfiar, nem perca o seu tempo.

E por aí vai...

Valeu,
Marcus DT
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Marcus DT escreveu: - Quem me garante que o carro não é PT, BA, motor trocado, etc?
R: gasta 40,00 numa consulta completa paga ou melhor paga 150,00 numa Vistoria Cautelar.

garanto que vai diminuir em 99% as chances de algum incomodo, numa dessas eu já apresentava essa vistoria impressa que sempre tiro quando compro meus veiculos e o cara iria ficar com a calcinha no chão, nem precisaria de resposta malcriada. ;-)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

zulay escreveu:...pediu pra assinar tipo um contrato onde eu reconhecia que a moto não tinha nenhum vicio e blablabla...
Eu não assino um contrato assim ma nem a pau, eu não conheço o cara, não sei o q ele vai aprontar com a moto pra depois alegar q eu dei "garantia".

O lojista pode dar garantia pq paga barato e vende caro, a CC pode dar garantia pq as peças lhe serão de graça ou a preço de pinga em caso de usadas, já o particular... só se fode se vendeu pra um porra louca cupim de ferro.

[ ]'s
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

pois é... nao existe isso...

saudações
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

drsrg escreveu:
ALUANI escreveu:99.99% das compras que faço é 2016/2015 abaixo de 5mil km.
procedimento:
-confirmo km
Eu devo ser meio paranoico, mas prefiro contato por meios digitais, para ficar tudo registrado.
Ligação telefônica? Gravações automáticas aqui, com backup diário no Dropbox.
Até agora não precisei, mas vai que...
isso mesmo, já rolou sim problema de ter que checar algo anteriormente falado, pois tem negociação que dura um mês. ;-)
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Como eu falava com todos meus veiculos que vendia

"Quer algo sem detalhes e com garantia? Vai e compra 0km filhão"
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

O CDC ja garante 90 dias para o comprador, mesmo sendo o vendedor Pessoa Fisica.
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Kuati escreveu:
zulay escreveu:...pediu pra assinar tipo um contrato onde eu reconhecia que a moto não tinha nenhum vicio e blablabla...
Eu não assino um contrato assim ma nem a pau, eu não conheço o cara, não sei o q ele vai aprontar com a moto pra depois alegar q eu dei "garantia".

O lojista pode dar garantia pq paga barato e vende caro, a CC pode dar garantia pq as peças lhe serão de graça ou a preço de pinga em caso de usadas, já o particular... só se fode se vendeu pra um porra louca cupim de ferro.

[ ]'s
Ulisses Barros escreveu:O CDC ja garante 90 dias para o comprador, mesmo sendo o vendedor Pessoa Fisica.
ou seja mesmo que vc não assine se o cara ingressar na justiça vai dar na mesma vc assinando um pedaço de papel ou não.

se o cara detonar a moto e vir a fundir mesmo assim ele precisa provar na justiça que se tratava de "vicio oculto" e vc se defende dizendo que foi "mal uso" ai vai dos advogados e do juiz em questão. ;-)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus DT escreveu:Agora estou do outro lado (venda) e a quantidade de nego que perturba (principalmente OLX) é absurda. Alguns pedidos aos gambireiros de plantão:

- Leia o anúncio com atenção e não pergunte 10x o que já está escrito no anúncio;
- Decida se quer preço baixo (dinheiro na mão calcinha no chão) ou "amenidades" (comprar fiado, acessórios "de graça", levar a moto na casa do caralho, etc);
- Se não tem dinheiro, por favor não encha o saco (terreno sem escritura, etc);
- Desconto sempre tem, mas ao menos venha ver a moto antes de falar mal;
- Se a moto é rodada e não te interessa, não perca tempo enchendo o saco;
- Se a moto não tem placa A e não te interessa, não perca tempo enchendo o saco;
- Se quer troca, seja tão detalhista quanto eu fui ao apresentar a minha moto;
- Se fizer uma proposta, seja homem e honre a proposta.

Vendi a Saveiro em 01 semana de anunciada, o primeiro que tinha o dinheiro levou e pagou FIPE. Porém, a quantidade de curiosos que vieram ver o carro e encher o meu saco, mesmo eu já tendo dito TUDO por telefone (menor preço, estado, km, etc) foi FODA. Haja paciência com os duros e pessoas que não estão atrás de um bom veículo, mas sim um bom negócio para somente uma das partes. No final, eu acabei partindo para ignorância e... deu certo :lol: !! Era mais ou menos assim:

- Tem desconto?
R: NÃO.
- Tem uma mais barata e mais nova que a sua... e aí?
R: Se você pudesse pagar já teria comprado ela né?
- Quem me garante que o carro não é PT, BA, motor trocado, etc?
R: Olha amigo, certeza só a morte, mas a minha dica é se você desconfiar, nem perca o seu tempo.

E por aí vai...

Valeu,
Marcus DT
Essas são boas.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

O CDC não se aplica ao caso de vendas de particular para particular:

TJ-RS - Recurso Cível 71003779741 RS (TJ-RS)

Data de publicação: 03/12/2012

Ementa: RECURSO INOMINADO. COMPRA E VENDA DE VEÍCULO USADO. RELAÇÃO NEGOCIAL ENTRE PARTICULARES. INAPLICABILIDADE DO CDC . AUSÊNCIA DE PROVA QUANTO A EXISTÊNCIA DE VÍCIO OCULTO. RESPONSABILIDADE DO VENDEDOR INOCORRENTE. TRATANDO-SE DE UM BEM COM MAIS DE 12 ANOS DE USO, DESCABIMENTO DA ALEGAÇÃO DE VÍCIO OCULTO. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA MANTIDA. Não há prova de que os requeridos sejam comerciantes. Inaplicáveis, pois as disposições do CDC . Tratando-se de relação regida pelo Código Civil , o ônus incumbe a quem alega, ou o autor deveria demonstrar que o bem lhe foi vendido com a afirmação de...
Assinar esses contratinhos q vc dá "garantia" só se vc conhecer muito bem o comprador. Mas se conhecesse ele não te pediria este contrato, ou seja, nunca assine essas porcarias, a não ser que esteja desesperado pra vender a moto e não pode de jeito algum dispensar o comprador.

Contrato só aqueles que vc entregou a moto na hora tal do dia tal, para se isentar de possíveis multas depois.

[ ]'s
Imagem
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

afffe! contrato entre particulares pra falar de moto e carro é atestado de burrice ao cubo!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Lembrei de uma outra boa, vendi uma bicicleta de 1.750 reais há alguns meses pelo OLX. O padrão, dezenas de propostas inúteis (indecentes), trocas absurdas e propostas aceitas e não honradas. Eis que um cidadão entra em contato por telefone, aceita pagar o preço pedido com algumas condições: como a bike não tinha NF o cara queria fazer um contrato de compra e venda, cópia de todos os meus documentos, "ficha de antecedentes criminais", "fiador", etc... aceitei. Providenciei tudo, perdi um tempão e no dia marcado combinei com o cara lá em casa, para ver a bike. O cara viu, gostou e fechou negócio, porém, disse que não havia trazido o dinheiro, pois parte estaria em espécie na casa dele e a outra parte no banco. Disse que gostaria de levar sem pagar 1 centavo e que faria o depósito na minha conta. Eu fiquei perplexo, perguntei se era sério, ele disse que sim :shock:. Nesse dia, como a minha boa vontade estava acima da média, disse que nessas condições seria impossível, mas que se ele quisesse, que eu levaria a bike até a casa dele e, mediante ao pagamento, liberaria a bike. Foi o que fizemos, deu tudo certo, mas... vai ser folgado assim na PQP!!! Juro que eu só fui porque o cara me deu tanto trabalho que eu não acreditei que iria cagar no pau... Aceitei correr um risco desnecessário, mas enfim, deu negócio... mais uma para "histórias de OLX". :lol:
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Kkkk... tb já passei por algumas dessas Marcus.
Hj em dia evito ao máximo vender veículos pela dor de cabeça que é. Toma horas e horas em negociações a maioria furada. Aí no dia do negócio, algo que deveria ser rápido e simples toma o dia inteiro, e mais algumas horas em dias subsequentes.

Eu não sei como o Jota por exemplo tem saco para trocar tanto de moto.
Comprar é uma situação mais confortável, na maioria das vezes prazerosa, já vender...

[ ]'s
Imagem
Responder