Viagens longas sozinho - Prós e Contras.
Re: Viagens longas sozinho - Prós e Contras.
Esse aí mesmo Tio Russóvski......
Eu fui ao Chile, achei baita aventura, fiz 6.500km e me achei
, o cara fez 46.000km solito e dios
.
Eu fui ao Chile, achei baita aventura, fiz 6.500km e me achei
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- StalloneCobra
- Roda Presa
- O que lhe motivou a ir sozinho?
Não tenho pessoas de confiança que queiram realizar e não tenho vontade de buscar algum desconhecido, sou chato com horário de cronograma e com certeza ia acabar arrumando confusão.
- Resumidamente, suscintamente, como fez o planejamento?
Google maps e blog de pessoas que foram para o mesmo local.
- Resolveu usar a moto que tinha ou comprou uma especificamente com esse propósito? Por quê?
Comprei a moto para realizar a viagem, tinha uma naked e não tinha condição de ir longe com ela, ia ser um sofrimento desgraçado.
- Teve problemas com documentação, hospedagem, abastecimento, manutenção da moto, acidentes, etc?
Não tive problema, passei em locais famosos pela policia que fica extorquindo dinheiro mas comigo não aconteceu, hospedagem foi tranquilo já sai com os hotéis reservados pelo booking, não tive problema com abastecimento (mas não dei bobeira, quando achava posto abastecia mesmo que tivesse andado pouco), o único problema que tive foi uma burrada minha, deixei a moto com a luz acessa e descarregou a bateria.
- Talvez a pergunta crucial - Valeu a pena ir sozinho?
Valeu, faço meu horário e não dependo de ninguém.
Não tenho pessoas de confiança que queiram realizar e não tenho vontade de buscar algum desconhecido, sou chato com horário de cronograma e com certeza ia acabar arrumando confusão.
- Resumidamente, suscintamente, como fez o planejamento?
Google maps e blog de pessoas que foram para o mesmo local.
- Resolveu usar a moto que tinha ou comprou uma especificamente com esse propósito? Por quê?
Comprei a moto para realizar a viagem, tinha uma naked e não tinha condição de ir longe com ela, ia ser um sofrimento desgraçado.
- Teve problemas com documentação, hospedagem, abastecimento, manutenção da moto, acidentes, etc?
Não tive problema, passei em locais famosos pela policia que fica extorquindo dinheiro mas comigo não aconteceu, hospedagem foi tranquilo já sai com os hotéis reservados pelo booking, não tive problema com abastecimento (mas não dei bobeira, quando achava posto abastecia mesmo que tivesse andado pouco), o único problema que tive foi uma burrada minha, deixei a moto com a luz acessa e descarregou a bateria.
- Talvez a pergunta crucial - Valeu a pena ir sozinho?
Valeu, faço meu horário e não dependo de ninguém.
Suzuki V-Strom 2011
- K'waszaK
- Dinossauro
- Contato:
Já viajei de Titan 150 (KS), de Twister, de CB 500 e agora de Bandit 1250's.
Digamos que 80% das viagens tenham sido feitas em grupo (+5 motos).
Bom mesmo é só quando todos se reúnem no Hall do Hotel/restaurante pra conversar/comer...
POrque na estrada é complicado.
Já fizemos viagem de 500km em 13 motos + 1 carro. Levamos quase 11h (saimos às 6h e chegamos quase 17h)..
Coisa que em duas ou três motos (já viajei assim), levei 6horas (com 2 paradas pra abastecer).
Muitas motos é igual:
Muito tempo pros abastecimentos/muitas mulheres pra ir ao WC/muitas cabeças pensantes (cada um numa coisa)/muitas vontade de parar aqui-acolá...
Viajar é sempre muito bom!
Sozinho, só quando vou pros meus pais (Baln Camboriu - 500km).
No máximo passeios aqui-acolá... daí esses, sozinho.
Agora com a patroa grávida, não tenho tido mais vontade de VIAJAR Solo...
Fui pro Uruguai na páscoa e em alguns momentos, ela foi pro carro (não sabíamos ainda que estava grávida)...
Confesso: Deu saudade dela na Garupa!
Em vários momentos passei por paisagens/locais que gostaria que ela estivesse comigo, na moto!
Viagem longa (10k km)?
no mínimo com mais uma moto (casal ou não) e no máximo 5/6 motos!
Digamos que 80% das viagens tenham sido feitas em grupo (+5 motos).
Bom mesmo é só quando todos se reúnem no Hall do Hotel/restaurante pra conversar/comer...
POrque na estrada é complicado.
Já fizemos viagem de 500km em 13 motos + 1 carro. Levamos quase 11h (saimos às 6h e chegamos quase 17h)..
Coisa que em duas ou três motos (já viajei assim), levei 6horas (com 2 paradas pra abastecer).
Muitas motos é igual:
Muito tempo pros abastecimentos/muitas mulheres pra ir ao WC/muitas cabeças pensantes (cada um numa coisa)/muitas vontade de parar aqui-acolá...
Viajar é sempre muito bom!
Sozinho, só quando vou pros meus pais (Baln Camboriu - 500km).
No máximo passeios aqui-acolá... daí esses, sozinho.
Agora com a patroa grávida, não tenho tido mais vontade de VIAJAR Solo...
Fui pro Uruguai na páscoa e em alguns momentos, ela foi pro carro (não sabíamos ainda que estava grávida)...
Confesso: Deu saudade dela na Garupa!
Em vários momentos passei por paisagens/locais que gostaria que ela estivesse comigo, na moto!
Viagem longa (10k km)?
no mínimo com mais uma moto (casal ou não) e no máximo 5/6 motos!
God Save The Queen!!!
Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
- K'waszaK
- Dinossauro
- Contato:
abineh escreveu:- Resumidamente, suscintamente, como fez o planejamento?
Gosto de brincar muito no Google Maps pra planejar a viagem. ...
Gosto de olhar o Street View nas partes que tem saídas, contornos, retornos e entradas de cidade pra ir me familiarizando com o lugar... assim quando chegar já tenho uma referência.
x2
vivo viajando... No Google Maps/StreetView
God Save The Queen!!!
Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
-
Luiz Almeida
- Mito
A propósito, já vi muita gente começar uma viagem amigos e voltarem, digamos, quase inimigos.
Só escolhi/comprei moto específica para uma viagem quando fui para a Amazônia.
Uma coisa interessante para quem viaja em solitário é ter uma boa agenda.
Só escolhi/comprei moto específica para uma viagem quando fui para a Amazônia.
Uma coisa interessante para quem viaja em solitário é ter uma boa agenda.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Depois do último passeio (2.750 km em 4 dias) sendo ida em grupo e volta sozinho eu tive certeza: eu prefiro rodar sozinho.
Gosto de viajar com apenas mais uma moto, que tenha a mesma tocada/pensamento
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
- kbça
- Dinossauro
Ah, claro, esqueci desta parte...
Planejamento também incluiu horas e horas no Google maps buscando o roteiro e planejando de acordo com o tempo disponível... isso também inclui configurar as rotas no GPS...
Dica: tenha em mente a rota que quer fazer, ou tenha pelo menos 2 ou 3 recursos para verificar a rota... Meu GPS cometeu suicídio no primeiro dia de viagem
, e não tinha levado mais nada
, mas de tanto traçar e retraçar a rota no GM eu sabia decor cada ponto que eu pretendia passar
Quando cheguei em Santiago del Estero encontrei um pessoal de SP que tava por perto quando deu o episódio do vazamento de óleo e eles me deram um mapa da Argentina e Chile, mas acabei não usando
Se for o caso, o problema na Argentina são só os coimeros mesmo, o povo é muito atencioso com o turista (ao menos com os motociclistas), no Chile mais ou menos...
Feito!
Planejamento também incluiu horas e horas no Google maps buscando o roteiro e planejando de acordo com o tempo disponível... isso também inclui configurar as rotas no GPS...
Dica: tenha em mente a rota que quer fazer, ou tenha pelo menos 2 ou 3 recursos para verificar a rota... Meu GPS cometeu suicídio no primeiro dia de viagem
, e não tinha levado mais nada
, mas de tanto traçar e retraçar a rota no GM eu sabia decor cada ponto que eu pretendia passar
Quando cheguei em Santiago del Estero encontrei um pessoal de SP que tava por perto quando deu o episódio do vazamento de óleo e eles me deram um mapa da Argentina e Chile, mas acabei não usando
Se for o caso, o problema na Argentina são só os coimeros mesmo, o povo é muito atencioso com o turista (ao menos com os motociclistas), no Chile mais ou menos...
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Depende do grupo, de como pilotam e como pensam. Gosto de viajar com amigos, gosto de viajar sozinho.
O bom de se viajar sozinho é a independência, pois não precisa cuidar do (s) outro (s). Se viajo em grupo, já tento ser o rolha, assim fica mais fácil visualizar qualquer coisa e parar para ajudar. Sem contar que para onde, como e o quanto quiser, se quiser esticar mais vai, se quiser encurtar uma pernada, vai também, etc...
Viagem em grupo, a afinidade de pensamentos e tocadas tem que ser muito próximas mesmo.
O bom de se viajar sozinho é a independência, pois não precisa cuidar do (s) outro (s). Se viajo em grupo, já tento ser o rolha, assim fica mais fácil visualizar qualquer coisa e parar para ajudar. Sem contar que para onde, como e o quanto quiser, se quiser esticar mais vai, se quiser encurtar uma pernada, vai também, etc...
Viagem em grupo, a afinidade de pensamentos e tocadas tem que ser muito próximas mesmo.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus, olha lá que tem a resposta, bem explicadinho.
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?f=3&t=34911
Uma viagem dessas é a segunda melhor coisa pra se fazer na vida.
Segue o baile...
Segue o baile...
- Saurus
- Mito
Boizé. Muito legal ler isso, de forma sucinta sobre a experiência de viajar sozinho.
Os meus conceitos de rodagem classificam assim:
- Até 100 km +/- 10% --> rolézinho
- De 110 até 200 km +/- 10% --> passeio desopilador
- De 220 até uns 400 km +/- 10% --> viagem curta
- De 440 até uns 1.000 km +/- 10% --> viagem média
- De 1.100 até uns 2.500 Km +/- 10% --> viagem grande
- Acima de 2.750 Km --> viagem longa.
Como eu disse, tenho feito uma ou outra "viagem" de 400~600 Km, o que classifico como viagem curta/média. Mas isso não me proporciona tempo e espaço suficiente para chegar a uma conclusão. Confesso que tenho achado muito legal essas vôos solo, mas não sei até onde há bônus e ônus, risco e segurança, vantagens e desvantagens, prós e contras e coisas assim quanto a isso.
Venho matutando entre pegar uma "carona" na próxima viagem longa de algum conhecido ou empreender vôo solo (com planejamento, mas solo).
Os meus conceitos de rodagem classificam assim:
- Até 100 km +/- 10% --> rolézinho
- De 440 até uns 1.000 km +/- 10% --> viagem média
Como eu disse, tenho feito uma ou outra "viagem" de 400~600 Km, o que classifico como viagem curta/média. Mas isso não me proporciona tempo e espaço suficiente para chegar a uma conclusão. Confesso que tenho achado muito legal essas vôos solo, mas não sei até onde há bônus e ônus, risco e segurança, vantagens e desvantagens, prós e contras e coisas assim quanto a isso.
Venho matutando entre pegar uma "carona" na próxima viagem longa de algum conhecido ou empreender vôo solo (com planejamento, mas solo).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bicho, sem mistério algum ... tendo tempo e um mínimo de planejamento se vai a qualquer lugar.
Quando um caboclo vem falando em Expedição .. Aventura .. Desafio ... já me chego de lado e mudo o assunto. É muito fácil ir a qualquer lugar, tendo tempo e respeitando o seu limite e da moto.
Pra Ushuaia, embarquei num bonde de 11 motos. No terceiro dia já estava andando sozinho. Não dava pra acompanhar. Só nos encontrávamos nos hotéis. Eu sempre chegava antes ... kkkk...
Pro Atacama a mesma coisa ... com o mesmo grupo .. dessa vez saí sozinho desde o primeiro dia ... e nos encontramos apenas no Atacama .... é muito difícil conseguir alguém que pilote no mesmo ritmo que você ... e eu sou egoísta ... lembre-se da volta do churrastiba 2012. Larguei vcs e voltei sozinho ...
Planejamento .. praticamente faço um street view da origem até o destino. Absolutamente nada me surpreende na estrada (falando em condições de rodagem/postos de combustível/cidades-bases/apoio). Vejo TUDO antes de sair de casa. Saio com 3 hotéis salvos no GPS em cadas cidade de pernoite. Não viajo a noite (há raríssimas exceções). A viagem de Ushuaia em 2012 estava planejada e planilhada desde 2010. Hoje já tenho planejada, roteirizada e planilhada as viagens de 2015 e 2016. Só aguardando chegar o dia. Exagero meu? Com certeza.. Mas nunca tive problema algum na estrada, em lugar nenhum.
Documentos .. passei por lugares onde outros foram extorquidos .. .passei ileso ..
Moto? A melhor que eu puder ter que proporcione conforto pra mim e garupa.
Falhas mecânicas ... nenhuma ... revisão completa na moto antes de partir... Em ambas as viagens mais longas usei a DL650 ..
Bagé .. nenhuma crítica ... apenas pegando o gancho ... ir e voltar do Alaska em 90 dias pra mim é rali ... uma pessoa cruzar por terra as 3 Américas em apenas 90 dias só gastou dinheiro. Isso é viagem pra fazer em pelo menos 1 ano. Minha opinião, ok? Tá nos meus planos...
Quando um caboclo vem falando em Expedição .. Aventura .. Desafio ... já me chego de lado e mudo o assunto. É muito fácil ir a qualquer lugar, tendo tempo e respeitando o seu limite e da moto.
Pra Ushuaia, embarquei num bonde de 11 motos. No terceiro dia já estava andando sozinho. Não dava pra acompanhar. Só nos encontrávamos nos hotéis. Eu sempre chegava antes ... kkkk...
Pro Atacama a mesma coisa ... com o mesmo grupo .. dessa vez saí sozinho desde o primeiro dia ... e nos encontramos apenas no Atacama .... é muito difícil conseguir alguém que pilote no mesmo ritmo que você ... e eu sou egoísta ... lembre-se da volta do churrastiba 2012. Larguei vcs e voltei sozinho ...
Planejamento .. praticamente faço um street view da origem até o destino. Absolutamente nada me surpreende na estrada (falando em condições de rodagem/postos de combustível/cidades-bases/apoio). Vejo TUDO antes de sair de casa. Saio com 3 hotéis salvos no GPS em cadas cidade de pernoite. Não viajo a noite (há raríssimas exceções). A viagem de Ushuaia em 2012 estava planejada e planilhada desde 2010. Hoje já tenho planejada, roteirizada e planilhada as viagens de 2015 e 2016. Só aguardando chegar o dia. Exagero meu? Com certeza.. Mas nunca tive problema algum na estrada, em lugar nenhum.
Documentos .. passei por lugares onde outros foram extorquidos .. .passei ileso ..
Moto? A melhor que eu puder ter que proporcione conforto pra mim e garupa.
Falhas mecânicas ... nenhuma ... revisão completa na moto antes de partir... Em ambas as viagens mais longas usei a DL650 ..
Bagé .. nenhuma crítica ... apenas pegando o gancho ... ir e voltar do Alaska em 90 dias pra mim é rali ... uma pessoa cruzar por terra as 3 Américas em apenas 90 dias só gastou dinheiro. Isso é viagem pra fazer em pelo menos 1 ano. Minha opinião, ok? Tá nos meus planos...
Sozinho.
Minha linha de pensamento é a mesma do Jota.
Moto revisada, docs em dia, alguns pontos chave na rota e meus pensamentos.
Minha linha de pensamento é a mesma do Jota.
Moto revisada, docs em dia, alguns pontos chave na rota e meus pensamentos.
Márcio
DanielRJ escreveu:Larguei vcs e voltei sozinho ...
Aham, na ida foi esperando também...
Conta outra
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Puma
DanielRJ escreveu: ... ir e voltar do Alaska em 90 dias pra mim é rali ... uma pessoa cruzar por terra as 3 Américas em apenas 90 dias só gastou dinheiro. Isso é viagem pra fazer em pelo menos 1 ano....
fui............
Smoker escreveu:DanielRJ escreveu:Larguei vcs e voltei sozinho ...
Aham, na ida foi esperando também...![]()
Conta outra
kkkkkkkkk .. na ida não fui sozinho .. me comportei ... sempre procurando vcs no retrovisor .... e o Marquin quebrando recorde de velocidade na XT ... não podia deixar ele sumir na frente sozinho .. kkkkk
- K'waszaK
- Dinossauro
- Contato:
Quanto à andar num grande grupo, foi bom o DanielRJ ter aparecido!
Ele lembra bem as +/-3h esperando o bonde chegar no Rio 2012.
Tudo por conta de UM integrante que se achou no direito de fazer um trajeto diferente, sem nos esperar/avisar.
Resumindo: Perdemos quase 2h esperando por ele (Rodoanel e depois em Aparecida-SP)...
Como disse: Muitas cabeças, cada uma querendo ir à um lugar diferente, sendo que o destino é o mesmo.
"Ah, vamos por aqui que é mais bonito!"
"Ah, vamos por ali, que não pega Serra!"
"Ah, essa estrada que querem passar é muito feia*, passei ai a uns meses atrás..."
Feia = sinônimo de beleza mesmo. Se fosse de segurança, até que ouviríamos!"
Curti!

Ele lembra bem as +/-3h esperando o bonde chegar no Rio 2012.
Tudo por conta de UM integrante que se achou no direito de fazer um trajeto diferente, sem nos esperar/avisar.
Resumindo: Perdemos quase 2h esperando por ele (Rodoanel e depois em Aparecida-SP)...
Como disse: Muitas cabeças, cada uma querendo ir à um lugar diferente, sendo que o destino é o mesmo.
"Ah, vamos por aqui que é mais bonito!"
"Ah, vamos por ali, que não pega Serra!"
"Ah, essa estrada que querem passar é muito feia*, passei ai a uns meses atrás..."
Feia = sinônimo de beleza mesmo. Se fosse de segurança, até que ouviríamos!"
Saurus escreveu:- Até 100 km +/- 10% --> rolézinho Cafézinho
- De 440 até uns 1.000 km +/- 10% --> viagem média Minhas visitas à meus pais...
Curti!
Editado pela última vez por K'waszaK em 08 Ago 2014, 15:14, em um total de 2 vezes.
God Save The Queen!!!
-
Luiz Almeida
- Mito
Gilberto escreveu:Saurus, olha lá que tem a resposta, bem explicadinho.
Segue o baile...
Bom demais, Gilberto!
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Criamangostas
- Mito
Acompanhando
Ao igual que o Saurus, meus passeios/viagens de moto/scooter sempre foram de 300-500 kms, nunca fiz uma grande viagem. Bom, como já comentaram, a vantagem de se andar sozinho é poder fazer as coisas à sua vontade (paradas, ritmo de viagem, etc). Já andar em grupo com motos de potências diferentes é mais problemático, especialmente quando você possui a moto mais fraca do grupo.
Ao igual que o Saurus, meus passeios/viagens de moto/scooter sempre foram de 300-500 kms, nunca fiz uma grande viagem. Bom, como já comentaram, a vantagem de se andar sozinho é poder fazer as coisas à sua vontade (paradas, ritmo de viagem, etc). Já andar em grupo com motos de potências diferentes é mais problemático, especialmente quando você possui a moto mais fraca do grupo.

Criamangostas escreveu:especialmente quando você possui a moto mais fraca do grupo.
Já passei por isso, e na boa, melhor 1.000.000.000................vezes viajar sozinho. Ter a sensação de ser âncora é uma bosta...nunca mais na minha vida.
Espero moto menos potente na boa, mas não quero que me esperem em casos assim de novo.
B12S
B12S