Análise de erro de pilotagem (meu)
Re: Análise de erro de pilotagem (meu)
Bom....em primeiro lugar , te parabenizo por estar sempre pilotanto exemplarmente bem equipado (confesso que eu só uso um capacete MT, jaqueta ZEBRA.......no resto é calça jeans, luvas xing-ling e botinas do serviço...)............e parabens por estar sempre com seguro na moto, pois é nessa hora que VALE A PENA (eu infelizmente faço a "economia burra" e nao tenho seguro na bandit...).
Aproveito o espaço e peço permissao pra dar o meu pitaco do acidente.......acho que a dianteira da moto "pulou" ao passar sobre esse objeto (que aqui chamamos de "olho de gato") em destaque na foto abaixo........nao é o local exato do acidente, mas serve pra ilustrar do que estou falando....

Aproveito o espaço e peço permissao pra dar o meu pitaco do acidente.......acho que a dianteira da moto "pulou" ao passar sobre esse objeto (que aqui chamamos de "olho de gato") em destaque na foto abaixo........nao é o local exato do acidente, mas serve pra ilustrar do que estou falando....

Yamaha FZ15
-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
já aconteceu vários acidentes do cara estar ligado em ultrapassar um veiculo e não se ater da lombada e tal, pra mim isso de estar fixado no objetivo de ultrapassar o veiculo a frente e do colega da moto a frente iniciar a aproximação mais a esquerda vc foi tb mas não se ligou no olho de gato e a passagem sobre isso desacelerando inclinado ainda deu chão.(acelerando passa no susto) Acho que o Duca matou a charada.º
Primeira coisa que notei de diferença do pneu da trail pra naked foi isso, pelo perfil mais baixo da dó de passar nessas taxinhas isso que a que eu passo é dentro da cidade ali em garuva que é pra fazer o cara diminuir a velocidade, tanto que agora eu diminuo bastante ou procuro o vão de uma que alguem fez o favor de retirar.
lembrei que algum fdp teve a ideia na br 376 na serra na descida de tirar uma lista de asfalto e depois fechar com um pouco mais de asfalto criando uma mini lombada com a ideia de sei lá acordar o cara quando sente os solavancos, legal isso em plena curva pra quem anda de moto.
Primeira coisa que notei de diferença do pneu da trail pra naked foi isso, pelo perfil mais baixo da dó de passar nessas taxinhas isso que a que eu passo é dentro da cidade ali em garuva que é pra fazer o cara diminuir a velocidade, tanto que agora eu diminuo bastante ou procuro o vão de uma que alguem fez o favor de retirar.
lembrei que algum fdp teve a ideia na br 376 na serra na descida de tirar uma lista de asfalto e depois fechar com um pouco mais de asfalto criando uma mini lombada com a ideia de sei lá acordar o cara quando sente os solavancos, legal isso em plena curva pra quem anda de moto.
Editado pela última vez por kalixto em 21 Set 2013, 09:22, em um total de 2 vezes.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
sorte
sem osso quebrado, pouco ralado só orgulho ferido
perdeu a frente, o mais frequente é brecar e travar, coisa fácil de acontecer
e não precisa frear com força
para prevenir se deve treinar, isso de quando em vez ativa reflexo
pneu, calibragem, condições da pista ajudam bastante
a regra é sempre trocar o par, o bolso inventa de se trocar só um
pneus de marca e ou modelos diferentes sempre comprometem muito o conjunto
quanto a moto o seguro é quase certo de dar pt
sem osso quebrado, pouco ralado só orgulho ferido
perdeu a frente, o mais frequente é brecar e travar, coisa fácil de acontecer
e não precisa frear com força
para prevenir se deve treinar, isso de quando em vez ativa reflexo
pneu, calibragem, condições da pista ajudam bastante
a regra é sempre trocar o par, o bolso inventa de se trocar só um
pneus de marca e ou modelos diferentes sempre comprometem muito o conjunto
quanto a moto o seguro é quase certo de dar pt
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
Perdeu a frente mesmo.
O que me impressiona é meio o que o kuati falou (apesar de "beubado" e muito engraçado rsrsrs) parece que vem o capeta e puxa a frente, porque não estava molhado, não tinha óleo, não tinha areia...
Eu uso muuuuuuito mais o freio dianteiro, travo forte quando boto a moto em pé, nunca sequer derrapou na zx.
Na yes canso de largar o freio dianteiro pra voltar a aderência, passa facilmente do limite dependendo do piso, areia, etc, mas é algo totalmente controlável se a gente estiver ligado no piso e não correndo muito.
Neste caso a moto foi rápido pro lado e chão! Não entendo também!
Melhoras rod!!!!
Boa sorte pra receber logo do seguro e pensar na próxima moto!!!
O que me impressiona é meio o que o kuati falou (apesar de "beubado" e muito engraçado rsrsrs) parece que vem o capeta e puxa a frente, porque não estava molhado, não tinha óleo, não tinha areia...
Eu uso muuuuuuito mais o freio dianteiro, travo forte quando boto a moto em pé, nunca sequer derrapou na zx.
Na yes canso de largar o freio dianteiro pra voltar a aderência, passa facilmente do limite dependendo do piso, areia, etc, mas é algo totalmente controlável se a gente estiver ligado no piso e não correndo muito.
Neste caso a moto foi rápido pro lado e chão! Não entendo também!
Melhoras rod!!!!
Boa sorte pra receber logo do seguro e pensar na próxima moto!!!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
embora eu praticamente não estreja andando de moto, vou já retirar as joelheiras originais da calça de cordura, pra obrigar-me a usar as iguais às tuas...
alguém lembra de qdo o Elmo, o de Vila Velha, caiu nessa serra tb? Ele deslizou um tempäo, lembram se ele ficou com a bunda esfolada, de que era a calça e se ela rasgou?
alguém lembra de qdo o Elmo, o de Vila Velha, caiu nessa serra tb? Ele deslizou um tempäo, lembram se ele ficou com a bunda esfolada, de que era a calça e se ela rasgou?
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
Fernanda, não lembro de detalhes da queda do Elmo... Denílson é que deve saber.
Eu fiquei muito ressabiado com calça de cordura. Estava usando uma. Inclusive ela tinha uns reforços no quadril, mas mais no lado do quadril, e não onde realmente ralou. Não sei se outras de marcas de calça melhores protegem mais essa parte da bunda onde essa rasgou. De todo modo, pelo rasgos que também teve nas mangas da jaqueta, fiquei com a impressão que cordura simplesmente não tem a resistência necessária para prteger adequadamente.
As joelheiras são minhas amiguinhas já tem um bom tempo. Uso por baixo das calças, não incomodam e não saem do lugar nas quedas porque estão presas na perna e não na calça. São modelos bem simplezinhos, sem tecnologia nenhuma, mas resolvem bem as paradas. Sempre que foram testadas mostraram seu valor. Engraçado que nunca consegui convencer parceiro algum a usá-las, na turma sou sempre só eu com elas.
Essas que eu estava usando são da Kaerre, acho que nem existe mais essa marca. Eu tinha dois conjuntos, porque era um para mim, outro para minha esposa. Um deles quebrei no acidente com a XLX em Niterói, no qual saí voando e aterrisei pranchado de frente no chão. A joelheira quebrou a parte plástica no impacto, mas o joelho não ficou nem roxo. E a segunda sofreu seus danos nessa queda. Vou comprar umas da Fox bem parecidas. Inclusive a quebrada em Nikity já tinha sido substituída por uma dessa da Fox (http://www.rs1.com.br/JOELHEIRA-FOX-STANDARD-PRETO/p)
Ah, sobre os pitacos. Não passei por cima de tachões ou olhos de gato, não naquela hora. Estava bem no meio da faixa, com Denílson na moto à frente mais à esquerda, na quina do carro. Agora, se tinha algo na pista que eu passei por cima e saiu voando, como uma pedra ou plástico, realmente não posso afirmar nada, não lembro e nem senti nada assim.
Uma coisa que me faz pensar muito que o erro é totalmente MEU é um quase-acidente que tive de bicicleta faz alguns meses... vinha andando pela calçada, distraidão, e de repente topo com uma tampa de bueiro desalinhada para cima, uns 10 cm acima. A bike dá uma sacolejada toda, e o que o moscão aqui faz instintivamente? Trava a dianteira, e com força. Aí além da sacolejada, fiz um RL pela metade, quase caindo para frente. Não pensei em frear nem em nada, foi ato reflexo. Talvez eu tenha feito a mesma coisa nesse, também sem pensar. O carro dá uma reduzidinha qualquer a mais bem na hora que eu já estou me preparando para acelerar e passar ele, e eu devo ter travado a mão um tequinho que seja, fazendo a frente sumir de baixo de mim.
Aliás, é bem interessante ver esses vídeos numa TVzona bem grande, quadro a quadro. Dá para ver que a moto cai uns 3 ou 4 quadros antes que meu corpo a acompanhe.
Eu fiquei muito ressabiado com calça de cordura. Estava usando uma. Inclusive ela tinha uns reforços no quadril, mas mais no lado do quadril, e não onde realmente ralou. Não sei se outras de marcas de calça melhores protegem mais essa parte da bunda onde essa rasgou. De todo modo, pelo rasgos que também teve nas mangas da jaqueta, fiquei com a impressão que cordura simplesmente não tem a resistência necessária para prteger adequadamente.
As joelheiras são minhas amiguinhas já tem um bom tempo. Uso por baixo das calças, não incomodam e não saem do lugar nas quedas porque estão presas na perna e não na calça. São modelos bem simplezinhos, sem tecnologia nenhuma, mas resolvem bem as paradas. Sempre que foram testadas mostraram seu valor. Engraçado que nunca consegui convencer parceiro algum a usá-las, na turma sou sempre só eu com elas.
Essas que eu estava usando são da Kaerre, acho que nem existe mais essa marca. Eu tinha dois conjuntos, porque era um para mim, outro para minha esposa. Um deles quebrei no acidente com a XLX em Niterói, no qual saí voando e aterrisei pranchado de frente no chão. A joelheira quebrou a parte plástica no impacto, mas o joelho não ficou nem roxo. E a segunda sofreu seus danos nessa queda. Vou comprar umas da Fox bem parecidas. Inclusive a quebrada em Nikity já tinha sido substituída por uma dessa da Fox (http://www.rs1.com.br/JOELHEIRA-FOX-STANDARD-PRETO/p)
Ah, sobre os pitacos. Não passei por cima de tachões ou olhos de gato, não naquela hora. Estava bem no meio da faixa, com Denílson na moto à frente mais à esquerda, na quina do carro. Agora, se tinha algo na pista que eu passei por cima e saiu voando, como uma pedra ou plástico, realmente não posso afirmar nada, não lembro e nem senti nada assim.
Uma coisa que me faz pensar muito que o erro é totalmente MEU é um quase-acidente que tive de bicicleta faz alguns meses... vinha andando pela calçada, distraidão, e de repente topo com uma tampa de bueiro desalinhada para cima, uns 10 cm acima. A bike dá uma sacolejada toda, e o que o moscão aqui faz instintivamente? Trava a dianteira, e com força. Aí além da sacolejada, fiz um RL pela metade, quase caindo para frente. Não pensei em frear nem em nada, foi ato reflexo. Talvez eu tenha feito a mesma coisa nesse, também sem pensar. O carro dá uma reduzidinha qualquer a mais bem na hora que eu já estou me preparando para acelerar e passar ele, e eu devo ter travado a mão um tequinho que seja, fazendo a frente sumir de baixo de mim.
Aliás, é bem interessante ver esses vídeos numa TVzona bem grande, quadro a quadro. Dá para ver que a moto cai uns 3 ou 4 quadros antes que meu corpo a acompanhe.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Será q não pegou alguma pedra ou coisa parecida no disco de freio o q provocou uma travada da roda dianteira?
Sent from my iPad using Tapatalk - now Free
Sent from my iPad using Tapatalk - now Free
HIRA®
- SPEED RACER
- Mito
Caramba Rods!!!!
Cara, vcs estavam indo tranquilos, em ritmo de passeio, acho que vc pode ter se assustado mesmo com algum movimento do carro à frente.
Ainda bem que vc está inteiro e estava equipado, se não o prejuízo seria bem maior.
Qto a motoca, com calma voce ressuscita ela.
Se precisar de alguma coisa aqui de SP, me avisa.
Cara, vcs estavam indo tranquilos, em ritmo de passeio, acho que vc pode ter se assustado mesmo com algum movimento do carro à frente.
Ainda bem que vc está inteiro e estava equipado, se não o prejuízo seria bem maior.
Qto a motoca, com calma voce ressuscita ela.
Se precisar de alguma coisa aqui de SP, me avisa.
B-King Of The Urban Jungle
Maldição, rods! A bruxa está solta.
Pelo que sei um ponto forte das Buell é o freio. Voto na combinação 'algo na pista' vs. 'Aplicação dos freios'.
Quanto ao uso dos equipamentos, nem precisa bater na mesma tecla. Sofri um acidente na segunda feira (http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?t=33548 indo para o trabalho e estava praticamente com o mesmo equipamento que você.
Tive sorte de não ter sofrido impacto em nenhuma parte do corpo, mas saí lixando no asfalto por mais de 60m (estava a mais de 100/h). Não tive um arranhão sequer.
Nem precisa dizer mais nada. E como disseram aí, canso de ver amigos desfilando e até, pasmem, fazendo pequenas viagens até Pirenópolis ou formosa-go, de bermuda e tênis. E tem gente do m@d nessa lista.
Quando falo com eles que eles são corajosos sempre dizem que o equipamento é desconfortável.
Bem, motos são veículos desconfortáveis por natureza. Se a pessoa quiser conforto, que compre uma limousine.
Quem anda de moto (exceto para quem usa como meio de sobrevivência) é porque realmente gosta e o desconforto faz parte do pacote.
Sent from Tapanoreiatalk
Pelo que sei um ponto forte das Buell é o freio. Voto na combinação 'algo na pista' vs. 'Aplicação dos freios'.
Quanto ao uso dos equipamentos, nem precisa bater na mesma tecla. Sofri um acidente na segunda feira (http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?t=33548 indo para o trabalho e estava praticamente com o mesmo equipamento que você.
Tive sorte de não ter sofrido impacto em nenhuma parte do corpo, mas saí lixando no asfalto por mais de 60m (estava a mais de 100/h). Não tive um arranhão sequer.
Nem precisa dizer mais nada. E como disseram aí, canso de ver amigos desfilando e até, pasmem, fazendo pequenas viagens até Pirenópolis ou formosa-go, de bermuda e tênis. E tem gente do m@d nessa lista.
Quando falo com eles que eles são corajosos sempre dizem que o equipamento é desconfortável.
Bem, motos são veículos desconfortáveis por natureza. Se a pessoa quiser conforto, que compre uma limousine.
Quem anda de moto (exceto para quem usa como meio de sobrevivência) é porque realmente gosta e o desconforto faz parte do pacote.
Sent from Tapanoreiatalk
Editado pela última vez por Brizzo em 21 Set 2013, 13:12, em um total de 3 vezes.
Brizzo escreveu:
Putz, falou tudo. Quer conforto vai de carro, ouvindo música e curtindo ar condicionado. Equipamento pode ser deconfortável, quente, o que for. Mas é fundamental.
Nesse passeio aí que eu caí, tinha parceiro de tênis e jeans... sorte que quem caiu foi eu, que estava bem protegido.
-
Augusto Intruder
- Roda Presa
Oi Rods,
Na minha opinião foi problema da moto. Naquela situação mesmo travando o freio dianteiro não poderia levar ao chão numa moto 100%. Poderia ser algo na caixa de direção, rolamento, etc...
Melhoras nos ralados e bola pra frente. O melhor mesmo é se livrar dessa moto e partir pra outra.
Parabéns pro seu companheiro que conseguiu desviar. Acho que outra pessoa poderia ter passado sobre você e pela sua moto. Este é um ponto a ser aprendido, varias motos na estrada não devem andar uma atrás da outra, e sim andar atrás mas uma no canto esquerdo e a outra no canto direito da pista, guardando a devida distância.
Abraços
Na minha opinião foi problema da moto. Naquela situação mesmo travando o freio dianteiro não poderia levar ao chão numa moto 100%. Poderia ser algo na caixa de direção, rolamento, etc...
Melhoras nos ralados e bola pra frente. O melhor mesmo é se livrar dessa moto e partir pra outra.
Parabéns pro seu companheiro que conseguiu desviar. Acho que outra pessoa poderia ter passado sobre você e pela sua moto. Este é um ponto a ser aprendido, varias motos na estrada não devem andar uma atrás da outra, e sim andar atrás mas uma no canto esquerdo e a outra no canto direito da pista, guardando a devida distância.
Abraços
O ninja que desviou de mim foi o Bode, tava de XJ6. Realmente, que reflexo e controle da moto ele teve! Me impressiono sempre que vejo. Ele estava super perto de mim, conseguiu sair para o lado e depois conseguiu evitar cair numa vala lá no acostamento. Baita piloto esse baixinho!
- EduLeitão
- Dinossauro
Poxa... rodei um bom tempo apenas de calça jeans (não tinha grana para comprar a cordura e ia comprando os equipamentos assim que dava).... e ter visto que a cordura não segurou realmente me preocupou!
Estou sem moto por enquanto.... mas agora só compro outra depois que tiver o equipamento completo (e pelo visto couro)!
Estou sem moto por enquanto.... mas agora só compro outra depois que tiver o equipamento completo (e pelo visto couro)!
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
- EduLeitão
- Dinossauro
Rods:
http://www.rs1.com.br/JOELHEIRA-ASW-IMAGE-PRETO/p
Sou mais esta dai! Eu tenho uma e gosto muito.. Já vi o RMD caindo milhares de vezes com elas e segurando bem a bronca! A vantagem é que tem uma extensão um pouco maior pegando parte da coxa também... exatamente na parte que tende a bater em guidão ou algo que esteja no caminho na hora do tombo
http://www.rs1.com.br/JOELHEIRA-ASW-IMAGE-PRETO/p
Sou mais esta dai! Eu tenho uma e gosto muito.. Já vi o RMD caindo milhares de vezes com elas e segurando bem a bronca! A vantagem é que tem uma extensão um pouco maior pegando parte da coxa também... exatamente na parte que tende a bater em guidão ou algo que esteja no caminho na hora do tombo
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
A cagada ali foi estar andando junto demais, eu sempre mantenho distância e fico puto quando anda de moto colado em mim, por isso nos passeios sempre fico por último mantendo uma boa distância.
Baixei o vídeo em HD e assisti algumas vezes aqui, pra mim está claro que foi um toquinho no freio com força demais, as Buell são famosas por terem os freios pra lá de potentes, toque no freio, a frenagem foi mais forte o guidão virou pouquinho, desequilíbrio e chão. Já caí assim de Neo, que tem um freio dianteiro a disco forte pra carai, um toquinho com só uma mão no guidão e foi chão idêntico à este.
Resumo, vc estava indo, deu uma morcegada, viu que estava muito próximo, toque em um freio muito potente, chão.
Não sei se um ABS te salvaria dessa, eu acho que se freio da Buell fosse um pouco mais borrachudo isso sim teria evitado o capote.
[ ]'s
Baixei o vídeo em HD e assisti algumas vezes aqui, pra mim está claro que foi um toquinho no freio com força demais, as Buell são famosas por terem os freios pra lá de potentes, toque no freio, a frenagem foi mais forte o guidão virou pouquinho, desequilíbrio e chão. Já caí assim de Neo, que tem um freio dianteiro a disco forte pra carai, um toquinho com só uma mão no guidão e foi chão idêntico à este.
Resumo, vc estava indo, deu uma morcegada, viu que estava muito próximo, toque em um freio muito potente, chão.
Não sei se um ABS te salvaria dessa, eu acho que se freio da Buell fosse um pouco mais borrachudo isso sim teria evitado o capote.
[ ]'s

-
Robson
Augusto Intruder escreveu: Este é um ponto a ser aprendido, varias motos na estrada não devem andar uma atrás da outra, e sim andar atrás mas uma no canto esquerdo e a outra no canto direito da pista, guardando a devida distância.
Abraços
Motos na estrada tem de manter distância grande uma da outra, isso sim.
Esse lance de andar um em canto direito e outra no esquerdo é bobagem, principalmente em uma estrada estreita e com curvas, como essa q o rods se acidentou.
Veja se faz sentido alguém andar no lado esquerdo da pista, passando perto dos veículos q vem no sentido contrário ??
Sent from my iPhone
-
Robson
rods escreveu:Fernanda, não lembro de detalhes da queda do Elmo... Denílson é que deve saber.
Eu fiquei muito ressabiado com calça de cordura. Estava usando uma. Inclusive ela tinha uns reforços no quadril, mas mais no lado do quadril, e não onde realmente ralou. Não sei se outras de marcas de calça melhores protegem mais essa parte da bunda onde essa rasgou. De todo modo, pelo rasgos que também teve nas mangas da jaqueta, fiquei com a impressão que cordura simplesmente não tem a resistência necessária para prteger adequadamente.)
.
Tão condenando a cordura aí pra cima, mas não é bem assim tb.
Se forem investir em equipamento de cordura, invistam em marca boa.
Eu cai a 80 km com uma RD350 em São Joaquim, em 2005, estava com um conjunto Alpinestars, bati o lado esquerdo do corpo inteiro, e arrastei de costas no chão.
O conjunto segurou a onda, a jaqueta rasgou toda pq tinha pedra no asfalto, mas a calça sequer arranhou.
As joelheiras da calça eram rigidas, não tinha risco de acontecer isso que aconteceu na calça do Rods.
Eu hoje prefiro couro, já tenho o macacão, e realmente não dá para comparar cordura com couro, mas quem não tem grana para investir em um conjunto de couro legal, invista em um de cordura de marca boa (Alpine, Tutto, Ixxon, etc).
Robson, não vou condenar totalmente a cordura, tanto que quero arrumar a jaqueta X11 que furou nos braços mas que gosto bastante. E também tenho outra jaqueta Ixon de verão que continuo usando na cidade, no dia a dia. E essa é ainda mais insegura, porque tem aqueles painéis furadinhos que devem rasgar até de olhar o asfalto de perto. Mas me agrada como proteção urbana, pois não consigo me ver andando daqui até ali de conjunto jaspion de couro, é muito sem noção.
Já para a estrada eu vou seguir seu conselho e partir para um conjunto de couro.
Eu quero dar uma olhada dia desses em calças de cordura de boas marcas. A que eu usava era muito fraca, mas não era de marca boa. Quero ver como são as proteções das calças boas, especialmente nos quadris e bunda.
Já para a estrada eu vou seguir seu conselho e partir para um conjunto de couro.
Eu quero dar uma olhada dia desses em calças de cordura de boas marcas. A que eu usava era muito fraca, mas não era de marca boa. Quero ver como são as proteções das calças boas, especialmente nos quadris e bunda.
já prenderam essa pôrra dessa bruxa fdp?!
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
-
Jota
meu pitaco é só que, quando for andar em grupo, tente manter maior distância dos outros.
sobre essa cordura aí, sei não, tem calças de cordura aparentemente muito mais resistentes.
mas couro é couro, né?
sobre essa cordura aí, sei não, tem calças de cordura aparentemente muito mais resistentes.
mas couro é couro, né?