Freios. Como melhorá-los?
Re: Freios. Como melhorá-los?
diegonunes escreveu:Pinça de hornet?
Olha o que andei lendo por ai...e busquei um pouco de literatura... e vi o seguinte, o disco de freio da lander tem furos menores e mais espaçados que os da tornado o que faz com que a area de contato da pastilha seja maior (Lander tem maior área de contato pastilha/disco), logo, para uma mesma força aplicada pelo caliper, resulta em uma pressão menor entre pastilha e disco (Lander faz menos pressão, pois a área é maior, a força é menos concentrada), e como a força de frenagem é diretamente proporcional à pressão entre disco e pastilha, acaba que fica mais fácil frear uma tornado!
Estava lendo errado, mas mesmo assim ainda reluto, pois na minha concepção maior área de contato, maior atrito, maior força de frenagem. Pra mim quanto mais vazado o disco melhor, menos quente ele trabalha, mas os dois frios o menos vazado frearia melhor.
Mas devo estar errado, afinal a galera não iria colocar esses discos margarida e dizer que a frenagem melhora à toa.
Editado pela última vez por Kuati em 29 Ago 2013, 18:57, em um total de 1 vez.

-
Jota
Kuati escreveu:Entendi isso aí não, se área de contato da pastilha/disco da Lander é maior, pq é mais fácil frear uma Tornado? Vejo como vantagem mais furos e furos maiores o disco trabalhar mais frio, mas em uma frenagem, com os dois discos frios, a Lander frearia com mais força. Ou não?.
kuatanga, pressão é inversamente proporcional à área. por isso um prego fura tão fácil uma madeira.
Mas área maior, atrito maior. Se é assim, não seria melhor fazer pinças/pastilhas com menor área?

-
Jota
Kuati escreveu:Mas área maior, atrito maior. Se é assim, não seria melhor fazer pinças/pastilhas com menor área?
imagino (mas sou leigo analfa plus no assunto) que o ideal seja somar as duas coisas. discos grandes e cheios de furos e pastilhas grandes.
Caríssimo, e os pastilhas? Qual o estado delas, como são/estão?
A mesma pergunta para os pneus: Qual o estado deles, como são/estão?
Como sabemos, há o atrito da pastilha com o disco e o atrito do pneu com o asfalto. É preciso maximizar ambos.
A mesma pergunta para os pneus: Qual o estado deles, como são/estão?
Como sabemos, há o atrito da pastilha com o disco e o atrito do pneu com o asfalto. É preciso maximizar ambos.
----—▲≡≡≡
Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
diegonunes escreveu:MAD. A TNR tem revestimento metálico na mangueira de freio, pode consultar. Eu mesmo instalei aerokip do Renato numa TNR do amigo Jura, melhorou bastante, mas permanece. Quando você instala o aerokip ai é que você ver o quanto a pinça sofre.
Bom, tu mesmo disse que melhorou bastante com o aerokip, então quer dizer que a mangueira original já não é lá essas coisas. Só que o disco da TNR (e Lander) são muito pequenos também. Quanto a pinça, não posso dizer se tem a mesma qualidade da pinça da Fazer.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Jota escreveu:Kuati escreveu:Mas área maior, atrito maior. Se é assim, não seria melhor fazer pinças/pastilhas com menor área?
imagino (mas sou leigo analfa plus no assunto) que o ideal seja somar as duas coisas. discos grandes e cheios de furos e pastilhas grandes.
Caros, em princípio, não há relação entre a área e a força de atrito. O que manda na força de atrito é a Força Normal (Perpendicular) exercida pelas pinças no disco e o coeficiente de atrito entre a pastilha e o disco.
Para aumentar a Força de Atrito:
Aumentar a Força Normal: sistema hidráulico mais eficaz;
Aumentar o Coeficiente de Atrito: descobrir qual conjunto pastilha/disco responde melhor à Força Normal.
Sem esquecer dos pneus.
----—▲≡≡≡
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
-
Robson
Kuati escreveu:Mas área maior, atrito maior. Se é assim, não seria melhor fazer pinças/pastilhas com menor área?
a força de atrito não tem relação nenhuma com a área de contato.
essa explicação aí que o diego postou só serve para dar ares técnicos a um fato empírico....
só faria sentido se ambas as motos utilizassem exatamente o mesmo sistema de freio, até mesmo o comprimento do flexivel teria de ser igual.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Kuati escreveu:diegonunes escreveu:Pinça de hornet?
Olha o que andei lendo por ai...e busquei um pouco de literatura... e vi o seguinte, o disco de freio da lander tem furos menores e mais espaçados que os da tornado, o que faz com que a area de contato da pastilha seja maior, logo, para uma mesma força aplicada pelo caliper, resulta em uma pressão menor entre pastilha e disco, e como a força de frenagem é diretamente proporcional à pressão entre disco e pastilha, acaba que fica mais fácil frear uma tornado!
Entendi isso aí não, se área de contato da pastilha/disco da Lander é maior, pq é mais fácil frear uma Tornado? Vejo como vantagem mais furos e furos maiores o disco trabalhar mais frio, mas em uma frenagem, com os dois discos frios, a Lander frearia com mais força. Ou não?
Embora seja correto que uma mesma força aplicada a uma área menor gere mais pressão, achei um chutômetro brabo essa de atribuir a melhor frenagem de uma moto ao tamanho dos furos do disco, e pra mim é um dos fatores que tem menor chance de fazer diferença. Além disso, sendo motos diferentes, a força gerada na pinça é a mesma? As pastilhas são as mesmas? A maior pressão vai compensar a menor área de atrito?
O dimensionamento dos furos tem muito mais a ver com a dissipação de calor que o disco necessita. Um disco que esquenta demais, isso sim pode piorar bastante a frenagem.
Viajaire é preciso...
kuati, mas aí é outro papo. Disco de carbono, pinças radias, etc
-
Robson
kuati, mas e o material ?
isso é composto de carbono, nada a ver com discos de freios convencionais....
isso é composto de carbono, nada a ver com discos de freios convencionais....
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Kuati escreveu:Acho que não estou totalmente errado. Veja o disco de uma Moto GP:
Esses discos da MotoGP são de carbono, e funcionam bem quando bem quentes. Chegam a ficar vermelhos as vezes.
Veja o freio de uma SBK, é de aço e precisa dos vazados para dissipar o calor.

Viajaire é preciso...
Baeta escreveu:kuati, mas aí é outro papo. Disco de carbono, pinças radias, etc
Sim, mas se furinho ajudasse mesmo na frenagem, teria neste tb. Ajuda na frenagem dissipando calor. É o que imaginei inicialmente e o MAD confirmou, disco vazado é para trabalhar mais frio, mas em dois sistemas idênticos, ambos os freios frios (primeira frenagem do dia), o com menos furo estanca mais, depois a conversa deve mudar.
[ ]'s

-
Robson
Kuati, não tumultua... kkkk
disco de carbono quente é melhor.
disco de aço frio é melhor.
por isso a diferença construtiva.
a temperatura influencia o coeficiente de atrito dos materiais....
disco de carbono quente é melhor.
disco de aço frio é melhor.
por isso a diferença construtiva.
a temperatura influencia o coeficiente de atrito dos materiais....
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Kuati escreveu:Baeta escreveu:kuati, mas aí é outro papo. Disco de carbono, pinças radias, etc
Sim, mas se furinho ajudasse mesmo na frenagem, teria neste tb. Ajuda na frenagem dissipando calor. É o que imaginei inicialmente e o MAD confirmou, ...
Kuati, acontece que os freios de carbono precisam operar numa temperatura bem mais alta que os de aço. Além disso não sei se esses discos de carbono teriam resistência se fosse vazados, a liga metálica é mais maleável e permite, os discos de carbono talvez não resistissem (mas aí é só especulação), mas o determinante que eu sei é a temperatura de funcionamento.
Editado pela última vez por MAD em 29 Ago 2013, 19:19, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...
Mas aí tem que botar bengala de Hayabusa tb...
Tinha de ver um sistema mais plug and play que serve na DR800...
[ ]'s

- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Kuati escreveu:
Mas aí tem que botar bengala de Hayabusa tb...
Tinha de ver um sistema mais plug and play que serve na DR800...
[ ]'s
Não necessariamente, precisa de uma peça intermediária para adaptar a furação da pinça à furação da bengala, e as vezes também algum espaçador para acertar o disco exatamente no vão da pinça. Geralmente essa é a solução. Foi o que foi feito aqui:

Viajaire é preciso...