velas iridium aos 54k km

Grupo de discussão geral sobre motos.
Criamangostas
Mito

Re: velas iridium aos 54k km

Mensagem por Criamangostas »

Rauber escreveu:Criamangostas, balcão de motopeças para motomanos e mecânica,
a gente vai papeando e descobre cada coisa...

o dono da moto peças, é trilheiro, numa época tinha uma husqvarna...
quando comprou, antigo dono logo falou: trocar velas a cada 2 trilhas :shock:
pq??
a vela normal/recomendada simplesmente para de funcionar...
daí colocou a tal iridium... diz que fez 1 ano de trilha... trocou preventivamente depois de um ano de uso...

e outra situação são os motoboys né?! maior campo de testes pras motocas...
já ví chegarem lá e pedirem óleo usado pra colocar na titan pra rodar pra trabalhar... :shock:
e que é comum, chegar moto de trabalho com 80.000 km com a mesma vela... :shock: :shock:

máximo que eu já rodei foi 20k km... tirei e a olho nu tava normal...
saudações
:o :o :o
Imagem
Fredericow
Motoqueiro

Mensagem por Fredericow »

sou suspeito pra falar dessas velas pois vendi por mais de um ano elas em fóruns e mercado livre.
Sempre uso nas minhas motos, as que notei maior diferença foram na teneré 250 e ybr factor. A moto fica mais lisa numa faixa maior de rotação, bebe ligeiramente um pouco menos e pega na hora. A factor era carburada e pegava igual moto injetada. Na fazer 600 praticamente não existe diferença da iridium para a vela original (cr9ek), talvez por ser de dois eletrodos a vela original tenha uma eficiência bem próxima de iridium. Só a partida que ficou mais rápida com a iridium na fz6. Hoje estou usando as originais.
Uma curiosidade que eu tinha era justamente saber como ficariam as velas após um longo período rodando. Na factor eu removi a vela com 5 mil km rodados e ela estava com o eletrodo preservado.
Algumas motos estão vindo de fabrica com essas velas, a nc700x, cb300r e xre 300. Acho que cbr600rr e a 1000 também saem da fabrica com elas. No manual da honda a recomendação de troca é de 48 mil km, mas pelo que vi é uma outra versão da iridium, seria uma iridium platinum, que pra carros tem vida útil estimada em 100.000 km.
A iridium std e a plantinum, uma custa aqui 50 e a outra 100 reais a unidade.
Meu ponto de vista é que a vela iridium mantém um rendimento melhor do que uma vela comum por mais tempo e compensa usar. Mas não espere milagres de desempenho ou economia. O melhor upgrade que conheço pra moto 4 cilindros é o filtro kn, ele deu mais fôlego à minha antiga bandit 650 2009 e na fazer a mesma coisa. Retirei de ambas motos e senti a diferença imediatamente, parece que a moto fica mais pesada.
Valeu pelo feedback, Rauber.
honda sh150i
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Legal as fotos Rauber...
Tirei as denso originais do cbzão com 22milkm e estão em bom estado... agora coloquei aquelas iridium e vamos ver até onde vai... no minimo até os 70milkm...
Pensando bem, Rauber, to vendendo vela iridium, quero 20% a mais, tiro na hora do cbzão }:)
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Fredericow escreveu:Valeu pelo feedback, Rauber.
:beer:

Joel escreveu:Tirei as denso originais
já que a vela é a mesma, aceito doações pra fazer testes :lol: :lol: :lol:

aceito nada, a motoca ficou perfeita, nada de futricar por enquanto :dce:

saudações
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Só pegar comigo, ta na mão, e são 4 ;-)
Tenho um jogo da hornet tbem, o original, foi retirado com 25kkm e estão perfeitas tbem... sem sinais de desgaste.
Volto a dizer, no focus troquei as velas com 50kkm, estão normais, mas o "pique" do carro ficou muito melhor... creio que aconteça o mesmo para velas de moto.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Peguei a GS com K&N e velas iridium. Não sei com qual objetivo o antigo dono comprou: economia ou desempenho. Sinceramente, esse tipo de coisa EU adquiriria visando economia.

Vendo o estado que ficou a sua, vou ver as minhas como estão, pois já estou com a moto a 15000km e só tirei uma vez ou outra pra ver a cor que estava, sem me atentar ao estado do eletrodo. E acompanhando pelo aplicativo do cel, o consumo vem caindo de uns meses pra cá (fazia de 21 a 22,5km/l, agora vem fazendo de 18 a 19km/l, no máximo).
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Eu sou contra filtro de ar esportivo pra uso na rua, mas essas velas trazem algumas vantagens, carbonizam menos, queimam melhor, desgastam menos...
Agora tem que tomar cuidado (como qualquer vela) pra não usar com o grau térmico errado.
Ela é o exemplo de peça que se pode tirar uma "original" e usar uma melhor ainda.

Legal ver as fotos!!!
Valeu!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Fredericow
Motoqueiro

dependendo do uso pode-se mudar o grau térmico, como no caso da xre/cb300, a honda vende a moto com velas grau 8 e recomenda vela grau 9 para quem faz uso constante da moto e / ou viaja muito.
Outro caso é a bandit, que vem com vela grau 9 e a gsx650F usa vela grau 8, isso no mesmo motor.
O que pode causar modificação significativa na moto seria usar uma vela 9 numa moto com especificação de vela 6. Ou seja, uma modificação com módulo maior que 1.

Rauber, consultei o guia da ngk e a vela recomendada para gs500 é a DPR8EIX-9, apesar dela ter as mesmas medidas de diâmetro e comprimento de rosca, a folga do eletrodo é ligeiramente maior e numa posição mais avançada em comparação com a DR8EIX. Será que isso interfere em algo?
honda sh150i
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

as 2 primeiras imagens eram ilustrativas...

sds/
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Na Fazer uso grau 9, rodo só com álcool e sempre com giro la em cima rsrsrs
B-King Of The Urban Jungle
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Valeu Fredericow.
É comum se trocar 1 grau da vela de acordo com o uso.
Quanto mais fria, mais chance de carbonização, porém funciona melhor no "cacete" por manter a vela mais fria (dissipa mais o calor da ponta do eletrodo), menor risco de derreter a vela, pré detonar e até danificar o pistão.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Fredericow
Motoqueiro

eu mesmo geralmente uso o grau recomendado pelo fabricante. Só na xre e cb300 que eu usaria a 9, mas isso só por desencargo de consciência mesmo. Pois os problemas que ocorreram nessas hondas não tinham relação com o o tipo de vela usado.
honda sh150i
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Em SP eu compro velas NGK e Denso nesta loja; www.velauto.com.br, tem otimos preços.
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

Minha Iridium na XT já passa de 50k e tá funfando. Nada de anormal em desempenho/consumo, portanto, vai ficando.
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
stcowboy
Motociclista

Mensagem por stcowboy »

Ulisses Barros escreveu:Em SP eu compro velas NGK e Denso nesta loja; http://www.velauto.com.br, tem otimos preços.
Quando tinha Fazer, comprei a Denso lá. O problema é que o frete deles é muito alto.

No mais, quando troquei na antiga moto (era grau 9, coloquei 8), notei que ela ficou mais esperta nas médias/ altas rotações, mas o consumo e durabilidade não tiveram grandes diferenças.

Esse mês troquei as da Bandit pelas Iridium da NGK. Até agora, não senti absolutamente nenhuma diferença e isso porque as antigas estavam acabadas.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

stcowboy escreveu:
Ulisses Barros escreveu:Em SP eu compro velas NGK e Denso nesta loja; http://www.velauto.com.br, tem otimos preços.
Quando tinha Fazer, comprei a Denso lá. O problema é que o frete deles é muito alto.

No mais, quando troquei na antiga moto (era grau 9, coloquei 8), notei que ela ficou mais esperta nas médias/ altas rotações, mas o consumo e durabilidade não tiveram grandes diferenças.

Esse mês troquei as da Bandit pelas Iridium da NGK. Até agora, não senti absolutamente nenhuma diferença e isso porque as antigas estavam acabadas.
É isso que falei, comprei as velas Iridium para colocar na minha B1250S, CR7EIX, aí depois de colocada funciona igual a vela comum, será que tem futuro colocar Iridium mesmo? Será que dura uns 80kkm? Porque a vela normal acredito que dure uns 30kkm.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Antes da iridium a tenerinha pegava de primeira - sempre. Agora - nem sempre.

Bebeu menos do que a do Marcelo na Transamazônica, sempre. Mas os pneus eram diferentes...
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Vocês, sabem que essas velas "iridium" não tem nem um átomo de irídio (Ir na tabela periódica), não é mesmo?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Saurus escreveu:Vocês, sabem que essas velas "iridium" não tem nem um átomo de irídio (Ir na tabela periódica), não é mesmo?
E por que as chamam assim?
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

Hein hein hein?
Imagem
Responder