Compressor portátil: vale a compra?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gelous
Mito

Re: Compressor portátil: vale a compra?

Mensagem por Gelous »

Tio Frei escreveu:
Gelous escreveu:
Anzolim escreveu:Estes aí é só pra encher pneu ou não?
Eu queria um q desse pra usar pra pulverizar sabão/querosene...
Sabe de algum BBB?
Já te disseram, pra teu uso é um destes:

Imagem

Dessa marca nao né
Pô, eu procurei um da Schulz bem grande, mas só achei fotos pequenas. :rof: Desculpa aí! :lol:
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Tio Frei escreveu:Schulz air plus 12v

Nas melhores casas do ramo, garantizado por yo ;-)
MAs este é do tipo q só serve pra encher pneu né?
Pra pulverizar não dá....ou dá?
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

pulverizar, esquece 12V

procura um JetMaster, no mínimo

o ideal é um com tanque
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Frei, quais as vantagens do compressor de parafuso sobre o compressor de pistão ?
Andrei
R1200GORDA
rlriccardi
Motociclista

Mensagem por rlriccardi »

Eu carrego uma bomba "híbrida" (manual e CO2) e 4 tubos de CO2.
A minha é igual essa aqui:
Imagem

Se o CO2 nao resolver, ainda tem o backup da manual.

Ficar só com a manual é pedir pra sofrer.
Fico imaginando neguim/branquim a 4500m de altitude "punhetando" uma bombinha manual rsrsrs. Faz 10 movimentos e já matou todo fôlego...a nao ser que seja uma daquelas bombas de "pé", mas aí o tamanho/volume na bagagem não compensa...

Esse video aqui dá bem a idéia do que é encher manualmente (seja com a mao, seja com o pé):

ps. qdo voltei com as costela arrebentadas da Argentina, nao me deixaram embarcar com os tubinhos na bagagem (me chamaram na Policia Federal da Argentina, alerta terrorista rsrsrs. :lol: ).
Comprei outros por menos de 10 "pilas" cada tubinho...
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Andrei escreveu:Frei, quais as vantagens do compressor de parafuso sobre o compressor de pistão ?
Acho que já falamos disso quando estive em piçarras, não?

Enfim, vai lá.

Seguinte, primeiramente tem que saber qual é o tipo de uso.
Se tu tem necessidade de fluxo de ar continuo por longos períodos de tempo, por exemplo, tem uma linha de pintura, com meia dúzia de pistolas sendo usadas ao mesmo tempo, ou tem uma fábrica com várias ferramentas sendo usadas ao mesmo então passa a ser vantajoso ter um compressor a parafuso. vc vai acabar tendo alguma economia de energia. Mas pra esse tipo de máquina ter uma eficiencia energética boa ela tem que ficar ligada direto, ou seja, parte de manha e desliga a noite, com poucos períodos de alívio (essas máquinas entram em alívio mas continuam rodando, pois sai mais barato jogar ar fora do que desligar e religar o motor). O fluxo de ar dessas máquinas não é pulsado, o que em algumas aplicações é importante. Se bem que quando vc usa um vaso o pulso é amortecido pelo vaso, mas há aplicações de "ar direto", como em britadeiras por exemplo, que vc precisa de pressão constante fluxo elevado, aí é rotativo, não tem jeito, pois um a pistão com a mesma vazão precisa de mais de o dobro de potencia, além de ter pulsação no uso direto e nesse caso se usar vaso, vc teria uma britadeira hora trabalhando perto da pressão máxima e hora perto da mínima, o que é uma merda (dá pra regular pra ficar numa pressão média e com o compressor trabalhando direto, mas aí entra a questão da potencia extra pra manter uma mesma vazão)

contras - manutenção é mais cara, requer mais cuidado, trocas de óleo - 1000 em 1000 horas no caso de óleo mineral e de 8000 em 8000 em caso de óleo sintético. Precisa trocar o elemento separador de óleo junto com as trocas, dependendo do tamanho da máquina é caro, nas menores é um filtro de cartucho desses padrão Mann, mas especial para este fim. em casos de muitas partidas gasta mais. Requer uma instalação mais profissional e em caso de quebra não é qqualquer zé ruela que mexe, mas tem autorizada em todo canto, as peças tendem a ser mais caras (há unidades compressoas de 20 mil reais em máquinas maiores). Emfim, é uma máquina que tem que ter acompanhamento, enquanto compressores a pistão tem cara que deixa no tempo por 30 anos trabalhando sem trocar o óleo e essas máquinas não quebram (as de 30 anos atrás, pq as de hoje quebram...hehehe - mas é verdade, já vi compressoes de 25/30 anos, trabalhando redondinho, sem nunca ter trocado um rolamento, meu pai tinha que com 33 anos ele vendeu e continua trabalhando, só trocando óleo a cada ano, pode?)

então, resumo
- fluxo elevado, pressão constante e longos períodos de trabalho - Rotativo (ideal em fábricas, que usam ar o tempo todo e tem um time de manutenção para cuidar das máquinas - fui uma vez numa moveleira do interior do paraná que os caras tinham 12 máquians de 200 HP trabalhando full time, coisa de louco - só pra ter idéia, uma máquina dessas fornece 11 metros cúbicos por minuto a 10 bar, ou seja, ela comprimiu o ar atmosférico 10 vezes, ou seja, ela transforma 110 mil litros de ar atmosférico em 11 mil litros a 10 bar de pressão por minuto, é foda o troço)
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

rlriccardi escreveu:Eu carrego uma bomba "híbrida" (manual e CO2) e 4 tubos de CO2.
A minha é igual essa aqui:
Imagem

Se o CO2 nao resolver, ainda tem o backup da manual.

Ficar só com a manual é pedir pra sofrer.
Fico imaginando neguim/branquim a 4500m de altitude "punhetando" uma bombinha manual rsrsrs. Faz 10 movimentos e já matou todo fôlego...a nao ser que seja uma daquelas bombas de "pé", mas aí o tamanho/volume na bagagem não compensa...

Esse video aqui dá bem a idéia do que é encher manualmente (seja com a mao, seja com o pé):

ps. qdo voltei com as costela arrebentadas da Argentina, nao me deixaram embarcar com os tubinhos na bagagem (me chamaram na Policia Federal da Argentina, alerta terrorista rsrsrs. :lol: ).
Comprei outros por menos de 10 "pilas" cada tubinho...
Onde comprou esta bomba, rlriccardi?

E estes tubos de CO2 conseguem quantas libras?

Achei interessante a solução.
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Tio Frei escreveu:
Andrei escreveu:Frei, quais as vantagens do compressor de parafuso sobre o compressor de pistão ?
Acho que já falamos disso quando estive em piçarras, não?

Enfim, vai lá.

Seguinte, primeiramente tem que saber qual é o tipo de uso.
Se tu tem necessidade de fluxo de ar continuo por longos períodos de tempo, por exemplo, tem uma linha de pintura, com meia dúzia de pistolas sendo usadas ao mesmo tempo, ou tem uma fábrica com várias ferramentas sendo usadas ao mesmo então passa a ser vantajoso ter um compressor a parafuso. vc vai acabar tendo alguma economia de energia. Mas pra esse tipo de máquina ter uma eficiencia energética boa ela tem que ficar ligada direto, ou seja, parte de manha e desliga a noite, com poucos períodos de alívio (essas máquinas entram em alívio mas continuam rodando, pois sai mais barato jogar ar fora do que desligar e religar o motor). O fluxo de ar dessas máquinas não é pulsado, o que em algumas aplicações é importante. Se bem que quando vc usa um vaso o pulso é amortecido pelo vaso, mas há aplicações de "ar direto", como em britadeiras por exemplo, que vc precisa de pressão constante fluxo elevado, aí é rotativo, não tem jeito, pois um a pistão com a mesma vazão precisa de mais de o dobro de potencia, além de ter pulsação no uso direto e nesse caso se usar vaso, vc teria uma britadeira hora trabalhando perto da pressão máxima e hora perto da mínima, o que é uma merda (dá pra regular pra ficar numa pressão média e com o compressor trabalhando direto, mas aí entra a questão da potencia extra pra manter uma mesma vazão)

contras - manutenção é mais cara, requer mais cuidado, trocas de óleo - 1000 em 1000 horas no caso de óleo mineral e de 8000 em 8000 em caso de óleo sintético. Precisa trocar o elemento separador de óleo junto com as trocas, dependendo do tamanho da máquina é caro, nas menores é um filtro de cartucho desses padrão Mann, mas especial para este fim. em casos de muitas partidas gasta mais. Requer uma instalação mais profissional e em caso de quebra não é qqualquer zé ruela que mexe, mas tem autorizada em todo canto, as peças tendem a ser mais caras (há unidades compressoas de 20 mil reais em máquinas maiores). Emfim, é uma máquina que tem que ter acompanhamento, enquanto compressores a pistão tem cara que deixa no tempo por 30 anos trabalhando sem trocar o óleo e essas máquinas não quebram (as de 30 anos atrás, pq as de hoje quebram...hehehe - mas é verdade, já vi compressoes de 25/30 anos, trabalhando redondinho, sem nunca ter trocado um rolamento, meu pai tinha que com 33 anos ele vendeu e continua trabalhando, só trocando óleo a cada ano, pode?)

então, resumo
- fluxo elevado, pressão constante e longos períodos de trabalho - Rotativo (ideal em fábricas, que usam ar o tempo todo e tem um time de manutenção para cuidar das máquinas - fui uma vez numa moveleira do interior do paraná que os caras tinham 12 máquians de 200 HP trabalhando full time, coisa de louco - só pra ter idéia, uma máquina dessas fornece 11 metros cúbicos por minuto a 10 bar, ou seja, ela comprimiu o ar atmosférico 10 vezes, ou seja, ela transforma 110 mil litros de ar atmosférico em 11 mil litros a 10 bar de pressão por minuto, é foda o troço)
Orra Frei... falamos disso, mas não com toda essa aula aí... :-D :-D :-D

obrigado mesmo... ;-)
Andrei
R1200GORDA
rlriccardi
Motociclista

Mensagem por rlriccardi »

drsrg escreveu:Onde comprou esta bomba, rlriccardi?

E estes tubos de CO2 conseguem quantas libras?

Achei interessante a solução.
Essas bombas tem em lojas de bike (especializadas).
Pela inet tu achas varios modelos, de varias marcas (só co2, dupla, etc).

Comprei a minha (e os tubos) na loja online da Adventura/RJ (só clicar aí).

Eu carrego tubos de 16g pq sao pequenos (e mais baratos).
Para o pneu traseiro da GS (150/70-17), acho que cada um daria algo entre 7 e 10 psi.
Nesse link tem uma tabela comparando tamanho pneu x tamanho do tubo x psi!

Unico detalhe que descobri na inet é que o CO2 "escapa" por entre as moléculas da borracha.
Li alguns relatos de pneus que baixaram 15 psi de um dia pro outro...
Mas, considerando que é só pra sair da "enrascada"...é mto válido!

Abs!
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
HighLander
Roda Presa

Mensagem por HighLander »

Pessoal, e compressor doméstico para ficar na garagem com o único propósito de encher pneu? Alguma sugestão?
GSX 750 F
DL650 VStrom
Boulevard C1500
Bandit 1250N
Versys 1000 GT
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Tio, sabes onde encontro aqui na ilha?
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

mamm2 escreveu:

Eu comprei um Mini Air Plus 12V no Walmart.com por 44 pilas!
murilom
Roda Presa

Mensagem por murilom »

Tenho um mini que levo nas viagens de moto e outro um pouco maior que mora no porta malas do carro ambos com kit remendo. Jah utilizei algumas vezes do carro p reparar o pneu, para encher o pneu furado pra chegar no posto e para salvar colegas despreparados com pneu arriado. Na moto na ultima viagem, pneu furado no meio do nada no Uruguai, sem problema nenhum pneu reparado definitivo e calibrado em 20 min! Recomendo! So nao testei usa-lo em altitudes, falam que nao enche!! Nao sei se he verdade.

MM
Compre peças d origem duvidosa, próxima vítima será vc, com perdas de vidas, sua, seu amigo, seu filho..

CB400 82-Sahara 96-XTE 97-XTE 02-XTR 06-DL650 09-R12 08-F8 12-TEX XC 14-CRF230 14-R12 15-XTR 06
UR set 04 - AR/CH/BO set 08 - AR/UR set 09 - US R66 set 11- UR/AR/CH out 12 - AR/CH/UR nov 14
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Gelous escreveu:
mamm2 escreveu:

Eu comprei um Mini Air Plus 12V no Walmart.com por 44 pilas!
Thanks!
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Responder