Dúvida sobre Macacão para Motos
Re: Dúvida sobre Macacão para Motos
Me desculpe mas você está bastante equivocado.tu-barao escreveu:O cupim serve como complemento do capacete para proteção do pescoço, e proteção da parte superior da coluna cervical pois ele evita que o capacete(e sua cabeça gorda) vá para trás além de um determinado limite, quebrando o pescoço, ou alguma vértebra próxima um pouco maias abaixo
O efeito aerodinamico é secundário, mas também é muito bem vindo
O único equipamento esportivo que de fato protege o pescoco é o HANS, mas ele só serve para automobilismo porque limita demais os movimentos da cabeca. É impossivel usar ele numa moto, snowboard, esqui, etc.
Infelizmente para os motociclistas não existe nenhuma protecao eficaz contra lesoes cervicais. Na verdade até existe um equipamento de protecao que por acaso é brasileiro: antena anti-cerol que nao tem nada a ver com o nosso escopo aqui. Fora isso, mais nada.
A maior funcao do cupim é de fato aerodinamica. Ele reduz a zona de baixa de pressao que fica atras do capacete e com isso a turbulencia diminui. Tudo com o unico objetivo de minimizar o esforco que a musculatura cervical precisa fazer para manter a cabeca estavel. Obviamente esse efeito so se dá em velocidades bem altas com o piloto bem encaixado na moto.
De forma secundaria ele pode ser usado para ventilacao e para armazenar cilindros de C02 pressurizado e os circuitos eletricos dos macacoes com airbag de ombro da Dainese e Alpine Stars.
Eu tenho 2 macacoes, um de 1 peca e um de 2 pecas.
Minha dica pra quem quer equipamento pra andar de moto esportiva é: esquece o 2 pecas.
Os supostos beneficios nao existem...
- Calor: O de 2 pecas teoricamente eh melhor pq vc tira a jaqueta. Ok, mas o de 1 peca vc tambem pode se despir da parte de cima. Sem vantagem pro 2 pecas.
- Banheiro: Pra mijar nao tem problema, o ziper do de 1 peca desce bastante. Pra cagar vc ta fudido de qq jeito!! Sem vantagem pro 2 pecas.
- Preco: Se estivermos falando de equipamentos de qualidade, os precos sao equivalentes. Um determinado modelo das melhores marcas que exista em versoes 1 peca e 2 pecas vao custar a mesma coisa. Existem modelos de 1 peca que sao bem mais caros, mas ao mesmo tempo tambem sao bem melhores. Sem vantagem pro 2 pecas.
- Conforto: Como os de 1 peca possuem modelos superiores, eles podem ser ate mais confortaveis. O de 1 peca tambem pode ter uma ventilacao melhor. Sem vantagem pra o de 2 pecas.
- Restaurante: É o único lugar que eu consigo ver uma pequena vantagem para o 2 pecas.
- Protecao: Se voce cair rapido com o de 2 pecas, enquanto escorregar vai ficar rezando pro ziper nao rasgar. Desvantagem enorme do 2 pecas
Se a ideia for andar fora de autodromo, viajando em motos de posicao mais sentada e em velocidades mais baixas, um de 2 pecas sem cupim vai muito bem. De preferencia a modelos que tenham protecao de ombros, cotovelo\antebraco e canela. E SEMPRE use um protetor de coluna por baixo da jaqueta.
Mas se voce quiser o de 1 peca, ele nao necessariamente vai ficar ruim numa moto "em pé". É questao de experimentar. Eu ja fiz uma viagem de 500km numa Ninja 650 (ER-6F) com o 1-peca e foi super confortavel. O cupim nao atrapalhou nada! Dá pra ver bem pela foto abaixo.

Minha dica pra quem quer equipamento pra andar de moto esportiva é: esquece o 2 pecas.
Os supostos beneficios nao existem...
- Calor: O de 2 pecas teoricamente eh melhor pq vc tira a jaqueta. Ok, mas o de 1 peca vc tambem pode se despir da parte de cima. Sem vantagem pro 2 pecas.
- Banheiro: Pra mijar nao tem problema, o ziper do de 1 peca desce bastante. Pra cagar vc ta fudido de qq jeito!! Sem vantagem pro 2 pecas.
- Preco: Se estivermos falando de equipamentos de qualidade, os precos sao equivalentes. Um determinado modelo das melhores marcas que exista em versoes 1 peca e 2 pecas vao custar a mesma coisa. Existem modelos de 1 peca que sao bem mais caros, mas ao mesmo tempo tambem sao bem melhores. Sem vantagem pro 2 pecas.
- Conforto: Como os de 1 peca possuem modelos superiores, eles podem ser ate mais confortaveis. O de 1 peca tambem pode ter uma ventilacao melhor. Sem vantagem pra o de 2 pecas.
- Restaurante: É o único lugar que eu consigo ver uma pequena vantagem para o 2 pecas.
- Protecao: Se voce cair rapido com o de 2 pecas, enquanto escorregar vai ficar rezando pro ziper nao rasgar. Desvantagem enorme do 2 pecas
Se a ideia for andar fora de autodromo, viajando em motos de posicao mais sentada e em velocidades mais baixas, um de 2 pecas sem cupim vai muito bem. De preferencia a modelos que tenham protecao de ombros, cotovelo\antebraco e canela. E SEMPRE use um protetor de coluna por baixo da jaqueta.
Mas se voce quiser o de 1 peca, ele nao necessariamente vai ficar ruim numa moto "em pé". É questao de experimentar. Eu ja fiz uma viagem de 500km numa Ninja 650 (ER-6F) com o 1-peca e foi super confortavel. O cupim nao atrapalhou nada! Dá pra ver bem pela foto abaixo.

Editado pela última vez por Villa em 15 Mar 2013, 15:06, em um total de 1 vez.
-
Robson
Ufa !!!Villa escreveu:
A maior funcao do cupim é de fato aerodinamica. Ele reduz a zona de baixa de pressao que fica atras do capacete e com isso a turbulencia diminui. Tudo com o unico objetivo de minimizar o esforco que a musculatura cervical precisa fazer para manter a cabeca estavel. Obviamente esse efeito so se dá em velocidades bem altas com o piloto bem encaixado na moto.
De forma secundaria ele pode ser usado para ventilacao e para armazenar cilindros de C02 pressurizado e os circuitos eletricos dos macacoes com airbag de ombro da Dainese e Alpine Stars.
Achei que eu estava ficando doido....rs
só olhar a foto abaixo, e ver que o cupim não tem nenhuma função de proteção, pq para o capacete chegar até ele o pescoço do cabra tem de dobrar 90o para trás, que convenhamos, vai quebrar a coluna do piloto....

Kuati, o capacete NÃO PODE ter seu movimento limitado..... como olhar para dentro da curva, ou para o lado, ou para cima, se tem algo agarrando o capacete de alguma forma ??

Só o lance do cagar aí que truco Villa, no de duas peças vc consegue arriar as calças e cagar se a diarréia for braba, eu não consegui soltar o barro com o meu pq não era diarréia e eu estava em casa, mas fosse numa emergência faria numa boa, é só destacar a jaqueta arriar a calça e vai embora.
Outra coisa, rolêzinho, após os rolês eu sempre paro num posto e bebo algumas, ficar parecendo uma banana descascada é ruim demais.
O lance da segurança, esses zíperes costumam ser bem fortes, nunca fiquei sabendo de alguém que caiu com o de duas peças e o zíper não aguentou. Mas que deve existir casos assim, isso deve, mas não sei se as consequências são tão drásticas, numa dessas só uma ralada na barriga ou nas costas.
Outro problema, se vc engordar tem que trocar o macacão todo, e na maioria das vezes só a jaqueta no de duas peças.
E sobre o cupim, em motos de guidão mais baixo, ele ajuda a firmar o capacete?
[ ]'s
Outra coisa, rolêzinho, após os rolês eu sempre paro num posto e bebo algumas, ficar parecendo uma banana descascada é ruim demais.
O lance da segurança, esses zíperes costumam ser bem fortes, nunca fiquei sabendo de alguém que caiu com o de duas peças e o zíper não aguentou. Mas que deve existir casos assim, isso deve, mas não sei se as consequências são tão drásticas, numa dessas só uma ralada na barriga ou nas costas.
Outro problema, se vc engordar tem que trocar o macacão todo, e na maioria das vezes só a jaqueta no de duas peças.
[ ]'s

Sim robson, mas naquele retão, acho que dá pra dar uma segurada legal fazendo um jogo de pescoço e ombros, principalmente em nakeds, tipo a última foto que vc postou que o capacete tá bem justo no cupim (cabra empinando), capacete segurado pelo cupim, em naked, dá pra ir embora numa boa.
[ ]'s
[ ]'s

- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Kuati, você caga muitoKuati escreveu:Só o lance do cagar aí que truco Villa, no de duas peças vc consegue arriar as calças e cagar se a diarréia for braba, eu não consegui soltar o barro com o meu pq não era diarréia e eu estava em casa, mas fosse numa emergência faria numa boa, é só destacar a jaqueta arriar a calça e vai embora.
[ ]'s
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Felizmente eu nunca precisei cagar de macacao, entao nao posso te CONFIRMAR qual eh menos impeditivo para a tarefa.
Mas a minha IMPRESSÃO é que a situacao sera complexa em ambos os casos.
Vc pode nunca ter ouvido falar mas a menor seguranca do 2 pecas é FATO. Tanto que muitos trackdays mundo afora nao aceitam roupa 2 pecas e em nenhuma corrida seria vc consegue largar com um desses.
Mas a minha IMPRESSÃO é que a situacao sera complexa em ambos os casos.
Vc pode nunca ter ouvido falar mas a menor seguranca do 2 pecas é FATO. Tanto que muitos trackdays mundo afora nao aceitam roupa 2 pecas e em nenhuma corrida seria vc consegue largar com um desses.
A parte sanitária do tópico tá muito engraçada! Dei altas risadas por aqui!! Já imaginei o cara com aquela revolta braba nos interiores, desesperado enquanto solta zíper e presilha, praticamente se borrando dentro do macacão (eca!).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
-
Robson
Villa escreveu: Vc pode nunca ter ouvido falar mas a menor seguranca do 2 pecas é FATO. Tanto que muitos trackdays mundo afora nao aceitam roupa 2 pecas e em nenhuma corrida seria vc consegue largar com um desses.
Villa, eu viajo com a moto, por longas distâncias.
A maior que fiz vestindo um macacão foi de Brasilia a São Paulo, 11 horas em cima da moto.
Na boa, não dá para usar macacão de 1 peça.
Então, tem de olhar o uso que se vai fazer.
Para mim, o de 2 peças pode ser menos seguro que o de 1 peça, mas é infinitamente mais seguro que um conjunto de cordura.
Hoje eu tenho um conjunto que é excelente para os pequenos roles, e para as viagens longas.....
-
Robson
rods escreveu:A parte sanitária do tópico tá muito engraçada! Dei altas risadas por aqui!! Já imaginei o cara com aquela revolta braba nos interiores, desesperado enquanto solta zíper e presilha, praticamente se borrando dentro do macacão (eca!).
O macacão, quando no tamanho correto, te limita muito os movimentos mais cotidianos....
por exemplo, não dá para vestir as botas se vc já vestiu a parte de cima do macacão.
muito menos pegar algum objeto em um armário mais alto.
é por isso que te aconselhei a experimentar bastante, tem de achar um modelo que fique certinho e não vai incomodar depois.
comprar pelo correio, nem pensar...... a não ser que já tenha experimentado um antes e compre outro identico.....
- Osama B Laden
- Dinossauro
E como dizem, a gente vive muito e sempre vê coisa nova.
O efeito aerodinâmico do cupim se resume a que ?
0,03 segundo em tomada de treino de profissionais ?? Olha lá se for isso...
É fato que o cupim impede uma torção extrema do pescoço, para trás, em caso de queda.
Diria que o cupim está para o motociclista tal qual o apoio de cabeça está para o motorista de automóveis.
Quer segurança ?? Use macacão com cupim !! Básico, porra; estética é o cu da cobra...
Porém... vai rodar com garupa (meu caso) ?? Opte por macaco sem cupim (tenho 2 sem cupim), pq a coitada vai ficar com torcicolo ou te dando cabeçada o tempo todo.
Única razão de haver macacão sem cupim é essa, o uso de motos com garupa, pq aquilo ali fode a vida de quem vai atrás... mas o demérito para a segurança é gritante.
Agora..., falar que aquilo é SOMENTE estética, pqp, piada...
Dinâmica ?? Ok se vc estiver brigando para derrubar uns 0,03 ou 0,003 segundo por volta.
Mesma coisa para macaco de 1 ou 2 peças... em tese a peça única é superior, mas na prática nunca escutei uma só história de que um de 2 peças veio a abrir quando chamado ao uso (capote)...
Seja prático:
Uso com garupa: sem cupim
Segurança em primeiro lugar: com cupim
Conforto: 2 peças
Diferença em termos de segurança, de macaco de 1 ou 2 peças... ridículo ponderar.
O efeito aerodinâmico do cupim se resume a que ?
É fato que o cupim impede uma torção extrema do pescoço, para trás, em caso de queda.
Diria que o cupim está para o motociclista tal qual o apoio de cabeça está para o motorista de automóveis.
Quer segurança ?? Use macacão com cupim !! Básico, porra; estética é o cu da cobra...
Porém... vai rodar com garupa (meu caso) ?? Opte por macaco sem cupim (tenho 2 sem cupim), pq a coitada vai ficar com torcicolo ou te dando cabeçada o tempo todo.
Única razão de haver macacão sem cupim é essa, o uso de motos com garupa, pq aquilo ali fode a vida de quem vai atrás... mas o demérito para a segurança é gritante.
Agora..., falar que aquilo é SOMENTE estética, pqp, piada...
Dinâmica ?? Ok se vc estiver brigando para derrubar uns 0,03 ou 0,003 segundo por volta.
Mesma coisa para macaco de 1 ou 2 peças... em tese a peça única é superior, mas na prática nunca escutei uma só história de que um de 2 peças veio a abrir quando chamado ao uso (capote)...
Seja prático:
Uso com garupa: sem cupim
Segurança em primeiro lugar: com cupim
Conforto: 2 peças
Diferença em termos de segurança, de macaco de 1 ou 2 peças... ridículo ponderar.
Se eu levantar a cabeça, usando capacete, ela trava no cupim. E não precisa ser 90 graus.
O Robson postou as fotos e percebam que na última o cara está praticamente travado capacete+cupim.
Eu cai de costas e acho que o cupim me ajudou de alguma forma, seja travando o capacete ou amortecendo um pouco a queda já que ele é "macio".
O Robson postou as fotos e percebam que na última o cara está praticamente travado capacete+cupim.
Eu cai de costas e acho que o cupim me ajudou de alguma forma, seja travando o capacete ou amortecendo um pouco a queda já que ele é "macio".
- Chedid
- Motoqueiro
- Contato:
E aí Rods, não lí td q o pessoal postou então de repente vc já leu algo que vou escrever, mas vou te contar o que ocorreu comigo.
Comprei a pouco mais de quatro meses meu macacão, experimentei no mínimo 10 diferentes modelos, tanto de duas como uma peça, o que me fez optar pelo que comprei foi o tamanho, pois sou muito magro e alto, então nenhum havia ficado bom 100% no meu corpo, felizmente achei um que casou legal e não precisei mandar fazer um sob medida.
Em relação a uma e duas peças o que senti foi que o uma peça parece melhor para pilotar, encaixa melhor, mas não é tanto assim, se eu fosse usar só a moto em pista acho que teria comprado um uma peça, mas como meu caso não é esse, e as vezes quero rodar só com a jaqueta ou quero chegar em algum lugar e tirar a jaqueta para andar a pé para algum lugar optei pelo duas peças.
Em relação a cordura que eu também tenho um conjunto você vai notar que o macacão é para rodar em velocidades elevadas realmente, dá para ver nitidamente que ele foi feito para isso, fora o fato das proteções serem muito melhores, isso você vai sentir na hora que colocar algum. Além disso para o calor não tem comparação, o meu é perfurado no peito e nas pernas então circula um pouco de ar por alí, no verão quase morria de cordura...
Se tiver mais alguma dúvida é só falar...
Comprei a pouco mais de quatro meses meu macacão, experimentei no mínimo 10 diferentes modelos, tanto de duas como uma peça, o que me fez optar pelo que comprei foi o tamanho, pois sou muito magro e alto, então nenhum havia ficado bom 100% no meu corpo, felizmente achei um que casou legal e não precisei mandar fazer um sob medida.
Em relação a uma e duas peças o que senti foi que o uma peça parece melhor para pilotar, encaixa melhor, mas não é tanto assim, se eu fosse usar só a moto em pista acho que teria comprado um uma peça, mas como meu caso não é esse, e as vezes quero rodar só com a jaqueta ou quero chegar em algum lugar e tirar a jaqueta para andar a pé para algum lugar optei pelo duas peças.
Em relação a cordura que eu também tenho um conjunto você vai notar que o macacão é para rodar em velocidades elevadas realmente, dá para ver nitidamente que ele foi feito para isso, fora o fato das proteções serem muito melhores, isso você vai sentir na hora que colocar algum. Além disso para o calor não tem comparação, o meu é perfurado no peito e nas pernas então circula um pouco de ar por alí, no verão quase morria de cordura...
Se tiver mais alguma dúvida é só falar...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!
Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
- Osama B Laden
- Dinossauro
Issaê !!Ratão escreveu:Se eu levantar a cabeça, usando capacete, ela trava no cupim. E não precisa ser 90 graus.
Imagine teu carro sem o apoio de cabeça, em caso de colisão traseira... mesmíssima coisa.
E isso pode se refletir em conforto?Ratão escreveu:Se eu levantar a cabeça, usando capacete, ela trava no cupim. E não precisa ser 90 graus.
E continuo com a opinião que o troço foi feito pensado unicamente em aerodinâmica, o lance de ser vir como apoio em caso de acidente é secundário.
E acho que a duzentinha já está fazendo efeito, principalmente se o capacete não for tão bom e não estiver tão preso à cabeça.

Evita um vão ali que poderia causar turbulência. O projeto era aerodinâmico, e não segurança, segurança entrou na parada como um efeito secundário e bem vindo.
[ ]'s

- Osama B Laden
- Dinossauro
Kuati escreveu:E isso pode se refletir em conforto?Ratão escreveu:Se eu levantar a cabeça, usando capacete, ela trava no cupim. E não precisa ser 90 graus.
E continuo com a opinião que o troço foi feito pensado unicamente em aerodinâmica, o lance de ser vir como apoio em caso de acidente é secundário.
E acho que a duzentinha já está fazendo efeito, principalmente se o capacete não for tão bom e não estiver tão preso à cabeça.
Evita um vão ali que poderia causar turbulência. O projeto era aerodinâmico, e não segurança, segurança entrou na parada como um efeito secundário e bem vindo.
[ ]'s
- tu-barao
- Roda Presa
UFAA!!Osama B Laden escreveu:Issaê !!Ratão escreveu:Se eu levantar a cabeça, usando capacete, ela trava no cupim. E não precisa ser 90 graus.
Imagine teu carro sem o apoio de cabeça, em caso de colisão traseira... mesmíssima coisa.
Até que enfim mais alguém.
Poxa, eu vejo nítidamente que o cupim limita meu movuimento de cabeça pra trás.
Quanto eu tinha o Spidi NRG 2 peças, nem tanto. Mas agora que tô com o Dainese 1 peça, quie tem o cupim bem maior, fica bem claro a proteção do pescoço.
Portanto quem acredita que é só aerodinãmica ou estética éstá enganado.
Abs
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
-
Robson
Osama B Laden escreveu:Issaê !!Ratão escreveu:Se eu levantar a cabeça, usando capacete, ela trava no cupim. E não precisa ser 90 graus.
Não é a mesma coisa, nunca.
O apoio de cabeça em um carro é uma estrutura, travada.
O cupim no macação é um "estofado", não está ligado estruturalmente no corpo do piloto, como o Hans, e vai se deformar se receber o esforço de uma pancada do capacete em uma queda.
Para quem acha que aquilo é para proteção do pescoço, sorry, descrição de uma "replica" tirada do site da Alpinestars:
http://www.alpinestars.com/moto/suits/r ... UOJyBw4sts
"MotoGP profile, aerodynamically sculpted back-hump promotes airflow within the suit when riding to help keep the rider cool and is designed to accommodate the central control unit for the Tech Air system."
Fico imaginando o atendimento de um cara caído, não dá para colocar o cara de costas para o chão pq vai precisar de um travesseiro para não dobrar o pescoço do cabra pra trás......
Lembrem-se de que esse tipo de macacão foi desenvolvido para pistas, pilotos profissionais, onde 0,003s faz falta.
-
Robson
para finalizar a discussão:
http://www.motogp.com/en/MotoGP+Basics/leathers
"PROTECTION
The various manufacturers supplying the leathers to the MotoGP™ participants therefore design the outfits to be as protective as possible – but they must also be aerodynamic, breathable, comfortable, durable, flexible, light and water resistant.
The MotoGP™ leather suits are mainly made of kangaroo leather, which is more resistant, more flexible and weighs less than cow hide. The leathers have to provide strong resistance and protection from abrasion and impact in particularly vulnerable areas such as the back, elbows and knees - whilst also giving the riders the elasticity they need when utilizing their lightening quick reflexes.
Of course the riders’ leathers also have to work perfectly in tandem with the helmets to stabilise the head, so the ‘humped’ back protectors the race outfits carry fit snugly against the helmets allowing air to glide over them aerodynamically when the riders are in the customary hunched riding position. When stood upright and off their racing machinery the back hump built into the back of the leathers can clearly be seen, but they are also fairly flexible to allow movement and bending of the back - in the right direction.
The built-in spinal column protection units and the chest protectors the leathers carry mainly use carbon, kevlar and titanium combinations to safeguard the riders without weighing them down. Indeed the overall weight of a Grand Prix rider’s leathers will of course vary in relation to his physical stature, with the entire weight of the leathers usually totalling around 3kg to 3.5kg"
http://www.motogp.com/en/MotoGP+Basics/leathers
"PROTECTION
The various manufacturers supplying the leathers to the MotoGP™ participants therefore design the outfits to be as protective as possible – but they must also be aerodynamic, breathable, comfortable, durable, flexible, light and water resistant.
The MotoGP™ leather suits are mainly made of kangaroo leather, which is more resistant, more flexible and weighs less than cow hide. The leathers have to provide strong resistance and protection from abrasion and impact in particularly vulnerable areas such as the back, elbows and knees - whilst also giving the riders the elasticity they need when utilizing their lightening quick reflexes.
Of course the riders’ leathers also have to work perfectly in tandem with the helmets to stabilise the head, so the ‘humped’ back protectors the race outfits carry fit snugly against the helmets allowing air to glide over them aerodynamically when the riders are in the customary hunched riding position. When stood upright and off their racing machinery the back hump built into the back of the leathers can clearly be seen, but they are also fairly flexible to allow movement and bending of the back - in the right direction.
The built-in spinal column protection units and the chest protectors the leathers carry mainly use carbon, kevlar and titanium combinations to safeguard the riders without weighing them down. Indeed the overall weight of a Grand Prix rider’s leathers will of course vary in relation to his physical stature, with the entire weight of the leathers usually totalling around 3kg to 3.5kg"
Não Osama, não está. O cupim não protege a cervical de fraturas. Não estou falando de achismo. Eu tenho alguns anos de Cirurgia Ortopédica nas costas e poderíamos conversar bastante sobre mecanismos de fratura de esqueleto axial para vc entender porque o cupim é incapaz de proteger contra essas lesões. Ademais, se esse efeito protetor realmente existisse, as grandes marcas de macacoes usariam isso nos seus materiais de publicidade e no entanto isso não acontece.Osama B Laden escreveu: O efeito aerodinâmico do cupim se resume a que ?![]()
O fato dele limitar um pouco a extensão do pescoco quando você quer olhar para cima nao significa nada no momento do trauma em que as energias envolvidas sao muito maiores.
A vantagem aerodinâmica não se reflete necessariamente em tempo de volta e sim no esforco que o piloto faz para manter a cabeca estável. O capacete é aerodinamicamente ineficiente e logo atrás dele se cria uma zona de baixa pressão que gera turbulência. Essa turbulência cansa o piloto. Um piloto cansado não rende, portanto aí está a funcao do cupim.
No ciclismo de velocidade os atletas usam capacetes com desenhos de melhor aerodinâmica. É a mesma idéia de reduzir a importancia dessa zona de baixa pressão atrás da cabeca. Sendo que no ciclismo se diz que isso baixa tempo dos atletas, principalmente em provas mais longas. Na motovelocidade tenho minhas duvidas se influencia no tempo de uma volta de treino, mas certamente tem um impacto positivo ao longo de uma corrida por reduzir o cansaco do piloto.