[VÍDEO] Será que o ABS da BMW GS1200 funciona na terra?

Grupo de discussão geral sobre motos.
diegonunes
Dinossauro

Re: [VÍDEO] Será que o ABS da BMW GS1200 funciona na terra?

Mensagem por diegonunes »

Nós vimos como funciona bem no vídeo, kkkkkkkk.

Andei na ex 650 GS do Erivan. Testamos numa descida lá em Gravatá, na casa de Gil, se vier um pouco mais rápido a moto não para, se fode no fim da ladeira, de terra.

Essa pescaria ai dos alemães foi boa, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

hUAHuahuhuUHauhAUHhuauhAUHAUHUA o kra no sufoco e os outros rindo tá engraçado bagarai. :lol:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

mamm2 escreveu: Mas vejam que legal: os alemón sabem que quem compra motoca deles é adulto e pode fazer a merda que quiser com o veículo pelo qual pagou uma grana preta, então eles deixam os pilotos fodões do MX desligarem o ABS quando quiserem fazer curva de lado na terra. Que idéia absurda, né? Onde já se viu deixar o dono decidir o que quer fazer...
Ahã....Absurda mesmo, pq desliga também a roda da frente...Que piloto profissional, fodão gostaria de fazer derrapagem com roda da frente??? :lala: Devagarinho, a 10, 20km.h até os da shineray funcionam :roll:

Ótimo se desligasse somente a roda traseira, como desliga tudo só tem uma explicação: GAMBIARRA que não funciona e alemon eu conheço bem, não deixam o deles na reta, botam uma chavinha pra desligar nessa situação pq o bagulho NÃO FUNCIONA...

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

diegonunes escreveu:Nós vimos como funciona bem no vídeo, kkkkkkkk.

Andei na ex 650 GS do Erivan. Testamos numa descida lá em Gravatá, na casa de Gil, se vier um pouco mais rápido a moto não para, se fode no fim da ladeira, de terra.

Essa pescaria ai dos alemães foi boa, rs.
O cara anda a 10, 20km.h daí funciona né, até shineray funciona assim kkkkk

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

diegonunes escreveu:Existe alguma informação no manual destas motos com relação ao uso perigoso do ABS em off?
Sim, eles são bem claros. Não tem sugar coating com os alemón. Eis meu manual (especial atenção à seção "What are the effects of surface irregularities?"):

Imagem
Imagem
Imagem

Mas please, não deixem os fatos atrapalharem a tradicional malhação bávara do M@D! Continuem, é divertido.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

diegonunes escreveu:Nós vimos como funciona bem no vídeo
Como eu disse, pra mim funciona. Não houve nenhum problema aqui:
Imagem

...nem aqui (olhem só, está até acesa a luz de freio e eu não passei reto na pirambeira!):
Imagem

...nem aqui:
Imagem

Mas repito, eu sou bração.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Russo, chorei de rir com o vídeo também, mas no fundo imagino o desespero do cara... pica, podia ter ser machucado feio.

Sobre o uso do ABS na terra acho arriscado, não faria. Uma coisa é um cabaço se borrando todo, andando com margem de espaço para frear com ou sem ABS (isto é, local plano, amplo, etc), mas que prefere "perder o controle" da frenagem a frear em excesso e perder a frente. Nestes casos, realmente o ABS "funciona" (leia-se não vai cair pela frenagem errada, mas pode cair/bater em consequência da falta de freio).

Outra coisa é pilotar uma moto no offroad e querer usar o ABS para ajudar, nisso eu DUVIDO que qualquer um funcione. Simplesmente porque a pilotagem no offroad exige que a roda traseira seja travada em diversas situações e várias as vezes a aderência é próxima do zero, ou seja, o ABS não dá conta (ainda não existe um computador que consiga calcular em décimos de milésimos a aderência máxima do solo naquele cm a ponto de modular uma frenagem mesmo situações sem aderência mínima para parar).

Exemplo? Existem situações (ex descidas em pisos enlameados) onde a aderência é quase zero e qualquer toque no freio é inútil, pois só serve para levar ao chão. Em situações como essa o único freio que existe é o motor e o barranco, nestes casos ou o piloto solta a moto e espera para frear lá embaixo (desce igual ao vídeo, kkk), ou, se não tiver espaço para frear, o piloto não pode deixar a moto embalar. Nessa segunda situação o desespero é grande, vale tudo, desde descer fora da moto com ela tombada ("trilheiro rôia") até descer escorando a frente no barranco, árvore, etc. Ou seja, o ABS nesse tipo de situação "extrema" atrapalha mais do que ajuda, como vimos no vídeo.

Enfim, sendo Honda, KTM ou BMW, na terra, eu desligaria o ABS sempre. Assim como o controle de tração que já ouvi relato do Lacraia em subida de terra quase caindo porque o motor simplesmente cortava a ponto de quase a moto voltar pra trás por falta de potência. Ou seja, eletrônica, só serve para o asfalto e ponto. Usar ABS e controle de tração da terra é furada, coisa de quem não sabe o que está fazendo.

Abs,
Marcus DT
diegonunes
Dinossauro

Mamm, não estou malhando a marca, de forma alguma, estou comentando uma característica, só isso, que fique bem claro. Pelo menos ainda, não adquiri o mau costume daqui.

Se a BWM informa a condição insegura do freio em determinadas situações, muito bom, é o mínimo que se pode esperar.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Marcus DT escreveu:Uma coisa é um cabaço se borrando todo, andando com margem de espaço para frear com ou sem ABS (isto é, local plano, amplo, etc), mas que prefere "perder o controle" da frenagem a frear em excesso e perder a frente. Nestes casos, realmente o ABS "funciona" (leia-se não vai cair pela frenagem errada, mas pode cair/bater em consequência da falta de freio).
Este sou eu, por isto funciona pra mim.
Marcus DT escreveu:Enfim, sendo Honda, KTM ou BMW, na terra, eu desligaria o ABS sempre.
Claro, é o certo. Tu és fera e quer andar rápido no barro, tem que desligar ABS. Mas daí voltamos àquele problema: tem certas marcas (tu até citou uma) que não permitem que tu desligue. Foda.

Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Marcus DT escreveu:
Outra coisa é pilotar uma moto no offroad e querer usar o ABS para ajudar, nisso eu DUVIDO que qualquer um funcione. Simplesmente porque a pilotagem no offroad exige que a roda traseira
Aí é que tá o ponto meu amigo, se a coisa fosse bem feita, então que desligasse apenas a roda traseira, já vi que tu gosta de off, pq diabos alguém gostaria de arrastar a roda da frente???

Explicação: Tem a maldita chavinha pq não funciona, só isso....

Vi esses dias por aqui mesmo, que a KTM na última moto é que até que em fim fez isso, desliga apenas a roda traseira....

Depois tem outra...Off road ao ponto de arrastar de lado roda traseira num mamute desses?? :yeahrite: eu hein

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

diegonunes
Dinossauro

Cada um tem que defender sua cria, Bagé. }:)
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

diegonunes escreveu:Mamm, não estou malhando a marca, de forma alguma, estou comentando uma característica, só isso, que fique bem claro. Pelo menos ainda, não adquiri o mau costume daqui.

Se a BWM informa a condição insegura do freio em determinadas situações, muito bom, é o mínimo que se pode esperar.
Bicho, pode malhar à vontade, não tenho ação deles então tô pouco me fudendo pros alemón... eheh

Só comento qual a experiência que EU tenho. Vai que é útil para alguém na mesma situação.

Sobre informar onde funciona e não funciona, concordo contigo: é o mínimo que se espera. Nada desta de "o nosso não desliga porque nós sabemos o que é melhor pra ti, pode confiar". E tem mais: pode ter certeza que os japas que vetaram o botão pra desligar foram os "adevogados", e não os engenheiros. Raciocínio dos "adevogados" japas para evitar litígio: "já pensou se um zé mané desliga o ABS e se estabaca embaixo dum caminhão, numa situação onde o ABS o teria salvado? Estamos fudidos, indenização monstra. Deixa ligado sempre."

Aliás, toda esta seção "Engineering details" dos manuais dos alemón é ótima, detalha exatamente o que cada sistema faz e, principalmente, o que ele não faz. Não deixa pedra sobre pedra. É uma coisa que deveria ser copiada pelas outras fabricantes.
Editado pela última vez por mamm777 em 21 Fev 2013, 10:17, em um total de 1 vez.

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

E pq o CBS-ABS da Honda funciona na terra e o ABS da BMW não funciona?

mamm2, na verdade esse tipo de piso aí das suas fotos acho que é mais tranquilo, parece um pisto bem compactado, o bicho pega é em areia mais fofa.

[ ]'s
Imagem
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Kuati escreveu:E pq o CBS-ABS da Honda funciona na terra e o ABS da BMW não funciona?
Funciona pra bração ou funciona pra piloto de MX? Tem algum piloto de MX que usa? Pra bração, o dos alemón também funciona.
Kuati escreveu:o bicho pega é em areia mais fofa.
Bicho, areia fofa eu andava com a 650 e já era um sufoco. Com a 1200 quero distância de areia... eheh

diegonunes
Dinossauro

mamm2 escreveu: Só comento qual a experiência que EU tenho. Vai que é útil para alguém na mesma situação.

Sobre informar onde funciona e não funciona, concordo contigo: é o mínimo que se espera. Nada desta de "o nosso não desliga porque nós sabemos o que é melhor pra ti, pode confiar".

Aliás, toda esta seção "Engineering details" dos manuais dos alemón é ótima, detalha exatamente o que cada sistema faz e, principalmente, o que ele não faz. Não deixa pedra sobre pedra. É uma coisa que deveria ser copiada pelas outras fabricantes.
Concordo.

Aproveito pra fazer um adendo quanto a MINHA visão do C-ABS da XRE. Ele funciona muitíssimo bem na terra, muito melhor do que todas as outras com ABS que andei, obviamente longe de ser suficiente para os prós no barro, mas, cumpre o papel muito bem pros usuários mais afoitos, coisas que as demais não fazem, só isso.
Editado pela última vez por diegonunes em 21 Fev 2013, 10:29, em um total de 1 vez.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Ah, isso é verdade, trabalho com alemon uns 25 anos, não deixam nada na reta, se tem algo que não funciona a contento eles deixam explicado, no fundo é pra tirar o deles da reta....Nas máquinas é mesma coisa...

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Esta q o freio com abs não funciona na terra, pra mim é novidade.... :o
Carai....
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Anzolim escreveu:Esta q o freio com abs não funciona na terra, pra mim é novidade.... :o
Carai....
Só corrigindo, só o da bm e ktm não funcionam :-D :lala:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Está clara a falha no ABS, acho que abaixo de uma certa velocidade em falta extrema de aderência deveria ser desligado automaticamente, algo assim....

Então a justificativa do abs fazer isso, é que se estivesse desligado ele cairia rapidamente por travamento da roda? Não é possível, nesses terrenos devemos ter a noção de frear travando e destravando as rodas rebolando a moto e regulando na mão.

Se o cara vem na estrada rápido, como até o minholi falou aí, e cai para um trecho sem aderência nenhuma, acho que ter o ABS é muito melhor pois a maioria não teria reação de frear sem derrapar. A não ser que cair de lado derrapando seja melhor que bater de frente com tudo ahhaha.

Bizarro!!!!!!!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

marquinho escreveu:nesses terrenos devemos ter a noção de frear travando e destravando as rodas rebolando a moto e regulando na mão.
Pois é, pra mim o principal problema do vídeo é o piloto numa situação muito além do que ele pode controlar (way over his head, como dizem os yankees).

Eu, nesta pirambeira aí do vídeo, cairia de alemoa, de japonesa, de inglesa, de austríaca, com ABS, sem ABS, de burguinha, de CG, etc. Acho que cairia até de bicicleta.

Responder