A vida e a morte em cima de uma moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
Helder.soares
Dinossauro

Re: A vida e a morte em cima de uma moto

Mensagem por Helder.soares »

Valdicreidison Letisgô escreveu:
motociclista-sjc escreveu: Aprendemos com os erros alheios? Não, só podemos aprender com nossos próprios erros.
acho q podemos aprender muito sim com erros dos outros.
Tem um velho ditado que sigo e adoro.....
A diferença do inteligente e do sábio é o seguinte....
O inteligente erra uma vez e aprende com o erro, nunca mais cometerá o mesmo erro.....
O sábio, por sua vez, aprende com os erros dos outros......
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Giacome
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Giacome »

Fábio, guarde consigo esta experiência e use-a para a vida; não dê bobeiras; valorize seus familiares; não exagere; em motocicletas, aprendi que habilidade é algo relativo; depende de cada um; a meta é não incorporar habilidades que não são nossas, mas sim saber o limite de nossas habilidades; tirando as cagadas dos outros, que podemos antecipar (ou não), temos nossos limites e devemos respeitar; sempre tive motos pequenas; quando adquiri a hornet já pensei: ela me desafia, mas não caio nessa; pra que correr? a minha felicidade é saber que ela pode quando precisa e não usar aquilo que não consigo dominar. devemos ter cuidado com poder; (o poder da cilindrada rsrsr). e leve e consideração o seguinte ditado:
"as coisas boas guarde como lembrança; as ruins como experiênicia" abraços cordiais.
"As conquistas não são obras do acaso, são frutos do merecimento"
em 25 de maio bye cb300...entra NH 2008 preta
motociclista-sjc
Motociclista

A vida e a morte em cima de uma moto

Mensagem por motociclista-sjc »

SOBRE APRENDER COM OS ERROS DOS OUTROS
Considero impossível obter toda gama de informações provenientes da pilotagem de uma moto apenas observando alguem cometer erros, é o que eu chamo de um conjunto de situações que levam ao acidente e ainda tem a variável da perícia de cada um. Pode ser que o erro em si passe desapercebido. Assim sendo, nada como aprender pilotando e os limites são muito peculiares de pessoa para pessoa. Eu nunca caí de moto justamente por jamais arriscar na sorte e olha que eu já andei de Fan no trânsito a la cachorro louco, essa semana mesmo travei a roda traseira da Fan pra conseguir parar e não bater na traseira de um Gol branco que simplesmente parou na pista. Então é como eu digo, não posso dizer que aprendi vendo um motoboy passar pela mesma situação, ando nos limites que tenho experimentado nessa moto e até hoje Deus tem me concedido livramento.
Helder.soares
Dinossauro

sjc...se travou a roda, errou e aumentou seu espaço percorrido durante a frenagem....
cara... Assista um keith code para ver que dá para aprender a se safar numa situação de extremo risco sem nunca ter passado por ela...
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

buenas... o anzolim usou do termo medo, de forma generica... esse medo tbem tenho... ele se traduz mais um procedimento de prudencia, severa atenção com o que acontece... procurando prever e antever a situação... é claro que piloto tbem de forma prazeirosa e relaxada... mas isso depende por onde estou circulando...

até hoje tive somente um pequeno encostao num carro que me fechou... isso foi em 1971(nem tinha habilitação) qdo tinha a bmw 1952... mas isso nao me serve para me vangloriar... nao admito queda ou batida... nao é preciso isso para se andar de moto.

salud, pe49
dragstar650-1998 "Laranja Mecânica" ISRA 29929
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
capacete aberto: cheirando os fedores da estrada
Não tem perdão...
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

pe49 escreveu:buenas... o anzolim usou do termo medo, de forma generica... esse medo tbem tenho... ele se traduz mais um procedimento de prudencia, severa atenção com o que acontece... procurando prever e antever a situação... é claro que piloto tbem de forma prazeirosa e relaxada... mas isso depende por onde estou circulando...

salud, pe49
Isso ai Pedrão!

Uns "procuram" mais que os outros... assumem erros maiores... não preciso nem explicar. ;-)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
motociclista-sjc
Motociclista

Mensagem por motociclista-sjc »

Helder.soares escreveu:sjc...se travou a roda, errou e aumentou seu espaço percorrido durante a frenagem....
cara... Assista um keith code para ver que dá para aprender a se safar numa situação de extremo risco sem nunca ter passado por ela...
Não foi a primeira vez que me ocorreu esse lance, a primeira reação é travar os freios mesmo, mas sempre me safo. Evito sempre as situações de risco extremo e exporadicamente procuro aguçar os sentidos costurando "civilizadamente" entre os carros pra sair do bolo. Tiozão quando está dirigindo costuma dormir até no semáforo. Vazo do bloco da geriatria. Ah, sim, como não poderia ser diferente, no gol branco lá era um velho parando o carro no meio do trânsito. Vazei.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

Helder.soares escreveu:sjc...se travou a roda, errou e aumentou seu espaço percorrido durante a frenagem....
acho que o que anda faltando no forum é isso
conversa de como pilotar, de como freiar, fazer curvas
de treinar a teoria na prática em situações controladas
ler e discutir tecnica de pilotagem com pouca zuação
li agora a pouco um dizendo que travou o freio trazeiro para escapar de um acidente
mas o que para é aonde está a massa, o peso, e é o freio dianteiro pq moto não é bicicleta
para o menino que morreu faltou isso
assustou com a chegada da meia curva, sou da cidade do perigo e rodei por lá
chamou freio e desequilibrado deu gás e saiu da moto
triste, sim muito triste, mas um pouco de discussão séria do que fazer
treinar uma vez ou outra e isso não teria acontecido
vale aqui e vale no forum dos que acham que o punho direito é poderoso
não é questão de ter medo ou coragem, ser experiente ou não
só de conhecimento de que como as coisas funcionam

ver mortos ou mortes por força de profissão já não me assusta
mas ainda fico assustado com o que pode e deve ser evitado
saindo da moto, como exemplo, esta semana morreu um casal
que estavam em um motel no qual o aquecedor de água a gás ficava dentro do banheiro
...

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
mobi
Motociclista
Contato:

Mensagem por mobi »

X2!

[]s,

Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
Helder.soares
Dinossauro

motociclista....mas foi por esse motivo que alguns jaspions pararam de postar aqui e migraram pro www.ssriders.com.br
Lá a gente pode discutir sobre pilotagem, tecnicas de pêndulO, frenagem, etc, sem levar pedradas...entra lá..
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

Helder.soares escreveu:motociclista....mas foi por esse motivo que alguns jaspions pararam de postar aqui e migraram pro http://www.ssriders.com.br
Lá a gente pode discutir sobre pilotagem, tecnicas de pêndulO, frenagem, etc, sem levar pedradas...entra lá..
buenos dias... comanchero helder...a questao que vejo, é que o pessoal das speedis quer discutir todas as tecnicas - as quais evidentemente sao importantes - e praticá-las no meio do transito ... para testar os limites e aprender quais sao os limites, penso que o local seria uma pista ... quem sasbe depois do aprendizado heheh, seria o caso de ir para a estrada comum.... já livres de uma boa carga dos riscos inerentes....
hoje, domingo... o pessoal do forum das mid, está num curso de tecnicas de pilotagem, organizado pelo komatsu, no auto shopping total em santo andré.
salud, pe49
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
Não tem perdão...
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Helder.soares escreveu:motociclista....mas foi por esse motivo que alguns jaspions pararam de postar aqui e migraram pro http://www.ssriders.com.br
Interessante saber. Acabo de criar minha conta lá, sinto falta desse tipo de assunto por aqui.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Beto
Roda Presa

Mensagem por Beto »

Fabio e demais m@dianos, lamento a perda de uma vida que poderia ter sido evitada com a mudanca de comportamento menos atrevido no transito. Aqui na cidade existem os motoboys que carregam 3 botijoes de gas na moto andando sempre na loucura... num acidente da pra imaginar os botijoes cheios raspando no asfalto...
No domingo passado, estava voltando de BH na Rod. Fernao Dias, logo apos o primeiro pedagio, a noite, no meio da pista me deparei com resto de carga de um caminhao e tive a infelicidade de nao conseguir desviar a tempo porque era uma subida e curva mesmo estando a 100 km/h. Resultado: duas rodas e pneus do carro danificados e mais outros 4 carros com um deles com carter ferrado...
Penso que se fosse de dia nao seria possivel me livrar tambem, mas se estivesse de moto nao estaria mais aqui porque logo depois de mim, um Palio e uma carreta passaram por cima da carga que caiu do caminhao, isto e, se tivesse parado ou batido de moto, ou o Palio ou a carreta teriam me atingido...
Sei la, o jeito e tocar a vida e lamber as feridas!
Abs
Editado pela última vez por Beto em 27 Mai 2012, 11:59, em um total de 1 vez.
"Cavalheiros, a vida é muito curta...Se nós vivemos, vivemos para andar sobre a cabeça dos reis." (Willian Shakespeare)
Imagem
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Fábio, mesmo de forma minimalista (post de fórum), queria contribuir pro alívio de sua angustia. Passei por algo muito parecido no ciclismo, mas felizmente o companheiro não chegou a falecer. Um amigo ao meu lado não acatou a ordem de assalto e foi alvejado nas costas.

Nós que gostamos de moto, precisamos ter em mente que se trata de um estilo de vida perigoso, logo, se quisermos nos manter neste, somos obrigados a fazer por onde diminuir os riscos e conviver com as fatalidades, sempre haverá.

Nosso dever é transmitir os ensinamos corretos que adquirimos com o tempo, cursos e experiências, mas ninguém é obrigado a "comprar" conselhos. Façamos a nossa parte.

Infelizmente agora não há nada que se possa fazer, além de se confortar com o tempo. Da maneira mais triste, fica o ensinamento e o exemplo de que alguns segundos de emoção não são válidos em troca de nossas vidas. Tenhamos cautela senhores.

Concordo com os M@D Jaspions, a muito tempo o M@D vem se tornando um fórum de zoações.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Fábio,
há momentos na vida em que por mais que a gente queira fazer algo, somos na verdade, assistentes.
Minha mãe morreu na minha frente em um quarto de hospital. Impossível ter feito alguma coisa naquela hora, nem uma equipe médica inteira conseguiu.
Não se sinta mal, você fez o principal que foi ser solidário naquele momento. E onde seu amigo estiver ele certamente deve estar desejando que você fique tranquilo e sossegado.

Quanto às motos:
- o medo é uma manifestação do instinto de sobrevivência. Instinto não é coisa do tipo liga-desliga, ele existe e pronto. Quem diz que não tem medo, pode internar que o cara está abilolado das ideias
- meu pai que também andou de moto dizia que um tombo a 40 Km/h pode matar. Era um comentário no sentido: todo cuidado é pouco.
- eu procuro sempre evitar atitudes que possam resultar em arrependimento depois. Por exemplo, frear mais tarde ou acelerar mais do que o bom senso indica. Faz parte de um conjunto de medidas que tenho tomado que estão até dando bom resultado pois a última vez que vi o chão de perto foi em 1984.

Tem algo que eu observo muito em todos os foruns de motos: qual moto anda mais ou "qual dá benga em qual". Por exemplo, a discussão da hora é qual dá mais velocidade final, a Ninjinha ou a CB 250 R. Mas até agora não vi ninguém preocupado em saber qual das duas motos freia melhor. Talvez porque freio seja desnecessário, né?

Muita coisa na vida me passa na mente como um aviso. A vida é feita de alertas a todo momento. Já tive situações tenebrosas que sobrevivi por um metro ou um segundo. Mas aprendi com aquilo.
Quem sabe muitos de nossos irmãos estejam sendo chamados pelo Criador até para nos avisar para todos maneirarem porque a coisa está feia para o nosso lado, como já disse em outro tópico, hoje nada é favorável para se andar de moto nas nossas ruas e estradas, se a gente ficar enrolando mais e mais o cabo, o futuro é catastrófico.

Apesar disso, as instituições têm sua parcela de culpa. É bem legal o texto abaixo no ponto onde fala sobre a situação das nossas ruas e estradas. Inclusive o temeroso guardrail é mencionado nesta crônica do Roberto Agresti do UOL Carros:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/05 ... falto.jhtm
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

diegonunes escreveu:........., a muito tempo o M@D vem se tornando um fórum de zoações.
bueno... comanchero diegonunes... isto aqui sempre foi construído sobre zoações...qdo aqui entrei em 2005 perguntando sobre motos custons levei uma espinafrada direta... eheheh acho que foi do stuka....
esta casa continua igual...até pq nao tem mais como piorar...huahauah
salud, pe49
Não tem perdão...
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

pe49 escreveu:
diegonunes escreveu:........., a muito tempo o M@D vem se tornando um fórum de zoações.
bueno... comanchero diegonunes... isto aqui sempre foi construído sobre zoações...qdo aqui entrei em 2005 perguntando sobre motos custons levei uma espinafrada direta... eheheh acho que foi do stuka....
esta casa continua igual...até pq nao tem mais como piorar...huahauah
salud, pe49
Ledo engano, meu amigo.

:lol: :lol: :lol:
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Robson

Mensagem por Robson »

:no:

Foram pra lá pq aqui só sobrevivem os fortes..... :lol:
Robson

Mensagem por Robson »

diegonunes escreveu: Concordo com os M@D Jaspions, a muito tempo o M@D vem se tornando um fórum de zoações.

Vamos fazer uma semana de tolerância ZERO ?

Sem zoações, pra ver como fica ?
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Robson escreveu:
diegonunes escreveu: Concordo com os M@D Jaspions, a muito tempo o M@D vem se tornando um fórum de zoações.

Vamos fazer uma semana de tolerância ZERO ?

Sem zoações, pra ver como fica ?
Pra mim vai ficar bom, não gosto de zoações :cool:

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Responder