Custa caro manter uma moto velha?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Re: Custa caro manter uma moto velha?

Mensagem por Marcus DT »

Ticano, a XT é um "tanque", mas alguns itens certamente duram metade do que numa moto street. É quase que de praxe a cada 20.000 kms eu trocar os rolamentos das rodas, da caixa de direção e a relação completa (e olha que só uso Vaz/Riffel com corrente DID 520VD).
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Eu já fui um "adorador de velharias". Prém, com o passar do tempo, eu fui enjoando das bicheiras... primeiro foi com os carros, a última tranqueira que tive foi o Karmann Ghuia 1970, que já se foi... agora, só carrinho moderninho, fico com eles entre 3 e 5 anos e depois troco por um zero km.

E, com as motokas a história está se repetindo... estou com duas CBs 400 encostadas. A dúvida é se faço rifa ou se dou baixa no Detran e vendo as peças...

Estou também com uma HD 2005 e com uma Teneré 250 2011... logo logo passo elas prá frente e pego outras mais novas...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Russo escreveu:Ae Kameraden...

Eu já fui um "adorador de velharias". Prém, com o passar do tempo, eu fui enjoando das bicheiras... primeiro foi com os carros, a última tranqueira que tive foi o Karmann Ghuia 1970, que já se foi... agora, só carrinho moderninho, fico com eles entre 3 e 5 anos e depois troco por um zero km.

E, com as motokas a história está se repetindo... estou com duas CBs 400 encostadas. A dúvida é se faço rifa ou se dou baixa no Detran e vendo as peças...

Estou também com uma HD 2005 e com uma Teneré 250 2011... logo logo passo elas prá frente e pego outras mais novas...
Eu penso +- que moto assim, como as tuas CBs e minha DT e CB, sao hobbys, coisas que a gente so pode mexer quando o que vai gastar realmente nao vai desagregar nada e o tempo utilizado tbm nao tem nada melhor a ser feito.

No estagio atual eu quero mesmo e rodar, curtir e viajar... deixar esse negocio de mexer, alterar, reformar pra quando nao estiver mais conseguido pilotar hehehehe.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Com todas essas revisões, sua moto tá mais nova que a minha XRE 2011 com 11 mil, kkkkkkkk.

Eu jurava que eu era um cara cuidadoso!! :lol:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Russo, até curto uma "velharia" (V8, motores a ar, 2Ts, Four antigas, etc), mas não considero minha XT600 uma delas. Minha opinião: não é porque a moto tem 15 anos que é uma velharia, mais importante do que a idade é o uso que foi dado ao longo desses anos. E minha moto é cabacinho ainda, ehehe.

Se uma moto minha for 2012 ou 1996, não interessa, a cada 15.000~20.000 kms eu paro e faço essa revisão completa. Só acho que NÃO vale a pena fazer quem troca de moto com 30.000~40.000 kms, do contrário, sai mais barato fazer a preventiva do que deixar a bomba explodir.
diegonunes
Dinossauro

Concordo, porém a ressalva fica pros exageros né, rs.

A pergunta que não quer calar, você troca oleo com qual km?
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Marcus DT escreveu:Russo, até curto uma "velharia" (V8, motores a ar, 2Ts, Four antigas, etc), mas não considero minha XT600 uma delas. Minha opinião: não é porque a moto tem 15 anos que é uma velharia, mais importante do que a idade é o uso que foi dado ao longo desses anos. E minha moto é cabacinho ainda, ehehe.

Se uma moto minha for 2012 ou 1996, não interessa, a cada 15.000~20.000 kms eu paro e faço essa revisão completa. Só acho que NÃO vale a pena fazer quem troca de moto com 30.000~40.000 kms, do contrário, sai mais barato fazer a preventiva do que deixar a bomba explodir.

Marcus, eu so quis dizer que, por exemplo, a media de km por ano normal e cerca de 10 000km/ano,ou pelo menos isso e o que eu acho.

Uma moto com 15 anos como a tua XT teria 150 000km. Ai a manutencao comeca a ficar mais seria, com troca de pistao, retifica de cilindro, cabecote, embreagem, a campana comeca a fazer barulho (nao que de problema, mas e chatissimo e uma nova custa R$900,00), entende?

Se eu achasse uma XT como a tua era quando vc comprou, abracaria numa boa, tanto que quero fazer isso ano que vem... mas essas excessoes sao raras, a maioria e visivel adulteracao na km, ou falta de manutencao, etc...

Tua moto, se fosse dentro do padrao, ja teria passado da idade e seria uma bela velharia,como a minha 97 era.
Mas ela foi pega nova e muito bem cuidada, entao continua em estado de nova. Se continuar assim, e com MO de confianca, nao compensa nem trocar - O custo beneficio e muito bom!

saudade do torcao da 600 :-|

Diego nunes, ate concordo com os exageros - eles compram sua confianca na moto...
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

diegonunes escreveu:...

A pergunta que não quer calar, você troca oleo com qual km?
Noiado como o DT é com manutenção, independentemente da quilometragem percorrida ele troca óleo e filtro de óleo às terças, quintas e sábados. Segundas, quartas, sextas, domingos e feriados ele lava e lubrifica pinhão, coroa e corrente. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Diego, troco religiosamente com 3.000 kms (só utilizo Yamalub e filtro de óleo Valflex). Como rodo pouco e o Yamalub tá custando 13,50 não fica pesado (a XT pega 2,8L).

RAlves, esse é o ponto, na minha cabeça nenhuma moto de menos de 15.000 oferece o mesmo custo benefício que minha XT600. Por isso ainda não troquei. Mas é lógico que se tivesse uns 17.000 provavelmente pegaria uma XT660 zeradinha!

O que eu tentei levantar com esse tópico, além dos custos, é que nem toda moto antiga é porcaria, entende? Posso falar disso com propriedade, minha primeira moto foi uma DT180 1983 que comprei em 2001 e fiquei 2 anos com ela (rodando em trilha, nunca nem fiz o motor, vendi standard ainda). A segunda foi uma DT200R 1997 que comprei em 2003 ou 2004 com 4.500kms, rodei mais de 30.000 kms e vendi sem nunca ter tido problemas (fiz minha viagem mais longa nela = 5.000 kms). E por fim a XTzona que tá comigo.

Eu não compro moto por ano, compro por estado e tesão. Dá trabalho achar moto antiga boa? Dá e custa caro. Minhas dúvidas foram pegar uma DT200R antiga zero ou uma XR200R, depois foi uma XT600 antiga zero ou uma Falcon... sempre preferi a que me agradava mais e procurava até achar uma zerada.
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Parabéns, Marcus, por comprar a moto que lhe dá na telha ao invés de ir com a maré e comprar as motos por ano, como muitos fazem. Já ouvi muitos murmurinhos de pessoas que gostariam de ter as motos que gostam ao invés das que os fabricantes lhe enfiam pela goela abaixo.

Abraço,
Hawk
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

Putz, o cara cobrou 30 conto pra trocar um kit de transmissão além da revisão. :-? :-?
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

mais vale uma velha que te de adrenalina e te satisfaça do que uma nova manca com computadores saltando dos lados que se pegar chuvinha e laminha entra tudo em curto e queima.
diegonunes
Dinossauro

Pois é DT, ainda existem ótimas motos antigas, o grande segredo é achar. Outro ponto importante é que dependendo da idade a moto, muitas peças originais são difíceis de achar, ai onde mora o perigo.

Pelo menos você faz um troca de óleo sensata. Tem gente que troca a cada 1.000, mesmo usando Yamalube, kkkkkkk. Vai entender.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

diegonunes escreveu:Pois é DT, ainda existem ótimas motos antigas, o grande segredo é achar. Outro ponto importante é que dependendo da idade a moto, muitas peças originais são difíceis de achar, ai onde mora o perigo.

Pelo menos você faz um troca de óleo sensata. Tem gente que troca a cada 1.000, mesmo usando Yamalube, kkkkkkk. Vai entender.
Diego, o que o DT falou sobre a periodicidade de troca de óleo nas motos dele é MENTIRAAAAAAA, veja o que eu informei acima. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
diegonunes
Dinossauro

:rof:
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

Muito legal e interessante o seu tópico, Marcus. Ao igual que você, tenho anotados todos os custos de peças e revisões que já foram feitas na minha Burgman 125, a qual comprei 0km há 5 anos atrás, e atualmente está com 42.400 kms. Até hoje as duas revisões mais baratas custaram R$27,00 :lol: (a 1ª e a 2ª, de 1.000 e 3.000 kms respectivemente, apenas troca de óleo e filtro de óleo). Já a mais cara foi a de 36.000 kms, morrí em exatos R$871,44 :shock: :cry: pois tive de trocar o CDI da scooter.
Imagem
Criamangostas
Mito

Optimus Leo escreveu: so lembro de ter que viver comendo ramen e sardinha durante meses Imagem
Eu não estaria disposto a chegar a esse ponto por causa de uma moto ou um carro, ou qualquer outro bem material...
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Criamangostas escreveu:
Optimus Leo escreveu: so lembro de ter que viver comendo ramen e sardinha durante meses Imagem
Eu não estaria disposto a chegar a esse ponto por causa de uma moto ou um carro, ou qualquer outro bem material...
Quando o turbo enchia e sentia as 4 rodas querendo destraccionar antes de entrar em warp speed, valia a pena Imagem
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Criamangostas
Mito

:lol:
Imagem
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

diegonunes escreveu:Pois é DT, ainda existem ótimas motos antigas, o grande segredo é achar. Outro ponto importante é que dependendo da idade a moto, muitas peças originais são difíceis de achar, ai onde mora o perigo. Pelo menos você faz um troca de óleo sensata. Tem gente que troca a cada 1.000, mesmo usando Yamalube, kkkkkkk. Vai entender.
Antiga e pouco usada tem que ter paciência e bom senso. Não adianta comprar uma moto com 5 donos e achar que todos são amigos de infância, ou confiar que a moto tem a manutenção em dia mesmo sem NFs pra comprovar, etc. E sempre bato na tecla que é completamente diferente uma moto antiga bem cuidada de uma reformada (passo longe).

Sobre a troca de óleo, acho que depende do uso, da moto, etc. Por exemplo, moto de baixa cilindrada, com baixa capacidade de óleo (<1,5L) e uso severo (cidade, trechos curtos, etc) eu acho válido trocar com 1.000 kms sim (até pq o custo é ridículo). Já motos como a XT600 que tem grande capacidade de óleo (2,8L) e uso quase que sempre em estradas, acho válido trocar com 3.000 kms. Na XT660 que é refrigerada a água já ouvi relato de proprietários que trocam até com 5.000 kms, sem problemas.
Responder