Jacas "Genericas"

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: Jacas "Genericas"

Mensagem por Robson »

Marcus DT escreveu: 20 Out 2021, 10:22 Pela grossura da "espuma", formato do banco, etc arrisco dizer que serve para ir no máximo até a padaria, se o asfalto for bom e a hemorroida tiver num dia tranquilo :lol: !!!

Ruim por ruim, eu particularmente prefiro o banco o mais baixo possível (colado no quadro), sem molas, encostado no quadro/paralama. ;-)
a opção que vc prefere é pior em conforto.

banco de molas em uma moto com suspensão é bom, não fica devendo nada a um de espuma comum ou com gel.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Para ficar bom (bom = bonito e confortável) depende de muitas variáveis (do tamanho da moto, do tipo de suspensão, do estilo de customização, do tamanho do próprio banco e do tamanho da bunda do peão kkkk...).

Nesse site tem vários exemplos de projetos que nmmo ficaram bons e outros nem tanto:
https://www.jcycles.com.br/fotos-selins ... ery/page/1
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Em custom, não existe meio termo: ou fica bonito e desconfortável ou feio e confortável :lol: .

Banco de mola deve ficar umas 2 a 3 vezes pior que o original da moto (em conforto), ou seja, eu iria direto na tábua sobre o quadro/paralama, fininho:

minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Marcus DT escreveu: 20 Out 2021, 11:43 Em custom, não existe meio termo: ou fica bonito e desconfortável ou feio e confortável :lol: .
Ou feio e desconfortável, mas nunca bonito e confortável :lol:
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Marcus DT escreveu: 20 Out 2021, 11:43
Ô trem bonito é esse pneu com faixa branca... Quem sabe na próxima troca.
Zeh :emo206:
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

Marcus, vc não tem a mínima ideia do que está falando rsrs.

A mola ajuda no conforto, isso aí que vc postou é coisa de poser, não dá para andar 30min em cima.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Eu não sei se a mola ajuda no conforto, mas te garanto, 99% dos que colocam é pela estética e não pelo conforto.

My two cents, com ou sem mola, esses bancos sem pelo menos 3 dedos de espuma não visam e nunca serão confortáveis, com ou sem mola. Logo, iria naquele que me agrada mais esteticamente.

Banco por banco, tiro por base o das motos de trilha: tem espuma, porém, são estreitos... quase um modess, só serve para não atrapalhar andando em pé. ;-)

Logo, esses bancos em show-bikes com tanques que rodam 90 kms servem a apenas um propósito: estética. Estão cagando para o conforto - com e/ou sem mola.
Robson

Mensagem por Robson »

a real sobre mudar moto custom....

e aqui o trecho do video com ele pulando em cima da moto....

o cara optou por tirar as molas, se tivesse deixado teria uma moto para fazer uns roles de 100, 150 km...

do jeito que está, é para buscar pão na padaria.
Puma

Mensagem por Puma »

Robson escreveu: 20 Out 2021, 15:35
do jeito que está, é para buscar pão na padaria.

E que não seja longe a padaria.

fui..............
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

A minha não é muito diferente disso aí quando passa nesses remendo não, acho que toda custom, kkk.

Mas a espuma tá lá para aliviar a hemorroida e no caso de uma "freada de bicicleta" (bem comum nesse tipo de situação em curvas), serve como absorvente de merda tb.
Robson

Mensagem por Robson »

Marcus DT escreveu: 21 Out 2021, 08:28 A minha não é muito diferente disso aí quando passa nesses remendo não, acho que toda custom, kkk.
vc precisa andar em uma moto assim, sem banco rs

vai achar a sua uma BT
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Modera, e o encontro do segundo semestre?

30out a 02nov seria uma boa hein...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Robson escreveu: 21 Out 2021, 15:51
Marcus DT escreveu: 21 Out 2021, 08:28 A minha não é muito diferente disso aí quando passa nesses remendo não, acho que toda custom, kkk.
vc precisa andar em uma moto assim, sem banco rs

vai achar a sua uma BT
Marcus, na boa, cara, você ainda não aceitou suas verdades. Tua praia é trail e trilha. Para você ter uma ideia, até na foto do seu avatar você mantém suas raízes. Aceita que dói menos. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Semana passada consegui terminar a revisão na jaquinha, diria que agora (de mecânica) está 95% pronta.

Dentre os muitos serviços, como já contei aqui, comecei pela troca da emenda da corrente, do filtro de combustível (original Honda, 200 pratas), revisão completa do garfo (troca dos retentores e guarda pó) e do freio dianteiro (troca do reparo e fluídos). Isso foi o necessário para deixar a moto boa para rodar, por isso fiz primeiro e rodei um bocado antes de parar para continuar a revisão mais profunda. Mapeei tudo que estava me incomodando e parti para o "grosso".

Imagem

Comprei um bocado de peças: óleo Motul 5100 (herança maldita do antigo dono, optei por manter a marca, preju brabo), filtro FRAM 6017A, velas NGK (nesse modelo são 4 velas, OTO patamar das nacionais), filtro de ar (o original era 550, o K&N 400...), reparo dos carburadores e uma porrada de juntas caríssimas. A moto estava com dois vazamentos chatos: tampa de cabeçote e haste de embreagem. Tive que comprar as juntas da tampa do cabeçote e todas as demais (retentores da tampa do cabeçote, das tampas de válvulas, etc), retentor da haste da embreagem e da tampa da embreagem (única não original - Veda Motors - confio). Ainda morri em 70 paus numa porca original Honda do parafuso da roda traseira, que estava nas últimas.

Parei a moto no estaleiro e, graças a Deus, as surpresinhas foram poucas. A moto estava com a manutenção em dia, peças 99% todas originais e a manutenção realizada como o previsto. Logicamente que pela idade sempre tem umas dores de cabeça no caminho tipo mangueiras ressecadas, torneira de combustível com vazamentinho, uma porca castelo do escapamento oxidada, tampa de plástico do parafuso da balança que quebrou ao tirar (150 pratas de cada lado), etc. Mas no geral, gostei muito do que vi, acima das expectativas.

No sábado fui recepcionar uns amigos que estavam voltando do Sul, fui encontrá-los em Cristalina (aprox. 300 km rodados). Pilhado pelos amigos, cai na "besteira" de inventar de ir na jaca, pqp!! Eu tinha esquecido como era ruim rodar de custom na estrada, fui com um amigo numa Fatboy e voltei sendo "empurrado" pela Fat, uma GSA e uma NC700 :lol: !! Na ida fomos pelo caminho mais curto (aprox. 120 km), já cheguei fudido. Na volta, pelo mais longo, meu deus, doeu bunda, pescoço, etc. Diria que 180 km na jaca equivalem a uns 900 kms na GS, sem sacanagem.

Imagem

Serviu para relembrar os tempos de DT200, XT600... mermão, como eu conseguia? Mas como cavalo que corre por gosto, não cansa, terminamos o rolê bebendo uma cerva e falando besteira. Puta inveja dos amigos que fizeram rastro da serpente, rio do rastro, corvo branco, faxinal, canions, passo do s, a porra toda... offroad com chuva e neblina, essa viagem está nos planos, parece do caralho.
Saurus escreveu: 23 Out 2021, 18:08Marcus, na boa, cara, você ainda não aceitou suas verdades. Tua praia é trail e trilha. Para você ter uma ideia, até na foto do seu avatar você mantém suas raízes. Aceita que dói menos. :lol:
Todo piloto que se preze tem sua passagem na terra, diria que no meu caso, não é uma passagem, é onde me sinto bem. Já deixei de ter BT, Custom, etc mas nunca deixei de manter uma moto de trilha na garagem. Já fiquei mais de ano sem andar, mas não vendi a dita cuja. De fato, minha praia, minha paixão são as trilhas. Mas acima disso está a paixão pelas duas rodas, qq coisa com duas rodas, eu me amarro. E, como amante das duas rodas, o cabra não conhecer a origem (custom) diria que falta uma lacuna.

Sempre admirei as custons antigas e depois de ter tido a primeira acendeu uma admiração pelo estilo e pelas pessoas que o acompanham. Minha paixão pelas duas rodas sem as custom seria capenga. Além de gostar de rodar nessas jacas, poder falar com propriedade sobre o estilo abriu outra perspectiva na minha cabeça. Hoje quando vejo um cabra rodando longe com esse tipo de moto (especialmente as choppers antigas) sei a dificuldade e o desafio que é, tenho respeito pelo cabra e sei que o amor dele pelas duas rodas é diferenciado. Me identifico.

Enfim, se precisar explicar.... ;-)
Robson

Mensagem por Robson »

Das moto custom que já andei, a Shadow é disparado a mais desconfortável.

Mas se vc já chegou ferrado com apenas 120km, tem algo errado na ergonomia da moto. Ela não está te vestindo.

Começa a pensar em trocar guidão e colocar pedaleiras avançadas.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Na cidade, acho a moto bastante confortável. Mas nunca tinha ficado horas andando a 110/120 km/h direto (180 km na volta).

Nem acho que seja a ergonomia em sí - isso acho que está bom - o problema é o banco (apenas de espuma, sem gel) e o vento na cabeça (sem bolha). Se rodar até 100 km/h e com paradas a cada 140 km dá para aguentar, mas se quiser rodar acima disso, fica puxado.

Mas seguindo a minha "linha de raciocínio", assim como fiz na Heritage, custom foi feita para ser bonita, qualquer tentativa de torná-la mais confortável aumenta em PA o conforto e a feiura aumenta em PG. Logo, deixa bonita... :lol:
Jota

Mensagem por Jota »

Marcus, foi a retórica mais legal q já vi na defesa das jacas, parabéns!!
Puma

Mensagem por Puma »

Marcus DT escreveu: 25 Out 2021, 09:08 ... Diria que 180 km na jaca equivalem a uns 900 kms na GS, ...

Concordo!!!! :lol: :lol:

fui...............
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marcus DT escreveu: 25 Out 2021, 09:08 Semana passada consegui terminar a revisão na jaquinha, diria que agora (de mecânica) está 95% pronta.
Parabéns pelo empenho e capricho!
Marcus DT escreveu: 25 Out 2021, 09:08
No sábado fui recepcionar uns amigos que estavam voltando do Sul, fui encontrá-los em Cristalina (aprox. 300 km rodados). Pilhado pelos amigos, cai na "besteira" de inventar de ir na jaca, pqp!! Eu tinha esquecido como era ruim rodar de custom na estrada, fui com um amigo numa Fatboy e voltei sendo "empurrado" pela Fat, uma GSA e uma NC700 :lol: !! Na ida fomos pelo caminho mais curto (aprox. 120 km), já cheguei fudido. Na volta, pelo mais longo, meu deus, doeu bunda, pescoço, etc. Diria que 180 km na jaca equivalem a uns 900 kms na GS, sem sacanagem.
...
Já fiz muitas viagens e passeios com motos custom, com e sem garupa, solo ou com outros motociclistas e cheguei à conclusão que as viagens solo ou acompanhado de outras motos custom são muito mais prazerosas que viajar com pessoal que está com outros tipos de moto.
Se a gente tenta acompanhar motos de outros estilos, seguir na mesma tocada, o estresse é naturalmente maior, porque se tocarmos a custom (freando, tangenciando as curvas e retomando a velocidade) como ela deve ser tocada, acabamos perdendo contato com o grupo, ficamos para trás mesmo. Se inventarmos tocar como uma naked ou Big trail, arrisca se perder numa curva, então a gente acaba freando, tangenciando um pouco mais agressivamente (para uma custom) e, ainda assim, temos que torcer o punho com mais vigor nas retomadas para não se desgarrar do grupo, que está seguindo numa tocada "normal". E isso obviamente é mais cansativo.

Marcus DT escreveu: 25 Out 2021, 09:08 ...
Sempre admirei as custons antigas e depois de ter tido a primeira acendeu uma admiração pelo estilo e pelas pessoas que o acompanham. Minha paixão pelas duas rodas sem as custom seria capenga. Além de gostar de rodar nessas jacas, poder falar com propriedade sobre o estilo abriu outra perspectiva na minha cabeça. Hoje quando vejo um cabra rodando longe com esse tipo de moto (especialmente as choppers antigas) sei a dificuldade e o desafio que é, tenho respeito pelo cabra e sei que o amor dele pelas duas rodas é diferenciado. Me identifico.

Enfim, se precisar explicar.... ;-)
Mas quando você monta numa custom e a pilota "do jeito custom", ou seja, despretensiosamente, cara, na minha opinião não tem tocada mais gostosa. Já perdi as contas de quantas vezes já desviei o caminho para conhecer um lugar interessante e/ou quantas vezes parei numa cidadezinha ao entardecer para jantar e dormir e depois seguir viagem no dia seguinte, bem descansado. Agora, se tiver compromisso, data e horário pré-determinados para sair e para voltar, esqueça... só vai passar raiva numa custom.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Russo sempre cirúrgico, é isso aí. Até por isso em minhas viagens longas prefiro ir com poucas motos (preferência eu e o velho) do mesmo modelo (autonomia/tocada iguais). Quando tava com a Heritage tentei rodar umas 3x com o velho, foi um desastre, 140 km/h direto de custom é loucura.

Como, infelizmente, minha vida se resume a datas e horários pré-determinados, para viagens de mais de 300 kms, acho improvável eu ir de custom. Meu "uso custom" se resume a rolês dentro da cidade (ou destinos próximos), tanto no dia a dia, como quando quero curtir rodando pouco. Nesse quesito, a tocada custom é sem igual, puro prazer em dirigir. Já postei aí, voltei a ter prazeres que eu não tinha há um bom tempo... tipo ir a encontros de moto noturnos durante a semana, rolês em bonde de amigos pela cidade de madrugada, etc. É a essa lacuna que me refiro, me lembra um pouco a curtição que eu tenho nas trilhas... aquela coisa de sair, quebrar 10 motos, tu não andar nem 10 km em 12h fora de casa e voltar com um sorriso no rosto :lol: .
Responder