Pneus - Qual comprar? Qual vale a pena? etc.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Re: Pneus - Qual comprar? Qual vale a pena? etc.

Mensagem por Ulisses Barros »

Eu uso Pirelli na moto, aqui em Sampa, o melhor preço foi na Casa Fernandes, Della Via so se for pedir pelo correio, pq os caras das lojas não sabem montar pneu de moto, deixaram a pinça do freio trazeiro solta na ultima vez, to fora.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Estou um pouco fora do negocio de pneus. Estou tentando conseguir aqui, so que esta FODA conseguir o casal dianteiro e traseiro do mesmo modelo nas medidas certas 120/60 e 160/60 para a M620.

Entao, tem um conhecido que trabalha com isso e pode trazer la de fora. Qual seria a referencia em pneu de uso civil orientado a esportivo? Nao quero ums para track day nem nada, procuro algum que seja bi ou tri composto, algo que aguente rodar em reta mas que tenha bom grip para uma tocada mais vader, com as limitacoes de uma naked.

Alguem aponta ai algo das marcas? Para pelo menos comecar a pesquisar e ler reviews por minha conta. Bridgestone, Pirelli, Metzeler, Continental, Michelin?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Optimus Leo escreveu:Estou um pouco fora do negocio de pneus. Estou tentando conseguir aqui, so que esta FODA conseguir o casal dianteiro e traseiro do mesmo modelo nas medidas certas 120/60 e 160/60 para a M620.

Entao, tem um conhecido que trabalha com isso e pode trazer la de fora. Qual seria a referencia em pneu de uso civil orientado a esportivo? Nao quero ums para track day nem nada, procuro algum que seja bi ou tri composto, algo que aguente rodar em reta mas que tenha bom grip para uma tocada mais vader, com as limitacoes de uma naked.

Alguem aponta ai algo das marcas? Para pelo menos comecar a pesquisar e ler reviews por minha conta. Bridgestone, Pirelli, Metzeler, Continental, Michelin?
Você já falou as principais. Eu só acrescentaria os Maxxis e os Dunlop.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
marven
Motociclista

Mensagem por marven »

onde comprar pneus no rio? ouvi dizer um tal de maia, moto maia, coisa assim? o preço é bom mesmo?
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

marven escreveu:onde comprar pneus no rio? ouvi dizer um tal de maia, moto maia, coisa assim? o preço é bom mesmo?
É, o preço é excelente, sempre mais barato que o lugar mais barato que você conseguir encontrar, mas atenção:

1) Uma fila do caráiu na porta da loja, sempre, tem que pegar senha e esperar umas 2h, se tiver sorte, para ser atendido.
2) Não fazem vendas por telefone (nem atendem telefone), nem por internet, nem de nenhuma outra forma que não seja no balcão da loja.
3) Cheque? Cartão de crédito? Cartão de débito? :rof: Só na grana viva mesmo, véio, sem isso nem olham para sua cara.
4) De segunda à sexta (exceto feriados) somente de 9h às 17h. Chegou às 16h, pegou senha? Esquece, não será mais atendido no dia. Então volte no dia seguinte com no mínimo 3h de antecedência ao horário de fechamento (17h), pegue sua senha e torça para conseguir ser atendido no dia, senão, só no dia seguinte, no mesmo esquema.
5) Educação? Cordialidade? :rof: Esquece isso, é chegar, conseguir ser atendido, pedir, pagar e levar. Se ainda for perguntar se tem isso ou aquilo que você quer, eles chamam o próximo da fila e te botam dali para fora. Foda é chegar lá com dinheiro vivo no bolso, pegar senha, esperar 2, 3 ou 4 horas para ser atendido, chegar ao balcão pedir a mercadoria e o balconista lhe responder: Tá em falta, PRÓXIMOOOOO!

Se eu lembrar de mais algum detalhe eu acrescento. :lol:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

:lol: :lol: :lol:

Pior que o Maia é assim mesmo.

Marven, se te interessar, achei o par de PR3 aqui em Niterói por 1.120,00, mas só digo onde depois que comprar os meus, vai que tu leva os últimos. :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Swaizer
Motociclista

Mensagem por Swaizer »

Boas...

Texto interessante sobre uso de pneu fora da medida original.

Estética X Performance
Por Caetano Giraldi, piloto de testes da Pirelli
Movidos pelo desejo de aprimorar o visual da moto, muitos motociclistas substituem os pneus originais de fábrica por outros de medidas maiores, o denominado oversize. Essa mudança deixa a moto mais encorpada, realmente ela fica mais bela. Porém, o que poucos sabem é que essa é uma alteração bastante crítica, que compromete a performance, dirigibilidade e principalmente a segurança da motocicleta.

Como cada moto é projetada, fabricada e acertada para atingir desempenho máximo com uma determinada medida de pneu, esta mudança que parece pequena altera tudo, do ângulo de caster ao acerto de suspensão e consequentemente no comportamento da moto. Com tantas mudanças a moto se tornará imprevisível, principalmente em curvas.

A motocicleta 600cc mais vendidas atualmente sai de fábrica com a medida 180/55 ZR17 na traseira, nesse caso alguns usuários costumam substituir pelo 190/50 ZR17, 190/55 ZR17 ou até mesmo 200/50 ZR17, que são comuns em motos de 1.000cc. Porém, estes pneus são projetados para rodas de 6 polegadas, e o pneu original é projetado para aro de 5,5 polegadas, ou seja, é 0,5 polegada menor. Sim, essa pequena diferença vai deformar o pneu, que ficará com o ombro praticamente “arredondado”. Consequentemente o perfil do pneu, e a área da banda de rodagem em contato com o solo vai ser alterado, com isso o pneu não vai oferecer a sua performance ideal.

Num trajeto em linha reta não haverá muita diferença de comportamento em relação à medida original, o maior problema acontecerá nas curvas, pois a área de contato com o solo não será a ideal. Talvez no trânsito das cidades essa mudança de comportamento nem seja sentida, pois a moto dificilmente será levada ao extremo.

Mas na estrada ou numa pista, quando o piloto fizer uma curva em inclinação intermediária, ele já sentirá a moto instável devido a deformação. É justamente o pneu traseiro que dá ao motociclista o aviso de que ele atingiu à inclinação máxima, com o perfil deformado esse limite chega antes, e o pior, muitas vezes sem aviso prévio.

Quando a traseira começa a escorregar, o piloto tem a indicação de que a moto já está no limite da aderência e perdendo o contato com o solo. Então, ele consegue sentir e corrigir a trajetória. Quando o pneu tem seu perfil alterado, não há o mesmo feedback do equipamento original. A traseira pode escapar subitamente, sem dar aviso, resultando na perda de controle da moto, ou seja em um acidente.

Portanto, tenha sempre em mente que o melhor acerto é sempre conseguido com as medidas originais de fábrica. Você pode optar por um pneu com o desenho mais agressivo, mas desde que respeite as medidas originais, além dos índices de velocidade e carga.

Fonte: http://beemer.com.br/novo/?pg=pirelli

[]'s

FUI
Verum Ipsum Factum

... über die Straße

Ignorantia Felicitas
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Swaizer escreveu: Quando a traseira começa a escorregar, o piloto tem a indicação de que a moto já está no limite da aderência e perdendo o contato com o solo. Então, ele consegue sentir e corrigir a trajetória. Quando o pneu tem seu perfil alterado, não há o mesmo feedback do equipamento original. A traseira pode escapar subitamente, sem dar aviso, resultando na perda de controle da moto, ou seja em um acidente.

Portanto, tenha sempre em mente que o melhor acerto é sempre conseguido com as medidas originais de fábrica. Você pode optar por um pneu com o desenho mais agressivo, mas desde que respeite as medidas originais, além dos índices de velocidade e carga.

Fonte: http://beemer.com.br/novo/?pg=pirelli

[]'s

FUI
Legal o texto.

E ontem eu fiz esse teste numa costumeira curva q fazia suando a 80Km/h. Cheguei a 95Km/h tranquilo. É uma curva bem fechadinha.
Fui deitando a Zoiuda, deitando...e começou a sair de leve tanto de frente qto traseira. Mudei a trajetória, abri mais e levantei um pouco, pra sair. Se eu mudar a postura, dá pra tirar mais mais de 100, mas essa não é minha praia.

Bom só pra saber os limites do pneu num uso normal, até mesmo pq passei de um Tourance 140/80-17 pra esse Scorpion Trail 130/80-17 (medida original). E realmente a Zoiuda se comportou melhor nas curvas. :pnk:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Optimus Leo
Mito

Saurus escreveu:
Optimus Leo escreveu:Estou um pouco fora do negocio de pneus. Estou tentando conseguir aqui, so que esta FODA conseguir o casal dianteiro e traseiro do mesmo modelo nas medidas certas 120/60 e 160/60 para a M620.

Você já falou as principais. Eu só acrescentaria os Maxxis e os Dunlop.
Nao me referia a marcas, e sim a modelos em especifico.

Nao importa, fiz minha tarefa por minha propia conta (como e tipico), e tenho algums modelos em mente:

- Pirelli Diablo Rosso II: um pneu 70/30 rua/pista. Permite otimo grip nas curvas, da para andar numa tocada boa num trackday, durabilidade mediana.

- Metzeler M5 Interact: varios compostos, diferente construcao, boa durabilidade.

- Continental ContiRoad Attack 2: 2 compostos, bom grip em curvas, aguenta trackday, durabilidade mas ou menos.

Alguem tem experiencia com algum deles?
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

OL, finalmente um assunto que tu não dominava? }:)

Falando sério, depois que o M3 durou NADA não quero mais saber de pneus M3 e M5.

Diablo Rosso é tão mole quanto os M#. Se não tá preocupado com durabilidade vai de Diablo.

Receita básica, igual Bandit, é Michelin PR2 e PR3. Eu fazia umas tocadas vader com a Haya de PR2 e conheço muita gente que bota esse pneu em CBR e SRAD. Não tem o grip fodão mas dá conta do recado.
Optimus Leo
Mito

Nao domino atualmente porque fiquei 2 anos sem comprar pneu, por isso nem me interessei :-D

O que voce chama de nao durar "nada"? 6 mil kms?

Eu sempre fui fa de fichinha dos Michelin, achava os 2CT o melhor na epoca (faz 2 anos, como disse), so que hoje em dia acho que as outras ja chegaram no nivel e ate passaram. Eu nem penso ficar muito tempo com a moto, simplemente queria ter pneu novos para colocar ela a venda (vuvuzuelano come com a vista, meus pneus parecem slicks velhos), e ao mesmo tempo poder disfrutar da moto com ums boms pneus.

Durabilidade nao e minha prioridade, porque duvido que ande mais do que 5 mil kms com ela ate vender!

Estava lendo algums reviews do Diablo Rosso II e estimam a durabilidade entre 6-10 mil kms. Nao acho tao ruim para o que o pneu oferece. Achei em 245$ o par com free shipping a Miami, meu courier me disse que e ums 60-70$ o shipping de Miami ate minha casa, termina saindo num preco convidativo...acho que vou mandar bala.
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

eclinck escreveu: OL, finalmente um assunto que tu não dominava? }:)
.
PQP ;-) ;-)
:rof: :rof: :rof:
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Cara, o M3 (praticamente igual ao Rosso II) durou 4.000 na B-King.

Se pensa em vender pega o mais barato entre M5 e Rosso II, estará bem servido para tocadas Vader.
Optimus Leo
Mito

A B-king pesa mais e tem como 4 veces o torque e HP da M620 :lol:

Acho que vou no Rosso II mesmo, Pirelli anda com boas promocoes no USA, e o par sai por ums 245-250$. Tambem que li varios forums de Monsters gringos, espanhois, etc...e o pessoal parecia contente com os pneus, ums 6 mil kms em media.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

;-)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Certa vez eu li não sei aonde, não sei quando, que a Metzeler pertence à Pirelli. Procede a informação?
Yell
Motoqueiro

Mensagem por Yell »

Também já ouvi falar isso!!!!!!!!!!!!!!!!
Yell

Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Parece que sim. Acho que seria uma subsidiaria. Tanto q as lojas representantes da pirelli tb vendem metzeler. ;-)
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Pobre metido a besta que sou... hoje chegou o PR3 traseiro. Formei o par na gorda, vamos ver quanto duram.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

1.500 Km rodados com o Maxxis Supermaxx na roda dianteira. Nada a reclamar, bom no seco, bom no molhado, nem sinal de desgaste... com certeza vai aguentar bastante.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Responder