Diário de manutenção da CB1300 [iridium, K&N e ensaio p.14]
Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [+ impressões p. 7]
Não tenho hábito (diga-se conhecimento e prática) de pendular, no máximo jogo o corpo um pouco para frente/lado, apoiando as pontas dos pés nas pedaleiras (dificilmente posiciono os pés de outra forma), e largando um pouco de peso na pedaleira interna (de dentro da curva). Se erro (coisa não muito difícil
), parto para o contra esterço, se a cagada continua, trabalho com o freio traseiro, se passar disso, provavelmente já estou no chão faz tempo.
Nada a ver com o tóxico. Mas a umas duas semanas fui a Penedo-RJ, inclusive com o Marquinho, na volta, andando um pouco mais forte, percebi que depois de uma certa velocidade (alta, mas não supersônica) a frente ficava boa, com um leve balanço, nada parecido com desbalanceamento de roda, algo que não havia notado, por exemplo, na volta do Churrastiba.
Este fim de semana fui dar uma olhadinha na suspenção, ajustes, rodas, pneus, etc..., e descobri que a regulagem da suspa dianteira estava com uma volta de diferença para outra. Acredito (1) que foi um dos motivos do balanço na dianteira, acredito (2) que algum filho da puta no meu prédio mexeu ali, e foi na maldade, pois precisa de chave de fenda para tanto. Não acredito em vacilo meu (salvo o de verificar com certa constância), pois sou chato com a mecânica e regulagens da moto.
Nada a ver com o tóxico. Mas a umas duas semanas fui a Penedo-RJ, inclusive com o Marquinho, na volta, andando um pouco mais forte, percebi que depois de uma certa velocidade (alta, mas não supersônica) a frente ficava boa, com um leve balanço, nada parecido com desbalanceamento de roda, algo que não havia notado, por exemplo, na volta do Churrastiba.
Este fim de semana fui dar uma olhadinha na suspenção, ajustes, rodas, pneus, etc..., e descobri que a regulagem da suspa dianteira estava com uma volta de diferença para outra. Acredito (1) que foi um dos motivos do balanço na dianteira, acredito (2) que algum filho da puta no meu prédio mexeu ali, e foi na maldade, pois precisa de chave de fenda para tanto. Não acredito em vacilo meu (salvo o de verificar com certa constância), pois sou chato com a mecânica e regulagens da moto.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Augusto Intruder
- Roda Presa
Sobre as pernas no tanque, sou totalmente contra pressionar a perna no tanque nessas motos nakeds. Isto funciona bem para o offroad (na Transalp também funciona bem), acho que numa street naked com o peso que essa moto tem não justifica e vai sem nenhuma dúvida arranhar o seu tanque. Aí fica a questão, coloca aqueles adesivos horríveis para proteger ou arranha o tanque todo...Isso é a pior coisa de emprestar moto pra amigo, sem exceção o tanque volta com a marcas das pernas...(PORRA PRA QUE ESSA MERDA DE APERTAR TANQUE).
Ande com a perna descolada do tanque, nessa motos temos espaço suficiente para nos deslocar um pouco pros lados e para frente e para trás. Andar colado no tanque é furada, normalmente ando o mais afastado possível, fica melhor para curvar (pois estamos mais inclinados na moto) e também para cortar o vento, afinal ficar ereto nessa motos é suicídio.
Sobre o posicionamento dos pés, passeando fico com a planta do pés, mas para andar próximo ao limite, temos que usar a ponta do pés, caso contrário a bota raspa no asfalto. Aqui vai uma diferença absurda em relação a pilotagem offroad. Em curvas para direita devemos apoiar com pressão o pé direito na pedaleira e o esquerdo fica apenas suavemente apoiado na pedaleira e para a esquerda o contrário.
Ande com a perna descolada do tanque, nessa motos temos espaço suficiente para nos deslocar um pouco pros lados e para frente e para trás. Andar colado no tanque é furada, normalmente ando o mais afastado possível, fica melhor para curvar (pois estamos mais inclinados na moto) e também para cortar o vento, afinal ficar ereto nessa motos é suicídio.
Sobre o posicionamento dos pés, passeando fico com a planta do pés, mas para andar próximo ao limite, temos que usar a ponta do pés, caso contrário a bota raspa no asfalto. Aqui vai uma diferença absurda em relação a pilotagem offroad. Em curvas para direita devemos apoiar com pressão o pé direito na pedaleira e o esquerdo fica apenas suavemente apoiado na pedaleira e para a esquerda o contrário.
Augusto, andar com os joelhos juntos ao tanque é regra basica pra aliviar os braços e pulsos.
E principalmente, numa tocada forte, vc tem que estar com os braços "soltos" para poder controlar a moto.
Se vc andar sentadão, relaxadão, sem travar os joelhos no tanque, vai sobrecarregar os braços, ombros e pulsos... andar solto na moto ta errado, não é assim que funciona.

E principalmente, numa tocada forte, vc tem que estar com os braços "soltos" para poder controlar a moto.
Se vc andar sentadão, relaxadão, sem travar os joelhos no tanque, vai sobrecarregar os braços, ombros e pulsos... andar solto na moto ta errado, não é assim que funciona.
-
Augusto Intruder
- Roda Presa
Oi JAL,
Numa naked que basicamente só tem o tanque como peça pintada, eu não indico...Além do mais, a posição não é inclinada como uma esportiva que chegue a doer os punhos e braços caso contrário. Em viagens com velocidades como a que o Marcos colocou, dá pra andar tranquilo como falei...Em circuito ou em serras travadas andando a mil, aí o melhor é comprar uma esportiva que já vem preparada para se pressionar o tanque e andar no modo jaspion.
Numa naked que basicamente só tem o tanque como peça pintada, eu não indico...Além do mais, a posição não é inclinada como uma esportiva que chegue a doer os punhos e braços caso contrário. Em viagens com velocidades como a que o Marcos colocou, dá pra andar tranquilo como falei...Em circuito ou em serras travadas andando a mil, aí o melhor é comprar uma esportiva que já vem preparada para se pressionar o tanque e andar no modo jaspion.
Ok.. mas garanto que a CB13 encara muita esportiva. Ja tive 2 e andava sempre nessa estrada.
Pode ser pelo meu vicio de andar em esportivas, o fato é que joelhos travado no tanque é regra básica... tanto que existe o lugar no tanque para os joelhos.
Pode ser pelo meu vicio de andar em esportivas, o fato é que joelhos travado no tanque é regra básica... tanto que existe o lugar no tanque para os joelhos.
Legal as impressões! Só não concordo com os espelhos, os achava muito próximos um do outro, pegava bastante meus ombros, não sei no seu modelo mudaram o comprimento das astes (a minha era das primeiras hollywood).
Pendular na CB13 é um problema, não sei tb se o banco mudou, mas na hollywood o banco é largo e "grudento", não deixa a bunda deslizar, cansa, e o guidão alto deixa tudo meio estranho.
Dor nos punhos talvez vc esteja sentindo por conta da bolha, a 130 km/h sem bolha o próprio vento no peito alivia completamente o peso nos punhos. É estranho vc dizer isso pois o guidão da CB é bem alto.
Penso que 0,5 mm de acabar com a banda está curvando pra carai! Se quiser tentar pêndulo pra moto deitar menos, vá devagar.
Acho que a CB13 não orna com pêndulo, mas dá uma assistida nestes dois vídeos aí:
E como o JAL falou, muito cuidado com a terceira dessa moto, é muito bruta, se errar um pouco a dose no punho direito é chão. Como os pneus da minha moto eram Dunlop sabão, só fazia curvas em 5ª.
[ ]'s
Pendular na CB13 é um problema, não sei tb se o banco mudou, mas na hollywood o banco é largo e "grudento", não deixa a bunda deslizar, cansa, e o guidão alto deixa tudo meio estranho.
Dor nos punhos talvez vc esteja sentindo por conta da bolha, a 130 km/h sem bolha o próprio vento no peito alivia completamente o peso nos punhos. É estranho vc dizer isso pois o guidão da CB é bem alto.
Penso que 0,5 mm de acabar com a banda está curvando pra carai! Se quiser tentar pêndulo pra moto deitar menos, vá devagar.
Acho que a CB13 não orna com pêndulo, mas dá uma assistida nestes dois vídeos aí:
E como o JAL falou, muito cuidado com a terceira dessa moto, é muito bruta, se errar um pouco a dose no punho direito é chão. Como os pneus da minha moto eram Dunlop sabão, só fazia curvas em 5ª.
[ ]'s

- Saurus
- Mito
Eu sempre pilotei "segurando" a moto com as pernas (coxas e joelhos), facilita muito, diminui pacas o esforço para "ficar", alivia cansaço dos braços, punhos, costas, bunda, etc, traz mais controle sobre a moto.JAL escreveu:Ok.. mas garanto que a CB13 encara muita esportiva. Ja tive 2 e andava sempre nessa estrada.
Em curvas uso a "pisada" na pedaleira do lado de dentro da curva para fazer a entrada e inclinar e a "pisada" na pedaleira do lado de fora da curva para a saída e re-erguer a moto. Se eu entro na curva em velocidade maior que a estimada para contornar a curva com segurança, quiser/tiver que inclinar um pouco mais a moto no meio da curva, uso de leve o freio traseiro, se fiz a tomada em velocidade abaixo da estimada para contornar a curva com segurança, uso de leve o acelerador (sem enrolar o cabo, de leve). Se faço a tomada na velocidade que julguei ideal, apenas mantenho a aceleração.
A posição de corpo (cabeça, tronco e membros) vai depender do estilo da moto, de como vou fazer a curva, das condições da pista, etc. (até "pendular" já fiz muito, mas só em moto street/naked/sport, não em dual-purpose/trail e mesmo assim só quando pretendo realmente deitar bastante a moto). Bunda mais à frente no banco (nas reduções antes de curvas) ou mais atrás no banco (em acelerações para saída de curva).
Tô errado?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Parei de ler na segunda linha. Não me chamou pro rolé porque?
DanielRJ escreveu:Parei de ler na segunda linha. Não me chamou pro rolé porque?
Eu respondo esta, ou deixo o véio responder???
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
O unico problema em usar o freio, seja qq um, no meio de uma curva, é a transferencia de peso que ocorrerá na moto em um momento critico de estabilidade/aderencia.Saurus escreveu:Eu sempre pilotei "segurando" a moto com as pernas (coxas e joelhos), facilita muito, diminui pacas o esforço para "ficar", alivia cansaço dos braços, punhos, costas, bunda, etc, traz mais controle sobre a moto.JAL escreveu:Ok.. mas garanto que a CB13 encara muita esportiva. Ja tive 2 e andava sempre nessa estrada.
Em curvas uso a "pisada" na pedaleira do lado de dentro da curva para fazer a entrada e inclinar e a "pisada" na pedaleira do lado de fora da curva para a saída e re-erguer a moto. Se eu entro na curva em velocidade maior que a estimada para contornar a curva com segurança, quiser/tiver que inclinar um pouco mais a moto no meio da curva, uso de leve o freio traseiro, se fiz a tomada em velocidade abaixo da estimada para contornar a curva com segurança, uso de leve o acelerador (sem enrolar o cabo, de leve). Se faço a tomada na velocidade que julguei ideal, apenas mantenho a aceleração.
A posição de corpo (cabeça, tronco e membros) vai depender do estilo da moto, de como vou fazer a curva, das condições da pista, etc. (até "pendular" já fiz muito, mas só em moto street/naked/sport, não em dual-purpose/trail e mesmo assim só quando pretendo realmente deitar bastante a moto). Bunda mais à frente no banco (nas reduções antes de curvas) ou mais atrás no banco (em acelerações para saída de curva).
Tô errado?
Vc está correto quanto a técnica pra deitar mais a moto, realmente o freio traseiro facilita isso. Se a velocidade não for grande, nenhum problema quanto a uso dessa tecnica, ja se vier em modo vader, vai levar um chão. Para uso civil, está correto sim.
A mudança na aceleração em plena curva vai acarretar uma transferencia de peso da roda traseira(geralmente mais larga) para a roda dianteira. Aliado a inumeros fatores, isso pode gerar a perda de aderência da roda dianteira.
No mais, ta tudo certinho sim. Apenas a parte da pedaleira(forçar os pés) é que não tem grande influencia na inclinação da moto... na verdade, o que mais influencia em inclinar ou levantar a moto, é o uso do contraesterço que fazemos intuitivamente.
Deixa o Marquin responder, vc e o veio são duas bibas choronas
Marquin e eu andamos no mesmo ritmo..
Marquin e eu andamos no mesmo ritmo..
Editado pela última vez por DanielRJ em 20 Ago 2012, 17:59, em um total de 1 vez.
Uso muito o recurso do freio traseiro para deitar mais a moto, mas é em último caso, tipo, antes do phodeu. Admito que já me tirou de algumas encrencas.
Fazer um hábito, pode ser perigoso. Além da explicação do Jal, tem os fatores surpresa, como óleo, areia, água, etc... na curva, que se a roda travar ali, vai ser um belo chão.
Fazer um hábito, pode ser perigoso. Além da explicação do Jal, tem os fatores surpresa, como óleo, areia, água, etc... na curva, que se a roda travar ali, vai ser um belo chão.
B12S
B12S
DanielRJ escreveu:Deixa o Marquin responder, vcs e o veio são duas bibas choronas![]()
Eu não, eu sabia voltar para casa, quase que automático, já o véio, nem chegar em Curitiba sabia.
Então tá, deixa o Marquim contar.
B12S
B12S
Ué, tem outro véio aqui é?? 
Tem, e o veio que a gente tá falando pisou na lama do grande dilúvio e conheceu o mar morto quando ele ainda tava doente.
Rod, 140 km/h também é a minha "velocidade preferida" com a CB1300. Até agora só raspou o pé, sem sustos de raspar cavalete/escape.
JAL, obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada em material na internet e pedir umas aulas pro Marchon, basta o cara aparecer
!! Sobre a 3, to fazendo a curva de motor cheio mas sem acelerar forte com a moto deitada, ainda não tenho feeling suficiente pra isso. Sobre a mudança de aceleração/uso dos freios em curvas eu evito bastante, mas o uso do freio traseiro em tocadas não-vader já me safou muitas vezes ao errar uma curva. Acho que quando se erra uma curva no modo vader a única escolha é se vai ir reto ou cair, não tem volta né? Não repara da sujeira que tá a moto, mas o pneu tá assim:

MAGRO, MP
!
Kuati, a moto tá com PR2, sem sustos até agora. Não tinha pensado nessa hipótese de sem bolha aliviar os braços, faz sentido. Como só andei com a bolha, preciso retirá-la e testar. Vai que fica bom? Adoraria deixar a moto sem bolha ehehe, 10x mais bonita. Mas acho praticamente impossível, bolha e bauleto depois que se usa nunca mais tira. Vou ver os vídeos!!
!!
Abs,
Marcus DT
JAL, obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada em material na internet e pedir umas aulas pro Marchon, basta o cara aparecer

MAGRO, MP
Kuati, a moto tá com PR2, sem sustos até agora. Não tinha pensado nessa hipótese de sem bolha aliviar os braços, faz sentido. Como só andei com a bolha, preciso retirá-la e testar. Vai que fica bom? Adoraria deixar a moto sem bolha ehehe, 10x mais bonita. Mas acho praticamente impossível, bolha e bauleto depois que se usa nunca mais tira. Vou ver os vídeos!!
KKKK, não chamei pq o bonde marcou 5:30 da manhã na Barra, mas atrasou... saiu 5:50! Mas por mim esse vira o horário oficial dos rolés, fui e voltei a JF (400km) e às 10h da manhã tava em casa de volta... patroa tava dormindo ainda, excelente. Fora que a estrada tava com baixíssimo movimento, aprovadoSmoker escreveu:Eu respondo esta, ou deixo o véio responder???DanielRJ escreveu:Parei de ler na segunda linha. Não me chamou pro rolé porque?
Abs,
Marcus DT
Marquim, esse horário só é ruim por conta da deveriaWashington Luiz, fora isso, perfeito.
No mais, eu acho que tá bom o nível de curvas, acho que aquele restinho de pneu ali pode deixar na reserva, né.
Outra, vi tu andando, não achei travado não, tocou legal a moto, o resto, o tempo ensina também. Tá muito acelerado, aproveita mais a moto, curte, namore na garagem, quando não estiver andando, lógico, e se fosse para esculachar em serrinha ou pista, deveria ter comprado SS, que para o uso que tu vai dar (mais viagens e passeios) não favorece.
No mais, eu acho que tá bom o nível de curvas, acho que aquele restinho de pneu ali pode deixar na reserva, né.
Outra, vi tu andando, não achei travado não, tocou legal a moto, o resto, o tempo ensina também. Tá muito acelerado, aproveita mais a moto, curte, namore na garagem, quando não estiver andando, lógico, e se fosse para esculachar em serrinha ou pista, deveria ter comprado SS, que para o uso que tu vai dar (mais viagens e passeios) não favorece.
B12S
B12S
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Marcus, tem que usar as pernas e pressionar um pouco o tanque pra ficar confortável. A posição em que encaixa e fica mais confortável vai variar de pessoa pra pessoa, mas geralmente fica mais confortável sentando um pouco afastado do tanque na tocada normal, mais afastado nas acelerações e mais junto nas frenagens.
Outra coisa que tem que ser trabalhada é a posição dos cotovelos que devem sempre ficar apontados para baixo e levemente flexionados (nada de apontar os cotovelos para fora da moto), o que vai ajudar a manter o tronco estabilizado e a não receber/devolver impactos do/no guidom e também a livrar o campo visual do retrovisor.
Você deve ficar ancorado na moto pelas pernas e deve transferir o minimo possível de feedback no guidom, essa é a regra pra qualquer naked/esportiva. Não precisa fazer pendulo, é só projetar o tronco e a cabeça fazendo uma linha que aponta para a tangencia da curva. Se quiser fazer algo melhor que isso procure descarregar peso na pedaleira do lado externo da curva que com isso você vai forçar naturalmente o tanque com o joelho para dentro da curva e com isso vai estar fazendo alavanca (principio básico do pivot steering).
Falando parece meio complicado, mas acaba ficando automático com um pouco de prática.
Outra coisa que tem que ser trabalhada é a posição dos cotovelos que devem sempre ficar apontados para baixo e levemente flexionados (nada de apontar os cotovelos para fora da moto), o que vai ajudar a manter o tronco estabilizado e a não receber/devolver impactos do/no guidom e também a livrar o campo visual do retrovisor.
Você deve ficar ancorado na moto pelas pernas e deve transferir o minimo possível de feedback no guidom, essa é a regra pra qualquer naked/esportiva. Não precisa fazer pendulo, é só projetar o tronco e a cabeça fazendo uma linha que aponta para a tangencia da curva. Se quiser fazer algo melhor que isso procure descarregar peso na pedaleira do lado externo da curva que com isso você vai forçar naturalmente o tanque com o joelho para dentro da curva e com isso vai estar fazendo alavanca (principio básico do pivot steering).
Falando parece meio complicado, mas acaba ficando automático com um pouco de prática.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
em qualquer moto?minholi escreveu:Marcus, tem que usar as pernas e pressionar um pouco o tanque pra ficar confortável. A posição em que encaixa e fica mais confortável vai variar de pessoa pra pessoa, mas geralmente fica mais confortável sentando um pouco afastado do tanque na tocada normal, mais afastado nas acelerações e mais junto nas frenagens.
eu, como sou bração e cagona pra barái, fico do jeito mais confortável e que me pareça mais seguro no momento. tb penso sempre no melhor jeito de colocar o pé no chão, já que a xt, mesmo de bengalas rebaixadas, ainda é alta pra mim.
no curso de direção defensiva do detran que fiz, com um instrutor da honda na aula prática, foi dito e redito que os pés devem ir chapados sobre as pedaleiras, pra que se alcance o freio ou a marcha com mais rapidez quando for necessário.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Em trail não rola, na maioria delas os joelhos ficam abaixo da linha do tanque, e em custom também não se aplica, só mesmo em nakeds e esportivas, onde o tronco fica projetado para frente.nina escreveu:em qualquer moto?minholi escreveu:Marcus, tem que usar as pernas e pressionar um pouco o tanque pra ficar confortável. A posição em que encaixa e fica mais confortável vai variar de pessoa pra pessoa, mas geralmente fica mais confortável sentando um pouco afastado do tanque na tocada normal, mais afastado nas acelerações e mais junto nas frenagens.

Nas trails os braços ficam flexionados naturalmente, nas nakeds e esportivas se não usar as pernas pra sustentar o tronco a tendência é virar os cotovelos pra fora pra ganhar sustentação usando os braços e o guidom, o que deixa a pilotagem desconfortável e tira a estabilidade da moto podendo entre outras coisas fazer ela shimar.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum