ER-6N x XJ6 x Bandit 650 N x F 800 R x CB 600F Hornet xZ750
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Re: ER-6N x XJ6 x Bandit 650 N x F 800 R x CB 600F Hornet xZ
Quando chegar em casa eu tiro umas fotos.Queiroz escreveu:Nem, a minha também é original e também é do mesmo tamanho do manete de freio, tem algo estranho aí...
Ooops... não tinha me dado conta, mas realmente é do mesmo tamanho. A questão é que antes não havia o espaço entre a base do manete e o punho que pode ser visto na foto abaixo, então o manete ficava 2cm mais para fora, reduzindo o efeito alavanca... só percebi isso por causa da diferença no formato do manete.

Do lado do freio a bolinha da ponta encosta bem na linha entre o peso e a manopla, já no lado da embreagem, sem esse espaço que eu deixei agora, a ponta do manete fica uns 2cm pra fora da manopla, pegando no peso.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Vou dar uma olhada la amanha como ta e posto aquimarcos_cunha escreveu:E ai Sniper...Sniper escreveu:Eu vim de uma NH6 pra uma Z750
A NH6 curvava sozinha, muito leve, tu joga a moto de um lado pro outro facil. A Z750 exige um pouquinho mais do piloto. A Z vem com a suspensao dianteira bem molenga mas aí regulei e ficou uma maravilha. Acredito que só vai perceber diferença mesmo quem anda forte, pra mim que só brinco um pouco as duas são excelentes
Qual foi a regulagem que vc fez na dianteira ??
Tem aqueles riscos de um lado e do outro na Susp dianteira, quantos vc deixou visivel ?? Alterou o retorno tambem ?
- marcos_cunha
- Roda Presa
Valeu, poste mesmo !Sniper escreveu:Vou dar uma olhada la amanha como ta e posto aquimarcos_cunha escreveu:E ai Sniper...Sniper escreveu:Eu vim de uma NH6 pra uma Z750
A NH6 curvava sozinha, muito leve, tu joga a moto de um lado pro outro facil. A Z750 exige um pouquinho mais do piloto. A Z vem com a suspensao dianteira bem molenga mas aí regulei e ficou uma maravilha. Acredito que só vai perceber diferença mesmo quem anda forte, pra mim que só brinco um pouco as duas são excelentes
Qual foi a regulagem que vc fez na dianteira ??
Tem aqueles riscos de um lado e do outro na Susp dianteira, quantos vc deixou visivel ?? Alterou o retorno tambem ?
- Motoqueiro
Minholi, o tal "equipamento" STRE acho que é esse. Já chegou?? Quando chegar avisa pra gente e faz um relato.
Fiquei curioso sobre isso, talvez a Bandit entre na briga com a Er-6 na compra da motoca daqui um ano.
Fiquei curioso sobre isso, talvez a Bandit entre na briga com a Er-6 na compra da motoca daqui um ano.
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Hoje: YBR 06/06
Cavalheiros e Damas,
Felicitações!
Um amigo comprou uma XJ6N, e como um bom amigo trouxe para eu dar uma volta!
Ele apareceu na frente do meu prédio com o modelo 2011, preta, que a meu ver ficou mais bonita com os detalhes vermelhos.
Ele queria alguma moto entre 20 e 30 mil. Fomos ver a Er6n, a Ninja 650, Bandit 650, mas ele gostou mesmo da XJ6N.
Pilotei algumas vezes uma FZ6N, mas não gostei da falta de disposição em baixo giro e suspensão dura. Na época me fez optar em continuar com a MT03.
Diferente das outras nakeds mais esportivas, achei essa XJ bem legal! Suspensão macia (não sei se é o ajuste ou se é mais macia mesmo), o giro não precisa subir muito para ela responder. Gostei da moto! Bem equilibrada! Andei bem com ela pela cidade, sem ter que ficar queimando embreagem para ter força. Para quem busca uma tocadinha mais rápida (sem exageros), mas com algum conforto, recomendo!
Para quem estiver interessado, a Yamaha começa forte no preço (29.500), mas depois de procurar e negociar, isso caiu para 27.800 (M9 - na nove de julho, SP, Capital), financiada! Se fosse no cash ainda dava mais um chorinho!
Abs
Felicitações!
Um amigo comprou uma XJ6N, e como um bom amigo trouxe para eu dar uma volta!
Ele apareceu na frente do meu prédio com o modelo 2011, preta, que a meu ver ficou mais bonita com os detalhes vermelhos.
Ele queria alguma moto entre 20 e 30 mil. Fomos ver a Er6n, a Ninja 650, Bandit 650, mas ele gostou mesmo da XJ6N.
Pilotei algumas vezes uma FZ6N, mas não gostei da falta de disposição em baixo giro e suspensão dura. Na época me fez optar em continuar com a MT03.
Diferente das outras nakeds mais esportivas, achei essa XJ bem legal! Suspensão macia (não sei se é o ajuste ou se é mais macia mesmo), o giro não precisa subir muito para ela responder. Gostei da moto! Bem equilibrada! Andei bem com ela pela cidade, sem ter que ficar queimando embreagem para ter força. Para quem busca uma tocadinha mais rápida (sem exageros), mas com algum conforto, recomendo!
Para quem estiver interessado, a Yamaha começa forte no preço (29.500), mas depois de procurar e negociar, isso caiu para 27.800 (M9 - na nove de julho, SP, Capital), financiada! Se fosse no cash ainda dava mais um chorinho!
Abs
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- marcos_cunha
- Roda Presa
Achei cara com a Hornet a 29.900,00 !
Só voltando um pouco ao assunto do tópico, essa reportagem eu não gostei de uma coisa só: Parece que quem escreveu se deixou levar muita pela emoção, portanto foi um pouco estranha essa matéria .... Ele desfavoreceu muito a ER6N e a BMW por serem bicilindricas ....
O cara que escreveu pode ser um fissurado por barulho de 4 cilindros, mas isso é um gosto dele, eu posso ser fissurado por bicilindricos ... Ele mesmo fala no comparativo que por ser bicilindrica elas perderam pontos.
Realmente um motor bicilindrico vai vibrar mais, porém mais vai ter mais torque e mais disposição em médios e baixos regimes de rotação, e vai esquentar menos, sendo portanto mais confortavel para usar em cidades por exemplo.
A matéria é boa, só acho que ele poderia ter sido mais Imparcial quanto ao numero de cilindros e o "ronco",
O cara que escreveu pode ser um fissurado por barulho de 4 cilindros, mas isso é um gosto dele, eu posso ser fissurado por bicilindricos ... Ele mesmo fala no comparativo que por ser bicilindrica elas perderam pontos.
Realmente um motor bicilindrico vai vibrar mais, porém mais vai ter mais torque e mais disposição em médios e baixos regimes de rotação, e vai esquentar menos, sendo portanto mais confortavel para usar em cidades por exemplo.
A matéria é boa, só acho que ele poderia ter sido mais Imparcial quanto ao numero de cilindros e o "ronco",
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Pensei que só EU tivesse notado isso.dtguga escreveu:Só voltando um pouco ao assunto do tópico, essa reportagem eu não gostei de uma coisa só: Parece que quem escreveu se deixou levar muita pela emoção, portanto foi um pouco estranha essa matéria .... Ele desfavoreceu muito a ER6N e a BMW por serem bicilindricas ....
Janu escreveu:Falar que "vibra mais" e que não tem o "ronco" não é problema.
Mas ficar emitindo preferências pessoais dizendo o tempo todo que não é quatro cilindros, que não diverte, que não excita, que não empolga, e que não ganhou o comparativo porque era uma dois cilindros, não faz sentido.
Antes não tivessem feito o comparativo com essas motos presentes.
- Yell
- Motoqueiro
ESQUECE ISSO!!!!!!!!!!!!!!!! Não existe imparcialidade no jornalismo.. Nem no m@d...hehehehedtguga escreveu:Só voltando um pouco ao assunto do tópico, essa reportagem eu não gostei de uma coisa só: Parece que quem escreveu se deixou levar muita pela emoção, portanto foi um pouco estranha essa matéria .... Ele desfavoreceu muito a ER6N e a BMW por serem bicilindricas ....
Sou fã das bicilindricas... DEsde minha finada CB500 azul ....e a NH6 era muito boa mesmo... MAs a CB...E acredito que a ER-6 seja a substituta da CB500
Pena o Brasileiro ter essa loucura pelo "ronco" de uma 4 cilindros...
Yell
Pior que a Desonestidade, só a Hipocrisia!!!!!!!!!
Po, eu curto pra caralho o barulho dos 4 cilindros, mas tenho bastante tesão nos bicilindros tbm ...
E acho que essa ER6N foi uma cartada de mestre da Kawasaki, pois oferece uma moto extremamente honesta, por um preço um pouco mais acessivel, até acho que poderia ser um pouco menos, mas eu pegava Facil uma dessas.
Só acho que a Kasinski (vulgo Hyosung, vulgo Zongshen) ta viajando em não trazer a Comet 650 N pro Brasil .... Se a comet 650 carenada ta custando 24.300, a naked poderia vir por uns 21k, ai matava a concorrencia .....
E acho que essa ER6N foi uma cartada de mestre da Kawasaki, pois oferece uma moto extremamente honesta, por um preço um pouco mais acessivel, até acho que poderia ser um pouco menos, mas eu pegava Facil uma dessas.
Só acho que a Kasinski (vulgo Hyosung, vulgo Zongshen) ta viajando em não trazer a Comet 650 N pro Brasil .... Se a comet 650 carenada ta custando 24.300, a naked poderia vir por uns 21k, ai matava a concorrencia .....
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Vamos lá, sem xiiiiitismos sobre configurações de motores.
Não da pra misturar as coisas. Quem compra uma moto somente por causa do barulho(ronco) é mané metido a poser.
Cada moto é projetada (ou deveria ser) para uma determinada função. Sendo assim, o fato de ter 1 cilindro ou 4, depende do uso e característica da moto.
Apesar de ser possível uma esportiva com 2, 3, 4 ou sei lá quantos cilindros, e com diversas configurações de motor, o mais usual é mesmo um 4 em linha devido a característica do mesmo em gerar potência em altos giros.
O mesmo acontece com as custons, onde o V2 impera, apesar de existirem “custons” com 2 em linha.
Da pra imaginar uma trail com um 4 em linha? Não né?
Portanto, no caso das nakeds, a configuração do motor respeita o propósito, faixa de preço, economia, etc. para qual a moto foi desenvolvida.
Uma naked 2 cilindros vai ter ótimo desempenho urbano, com um provável bom custo x benefício, deixando um pouco a desejar para quem curte altas velocidades.
Já uma naked 4 em linha vai dar mais “canseira” para o piloto nas cidades, e vai dar mais prazer nas estradas e/ou velocidades maiores. Apesar de que acho equivocado comprar uma naked pensando em altas velocidades, pois ninguém aguenta o ventão no peito.
Fora isso tudo, existe a característica de funcionamento de cada motor, e neste aspecto, um 4 em linha é imbatível(na minha opinião). É um motor liso, vibra quase nada, super “elástico” e geralmente, bem potente.
É isso. Cada caso é um caso e a opção por esse ou aquele motor deve ser escolhido de acordo com a utilização da moto, pelo menos deveria ser assim.
Não da pra misturar as coisas. Quem compra uma moto somente por causa do barulho(ronco) é mané metido a poser.
Cada moto é projetada (ou deveria ser) para uma determinada função. Sendo assim, o fato de ter 1 cilindro ou 4, depende do uso e característica da moto.
Apesar de ser possível uma esportiva com 2, 3, 4 ou sei lá quantos cilindros, e com diversas configurações de motor, o mais usual é mesmo um 4 em linha devido a característica do mesmo em gerar potência em altos giros.
O mesmo acontece com as custons, onde o V2 impera, apesar de existirem “custons” com 2 em linha.
Portanto, no caso das nakeds, a configuração do motor respeita o propósito, faixa de preço, economia, etc. para qual a moto foi desenvolvida.
Uma naked 2 cilindros vai ter ótimo desempenho urbano, com um provável bom custo x benefício, deixando um pouco a desejar para quem curte altas velocidades.
Já uma naked 4 em linha vai dar mais “canseira” para o piloto nas cidades, e vai dar mais prazer nas estradas e/ou velocidades maiores. Apesar de que acho equivocado comprar uma naked pensando em altas velocidades, pois ninguém aguenta o ventão no peito.
Fora isso tudo, existe a característica de funcionamento de cada motor, e neste aspecto, um 4 em linha é imbatível(na minha opinião). É um motor liso, vibra quase nada, super “elástico” e geralmente, bem potente.
É isso. Cada caso é um caso e a opção por esse ou aquele motor deve ser escolhido de acordo com a utilização da moto, pelo menos deveria ser assim.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Perfeito!JAL escreveu:Vamos lá, sem xiiiiitismos sobre configurações de motores.
Mas se o sujeito é brasileiro e gosta de motos esportivas ou nakeds é certo que o objeto do desejo é uma 4 canecos, seja pelo mito, pelo ronco ou por qualquer outro fator, nessa categoria o 4 canecos é o objetivo de 99% de quem gosta de moto.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
Concordo minholi.
O problema da brazucada era a falta de opção até bem pouco tempo.
Muitas vezes o sujeito não tem a menor experiência com motos, mas sonha com uma SS pq acha bonito.
Outra, o cara usa a moto somente pra ir a academia mas quer comprar uma 4 cilindros quando um scooter atenderia perfeitamente.
Também existe a coisa da vaidade. O cara não aceita andar numa moto pequena, compra um motão e anda 100km por mes.
Parece que os tempos estão mudando. Atualmente ja temos boas opções no mercado em diversas faixas de preço.
O Brasil ainda não possui a cultura motociclistica, mas estamos melhorando.
Muitas vezes o sujeito não tem a menor experiência com motos, mas sonha com uma SS pq acha bonito.
Outra, o cara usa a moto somente pra ir a academia mas quer comprar uma 4 cilindros quando um scooter atenderia perfeitamente.
Também existe a coisa da vaidade. O cara não aceita andar numa moto pequena, compra um motão e anda 100km por mes.
Parece que os tempos estão mudando. Atualmente ja temos boas opções no mercado em diversas faixas de preço.
-
Gaucho
JAL escreveu:Também existe a coisa da vaidade. O cara não aceita andar numa moto pequena, compra um motão e anda 100km por mes.
JAL escreveu:Concordo minholi.
Acredito que o mercado está realmente mudando, e está surgindo mais opções.
Porém o que EU vejo, é mais uma politica de lucro a qualquer custo. As grandes montadoras, investem quase que 100% em motos 125 - 250, ou 600cc.
Alguém que queira sair das 250, mas não tem bala na agulha pra pagar 26k numa moto, não tem nenhuma opção ( de motos Zero km.)
Esse Buraco entre 250-300cc até 600cc é uma coisa que o povo tem falado a MUITO tempo, mas ninguem da atenção ...
Nota-se um buraco entre os 15.500k de uma ninja 250 até 24.300 que é uma Comet 650, nesse meio termo, dos 16k, 17k, 18k, etc... dava para encaixar muita moto boa, principalmente os meio termos....
Eu sonho com uma 350 - 450cc dois cilindros e uns 50-60 cv, custando ai na faixa de 17-18k.......
Mas para as grandes montadoras parece que não compensa, se fizessem uma 450 bi, iam querer enfiar um preço MUITO alto, tipo 21k (que obvimante poderia ser bem menos), o que iria inviabilizar o mercado das mesmas, pois ficaria mto próximo das 600 4 cil.
Bom, essa é minha opinião, gostaria mto de ver um mercado de 2 rodas mais justo nesse pais, na verdade, gostaria de ver um mercado mais justo.
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
- Yell
- Motoqueiro
JAL, vc foi cirurgico na explicação...JAL escreveu:Vamos lá, sem xiiiiitismos sobre configurações de motores.
Curto bastante as 4 cilindros pela suas características de potencia e elasticidade...No caso, prefiro as Nakeds do que as SS. QUestão de gosto mesmo...
Mas destratar uma moto por ser 2 cilindros, pra mim, é o fim da picada...
Sendo assim, uma monocilindro seria uma grande merda...o que não é considerado verdade...
No caso da ER-6, ela vem pra atender um mercado ainda imaturo e carente de opções intermediárias...
ë uma moto com velocidade final em torno de 190-200 km/h e que atende uma grande maioria dos usuários que desejam ou necessitam de ter uma moto polivalente. Seria algo próximo ao equilíbrio cidade/estrada boa...
Visto que as 4 cilindros de mesma cilindrada são menos "utilizáveis" que ela, na cidade e mais expertas, a partir de determinada velocidade, na estrada.
Na verdae, hoje, na faixa de 600 cc, temos uma das mais completas ofertas de modelos, no Brasil. Só perde para as utilitárias, que a maioria do sfabricante possuem...
Yell
- Fredericow
- Motoqueiro
Não concordo em subjugar uma moto pelo seu motor. Meus critérios são modelo x finalidade, isso ainda tem que caber no bolso, afina esse é o principal fator ao adquirir uma moto aqui.
Não concordo com essa história de que a er6 é melhor pra cidade e xj6 é melhor pra viajar, isso depende sim é do condutor e seu costume com a motocicleta.
Se compararmos o preço e a potência, ambas são equivalentes. Até o desempenho é similar. Nesse caso, muitas vezes a pessoa compra a moto mais pela estética do que pelo motor em si. Ou baseado em outros elementos, como proximidade com a concessionária ou afinidade com a marca.
Os custos de aquisição e manutenção de uma bandit, hornet er6, xj6 são bem parecidos. Claro que às vezes é necessário abrir mão de uma motocicleta 0 km para colocar os preços num mesmo patamar. Quanto ao uso, se for urbano e diário, uma cb300r é mais econômica e tem o mesmo desempenho que que qualquer 1, 2, 3 ou 4 cilindros. Mas nem todos podem ter uma moto para cada situação, às vezes nem é somente pelo alto custo de aquisição, mas sim por falta de vaga na garagem, por ter de pagar os impostos 2 vezes e etc.
Não concordo com essa história de que a er6 é melhor pra cidade e xj6 é melhor pra viajar, isso depende sim é do condutor e seu costume com a motocicleta.
Se compararmos o preço e a potência, ambas são equivalentes. Até o desempenho é similar. Nesse caso, muitas vezes a pessoa compra a moto mais pela estética do que pelo motor em si. Ou baseado em outros elementos, como proximidade com a concessionária ou afinidade com a marca.
Os custos de aquisição e manutenção de uma bandit, hornet er6, xj6 são bem parecidos. Claro que às vezes é necessário abrir mão de uma motocicleta 0 km para colocar os preços num mesmo patamar. Quanto ao uso, se for urbano e diário, uma cb300r é mais econômica e tem o mesmo desempenho que que qualquer 1, 2, 3 ou 4 cilindros. Mas nem todos podem ter uma moto para cada situação, às vezes nem é somente pelo alto custo de aquisição, mas sim por falta de vaga na garagem, por ter de pagar os impostos 2 vezes e etc.
honda sh150i
- Yell
- Motoqueiro
Fredão,Fredericow escreveu:Não concordo em subjugar uma moto pelo seu motor. Meus critérios são modelo x finalidade, isso ainda tem que caber no bolso, afina esse é o principal fator ao adquirir uma moto aqui.
A ER-6 é considerada melhor que a XJ6 apenas por ter mais torque em regimes mais baixos de rotação do motor, po que implicaria em "menas" trocas de marchas e mais agilidade nas respostas do motor.
Eu tive uma bicilindrica e logo depois uma tetracilindrica. A desvantagem da tetra era que com o dobro de potencia fazia-se necessário ter muito mais atenção no acionar do acelerador dentro da cidade.
Certamente a tendencia de uma moto com 4 cilindros é ela ser superior em praticamente tudo referente ao motor do que uma moto de 2 cilindros da mesma cilindrada.
O que faz a ER-6 se tornar interessante é o rendimento muito proximo dela para as 4 cilindros de valor e potencia mais proximas.
Acredito que tirando algumas peçasa específicas, uma bicilindrica leve vantagem no custo de manutenção. Apenas Credito. Nada tenho de concreto pra afirmar isso.
E quanto ao uso urbano, sempre considerando uma unica moto em casa, afinal ainda não ganhamos na mega-sena, a ER-6 é melhor do que a CB300 ou similares, se vc deseja andar de moto na cidade e pegar estrada com tranquilidade. E é melhor que uma 4 cilindros pelo motivo contrário...
Resta saber qual o consumo dela.
Demais a mais, moto é tesão. Se quiser compar moto com a razão, melhor ter um carro ou andar de onibus.
Yell
- Fredericow
- Motoqueiro
Pois a er6, pelos relatos de proprietários que li até hoje, aqui, em outros fóruns e ao consultar proprietários aqui de Vitória, bebe a mesma coisa que uma bandit. Faz algo entre 13 e 18km/l. Os pneus dela são radiais como os da gsf e da xj, a quantidade de óleo deve ser a mesma (por volta de 3L).
De bandit vou ao serviço diariamente usando a 6ª marcha. Só mudo ao parar em sinais. Nas demais motos que tive fazia o mesmo, a diferença é que as outras só tinham 5 velocidades.
Com relação à moto pequena, na cidade em trajetos de até 20 km até uma CG150 anda junto, à menos que o condutor da moto mais potente seja um valentino rossi urbano a acelere @ 180/200km/h pelas ruas da cidade.
Os custos para manter uma cb500 são diferentes do que se gasta com uma ER6, mas principalmente por conta dos pneus.
Os custos mais baixos das motinhas já são de conhecimento de todos. Se for só pra ir e vir os custos são bem menores.
De bandit vou ao serviço diariamente usando a 6ª marcha. Só mudo ao parar em sinais. Nas demais motos que tive fazia o mesmo, a diferença é que as outras só tinham 5 velocidades.
Com relação à moto pequena, na cidade em trajetos de até 20 km até uma CG150 anda junto, à menos que o condutor da moto mais potente seja um valentino rossi urbano a acelere @ 180/200km/h pelas ruas da cidade.
Os custos para manter uma cb500 são diferentes do que se gasta com uma ER6, mas principalmente por conta dos pneus.
Os custos mais baixos das motinhas já são de conhecimento de todos. Se for só pra ir e vir os custos são bem menores.
honda sh150i
- Yell
- Motoqueiro
Bem, nem vou tentar entender onde vc quer chegar...Fredericow escreveu:Pois a er6, pelos relatos de proprietários que li até hoje, aqui, em outros fóruns e ao consultar proprietários aqui de Vitória, bebe a mesma coisa que uma bandit. Faz algo entre 13 e 18km/l. Os pneus dela são radiais como os da gsf e da xj, a quantidade de óleo deve ser a mesma (por volta de 3L).
Bandit não é a unica 4 cilindros do mercado...nem a mais moderna nem a mais top...
MAs tem suas vantagens em relação às outras 4 cilindros.. e desvantagens tb...questão de gosto..
Vc usa ela na cidade assim como eu usava a NH6 na cidade... maciota,, cuidado por causa da potencia... etc...
Serve pra ter na cidade? claro que sim...
ER-6 serve pra se ter e usar na cidade? calro que sim...E na estrada? claro que sim...
Não é o fato de ser uma bicilindrica que faz com que ela seja pior qu euma 4 cilindros.
Isso que eu defendo...
A questão é qu eno Brasil, compra-se por status e não necessariamente por característica ou utilização, ou gosto mesmo, atração pelo visual da moto...
Aí, Status é foda (o motel tb)!!!!!!!!!!!
Yell