Aparelho de GPS na moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
Swaizer
Motociclista

Re: Aparelho de GPS na moto

Mensagem por Swaizer »

Bagé escreveu:Tá confuso hehehe.....

Tu queres os POIs ou radares??? Eu sei que radares também são pois, mas são bem distintos...

POIS = restaurantes, ccs, aeroportos e bla bla bla.. Isso vem junto, no link que postei tem POIs para gps IGO

.
Boas...

POIs, quaisquer.

Para rodar nos mapas 'Here', não tenho como verificar qual aplicativo gps esta rodando no carro.

O mapa Here esta rodando no multimidia do carro, original de fábrica.

[]'s

FUI
Verum Ipsum Factum

... über die Straße

Ignorantia Felicitas
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

jsamuel escreveu:
Leandro escreveu:
jsamuel escreveu:Alguém aí usa o GPS GUIA QUATRO RODAS? É o mesmo AQUARIUS.
Os atuais parece que são os mesmos Aquarius.
Antigamente os QR eram Mio.

Tive (tenho) ambos, e em ambos mudei para o Igo. Os navegadores originais são muito ruins (na minha opinião).

Leandro, liguei o meu direto na bateria, sabe dizer se ele só consome a bateria quando o GPS ta plugado no carregador? Coloquei um fusível também só para proteção.
O da moto tb está direto na bateria com um fusível 3A no "+". Já tem +/- ano e meio. Até agora sem problemas na bateria nem no aparelho.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Swaizer escreveu:
Bagé escreveu:Tá confuso hehehe.....

Tu queres os POIs ou radares??? Eu sei que radares também são pois, mas são bem distintos...

POIS = restaurantes, ccs, aeroportos e bla bla bla.. Isso vem junto, no link que postei tem POIs para gps IGO

.
Boas...

POIs, quaisquer.

Para rodar nos mapas 'Here', não tenho como verificar qual aplicativo gps esta rodando no carro.

O mapa Here esta rodando no multimidia do carro, original de fábrica.

[]'s

FUI
Nesse link aqui tem mapas e pois....vc tem acesso as pastas do seu multimídia?

Se for o caso, baixa o brasil.poi e joga na pasta, provavelmente de nome poi se for igo primo....

Tem mapas atualizados aí também, mas primeiro de tudo, salve o que tiver no seu aparelho, pq pode ser bloqueado e não funcionar com os novos mapas...

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

jsamuel escreveu:
Leandro escreveu:

Tive (tenho) ambos, e em ambos mudei para o Igo. Os navegadores originais são muito ruins (na minha opinião).

Leandro, liguei o meu direto na bateria, sabe dizer se ele só consome a bateria quando o GPS ta plugado no carregador? Coloquei um fusível também só para proteção.
Aqui deu merda.
Em dois ou três dias a bateria da moto foi para o saco.
Mas não tinha essa parada de fusível que você falou.

Enviado de dispositivo móvel.
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

drsrg escreveu:
jsamuel escreveu:
Leandro escreveu:

Aqui deu merda.

O seu GPS é igual ao meu?

Na realidade o fusível é só para proteger contra curto ou algo do tipo.

Sauros, meu fusível é de maior amperagem, vou checar e posto aqui.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

drsrg escreveu: Aqui deu merda.

É aquele gps g360 ou g361?
Já uso a anos esse modelo, na atual liguei no farol baixo da moto, mas nas anteriores liguei direto na bateria..

É assim: Se você deixar o gps conectado no suporte mas desligado, em uns 4 dias vai a baterosa, se vc deixar conectado e ligado, num dia vai tua baterosa, se vc retirar do suporte, neste caso fica apenas o circuitinho que rebaixa 12v para 5v, vai uns 15 dias sem problema...

Fusível é só proteção, exagerando o exemplo para melhor entendimento...Vc poderia colocar um fusível de 1000 amperes ou 1 amper, para consumo não muda nada, só se der um curto o de 1000 amperes fica inteiro e sua moto pega fogo hehehehe

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Bagé escreveu:
drsrg escreveu: Aqui deu merda.

É aquele gps g360 ou g361?
Já uso a anos esse modelo, na atual liguei no farol baixo da moto, mas nas anteriores liguei direto na bateria..

É assim: Se você deixar o gps conectado no suporte mas desligado, em uns 4 dias vai a baterosa, se vc deixar conectado e ligado, num dia vai tua baterosa, se vc retirar do suporte, neste caso fica apenas o circuitinho que rebaixa 12v para 5v, vai uns 15 dias sem problema...

Fusível é só proteção, exagerando o exemplo para melhor entendimento...Vc poderia colocar um fusível de 1000 amperes ou 1 amper, para consumo não muda nada, só se der um curto o de 1000 amperes fica inteiro e sua moto pega fogo hehehehe

.
Então pelo que você diz vai consumir de todo jeito, mesmo sem nada ligado no carregador que vem da bateria, o lance é não deixar a moto parada tanto tempo.

Imagem

Ta aí o cabo carregador do meu.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jsamuel, vê aquele plug com vedação contra umidade? Pois é, desconecte ele quando não estiver usando e tampe com a tampinha de borracha.

Bateria tem a função de acumular e descarregar energia elétrica. SEMPRE, repito, SEMPRE haverá uma perda ao longo do tempo. Bateria é, na verdade, um capacitor. Tal perda pode ser devido às próprias características de capacitância de cada capacitor ou material ou pode ser porque algum consumidor está drenando essa energia acumulada.

No nosso caso, o consumidor é o aparelho de GPS. Se ele estiver conectado temos o consumo de energia da bateria da moto para carregar a bateria do GPS, mesmo que o GPS esteja DESLIGADO. A bateria do GPS tem as mesma funções e propriedades da bateria da moto, somente com especificações diferentes. Mas a função e propriedades são as mesmas, portanto, a bateria do GPS também acumula energia elétrica e vai perdendo ela ao long do tempo ou por consumo. Nisso, mesmo que o GPS da moto esteja desligado, a bateria da moto ficará repondo a energia que a bateria do GPS vai perdendo. Então, ambas estarão descarregando.

Se você, quando o GPS não estiver em uso, desconectar aquele plug, não haverá consumidor drenando a energia da bateria, portanto, a perda da bateria da moto será somente a perda natural que ocorreria sem o consumidor.

Só haverá corrente elétrica se o circuito for fechado. Em circuito aberto não há corrente.

Se alguém aqui no fórum souber como explicar melhor, por favor...
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Isso ai ;-) na tenerezinha instalei em paralelo com farol baixo....daí zero preocupação com bateria

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Bagé escreveu: [interface]
shutdown_time="0"
;-) Valeu Bagé, vou ver no meu como fica.

O carregador conectado direto na bateria, mesmo com o GPS desconectado do carregador, também consome alguma energia.
E se for um carregador de "não muito boa qualidade", vai consumir mais ainda.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Saurus escreveu:Jsamuel, vê aquele plug com vedação contra umidade? Pois é, desconecte ele quando não estiver usando e tampe com a tampinha de borracha.É o mesmo efeito que retirando o gps do suporte, que é mais fácil, pois tu ´´abre´´ o circuito de uma forma ou de outra

Se você, quando o GPS não estiver em uso, desconectar aquele plug, não haverá consumidor drenando a energia da bateria, portanto, a perda da bateria da moto será somente a perda natural que ocorreria sem o consumidor.Haverá consumo, pq o circuito que rebaixa de 12v para 5v é antes, portanto é como descrito acima

Só haverá corrente elétrica se o circuito for fechado. Em circuito aberto não há corrente.corretíssimo

Saurito....Qualquer circuito que esteja conectado a uma força, consome energia(no caso a porrinha que rebaixa), a não ser é claro que vc desconecte através de um contato seco (relé), caso contrário ele fica consumindo energia, um circuito de estabilização de tensão, como é o caso, existe consumo..
É o princípio do diodo Zener, que estabiliza a tensão, mas tem que ter um resistor para que ele jogue para resistência o excesso....

é isso

Circuito clássico de estabilização simples usando zener

Imagem

.
Editado pela última vez por Bagé em 15 Out 2015, 12:32, em um total de 1 vez.
Imagem

Bagé@tchê.rs

jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Bem... como vou usar o GPS apenas em viagens, vou deixar ele totalmente desconectado da bateria e conecto quando for viajar.

A minha ideia, Sauros, era apenas plugar lá e conectar a força no GPS quando fosse usa-lo, mas pra ficar consumindo energia a toa da bateria já que viajo pouco, é melhor deixar desplugado mesmo.

Interessante... mesmo em "stand by" esse fiozinho que postei aí consome bateria.

PS: Também pensei em comprar um carregador daqueles de "cigarreira de carro", que é USB, pra ligar na tomada 12V da moto que fica abaixo do guidão.

Imagem

Só não sei se da pra fazer isso com o suporte original do GPS ou teria que cortar um pedaço lateral dele para poder entrar o encaixe USB.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Embora seja muito baixo o consumo, mas existe...Mas é fácil, conecte ele na luz baixa, está sempre ligada e quando desliga a moto já era....

Se você ´´pelar´´ os fios preto e vermelho, deslplugue a lâmpada baixa, e como os fios são bem finos, coloque um nos seus respectivos polos, negativo e positivo da luz baixa e encaixe, e conecte novamente, ele fica pressionado..

fiz isso na tenerezinha....

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Não queria mexer nisso enquanto a moto ta na garantia, Bagé, a fabrica é melindrosa e pode encher meu saco.

Também sou leigo total e teria que ir a algum eletricista de motos para fazer isso, mas aqui onde moro nenhum eletricista quer mexer em moto grande, eles tem medo de dar algum pau e o dono da moto ir atrás deles pra cobrar o preju.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

jsamuel escreveu:Não queria mexer nisso enquanto a moto ta na garantia, Bagé, a fabrica é melindrosa e pode encher meu saco.

Também sou leigo total e teria que ir a algum eletricista de motos para fazer isso, mas aqui onde moro nenhum eletricista quer mexer em moto grande, eles tem medo de dar algum pau e o dono da moto ir atrás deles pra cobrar o preju.
Se tá na garantia deixa quieto hehe.....E não deixe eletricistas fazerem poesia na moto, se for fazer faça exatamente como falei, pq não rompe nada, não descasca fio, absolutamente nada na moto, se fosse o caso de ir fazer uma revisão, basta desplugar a luz baixa tirar os fios do gps e plugar novamente...

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Do jeito que o Bagé falou não fica intrusivo. Se você puxar ninguém vai saber que um dia colocou isso na moto. Eu iria preferir soldar quando a moto saísse da garantia, mas vai funcionar tranquilo. Na pior das hipóteses o fio escapa, só colocar de novo.

A chance de ir atrás de alguém e ele fazer cagada é grande, porque o cara vai querer fazer no esquema tradicional e aí a garantia vai pro saco.
orgulho de ser CGzeiro!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bagé escreveu:
Saurus escreveu:Jsamuel, vê aquele plug com vedação contra umidade? Pois é, desconecte ele quando não estiver usando e tampe com a tampinha de borracha.É o mesmo efeito que retirando o gps do suporte, que é mais fácil, pois tu ´´abre´´ o circuito de uma forma ou de outra

Se você, quando o GPS não estiver em uso, desconectar aquele plug, não haverá consumidor drenando a energia da bateria, portanto, a perda da bateria da moto será somente a perda natural que ocorreria sem o consumidor.Haverá consumo, pq o circuito que rebaixa de 12v para 5v é antes, portanto é como descrito acima

Só haverá corrente elétrica se o circuito for fechado. Em circuito aberto não há corrente.corretíssimo

Saurito....Qualquer circuito que esteja conectado a uma força, consome energia(no caso a porrinha que rebaixa), a não ser é claro que vc desconecte através de um contato seco (relé), caso contrário ele fica consumindo energia, um circuito de estabilização de tensão, como é o caso, existe consumo..
É o princípio do diodo Zener, que estabiliza a tenção, mas tem que ter um resistor para que ele jogue para resistência o excesso....

é isso

Circuito clássico de estabilização simples usando zener

Imagem

.
;-)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bagé escreveu:Embora seja muito baixo o consumo, mas existe...Mas é fácil, conecte ele na luz baixa, está sempre ligada e quando desliga a moto já era....

Se você ´´pelar´´ os fios preto e vermelho, deslplugue a lâmpada baixa, e como os fios são bem finos, coloque um nos seus respectivos polos, negativo e positivo da luz baixa e encaixe, e conecte novamente, ele fica pressionado..

fiz isso na tenerezinha....

.
Pouthamherddda!!!! Acho que vou refazer a instalação na moto desse jeito aí. Eu não havia cogitado essa solução. ;-)
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Beleza! Se der coragem eu faço!
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

O meu era um 2 Rodas.
Com o Orange, está conectado direto na bateria. Mas fica só o suporte "Full time" na moto.
O GPS propriamente dito só coloco quando vou usar.

Muito interessante a sua solução, Bagé.
Em tempo, estou vendendo a moto. E o gps vai junto.

MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Responder