Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
RAlves
Motoqueiro

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por RAlves »

Pessoal, so para constar:

Ontem voltei de hortolandia a taubate (210km) a noite sai de hortolandia as 10:30 e cheguei em taubate 1h da manha, farois acesos o tempo todo, nenhum problema.

A cada 50km eu parava, desligava a moto e dava partida pra ver como estava a bateria, tudo normal.

A diferenca da iluminacao e absurda, vale MUITO a pena... tenho certeza de que se fizer com lampadas de 35w nao vai ter nenhum problema com certeza.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Hoje tirei o pneu traseiro da Bandit; tava esvaziando beeeemmmm devagar, e depois de procurar bastante achei um prego bem pequeno, que tava dando vazamento. Consertei e......... nãoadiantou porra nenhuma; o vazamento continuou.
Tive que levar num borracheiro, e o cara achou o vazamento entreo pneu e o aro da roda.
Acho que meti (mais) um macarrão no pneu sem necessidade :x :x
Agora ta pronta pra o Moto Chico ;-) ;-)
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Existe algum metodo pra identificar o momento de regulagem de valvulas ? Tirando a km excessivamente precavida do manual?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
froesdamotta
Motoqueiro

Daninean escreveu:Existe algum metodo pra identificar o momento de regulagem de valvulas ? Tirando a km excessivamente precavida do manual?
Em motos com tuchos mecânicos, acho que o ruído indica isto; a não ser a condição oposta (e muito mais grave) de válvulas sem folga. Melhor checar com frequencia, apesar da dificuldade de fazê-lo em algumas motos ;-) ;-) . Na Bandit atual tem que desmontar aquela bosta do PAIR; nas antigas não tinha isto....
Nas motos com injeção, não sei se usam tuchos hidráulicos ou mecânicos..... tuchos hidráulicos não necessitam de regulagem!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Daninean,

No caso da tua e da maioria,

Comeca a fazer barulho "tic tic tic tic"
Aumenta consumo e piora desempenho.

Quando a folga e excessiva chega a afetar a marcha lenta.

Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

:no:

Depende da moto. Se for considerar o tic tic tic na Bandit, a cada 10 km vai ter que abrir o motor e verificar. :lol:

Se for GS 500, a cada ligada da moto. :rof:

Verifiquei as da 12 com 37k, tudo justinho de fabrica, nenhuma com folga. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

danoninho... Quantos kms está tua moto??? A sua é 150, né??? As 125 precisavam regular sempre(varetadas).... Pela pergunta, com certeza vc nunca mandou regular... Pois bem .... Tá na hora então...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Smoker escreveu::no:

Depende da moto. Se for considerar o tic tic tic na Bandit, a cada 10 km vai ter que abrir o motor e verificar. :lol:

Se for GS 500, a cada ligada da moto. :rof:

Verifiquei as da 12 com 37k, tudo justinho de fabrica, nenhuma com folga. ;-)

Eu quis dizer as comuns, 125, 150, 250...

Pior que essas duas e XT600 quando liga de manha... parecia que tinha ido o motor todo pro saco.

Toecutter
Dinossauro

Mensagem por Toecutter »

Na Harley e na DT nunca ouvi nenhum barulho parecido com tic tic tic.... :-D
.:TE VEJO NO INFERNO:.
Não deslogue agora, sua opinião receberá a importância que você merece.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

RAlves escreveu:Pior que essas duas e XT600 quando liga de manha... parecia que tinha ido o motor todo pro saco.
Verdade, e o pior nem é o barulho em si, é a cada manhã fazer um barulho diferente. :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:
RAlves escreveu:Pior que essas duas e XT600 quando liga de manha... parecia que tinha ido o motor todo pro saco.
Verdade, e o pior nem é o barulho em si, é a cada manhã fazer um barulho diferente. :lol:
Isso é vero. Tem mais variedade de sons que os sintetizadores da mesma marca. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Helder.soares escreveu:danoninho... Quantos kms está tua moto??? A sua é 150, né??? As 125 precisavam regular sempre(varetadas).... Pela pergunta, com certeza vc nunca mandou regular... Pois bem .... Tá na hora então...
Helder, sou noob, mas nem tanto vai kkk, as valvulas são mecanicas, e como o sistema do comando é por corrente, o prazo pra regulagem é maior.
Manual diz 12mil kms, regulei com 28mil kms, e agora estou nos 46mil kms, em outras motos reconhecia o barulho com facilidade, nessa não consigo ouvir as valvulas pedindo regulagem, quando regulei com 28mil kms, não tinha perdido potencia, e marcha lenta estava normal, só pra ligar que eram necessarias varias partidas.
A Fazer mesmo era batata, principalmente com motor bem quente, voce ouvia nitido.

Mas acho que mes que vem quando ela estara com 50mil eu vou fazer a regulagem novamente.

Aquele estalo que disse dias atrás, assim como veio sem motivo aparente, sumiu sem motivo aparente também, unica coisa que fiz foi lavar a moto :lol:
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

froesdamotta
Motoqueiro

Daninean escreveu:
Helder.soares escreveu:danoninho... Quantos kms está tua moto??? A sua é 150, né??? As 125 precisavam regular sempre(varetadas).... Pela pergunta, com certeza vc nunca mandou regular... Pois bem .... Tá na hora então...
Helder, sou noob, mas nem tanto vai kkk, as valvulas são mecanicas, e como o sistema do comando é por corrente, o prazo pra regulagem é maior.
Manual diz 12mil kms, regulei com 28mil kms, e agora estou nos 46mil kms, em outras motos reconhecia o barulho com facilidade, nessa não consigo ouvir as valvulas pedindo regulagem, quando regulei com 28mil kms, não tinha perdido potencia, e marcha lenta estava normal, só pra ligar que eram necessarias varias partidas.
A Fazer mesmo era batata, principalmente com motor bem quente, voce ouvia nitido.

Mas acho que mes que vem quando ela estara com 50mil eu vou fazer a regulagem novamente.

Aquele estalo que disse dias atrás, assim como veio sem motivo aparente, sumiu sem motivo aparente também, unica coisa que fiz foi lavar a moto :lol:
O sistema de regulagem da sua moto é por porca+contraporca (parafuso), ou por pastilhas? Os sistemas com pastilhas mantêm as folgas por mais tempo.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Por ser moto de motor mais simples e sem potencia rsrs, deve ser por parafuso mesmo

JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Helder.soares escreveu:...Quantos kms está tua moto??? A sua é 150, né??? As 125 precisavam regular sempre(varetadas).... ...
Tive uma Titan 125 e sentia a pedaleira vibrar quando era hora de regular válvulas.

Como é coisa barata (15 pilas numa CG) mandei acho que a cada 15k kms, um pouco menos até.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Nada, não é tão barato assim, e tem que deixar um dia a moto parada, visto que no sabado meu mexanico não faz.... e na 150 é comando de corrente então o esquema é outro...

diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

O manual da FZ 250cc indica que a verificação deve ser feita a cada 5k. Na prática, nas duas Fazer que tive, olhei com 10k e 20k, tudo dentro dos padrões. No entanto, por se tratar de um processo simples, não custa aproveitar as revisões e verificar.

A Fazer aciona suas válvulas por balancin, que apesar de precisar regular mais vezes do que as acionadas diretamente por tuchos, é bem fácil de fazer.

Só precisa rosquear as duas tampas para dar acesso as duas válvulas. Verifica-se a folga com um calibre de lâminas e ajusta o parafuso de porca n. 10.

É mamata demais.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
froesdamotta
Motoqueiro

[quote="diegonunes"]A Fazer aciona suas válvulas por balancin, que apesar de precisar regular mais vezes do que as acionadas diretamente por tuchos, é bem fácil de fazer.

quote]
Foi o que eu quis dizer acima; a moto do danoninho deve ser por pastilhas (ou tuchos mecânicos). Na Bandit é por parafuso, mas são DEZESSEIS :shock: :shock: pra regular; é trampo pra uma manhã inteira. Sem contar a bosta do PAIR (dispositivo antpoluição) que tem que tirar tudo pra poder liberar a retirada da tampa de válvulas.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Ué, a moto dele não é a Fazer? Se for não tem pastilha, é balancim.

Outra, os acionamentos por tuchos mecânicos, usam pastilhas obrigatoriamente, essa é a forma de regular. Os hidráulicos não usam nada, não se faz regulagem, são auto adaptáveis. Não lembro de motos que usam tuchos hidráulicos.

Jurava que as bandidas usavam acionamento direto das válvulas, como nas Hayas.

Olha o tamanho da brincadeira, rs.

Olha o acionamento direto da Haya com tuchos mecânicos:

Alguém sabe me dizer se essas duas motos usam casquilho/bronzina nos comandos?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Atualmente é Titan150

Responder