Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
- froesdamotta
- Motoqueiro
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
-
Robson
froesdamotta escreveu: 02 Ago 2021, 10:19Eu não me expressei bem.....o que PODE acontecer é o seguinte....as válvulas desgastam suas bordas onde apoiam e vedam nas sedes, e as próprias sedes também...isso faz com que as hastes "subam" e reduzam a folga existente com o balancim ou com a superfície do comando.Robson escreveu: 02 Ago 2021, 10:13bom.... eu não vejo como o desgaste de uma peça batendo na outra pode diminuir a folga entre as duas..b0fh escreveu: 02 Ago 2021, 09:58 mas o desgaste natural do motor gera exatamente isso ai... pouca folga.![]()
no caso da Drag... 61 mil km, as quatro válvulas estavam com uns centésimos a mais de folga.
uma vez reguladas, o barulho de bateção no motor foi embora.
So que isto pode ser um desgaste menor que o das superfícies dos balancins e comando, e folga aumentar.
entendi o raciocínio, e faz todo sentido.
mas em TODAS as motos que tive até hoje, nenhuma diminuiu a folga... pelo contrário.
No manual da Drag não especifica tempo ou km para a regulagem, mas fala em escutar o barulho da moto, e em caso de barulho excessivo, faz-se a regulagem da folga.
Lembrando que válvulas e parafuso no balancim são de liga de aço, e ao contrário do que o programador ai pensa, sede de válvulas é de um material bem mais duro que a válvula, o tal de ESTELITE.
E isso tem de ser um tanto óbvio, já que é muito mais fácil trocar válvulas que a sede das válvulas.....
ainda assim o tal estrelite está assentado em alumínio quente.
enfim... os ENGENHEIROS japas devem saber o que fazem e calculam as paradas para que os desgastes se compensem na medida do possível.
e os ENGENHEIROS AMERICANOS são mais espertos ainda, já que usam um sistema que se auto ajusta a qualquer folga que aparecer, então nem precisam fazer muita conta
enfim... os ENGENHEIROS japas devem saber o que fazem e calculam as paradas para que os desgastes se compensem na medida do possível.
e os ENGENHEIROS AMERICANOS são mais espertos ainda, já que usam um sistema que se auto ajusta a qualquer folga que aparecer, então nem precisam fazer muita conta
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
-
Robson
Na verdade especificam uma tolerância bem grande para o casos de motores refrigerados a ar...b0fh escreveu: 02 Ago 2021, 10:43 ainda assim o tal estrelite está assentado em alumínio quente.
na Drag a folga da válvula de admissão vai de 0,07 a 0,12 mm.
na de exaustão, de 0,12 a 0,17....
na minha ajustei com 0,10 e 0,15, respectivamente.
ainda assim o tal estrelite está assentado em alumínio quente. e se é mais duro que a válvula vai comer a própria.
-
-
Robson
continua fazendo programa, que é melhor para vc....b0fh escreveu: 02 Ago 2021, 10:53 ainda assim o tal estrelite está assentado em alumínio quente. e se é mais duro que a válvula vai comer a própria.
o tal alumínio quente é uma liga de alumínio, muito mais dura que o alumínio comum, e a sede de válvulas está assentada em pelo menos 2 cm dessa liga de alumínio.
é forte pra caraleo, aguenta a explosão provocada pela queima do combustível na câmara de combustão além de aguentar as forças envolvidas no conjunto pístão/biela/virabrequim, não vai ser um batida de uma peça tão pequena qto uma válvula que irá deformá-lo assim, a ponto de modificar a folga das válvulas de maneira considerável em tão pouco km.
-
Robson
Mas enfim, o maior problema dos motores japas é ACESSO.b0fh escreveu: 02 Ago 2021, 10:53 e os ENGENHEIROS AMERICANOS são mais espertos ainda, já que usam um sistema que se auto ajusta a qualquer folga que aparecer, então nem precisam fazer muita conta![]()
Na Drag tem um vazamento que aparece pelo retentor da haste de acionamento da embreagem, o retentor em si custa pouco mais de 70 reais, mas precisa retirar o motor da moto, desmontar o cilindro traseiro, para então sacar a haste e trocar o retentor....
Peça = 70 reais....
Mão de obra = 1500 reais, no mínimo.
rapaisssssss......... MANADOR MANJA DEMAIS DE MOTOR!!!!!!!é forte pra caraleo, aguenta a explosão provocada pela queima do combustível na câmara de combustão além de aguentar as forças envolvidas no conjunto pístão/biela/virabrequim,
-
-
Robson
deixa pra lá.....
melhor acreditar em sede de válvulas de aluminio.....
melhor acreditar em sede de válvulas de aluminio.....
Dia de melhorar o som da ponteiras.
Antes:

Depois:

Alarguei os furos das flautas e da tela abafadora e abri mais alguns, além de enrolar Bombril e um pedaço de lã de cerâmica por baixo da manta de vidro.
O ronco da moto mudou da água pro vinho.
Antes:

Depois:

Alarguei os furos das flautas e da tela abafadora e abri mais alguns, além de enrolar Bombril e um pedaço de lã de cerâmica por baixo da manta de vidro.
O ronco da moto mudou da água pro vinho.

-
Robson
Esse Bombril não vai enferrujar e desfazer ?
Nunca vi usar palha de aço no escape.
Sim, vai. Mas antes disso acontecer vou trocar por manta de fibra de vidro, no momento não tenho.Robson escreveu: 02 Ago 2021, 23:00 Esse Bombril não vai enferrujar e desfazer ?

Tenho visto bastante gente usando essa (suposta) fita térmica no abafador, ao invés da tradicional lã de vidro/rocha/cerâmica/aço/adamantium, rs. Será q funciona bem? E o principal: durabilidade?
Zeh 

-
Robson
Essa fita térmica nada mais é que lã de vidro em um formato mais amigável.
para fazer o manuseio é bom estar de luvas, senão dá uma coceira ferrada nas mãos.... rs
para fazer o manuseio é bom estar de luvas, senão dá uma coceira ferrada nas mãos.... rs
Interessante... Mas todas são iguais, ou tem as melhores e outras q são vagabundas demais? E as vagabundas demais usam q material?Robson escreveu: 03 Ago 2021, 10:29 Essa fita térmica nada mais é que lã de vidro em um formato mais amigável.
Zeh 

-
Robson
Aí já não sei.
o que sei é que todas são de fibra de vidro, e que as escuras perdem a cor porque são tingidas com tinta mesmo....
o que sei é que todas são de fibra de vidro, e que as escuras perdem a cor porque são tingidas com tinta mesmo....
-
Puma
Tem diferença na Trama, Urdume e espessura em fitas de Fibra de vidro.
Caso seja muito fechada de nada adiantou aumentar o diâmetro dos furos, pois vai funcionar como vedação, talvez a lá de vidro seja mais indicada.
Eu ferrei um cilindro de uma Marauder por abafar demais.
Vida ensina!!!
fui............
Caso seja muito fechada de nada adiantou aumentar o diâmetro dos furos, pois vai funcionar como vedação, talvez a lá de vidro seja mais indicada.
Vida ensina!!!
fui............
O certo é usar palha de aço enrolada na flauta e a fibra de vidro por cima desse justamente pra ter "circulação sonora" e evitar a erosão da fibra.Puma escreveu: 03 Ago 2021, 16:11 Tem diferença na Trama, Urdume e espessura em fitas de Fibra de vidro.
Vida ensina!!!![]()
fui............
Em tempo, desamasseia manete da embreagem na base do fogo e martelada.

troquei pastilhas de freio da carroça... puta servicinho sujo desgraçado.
botei umas 'bosh' de 'cerâmica', ficou ó, uma merda. espero que assentem nos discos e melhore um pouco
os discos já tão no bico do corvo, mas como dei sorte de não deixar a pastilha comer até o fim (uma delas foi quase rss) ainda vão ficar lá mais um tempo.
esta semana ou na proxima trocar o óleo da moto do sedex... sai o motul 7100 que tá sem noção o preço e entra o castrol 'edge supercar' que tá mais em conta.
botei umas 'bosh' de 'cerâmica', ficou ó, uma merda. espero que assentem nos discos e melhore um pouco
os discos já tão no bico do corvo, mas como dei sorte de não deixar a pastilha comer até o fim (uma delas foi quase rss) ainda vão ficar lá mais um tempo.
esta semana ou na proxima trocar o óleo da moto do sedex... sai o motul 7100 que tá sem noção o preço e entra o castrol 'edge supercar' que tá mais em conta.
-
O resultado do serviço no escapamento é que até minha mulher, que reclamava do barulho, elogiou o ronco da moto