só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...
Já viram isso aqui? Tem pra Dyna também.
https://metalhorse.com.br/kit-radiador- ... tster.html
A vantagem desse troço seria baixar a temperatura do oleo e aumentar a vida util dos componentes internos.
A vantagem desse troço seria baixar a temperatura do oleo e aumentar a vida util dos componentes internos.
O preço é bem convidativo. No meu caso, que tenho pretensões de ficar com a moto e não me desfazer dela. Vou fazer umas consultas e volto aqui com o resultado.ClaudemilsonDebortoli escreveu: 10 Set 2024, 08:52 Já viram isso aqui? Tem pra Dyna também.
Zeh 

-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Tem um preparador meio famoso no meio que é o Fabio da El Camino, que eu perguntei o que ele achava, segundo ele seria um boa opção de ter na moto pelos beneficios que trataria. Eu também estou nessa de pensar em colocar, já não penso em trocar em um curto espaço de tempo.Zeh escreveu: 10 Set 2024, 10:45O preço é bem convidativo. No meu caso, que tenho pretensões de ficar com a moto e não me desfazer dela. Vou fazer umas consultas e volto aqui com o resultado.ClaudemilsonDebortoli escreveu: 10 Set 2024, 08:52 Já viram isso aqui? Tem pra Dyna também.
Só tive motos refrigeradas a ar ou à ar e óleo e notei que que o "bafo quente" do motor das motos com refrigeração ar+óleo é menor.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
na dyna o radiador ajuda bem
na 883 é jogar dinheiro fora.
na 883 é jogar dinheiro fora.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
é isso que os caras falam, que o radiador abaixa para niveis abaixo dos 100º.Russo escreveu: 10 Set 2024, 11:40 Só tive motos refrigeradas a ar ou à ar e óleo e notei que que o "bafo quente" do motor das motos com refrigeração ar+óleo é menor.
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Segue o link deles explicando.
- petrorroupe
- Motociclista
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon."

-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
b0th, penso igual a você quando se trata de moto de boa, confiável “relógio suíço” e sem problemas crônicos já sabidos. No caso das jacas (HD), eu faço justamente o contrário, tento antever os problemas característicos antes que a bomba exploda na estrada. Se em se tratando da HD possuo a melhor e mais confiável delas “desde 1957” e, já precisei fazer um tanto de coisas que em outras motos não incomodam, como: remoção do spring plate, troca da mangueira do bujão de óleo, rolamentos de roda, soldar o suporte do escapamento, diversas peças que caem do nada (lentes do pisca, borracha do pedal de marcha), etc. Tu imagina nas demais HDs-não-lendas, com diversos outros problemas já sabidos? Para quem roda de verdade, é pedir para ficar a pé se for “esperar avisar” antes de botar a mão.
Sobre o radiador de óleo da MH, quando lançou, troquei uma ideia grande com a turma da Duch Parts / Twin13 (que é quem desenvolveu junto a MH / está comercializando). O produto em sí - a qualidade dos componentes e o desenvolvimento - ficou sensacional, padrão gringo, é plug and play. Como nas XR1200 sai original, por várias vezes pensei em montar ele na minha Sportster... agora já tem esse kit, maior, melhor e zero. Sem dúvida iria nesse da MH!
Porém, como o dinheiro é escasso, até chegar nesse kit ainda tem outras coisas que eu pretendo fazer antes. Como disse o b0th, acredito que outras HDs saem mais “estranguladas” no quesito arrefecimento do que a Sportster, logo, prefiro primeiro investir em outros upgrades (mas esse aí está na lista também). Para quem está incomodado com o calor produzido pelo motor, diria que a primeira coisa a se fazer é o remap: se não fez nem isso ainda, já começou errado!
Já postei aqui algumas vezes: me incomoda bastante a perda de potência característica de um motor refrigerado a ar em dias quentes. Porém, como nunca estudei a fundo as causas do “problema”, não me considero tecnicamente apto a responder quais os maiores causadores disso (se é a temperatura do ar, se é a temperatura do motor, quantos % é cada um, etc.). Quando esse kit foi lançado, discuti com muita gente da turma do “palpitômetro no redline” e, no final, ninguém chegou à conclusão de porra nenhuma.
Vamos aos fatos: minha Sportster (e outras motos que já tive com refrigeração a ar), nitidamente, ficam 10-15% mais fracas em dias quentes. Nunca consegui bater o martelo se seria pelo (a):
1 – Dia frio, menor temperatura do ar (ar frio captado é mais comprimido, com mais oxigênio por volume, melhorando o rendimento volumétrico da queima): Quanto menor a temperatura, maior a massa de ar que caberá na câmara de combustão e, consequentemente, maior o de combustível (por isso o consumo aumenta também em dias frios). Essa relação é controlada eletronicamente pela ECU, que garante que essa proporção não varie. Logo, reduzindo ali uns 10°C ou 15°C na temperatura externa, sinto que a moto “deixa de perder” uns 5-8cv (que fico sem em dias quentes).
2 – Temperatura do óleo/motor: nesse ponto, daqui pra frente será 100% chutômetro. A impressão que eu tenho é que em dias quentes, além do fato acima, o motor por estar trabalhando mais quente, creio eu que a injeção faz algum tipo de “proteção” para tentar reduzir a temperatura do motor e, consequentemente, a potência abaixa. Aqui foi onde eu não consegui chegar a uma conclusão de: se eu instalar um radiador de óleo que irá abaixar a temperatura do óleo, se isso proporcionaria ao motor uma menor perda de potência ou é indiferente. Eu não sei se o sensor que a injeção usa para capar o motor (e preservar) é na temperatura do ambiente, do óleo, do motor, etc. Tampouco se de fato há algum tipo de proteção feita pela injeção ou é coisa da minha cabeça!
Enfim, por não chegar a uma conclusão concreta, optei por postergar a compra do radiador de óleo um pouco mais e trabalhar com outras variáveis que me assegurem o ganho de potência (ou, pelo menos, a não perda). Por exemplo, já escutei relatos com testes em dinamômetro que a inclusão de um CAI (cold air intake, aquele “L” que normalmente, “aponta” o filtro para frente), consegue reduzir consideravelmente a temperatura do ar admitido (deu ganho real no dino, o mesmo filtro de ar, apenas colocado um CAI). Assim como é fato que aqueles “ram air” (indução forçada de ar) fazem bastante diferença em alta velocidade... e por aí vai.
Sobre o radiador de óleo da MH, quando lançou, troquei uma ideia grande com a turma da Duch Parts / Twin13 (que é quem desenvolveu junto a MH / está comercializando). O produto em sí - a qualidade dos componentes e o desenvolvimento - ficou sensacional, padrão gringo, é plug and play. Como nas XR1200 sai original, por várias vezes pensei em montar ele na minha Sportster... agora já tem esse kit, maior, melhor e zero. Sem dúvida iria nesse da MH!
Porém, como o dinheiro é escasso, até chegar nesse kit ainda tem outras coisas que eu pretendo fazer antes. Como disse o b0th, acredito que outras HDs saem mais “estranguladas” no quesito arrefecimento do que a Sportster, logo, prefiro primeiro investir em outros upgrades (mas esse aí está na lista também). Para quem está incomodado com o calor produzido pelo motor, diria que a primeira coisa a se fazer é o remap: se não fez nem isso ainda, já começou errado!
Já postei aqui algumas vezes: me incomoda bastante a perda de potência característica de um motor refrigerado a ar em dias quentes. Porém, como nunca estudei a fundo as causas do “problema”, não me considero tecnicamente apto a responder quais os maiores causadores disso (se é a temperatura do ar, se é a temperatura do motor, quantos % é cada um, etc.). Quando esse kit foi lançado, discuti com muita gente da turma do “palpitômetro no redline” e, no final, ninguém chegou à conclusão de porra nenhuma.
Vamos aos fatos: minha Sportster (e outras motos que já tive com refrigeração a ar), nitidamente, ficam 10-15% mais fracas em dias quentes. Nunca consegui bater o martelo se seria pelo (a):
1 – Dia frio, menor temperatura do ar (ar frio captado é mais comprimido, com mais oxigênio por volume, melhorando o rendimento volumétrico da queima): Quanto menor a temperatura, maior a massa de ar que caberá na câmara de combustão e, consequentemente, maior o de combustível (por isso o consumo aumenta também em dias frios). Essa relação é controlada eletronicamente pela ECU, que garante que essa proporção não varie. Logo, reduzindo ali uns 10°C ou 15°C na temperatura externa, sinto que a moto “deixa de perder” uns 5-8cv (que fico sem em dias quentes).
2 – Temperatura do óleo/motor: nesse ponto, daqui pra frente será 100% chutômetro. A impressão que eu tenho é que em dias quentes, além do fato acima, o motor por estar trabalhando mais quente, creio eu que a injeção faz algum tipo de “proteção” para tentar reduzir a temperatura do motor e, consequentemente, a potência abaixa. Aqui foi onde eu não consegui chegar a uma conclusão de: se eu instalar um radiador de óleo que irá abaixar a temperatura do óleo, se isso proporcionaria ao motor uma menor perda de potência ou é indiferente. Eu não sei se o sensor que a injeção usa para capar o motor (e preservar) é na temperatura do ambiente, do óleo, do motor, etc. Tampouco se de fato há algum tipo de proteção feita pela injeção ou é coisa da minha cabeça!
Enfim, por não chegar a uma conclusão concreta, optei por postergar a compra do radiador de óleo um pouco mais e trabalhar com outras variáveis que me assegurem o ganho de potência (ou, pelo menos, a não perda). Por exemplo, já escutei relatos com testes em dinamômetro que a inclusão de um CAI (cold air intake, aquele “L” que normalmente, “aponta” o filtro para frente), consegue reduzir consideravelmente a temperatura do ar admitido (deu ganho real no dino, o mesmo filtro de ar, apenas colocado um CAI). Assim como é fato que aqueles “ram air” (indução forçada de ar) fazem bastante diferença em alta velocidade... e por aí vai.
a perda de força se deve unicamente à temperatura do ar admitido.
qto mais quente o ar, mais o motor esquenta, esquentando o filtro/tbi/etc, vira uma bola de neve.
ar mais quente == menos ar, menos gasolina == menos força
e pra ajudar, a efi precisa atrasar o ponto (senao vira uma batedeira de pino) == menos força ainda (e mais calor)
ou seja, é foda. duas coisas que podem ajudar nisso eh refrigeracao liquida com ventilaçao forçada (esquece em hd) e admissao de ar que nao esquente tanto (tipo aqueles filtros que apontam pra frente)
qto mais quente o ar, mais o motor esquenta, esquentando o filtro/tbi/etc, vira uma bola de neve.
e pra ajudar, a efi precisa atrasar o ponto (senao vira uma batedeira de pino) == menos força ainda (e mais calor)
ou seja, é foda. duas coisas que podem ajudar nisso eh refrigeracao liquida com ventilaçao forçada (esquece em hd) e admissao de ar que nao esquente tanto (tipo aqueles filtros que apontam pra frente)
-
-
À primeira vista parece uma Shovel, sqn! Confere?

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Dos "palpiteiros", aquele em que mais confio deu um veredito extremamente semelhante ao do b0th: que o PRINCIPAL fator de perda de potência é, de fato, a temperatura do ar admitido. E que, na opinião dele, colocar o radiador de óleo esperando que isso manteria a potência num dia quente seria perder dinheiro (obviamente tem outros prós, mas não impedir a redução da potência em larga escala).b0fh escreveu: 11 Set 2024, 18:03 a perda de força se deve unicamente à temperatura do ar admitido.
Porém, como você disse, o ar admitido mais quente (e a refrigeração prejudicada pelo dia quente) também ajudam a esquentar o motor. E isso causa esse atraso de ponto, etc. Enfim, não é o "maior vilão", mas pelo visto também contribui para reduzir a potência também né? (em menor escala que a temperatura do ar admitido)
Além de reduzir a temperatura do ar admitido (CAI), já ouvi gente falando em reduzir a temperatura do combustível. Será que botar um saco de gelo no tanque, antes de umas puxadas na pista, ajuda realmente a "potencializar o combustível"?
Carai Evandro, deu cria? Conta mais aí se é do pai, da esposa ou da cria... pelo visto só falta mais uma hein!!
Dê um rolê em uma 1200 stage 1 que vem a terceira, ahaha.
Preta da patroa e a outra minha.
A filha ano que vem começa de royal manca antes de botar a mão numa dessas.
A filha ano que vem começa de royal manca antes de botar a mão numa dessas.
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Que beleza Evandro. Deve acordar meia Bento quando saem das duas juntas!
-
ClaudemilsonDebortoli
- Roda Presa
Avaliando as questões que tu colocaste Marcus e o b0th, a perda se ficar na casa que tu falou dos 5 a 8cv é quase irrelevante para um uso normal dentro da cidade e mesmo em viagem, partindo das potências de fábrica para 883, 1200 TC96...Isso é o que penso, porém se for para provas, arrancadas ou pegas a moda HildoMarcus DT escreveu: 11 Set 2024, 21:55 Dos "palpiteiros", aquele em que mais confio deu um veredito extremamente semelhante ao do b0th: que o PRINCIPAL fator de perda de potência é, de fato, a temperatura do ar admitido. E que, na opinião dele, colocar o radiador de óleo esperando que isso manteria a potência num dia quente seria perder dinheiro (obviamente tem outros prós, mas não impedir a redução da potência em larga escala).
Porém, como você disse, o ar admitido mais quente (e a refrigeração prejudicada pelo dia quente) também ajudam a esquentar o motor. E isso causa esse atraso de ponto, etc. Enfim, não é o "maior vilão", mas pelo visto também contribui para reduzir a potência também né? (em menor escala que a temperatura do ar admitido)
Além de reduzir a temperatura do ar admitido (CAI), já ouvi gente falando em reduzir a temperatura do combustível. Será que botar um saco de gelo no tanque, antes de umas puxadas na pista, ajuda realmente a "potencializar o combustível"?![]()
eh uma softail EVO
-