Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
marquinho
Motoqueiro

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por marquinho »

mumorato escreveu: É, eu quis dizer que se for a regulada por parafuso, tu pode andar até o motor acabar sem regular e isso não quer dizer que necessariamente as válvulas irão sair muito fora da especificação. Já no caso da pastilhada se deve seguir à risca o manual, pois a alteração na folga especificada com certeza que acontecerá, e será sempre pro lado pior, deixando mais presa.

Como assim mais presa? Não entendi.
A pastilha desgasta e cria folga entre o comando e ela (igual acontece com motores pequenos de regulagem de parafuso).
Então pra regular novamente tem que usar uma pastilha de medida maior.

Abs!!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Depois de muito brigar com o Neutro da Sporty e ter que pagar o pedágio com a mão na embreagem, eu resolvi regular a embreagem na primária.
Aparentemente ficou bem melhor, aproveitei e troquei o óleo por um 90W TRM GL4 e lubrifiquei o cabo.
Vamos ver se consigo ficar mais um tempo sem trocar os discos.
Na "revisão" descobri mais 3 parafusos soltos no motor e um parafuso que desapareceu no suporte do freio traseiro. Sábado tenho que dar uma chegada na CC para comprar.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Betao Atibaia escreveu:Depois de muito brigar com o Neutro da Sporty e ter que pagar o pedágio com a mão na embreagem, eu resolvi regular a embreagem na primária.
Aparentemente ficou bem melhor, aproveitei e troquei o óleo por um 90W TRM GL4 e lubrifiquei o cabo.
Na "revisão" descobri mais 3 parafusos soltos no motor e um parafuso que desapareceu no suporte do freio traseiro. Sábado tenho que dar uma chegada na CC para comprar.
Tem que colocar trava química em todos....

Enviado da PQP!
"Por um Brasil Melhor"
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

marquinho escreveu:
mumorato escreveu: É, eu quis dizer que se for a regulada por parafuso, tu pode andar até o motor acabar sem regular e isso não quer dizer que necessariamente as válvulas irão sair muito fora da especificação. Já no caso da pastilhada se deve seguir à risca o manual, pois a alteração na folga especificada com certeza que acontecerá, e será sempre pro lado pior, deixando mais presa.

A pastilha desgasta e cria folga entre o comando e ela (igual acontece com motores pequenos de regulagem de parafuso).

Abs!!
Calma, tem uma confusão: Quando eu digo que a válvula ficou presa, não é em consideração ao balancim, como você está dizendo, e como acontece nos motores regulados por parafuso. Neste sentido ela ganha folga.
O desgaste da pastilha acaba criando uma folga entre o ressalto do comando, e por conta disto, é um curso que é desperdiçado, pois não é repassado pra válvula. Isso, no sentido que eu quis dizer, deixa a válvula presa, ou seja, não abre a quantia que deveria abrir. O que de fato é o pior dos casos, pois diminui o tempo de injeção, que pode ocasionar em mistura pobre, e ainda, diminuição no tempo de exaustão, e consequentemente, atenuar ainda mais o aumento da temperatura da câmara, que já estaria deficiente com a mistura pobre.

De modo geral o que eu quis dizer é que precisa tomar cuidado e seguir à risca o manual do motor pastilhado, pois ele prevê o tempo de duração da pastilha (no caso da minha moto, 40kkm). No caso dos motores regulados por parafuso, eles tem um período bem mais curto (6kkm no caso da cg), pois eles consideram não só o desgaste, como também um possível afrouxamento ou desregulagem do parafuso durante o tempo de trabalho.
Com isso concluí que se não há problemas aparentes, verificar a cada 6kkm é dispensável, 20 já estaria ok. O que não pode é dobrar o período de manutenção no caso do pastilhado.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Betao Atibaia
Motociclista

queiroga escreveu:
Betao Atibaia escreveu:Depois de muito brigar com o Neutro da Sporty e ter que pagar o pedágio com a mão na embreagem, eu resolvi regular a embreagem na primária.
Tem que colocar trava química em todos....

Enviado da PQP!
É, já tá na lista de compras.

Sobre a regulagem, fiz meio não acreditando achei que ia ficar a mesma bosta, manuducéu put@ diferença.. ta nova de novo. Cambio macio, encontrando o neutro na boa tanto de 1ª quanto de 2ª, me impressionou a facilidade e o resultado.
Vou passar na cc para ver o lance do parafuso e comprar um anel desse da primaria que tá meio mascado e deu um trabalho da porra para colocar de novo.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

mumorato escreveu:
marquinho escreveu:

Abs!!
Calma, tem uma confusão: Quando eu digo que a válvula ficou presa, não é em consideração ao balancim, como você está dizendo, e como acontece nos motores regulados por parafuso. Neste sentido ela ganha folga.
O desgaste da pastilha acaba criando uma folga entre o ressalto do comando, e por conta disto, é um curso que é desperdiçado, pois não é repassado pra válvula. Isso, no sentido que eu quis dizer, deixa a válvula presa, ou seja, não abre a quantia que deveria abrir. O que de fato é o pior dos casos, pois diminui o tempo de injeção, que pode ocasionar em mistura pobre, e ainda, diminuição no tempo de exaustão, e consequentemente, atenuar ainda mais o aumento da temperatura da câmara, que já estaria deficiente com a mistura pobre.

De modo geral o que eu quis dizer é que precisa tomar cuidado e seguir à risca o manual do motor pastilhado, pois ele prevê o tempo de duração da pastilha (no caso da minha moto, 40kkm). No caso dos motores regulados por parafuso, eles tem um período bem mais curto (6kkm no caso da cg), pois eles consideram não só o desgaste, como também um possível afrouxamento ou desregulagem do parafuso durante o tempo de trabalho.
Com isso concluí que se não há problemas aparentes, verificar a cada 6kkm é dispensável, 20 já estaria ok. O que não pode é dobrar o período de manutenção no caso do pastilhado.
Ah sim, entendi!! ;-) ;-)

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

A MV esta com um problema estranho, a primeira partida dela é ruim, as vezes nem pega, depois da primeira partida ou tranco, dai todas outras partidas funcionam, pensei que fosse combustivel, mas coloquei podium e continua o problema, vi um cara com uma brutale no youtube que estava com um problema similar ... era um video e ingles, que dizia de algum sensor na embreagem, elas tem que apertar a embreagem para poderem dar partida, achei estranho...
Segunda feira vai pro mecanico ver o que pode estar ocorrendo....

De resto coisas que ja estou pra fazer nela, trocar o farol da frente, o mesmo veio com um quebrado , que estava me incomodando,
por sorte apareceu um usado em perfeito estado no ebay.
Uma das lanternas traseiras, havia descolado o acrilico, e depois que foi colada, os leds ficam falhando, comprei na mv parts da Inglaterra, aguardando chegar, quero deixar essa moto perfeita, então vai dar um belo trabalho... mas ja esta tudo encomendado.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

wtf
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Fabio Ninja escreveu:A MV esta com um problema estranho
Essas trancas são tropicalizadas pra nossa gasolina com 1/3 de cana?
Vi no Google que Sorocaba tá amanhecendo 12 graus...

saudações
Fabio Ninja
Dinossauro

Rauber escreveu:
Fabio Ninja escreveu:A MV esta com um problema estranho
Essas trancas são tropicalizadas pra nossa gasolina com 1/3 de cana?
Vi no Google que Sorocaba tá amanhecendo 12 graus...

saudações
Então essa loja que vendeu tinha colocado uma bateria nova na moto, eu coloquei gasolina podium pra desencanar, mas percebi que na epoca de frio isso de nao pegar tem sido mais frequente no frio, de qualquer modo melhor o mecanico verificar....
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Cara, moto ainda é um negócio misterioso...

Tive a Fazer150 injeção eletronica, se eu deixasse ela mais de 3 dias sem ligar, era uma canseira só, as vezes nem no tranco ligava... moto zero km, rodava normal, economica, 2015, teoricamente adaptada a gasolina com alcool.
Enquanto isso a Strom 1000 2007 (época de menos alcool na gasolina) ficou mais de 15 dias e pegava na primeira e a atual bandit carburada 2008 já deixei uma semana e pegou na primeira também.... vai entender..
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Fabio Ninja
Dinossauro

Daninean escreveu:Cara, moto ainda é um negócio misterioso...

Tive a Fazer150 injeção eletronica, se eu deixasse ela mais de 3 dias sem ligar, era uma canseira só, as vezes nem no tranco ligava... moto zero km, rodava normal, economica, 2015, teoricamente adaptada a gasolina com alcool.
Enquanto isso a Strom 1000 2007 (época de menos alcool na gasolina) ficou mais de 15 dias e pegava na primeira e a atual bandit carburada 2008 já deixei uma semana e pegou na primeira também.... vai entender..
Exatamente, mas da uma dó ficar pegando no tranco, o mais estranho, é só a primeira partida do dia que da isso, as vezes é um filtro de gasolina algo assim, segunda deixo para ser averiguada...
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

A quantidade de alcool na gasolina não interferiria nessa primeira partida.
Poderia sim interferir no funcionamento depois de quente ou até na durabilidade de peças se for uma moto antiga.

Acredito que seja algo na moto mesmo. Talvez simples ou não.
Abs!

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Daninean escreveu:Cara, moto ainda é um negócio misterioso...

Tive a Fazer150 injeção eletronica, se eu deixasse ela mais de 3 dias sem ligar, era uma canseira só, as vezes nem no tranco ligava... .....................vai entender..
Monocilindricos são sempre mais temperamentais para ligar. Nos multicilíndricos, basta que um dos cilindros inicie a queima, que o motor segue girando!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Troquei as pastilhas da Neo novamente.

R$25, marca: Frenapartes, sei q a marca é fraquinha mas para o meu uso atende.

Na CC esta R$80, fui numa loja e ja pedi a pastilha da Fazer 150 2016 >. Na primeira loja queriam me cobrar R$45 pela pastilha paralela. Acredito que devem saber do preço da girinal e acreditavam que estavam fazendo um bom preço cobrando (somente) R$45. Falei q estava caro bagaraio e que paguei R$25 da ultima vez em outra loja, agradeci e fui embora. Parei em outra loja no caminho e paguei os R$25.

Aproveitando, a minha scooter esta gastando uma pastilha mais q a outra. Isso é normal? As outras tinham essa diferença de desgaste, mas a neo esta com uma diferença maior. Tipo uma estava com 1mm e a outra 3-4mm.
Tornado 300
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Gasta mais um lado da pastilha do que outro?
Se for pinça que o pistão empurra de um lado só, normal.
Desgaste mais acentuado pode ocorrer pelo pistão estar sujo(não volta), ou falta de lubrificação no pino da pinça (flutuante).
Betao Atibaia
Motociclista

Esse fim de semana venci a preguiça e fui acertar o banco e a regulagem do RedLIne Duo.
Tirei do semi automatico e fui fazendo acertos conforme andava. Peguei estrada e é impressionante como esse trocinho muda a moto.
As cabeçadas da Sporty em baixa diminuiram muito e está com um rendimento fantástico em média-alta.
O banco eu acabei cortando um pedaço de 2,5cm de espuma para parar a pressão que o couro estava fazendo no tanque.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

O que é esse RedLine Duo?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Daninean escreveu:O que é esse RedLine Duo?
É coisa de Harleyro...

Eu usei, a um bom tempo atrás, o "avô" desse troço no meu Harlão, que era chamado de "Suricato" e a moto passou a acelerar melhor... ...mas o consumo aumentou e a bomba de gasolina, que já estava ruim, abriu o bico. Troquei a bomba de gasolina e arranquei o Suricato fora.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Betao Atibaia
Motociclista

É um enriquecedor de mistura, tive que botar na Sporty porque por causa do código de emissões dessa Europa tropical aqui, algumas HD, a minha por exemplo, tiveram a mistura bem empobrecida principalmente nas faixas baixas. É irritante andar com ela na cidade. Com o Redline melhorou consideravelmente.
Russo escreveu:
É coisa de Harleyro...

Eu usei, a um bom tempo atrás, o "avô" desse troço no meu Harlão, que era chamado de "Suricato" e a moto passou a acelerar melhor... ...mas o consumo aumentou e a bomba de gasolina, que já estava ruim, abriu o bico. Troquei a bomba de gasolina e arranquei o Suricato fora.
Andei perguntando, parece que essas versões novas são mais acertadinhas, como era de se esperar com as novas versões.
Minha vontade ainda é colocar um trem desses power plus mega classic tipo o Fuel Pack 3 ou similar, mas por enquanto vai ficando esse mesmo.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Responder