Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luigi
Mito
Contato:

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Luigi »

Negócio é só usar uns "cabelinhos" de um fio flexivel, problema é achar quantos "cabelinhos" precisa pra não queimar kkk

Como faziamos em casa com "disjuntor" de porcelana!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Russo escreveu:
Daninean escreveu:Russo, essa gambiarra que fez pra seguir viagem seria ligar um fio direto?
E o que mais poderia ser? :crazy: :frt:

Crianças, não façam isso em casa... :lol:
Luigi escreveu:Negócio é só usar uns "cabelinhos" de um fio flexivel, problema é achar quantos "cabelinhos" precisa pra não queimar kkk

Como faziamos em casa com "disjuntor" de porcelana!
Foi o que eu fiz ;-)
Editado pela última vez por Russo em 04 Mai 2018, 14:11, em um total de 1 vez.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Mas tú é oldshcool Russo, deve ter morado em casa com disjuntor de porcelana, piazáda pançuda de hoje em dia capaz de colocar um clips no lugar, ou um fio rigido de 4mm e fôdá-se, ai se tiver algo mais com problema torra a moto toda! kkk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Luigi escreveu:Mas tú é oldshcool Russo, deve ter morado em casa com disjuntor de porcelana, piazáda pançuda de hoje em dia capaz de colocar um clips no lugar, ou um fio rigido de 4mm e fôdá-se, ai se tiver algo mais com problema torra a moto toda! kkk

E o phoda é que o fusível deve ter queimado por conta de algum pico momentâneo de tensão, pois nunca mais aconteceu.
Chegando em casa, mandei revisar a moto e não foi encontrado nada de anormal no sistema elétrico.

PS. disjuntor de porcelana tinha na segunda casa que eu morei, a partir dos meus 13, 14 anos de idade. A primeira casa que eu me lembro de ter morado era de tábuas de madeira, não tinha energia elétrica, a luz era de lampião à querosene, o rádio era de carro, à bateria, a água era de poço, tirada com balde, tomava-se banho de bacia e o banheiro era a "casinha" lá fora.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Russo escreveu: A primeira casa que eu me lembro de ter morado era de tábuas de madeira, não tinha energia elétrica, a luz era de lampião à querosene, o rádio era de carro, à bateria, a água era de poço, tirada com balde, tomava-se banho de bacia e o banheiro era a "casinha" lá fora.
Eu sorri amarelo ao ler, pois minha mãe conta que morava assim, faltou o colchão de palha (acho que é isso), vinha andando descalça ou de chinelo para a cidade, chegando trocava o calçado. Como o mundo mudou....
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Narizudo escreveu:
Russo escreveu: A primeira casa que eu me lembro de ter morado era de tábuas de madeira, não tinha energia elétrica, a luz era de lampião à querosene, o rádio era de carro, à bateria, a água era de poço, tirada com balde, tomava-se banho de bacia e o banheiro era a "casinha" lá fora.
Eu sorri amarelo ao ler, pois minha mãe conta que morava assim, faltou o colchão de palha (acho que é isso), vinha andando descalça ou de chinelo para a cidade, chegando trocava o calçado. Como o mundo mudou....
Usávamos colchões de palha quando eu era bem pequeno, mas lembro que foram trocado por colchões de crina (de cavalo), pois os de palha tinham problema com caruncho. Minha mãe também ia trabalhar de chinelo e só colocava o sapato de salto quando chegava no trabalho, isso porque as ruas não eram asfaltadas, eram de saibro ou de macadame (pedras prensadas) e detonavam com os bicos e com os saltos dos sapatos..
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Cama com mola
Dar corda no relógio da sala
Patente
Guardar linguiça em camadas com palha
Ferro de passar roupa com brasa
Carnear gado separando em só três tipos de carne: moída, de panela, de churrasco
Fritar carne de porco e guardar dentro das latas de banha
Esconder calçado surrado no meio do mato na beira da estrada pois passou a usar o domingueiro

Não sou tão vecchio e reconheço esses hábitos... não são tão antigos assim em alguns lugares do RS

saudações
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Rauber escreveu: Dar corda no relógio da sala
Nós tinhamos um "relógio cuco" na sala, um dia acertei o passarinho com uma pedrada lançada com o estilingue e o quebrei... putz, apanhei de chicote...

Imagem
Imagem
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Caraca Russo essa foi boa, pouco retardado que você era :rof:
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Famosa "soiteira" kkk
Normalmente guardada no marco superior de alguma porta da casa kkk

saudações
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Russo escreveu:
mumorato escreveu:
Por pouco que não fico na mão, pois esses fusíveis da hd são meio chatos de encontrar aqui na roça... Teria que ir na CC da cidade vizinha pagar uns 50 reais num fusível :fuck: :fuck: :fuck:
Ae Kamerad mumorato,

Não sei como são as Sportsters mais novas. A minha ex-883C, que era carburada, usava fusíveis normais, tipo "lâmina" (ver foto abaixo) mas usava também um fusível geral grande, bem maior que os demais, do tipo "maxi-lâmina".

E esse fusível grandão queimou numa viagem para o interior de Santa Catarina e eu fiz uma gambiarra e segui viagem. Na entrada da primeira cidade que passei havia uma CC Suzuki, parei lá e pedi pelo fusível, que é óbvio que não tinha. Mas o vendedor pediu para ver o fusível e me disse que mais adiante havia uma loja de "som de carro" que trabalhava com fusíves "diferentões". Pois bem, fui até tal loja, mostrei o fusível e eles tinham, pois é o mesmo usado em módulos de potência de aparelhagem de som automotivo e custavam cerca de R$ 7,00 cada um.

Hoje está mais fácil pois tanto a Sucatinha quanto o Harlão FX usam fusíveis tipo "mini lâmina"

Imagem
São os Mini lâmina mesmo, mas aqui de fácil acesso só se encontra os Lâmina. E é claro, como bom brasileiro, sou o rei das gambiarras. Sem pensar duas vezes eu teria feito um com fio de cobre. Mas como atualmente a sportster é meu meio de locomoção diário, me obrigaria a substitui por um fusível de verdade o mais rápido possível. E provavelmente seria na CC.

E eu já fiz um com clips na savage quando estava voltando duma cidade vizinha à noite e no meio do nada. :rof:
Eu passei num buraco e o motor apagou... Usei a luz do farol (já que não tinha celular) e conferi os únicos 2 fusíveis da jóia. O fusível de partida/ignição havia queimado. Cogitei a hipótese de a bateria ter pulado dentro da carenagem e ter fechado um curto entre o borne e o quadro... Como não tinha outra opção, e na mochila só tinha material escolar, meti o clip e esperei ver se ia feder... Deu uns 2 minutos e nada... Liguei e voltei embora :crazy:
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

mumorato escreveu: São os Mini lâmina mesmo, mas aqui de fácil acesso só se encontra os Lâmina. E é claro, como bom brasileiro, sou o rei das gambiarras. Sem pensar duas vezes eu teria feito um com fio de cobre. Mas como atualmente a sportster é meu meio de locomoção diário, me obrigaria a substitui por um fusível de verdade o mais rápido possível. E provavelmente seria na CC.
Que ano é sua Sportster? A minha era 2005 e usava um fusível geral do tipo maxi-lâmina e os demais de lâmina. Já a minha Softail FX que também é 2005 usa fusiveis mini-lâmina.

Se você está tendo dificuldades para encontrá-los é porque não está procurando no lugar certo, pois qualquer lojinha de autopeças ou de peças elétricas para automóveis tem esses fusíveis. Se não tiver, é porque realmente você mora no interior da roça, eheheh... mas não se desespere, pois no mercado livre tem prá vender: a cartela com 60 custa R$ 30,00 (R$ 0,50 cada):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... e-cada-_JM
mumorato escreveu: E eu já fiz um com clips na savage quando estava voltando duma cidade vizinha à noite e no meio do nada. :rof:
Eu passei num buraco e o motor apagou... Usei a luz do farol (já que não tinha celular) e conferi os únicos 2 fusíveis da jóia. O fusível de partida/ignição havia queimado. Cogitei a hipótese de a bateria ter pulado dentro da carenagem e ter fechado um curto entre o borne e o quadro... Como não tinha outra opção, e na mochila só tinha material escolar, meti o clip e esperei ver se ia feder... Deu uns 2 minutos e nada... Liguei e voltei embora :crazy:
Foi isso o que eu pensei que ocorreu com a minha Sportster, algum curto momentâneo causado por um solavanco ou coisa do gênero.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

froesdamotta escreveu:Nesses casos, como fazer para sangrar o circuito da embreagem? Tem um ponto perto do atuador da embreagem? Ou não precisa fazer?
edit.: no site do Reparador FIAT tem o passo a passo completo, para o Bravo ;-) ;-) .....facil de fazer; tem um sangrador para o atuador da embreagem, que é acessível por dentro do cofre do motor!
Fiz a sangria do circuito da embreagem hidráulica. Inicialmente saiu um fluido extremamente sujo e com aparência de estar contaminado com água; não era à toa que a embreagem tinha um funcionamento tão brusco!! Melhorou sensivelmente após a sangria. O nível ficou baixo, e vou precisar comprar fluido para repor.

Depois de comprar o fluido, fiz a troca de quase todo o volume do reservatório, e fiz mais uma sangria da embreagem; vamos ver se melhora mais ainda.
Já tinha sangrado os freios antes, mas vou fazer novamente para garantir que todo o fluido que fica nas linhas foi trocado pelo fluido novo. Os freios também melhoraram a modulação depois da troca ;-) !!
edit.: melhorou um pouco mais...tá beeem melhor do que quando comprei o carro!! ;-)
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

esqueci de mostrar-lhes, final de semana eu e meu irmão passamos gel decapante nos canos do escape, olhem que maravilha de resultado !
Imagem

Imagem
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Ficou bonito.....depois fala quanto tempo vai durar...e se têm algum efeito colateral.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
"Por um Brasil Melhor"
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Fábio,

Teve que tirar da moto ?

Manda link do produto por favor.

Obrigado

Abraços Du.
Fabio Ninja
Dinossauro

Du escreveu:Fábio,

Teve que tirar da moto ?

Manda link do produto por favor.

Obrigado

Abraços Du.
é recomendavel tirar sim, para nao pegar o produto nas partes do motor, e outras partes com pintura.

vou ver com meu irmão o nome do produto, se não me engano e um dos produtos de limpeza industrial que ele vende....
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Precisa de alguma chave especial ou torquímetro para tirar e recolocar os canos? Será? Ficaram muito lindos. Novos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Alf escreveu:Precisa de alguma chave especial ou torquímetro para tirar e recolocar os canos? Será? Ficaram muito lindos. Novos.
o ideal é sempre com ferramentas boas , mas não é necessário não , depois de apertado ,
só verificar se não está vazando ar pelas laterais ...
roni
Roda Presa

Mensagem por roni »

BIZ 100 >> Intruder 250 >> Falcon >> CB 500 >>Hornet 05 >>FZ6 09 >>DL 650 10 >> MSM >>Teneré 250 12 >> DL650 13 >> DL1000A 16
Responder