Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
- froesdamotta
- Motoqueiro
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Sim. Conforme descreve o manual de serviço da Suzuki.Helder.soares escreveu:drenar por parafuso?? ...
A mangueira da bomba dágua fica mais alta que o parafuso de drenagem, logo deve sair menos fluido. Abaixo da bomba fica apenas o trocador de calor no pé do filtro de óleo.
O resto que você escreveu está exatamente conforme o que eu fiz!
Reescrevendo: minha dúvida é de que o volume que o manual de serviço citou que deveria caber após a drenagem, não foi atingido. Só consegui repor 1150ml, enquanto o manual dizia 1700 ml após a drenagem do jeito que foi feita.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
Quando fiz este procedimento na ZX6R aqueci o motor acima de 90 graus antes de drenar, pra termostática abrir e o fluído do bloco drenar também.froesdamotta escreveu:Ontem fui trocar o fluido do radiador da DL650; 4 anos, 18.000km, nunca tinha baixado, mas passou muito do período recomendado pela fábrica, que são 12.000km ou dois anos.
Estudei o manual de serviço, e parecia simples (a parte da troca do fluido) e complicado pracaralho (a parte de ter que desmontar a frente da moto quase toda).
Comecei a retirar trocentos parafusos, e mesmo assim não consegui arrancar a porra da carenagem lateral, que cobre o radiador.... já meio puto, resolvi não retirar, e acessar o radiador com um funil.
Depois de passar a raiva, drenei o fluido pelo parafuso da carcaça da bomba d'água, achei que tinha saído menos que os 1700m que o manual dizia que deveria colocar de volta. Fechei o dreno e comecei a acrescentar o fluido novo (MOTUL amarelo, pronto para usar); o primeiro litro foi todo, mas do segundo só couberam 150ml, totalizando 1150 ml repostos no sistema.
O manual dizia que deveria caber 1700 ml, o nível ficou correto mesmo depois de extrair ar do sistema e ligar a moto até esquentar.
Alguém sabe porque não couberamos 1700 ml corretos? Deveria drenar p fluido velho de outra forma?
O tubo de saída dágua do radiador não é no fundo dele, é 1/4 de altura, isso deixa um pouco de fluído sobrando que não é possível tirar.
Fiz uma reposição com água desmineralizada pura, drenei novamente da mesma forma e aí sim adicionei o fluído.
Sempre sobra um pouco de fluído no sistema.
Eu também tive que desmontar um milhão proteções, pinos e parafusos. Dá mais trabalho desmontar do que a limpeza e troca em si.
Como comentaram, tem que esfriar o motor e aquecer novamente pra ter certeza que o ar todo saiu.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
- froesdamotta
- Motoqueiro
Minha maior preocupação e ter ficado um volume significativo de fluido velho, e esse não ser compatível com o fluido novo, apesar de terem a mesma especificação. Acho que o original é MOBIL e coloquei MOTUL (ambos amarelos).
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
Ou você deixa assim, ou faz uma nova troca com mais calma agora que já sabe do trabalho que dá.froesdamotta escreveu:Minha maior preocupação e ter ficado um volume significativo de fluido velho, e esse não ser compatível com o fluido novo, apesar de terem a mesma especificação. Acho que o original é MOBIL e coloquei MOTUL (ambos amarelos).
Mas terá que comprar mais fluído. Assim você terá feito uma limpeza no sistema com fluído novo e ficará bem livre de qq fluído velho.
Acho que se ambos são minerais e amarelos, são compatíveis e não tem problema.
No me caso usei sintético cor verde puro, que precisa misturar com água desmineralizada 50/50%.
Era o que o manual mandava usar.
Abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Seu diário
Troquei o fluido de freio da CG150.
Botei o Mobil Dot 4.
O manuel fala em troca de 2 em 2 anos, o que tava na moto muito provavelmente ainda era o original com 4 anos.
Muito fácil o procedimento, passei quase o frasco todo de fluido novo pelo sistema pra fazer uma limpeza.
Pergunta: o que sobrou de fluido no vasilhame, tem prazo de validade?
Posso guardar pra usar daqui 2 anos?
Troquei o fluido de freio da CG150.
Botei o Mobil Dot 4.
O manuel fala em troca de 2 em 2 anos, o que tava na moto muito provavelmente ainda era o original com 4 anos.
Muito fácil o procedimento, passei quase o frasco todo de fluido novo pelo sistema pra fazer uma limpeza.
Pergunta: o que sobrou de fluido no vasilhame, tem prazo de validade?
Posso guardar pra usar daqui 2 anos?
Fluido de freio parece que não dá pra armazenar muito, ele absorve a umidade e perde a eficiencia, se não for usar em poucos meses, joga fora.
Essa troca do fluido, vc abre o parafuso de dreno lá embaixo tira a tampa em cima e vai apertando o manete? é isso?
Essa troca do fluido, vc abre o parafuso de dreno lá embaixo tira a tampa em cima e vai apertando o manete? é isso?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Isso.
Quando o nível estiver lá embaixo completa com o fluido novo e vai repetindo o processo até sair todo o fluido velho, tomando cuidado pra não entrar ar na parte de cima.
Depois que todo fluido velho sair, fecha o dreno, bombeia 3 vezes o manete, segura apertado, abrir e fechar lá embaixo o dreno. Repetir isso umas 3-4 vezes.
CG150 dá pra fazer isso sozinho, moto é baixa e o sistema é tudo de um lado só.
Uma moto maior ou com 2 discos de freio já tem que chamar a Dona Maria pra ajudar no bombeamento do manete.
Quando o nível estiver lá embaixo completa com o fluido novo e vai repetindo o processo até sair todo o fluido velho, tomando cuidado pra não entrar ar na parte de cima.
Depois que todo fluido velho sair, fecha o dreno, bombeia 3 vezes o manete, segura apertado, abrir e fechar lá embaixo o dreno. Repetir isso umas 3-4 vezes.
CG150 dá pra fazer isso sozinho, moto é baixa e o sistema é tudo de um lado só.
Uma moto maior ou com 2 discos de freio já tem que chamar a Dona Maria pra ajudar no bombeamento do manete.
Leandro, fluido de freio não se guarda. Ele contamina com a umidade do ar. O que não usou entrega junto com o fluido velho num posto ou oficina.
Para quem for fazer, é tipo isso:
Freio dianteiro, disco duplo:
Freio traseiro:
Para quem for fazer, é tipo isso:
Freio dianteiro, disco duplo:
Freio traseiro:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Valeu Leandro, com essa explicação identifiquei um problema que tive com meu carro.
Ele tem fluido compartilhado com freio e embreagem, acendeu a luz do painel, mas eu não achei o reservatorio do freio e só chovia, não deu pra ver, quando fui ver la pelo quarto dia, coloquei quase 1L de fluido, deve ter entrado ar no sistema e nisso o pedal de embreagem do carro ficou uma merda, as vezes não conseguia engatar a ré...
Levei no mecanico e ele ficou sangrando varios dias, parece que resolveu...
Ele tem fluido compartilhado com freio e embreagem, acendeu a luz do painel, mas eu não achei o reservatorio do freio e só chovia, não deu pra ver, quando fui ver la pelo quarto dia, coloquei quase 1L de fluido, deve ter entrado ar no sistema e nisso o pedal de embreagem do carro ficou uma merda, as vezes não conseguia engatar a ré...
Levei no mecanico e ele ficou sangrando varios dias, parece que resolveu...
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
- froesdamotta
- Motoqueiro
Nesses casos, como fazer para sangrar o circuito da embreagem? Tem um ponto perto do atuador da embreagem? Ou não precisa fazer?Daninean escreveu:Valeu Leandro, com essa explicação identifiquei um problema que tive com meu carro.
Ele tem fluido compartilhado com freio e embreagem, .........
edit.: no site do Reparador FIAT tem o passo a passo completo, para o Bravo
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
Fui lubrificar a corrente da tenereca e percebi uma folga na roda.... posso comprar os rolamentos antes de levar pro mecânico?
Enviado da PQP!
Enviado da PQP!
"Por um Brasil Melhor"
Sim. Não aceitar a peça o enquadraria num caso de venda casada.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Atual: Sportster 97
- froesdamotta
- Motoqueiro
Antes de comprar os rolamentos verifica se a folga é neles ou no cubo. Já vi relatos aqui mesmo no M@D de problemas no cubo traseiro das Yamaha 250.queiroga escreveu:Fui lubrificar a corrente da tenereca e percebi uma folga na roda.... posso comprar os rolamentos antes de levar pro mecânico?
Enviado da PQP!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
Falei com um amigo e ele disse que mesmo sendo folga no cubo, tem que trocar os rolamentos....entao comprei.... na saída do trabalho passo no mecânico para deixar a moto e amanhã veremos o veredicto
Enviado da PQP!
Enviado da PQP!
"Por um Brasil Melhor"
Quais referências dos rolamentos e marcas?
saudações
saudações
Putz não sei a referência... nas como e da tenere qq loja tem no catálogo.
Rolamento tem que comprar bom.... um foi skf outro Nachi
Enviado da PQP!
Rolamento tem que comprar bom.... um foi skf outro Nachi
Enviado da PQP!
"Por um Brasil Melhor"
Beleza... perguntei de curioso pra saber se te venderam blindagem de metal (ZZ ou 2Z) ou se venderam um "mais melhor" que é o com vedação de borracha (DDU ou 2RS) e custa poucos centavos a mais...
De qualquer forma as marcas compradas são primeira linha... skf, nachi, snr, ntn, nsk, fag... tudo coisa boa!
saudações
De qualquer forma as marcas compradas são primeira linha... skf, nachi, snr, ntn, nsk, fag... tudo coisa boa!
saudações
Meu bagageiro quebrou e resolvi tentar soldar. Nao acho q vai durar 1 semana mas qm sabe.
O que quero fazer são uns reforços que fixa no suporte e vai ate a pedaleira do garupa. Mas tenho q estudar com mais calma como vou fazer isso na neo.
No dia q quebrou.

Preparando para solda.

Soldado, pintado e no lugar.

Agora a verdadeira dor de cebeça. Esqueci de cobrir o chão. Fiz merda e isso vai render um problemao com a esposa...
Alguém sabe se tem algo q posso fazer para tirar isso do chão?

O que quero fazer são uns reforços que fixa no suporte e vai ate a pedaleira do garupa. Mas tenho q estudar com mais calma como vou fazer isso na neo.
No dia q quebrou.

Preparando para solda.

Soldado, pintado e no lugar.

Agora a verdadeira dor de cebeça. Esqueci de cobrir o chão. Fiz merda e isso vai render um problemao com a esposa...

Tornado 300
pingo de solda elétrica? esquece rssss.
rapaz que solda bonita hein! kkkk
rapaz que solda bonita hein! kkkk
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."