Freio CBS nas Titanzeiras... será?
Re: Freio CBS nas Titanzeiras... será?
Ué, o cotidiano de qualquer motomano.
Os caras só andam no talo, frenagem no melhor estilo MotoGp/F1, e sabemos que o que vai parar mesmo é o uso do freio dianteiro. A Honda está incentivando o uso do freio traseiro, que é menos eficiente que o dianteiro.
Outra, mano passando de um corredor para outro, dá um toquinho no freio traseiro, mas vai acionar o dianteiro, se a moto levantar um tiquinho de nada sem o cara esperar, vai bater....e tem outras situações no cotidiano das cidades grandes ou com transito muito travado.
Eu acho que vai dar merda.
Os caras só andam no talo, frenagem no melhor estilo MotoGp/F1, e sabemos que o que vai parar mesmo é o uso do freio dianteiro. A Honda está incentivando o uso do freio traseiro, que é menos eficiente que o dianteiro.
Outra, mano passando de um corredor para outro, dá um toquinho no freio traseiro, mas vai acionar o dianteiro, se a moto levantar um tiquinho de nada sem o cara esperar, vai bater....e tem outras situações no cotidiano das cidades grandes ou com transito muito travado.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- SNOWRIDER
- Motociclista
Smoker escreveu:Ué, o cotidiano de qualquer motomano.
Concordo com o Smoker.
Mas , por outro lado , é impossível que a Honda não tenha feito uma pesquisa / clínica com usuários para coletar informações sobre em qual dos "acionadores de freio" seria mais interessante a colocação do sistema.
Sempre tive o hábito de parar dosando os dois freios . Na GS comecei a ficar um pouco preguiçoso por causa do CBS no manete.
Mas no começo ia direto no manete e pedal, até me acostumar.
FORTE ABRAÇO!
"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"
René Decartes
DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"
René Decartes
DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
-
Jota
Bagé escreveu:Jota escreveu:eu tenho essa mesma impressão.
o ideal seria: cbs só no manete e abs em ambos.
Vamos exercitar um poucoDê-me uma situação, para pilotos normais, não para fodásticos madianos, uma situação de desespero, onde um cbs só no manete tem mais eficiência do que um cbs no pedal
![]()
.
eu sou um piloto normal, bração, faz mais de 3 décadas.
ou seja, sem a mínima chance de vir a me tornar piloto fodástico.
TODAS as situações de pânico que vivi enfiei o mãozão no manete, e me borrando com medo de travar e me levar ao chão.
por isso acho abs tão foda, ele vai freiar, na situação de pânico, o máximo que a motoca pode freiar sem travar. e se tiver um cbs pra jogar um tiquinho pro freio traseiro, mas sem travar, aí fica melhor ainda.
eu não consegui é pensar como pode ser diferente, exceto se a pessoa se habituou a enfiar o pé no pedal antes.
mão responde mais rápido ao comando cerebral e tem maior sensibilidade, é natural que humanos tenham o hábito a usá-la em preferência ao pé.
humanos tb têm grande plasticidade cerebral, portanto aprendem com a experiência que o freio mais eficaz é o dianteiro.
só imagino uma situação em que o cbs traseiro possa ser superior: uma situação de pânico acontecida em uma curva, com a moto deitada.
SNOWRIDER escreveu:Mas , por outro lado , é impossível que a Honda não tenha feito uma pesquisa / clínica com usuários para coletar informações sobre em qual dos "acionadores de freio" seria mais interessante a colocação do sistema.
Deve ter feito, e optou pelo errado, não?
E não precisa de pesquisa para saber que o que para a moto é o freio dianteiro.
E não adianta obrigar ter abs/cbs, colete airbag, faixas reflexivas, e o monte de blá blá blá, se o curso de habilitação só ensina, na prática, o macaco se equilibrar sobre a moto.
Como tudo no Brasil, paliativo, apenas.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Como já comentei em algum tópico por aí: a Honda ignora Reclame Aqui, comentários de Feice, emails e outros que tais.SNOWRIDER escreveu:{...}Mas , por outro lado , é impossível que a Honda não tenha feito uma pesquisa / clínica com usuários para coletar informações sobre em qual dos "acionadores de freio" seria mais interessante a colocação do sistema.
{...}
Mas ela está atenta ao que rola no ambiente das concessionárias, e faz pesquisa.
Se a Honda colocou CBS no pedal com esses percentuais de distribuição de frenagem estranhos, é porque ela está ciente das consequências disso, para o bem ou para piorar o que já é sinistro.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Tio Frei escreveu:no apuro, o pé vai com mais força que devia, não foi o teu caso, felizmente, mas vc poderia ter caido, ou simplesmente não ter freado o suficiente e acertado um pirralho.
Por isso nunca fiz histeria quando as primeiras CB300 vieram com freio traseiro tambor, na hora do aperto a força vai em demasia no pedal, logo a tendência é arrastar dar merda ou parar além do objetivado nas motos com freio disco traseiro.
Para uso diário e racional, se não tenho ABS na traseira, não me importo com um freio traseiro tambor, na verdade até o prefiro. Desde que a moto não seja um Scooter ou uma Custom, onde os freios traseiros costumam ser mais importantes.
Já o lance que o Jota dizer que a mão é mais rápida, pode ser se estiver com os quatro dedos no manete. Mas confesso que não pratico, tenho tentado andar com dois dedos no manete, mas confesso que não é sempre, ou seja, com a prática provavelmente a mão fique mais rápida, sem prática, na hora da distração seguida da pré-merda, vai o pézão com tudo mais rápido que a mão.
[ ]'s

Jota escreveu:
TODAS as situações de pânico que vivi enfiei o mãozão no manete, e me borrando com medo de travar e me levar ao chão. Pois é, isso continua
por isso acho abs tão foda, ele vai freiar, na situação de pânico, o máximo que a motoca pode freiar sem travar. e se tiver um cbs pra jogar um tiquinho pro freio traseiro, mas sem travar, aí fica melhor ainda.
eu não consegui é pensar como pode ser diferente, exceto se a pessoa se habituou a enfiar o pé no pedal antes. Aí que tá, no desespero, freia-se tudo que tem direito e lembre-se, DE NOVO, o manete continua lá para fazer a mesma coisa que vc com 30 anos de pilotagem faz até hoje![]()
mão responde mais rápido ao comando cerebral e tem maior sensibilidade
Sim, responde, o quanto? sabes quantos milisegundos mais rápido em relação ao pé....Lembre-se o pé já está ali, livre, no instinto a mão se segura onde dá, é instintivo pressionar o pé....Matematicamente falando, a reação da mão teria que ser tão grande, mas muito maior que o pé, para compensar todo o movimento necessário para tirar a mão do manete e acionar o freio....isso é claro, os pilotos madianos fodásticos que deixariam de lado o instinto e fariam tudo conforme a ´´técnica´´
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
-
Jota
bagé, faz décadas que tenho o vício de manter os dedos no manete.
sou um cagão nato.
sou um cagão nato.
Jota escreveu:bagé, faz décadas que tenho o vício de manter os dedos no manete.
sou um cagão nato.
Pois ééééééééé....Pode continuar assim
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
-
Jota
Bagé escreveu:Jota escreveu:bagé, faz décadas que tenho o vício de manter os dedos no manete.
sou um cagão nato.
Pois ééééééééé....Pode continuar assimA pergunta é, onde que um cbs no manete no cagaço vai ser mais rápido que um cbs no pedal? já que vc também pode estar com os dedos no manete
Vais continuar a argumentar contra o óbvio?
![]()
.
não entendi.
pra mim, estou com o dedo sempre no manete (o povo que não pilota assim é destemido demais, putz!).
se tenho cbs no manete, e a mão responde mais rapidamente que o pé, como algo pode ser mais rápido que isso?

Jota escreveu:Bagé escreveu:Jota escreveu:bagé, faz décadas que tenho o vício de manter os dedos no manete.
sou um cagão nato.
Pois ééééééééé....Pode continuar assimA pergunta é, onde que um cbs no manete no cagaço vai ser mais rápido que um cbs no pedal? já que vc também pode estar com os dedos no manete
Vais continuar a argumentar contra o óbvio?
![]()
.
não entendi.
pra mim, estou com o dedo sempre no manete (o povo que não pilota assim é destemido demais, putz!).
se tenho cbs no manete, e a mão responde mais rapidamente que o pé, como algo pode ser mais rápido que isso?
Ué, no sistema cbs proposto, nada impede que vc continue com a mão no manete, mas naqueles momentos que vc não está com a mão no manete aparece a diferença meu caro...
Ah, a não ser que tenhas dedos de borracha como o outro forista
.

Bagé@tchê.rs
Me dei ao trabalho de ir lá na moto e fazer o teste de aceleração e dedo no manete...
NEM FOD....................... que isso é possível a não ser para os homens borrachas pilotos fodásticos do mad
.
NEM FOD....................... que isso é possível a não ser para os homens borrachas pilotos fodásticos do mad
.

Bagé@tchê.rs
-
Jota
rs, bagé, é uma questão de hábito.
quando se está acelerando, realmente o dedo não fica no manete.
mas quando se está em aceleração constante, o dedo fica tranquilamente lá.
90% do tempo o dedo tá lá.
mas ok, pro tempo em que o dedo não estiver lá, o cbs no traseiro será mais rápido.
mas aí tem um problema, a proporção maior de frenagem será na roda traseira, que a gente sabe que não para moto, então mesmo pra esses momentos a eficácia ainda é duvidosa, pq o que vai parar a moto mesmo será quando finalmente a mãozona afundar no freio dianteiro. aí sim ele terá pleno poder de frenagem.
claro que estou pensando em moto normal, não em jacas ou scooters.
suponho que em emergência e a moto deitada em uma curva esse cbs traseiro aí pode ser mais eficaz tb, não sei na prática.
bom, já tive moto com esse tipo de cbs-abs e o que aconteceu comigo, na prática, é que fiquei mais preguiçoso, em situações normais só usava o freio traseiro, rs.
quando se está acelerando, realmente o dedo não fica no manete.
mas quando se está em aceleração constante, o dedo fica tranquilamente lá.
90% do tempo o dedo tá lá.
mas ok, pro tempo em que o dedo não estiver lá, o cbs no traseiro será mais rápido.
mas aí tem um problema, a proporção maior de frenagem será na roda traseira, que a gente sabe que não para moto, então mesmo pra esses momentos a eficácia ainda é duvidosa, pq o que vai parar a moto mesmo será quando finalmente a mãozona afundar no freio dianteiro. aí sim ele terá pleno poder de frenagem.
claro que estou pensando em moto normal, não em jacas ou scooters.
suponho que em emergência e a moto deitada em uma curva esse cbs traseiro aí pode ser mais eficaz tb, não sei na prática.
bom, já tive moto com esse tipo de cbs-abs e o que aconteceu comigo, na prática, é que fiquei mais preguiçoso, em situações normais só usava o freio traseiro, rs.
Jota escreveu:
Agora sim...isso é vero.....Na real acontece é o seguinte, para pilotagem no trânsito, naquelas com velocidade baixa, aí o cbs faz a diferença, diferença não, uma puta duma diferença...Na estrada é exatamente a mesma coisa que qualquer freio, Jota, nunca que um cbs vai frear uma moto com velocidade elevada, a não ser no caso que já vi, da concours e ss...No trânsito uma vez com a xre, foi até hoje a única vez que pude perceber a diferença...tinha um uno uns 10 metros na frente a direita, eu ia ultrapassar normalmente, aquelas avenidas de duas pistas e a muié me inventa de fazer a volta ali....eu me agarrei com tudo no guidon e freando tudo no pé e claro que meti a mão no manete, ainda bati no carro, mas não cheguei a cair, posso afirmar categoricamente que aquele pequeno tempo que eu levei para botar a mão no manete e frear, a moto já estava freando um pouco pelo pedal, fez toda a diferença....

Bagé@tchê.rs
- Tio Frei
- Mito
Bagé escreveu:Me dei ao trabalho de ir lá na moto e fazer o teste de aceleração e dedo no manete...
NEM FOD....................... que isso é possível a não ser para os homens borrachas pilotos fodásticos do mad![]()
.
Maozinha de donzela
Talvez seja pq eu simplesmente não fato só arrancadas estilo motogp como vc.
Mas vem vál se vc afirma que pé é mais rápido que mão, quandos milisegundos? (é a mesma pergunta que vc fez pro Jota aí em cima)
Tio Frei escreveu:
Mas vem vál se vc afirma que pé é mais rápido que mão, quandos milisegundos? (é a mesma pergunta que vc fez pro Jota aí em cima)
O senhor não leu direito
.

Bagé@tchê.rs