Freio CBS nas Titanzeiras... será?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Smoker
Mito

Re: Freio CBS nas Titanzeiras... será?

Mensagem por Smoker »

Ué, o cotidiano de qualquer motomano.

Os caras só andam no talo, frenagem no melhor estilo MotoGp/F1, e sabemos que o que vai parar mesmo é o uso do freio dianteiro. A Honda está incentivando o uso do freio traseiro, que é menos eficiente que o dianteiro.

Outra, mano passando de um corredor para outro, dá um toquinho no freio traseiro, mas vai acionar o dianteiro, se a moto levantar um tiquinho de nada sem o cara esperar, vai bater....e tem outras situações no cotidiano das cidades grandes ou com transito muito travado.

Eu acho que vai dar merda.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Smoker escreveu:Ué, o cotidiano de qualquer motomano.

Os caras só andam no talo, frenagem no melhor estilo MotoGp/F1, e sabemos que o que vai parar mesmo é o uso do freio dianteiro. A Honda está incentivando o uso do freio traseiro, que é menos eficiente que o dianteiro.

Outra, mano passando de um corredor para outro, dá um toquinho no freio traseiro, mas vai acionar o dianteiro, se a moto levantar um tiquinho de nada sem o cara esperar, vai bater....e tem outras situações no cotidiano das cidades grandes ou com transito muito travado.

Eu acho que vai dar merda.

Concordo com o Smoker.

Mas , por outro lado , é impossível que a Honda não tenha feito uma pesquisa / clínica com usuários para coletar informações sobre em qual dos "acionadores de freio" seria mais interessante a colocação do sistema.

Sempre tive o hábito de parar dosando os dois freios . Na GS comecei a ficar um pouco preguiçoso por causa do CBS no manete.
Mas no começo ia direto no manete e pedal, até me acostumar.
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:
Jota escreveu:eu tenho essa mesma impressão.

o ideal seria: cbs só no manete e abs em ambos.

Vamos exercitar um pouco :roll: Dê-me uma situação, para pilotos normais, não para fodásticos madianos, uma situação de desespero, onde um cbs só no manete tem mais eficiência do que um cbs no pedal :roll:

.

eu sou um piloto normal, bração, faz mais de 3 décadas.
ou seja, sem a mínima chance de vir a me tornar piloto fodástico.

TODAS as situações de pânico que vivi enfiei o mãozão no manete, e me borrando com medo de travar e me levar ao chão.

por isso acho abs tão foda, ele vai freiar, na situação de pânico, o máximo que a motoca pode freiar sem travar. e se tiver um cbs pra jogar um tiquinho pro freio traseiro, mas sem travar, aí fica melhor ainda.

eu não consegui é pensar como pode ser diferente, exceto se a pessoa se habituou a enfiar o pé no pedal antes.

mão responde mais rápido ao comando cerebral e tem maior sensibilidade, é natural que humanos tenham o hábito a usá-la em preferência ao pé.
humanos tb têm grande plasticidade cerebral, portanto aprendem com a experiência que o freio mais eficaz é o dianteiro.

só imagino uma situação em que o cbs traseiro possa ser superior: uma situação de pânico acontecida em uma curva, com a moto deitada.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

SNOWRIDER escreveu:Mas , por outro lado , é impossível que a Honda não tenha feito uma pesquisa / clínica com usuários para coletar informações sobre em qual dos "acionadores de freio" seria mais interessante a colocação do sistema.

Deve ter feito, e optou pelo errado, não? :jmi:

E não precisa de pesquisa para saber que o que para a moto é o freio dianteiro. ;-)

E não adianta obrigar ter abs/cbs, colete airbag, faixas reflexivas, e o monte de blá blá blá, se o curso de habilitação só ensina, na prática, o macaco se equilibrar sobre a moto.

Como tudo no Brasil, paliativo, apenas. :-(
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

SNOWRIDER escreveu:{...}Mas , por outro lado , é impossível que a Honda não tenha feito uma pesquisa / clínica com usuários para coletar informações sobre em qual dos "acionadores de freio" seria mais interessante a colocação do sistema.
{...}
Como já comentei em algum tópico por aí: a Honda ignora Reclame Aqui, comentários de Feice, emails e outros que tais.
Mas ela está atenta ao que rola no ambiente das concessionárias, e faz pesquisa.
Se a Honda colocou CBS no pedal com esses percentuais de distribuição de frenagem estranhos, é porque ela está ciente das consequências disso, para o bem ou para piorar o que já é sinistro.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tio Frei escreveu:no apuro, o pé vai com mais força que devia, não foi o teu caso, felizmente, mas vc poderia ter caido, ou simplesmente não ter freado o suficiente e acertado um pirralho.

Por isso nunca fiz histeria quando as primeiras CB300 vieram com freio traseiro tambor, na hora do aperto a força vai em demasia no pedal, logo a tendência é arrastar dar merda ou parar além do objetivado nas motos com freio disco traseiro.

Para uso diário e racional, se não tenho ABS na traseira, não me importo com um freio traseiro tambor, na verdade até o prefiro. Desde que a moto não seja um Scooter ou uma Custom, onde os freios traseiros costumam ser mais importantes.

Já o lance que o Jota dizer que a mão é mais rápida, pode ser se estiver com os quatro dedos no manete. Mas confesso que não pratico, tenho tentado andar com dois dedos no manete, mas confesso que não é sempre, ou seja, com a prática provavelmente a mão fique mais rápida, sem prática, na hora da distração seguida da pré-merda, vai o pézão com tudo mais rápido que a mão.

[ ]'s
Imagem
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:
TODAS as situações de pânico que vivi enfiei o mãozão no manete, e me borrando com medo de travar e me levar ao chão. Pois é, isso continua

por isso acho abs tão foda, ele vai freiar, na situação de pânico, o máximo que a motoca pode freiar sem travar. e se tiver um cbs pra jogar um tiquinho pro freio traseiro, mas sem travar, aí fica melhor ainda.

eu não consegui é pensar como pode ser diferente, exceto se a pessoa se habituou a enfiar o pé no pedal antes. Aí que tá, no desespero, freia-se tudo que tem direito e lembre-se, DE NOVO, o manete continua lá para fazer a mesma coisa que vc com 30 anos de pilotagem faz até hoje :D

mão responde mais rápido ao comando cerebral e tem maior sensibilidade
Sim, responde, o quanto? sabes quantos milisegundos mais rápido em relação ao pé....Lembre-se o pé já está ali, livre, no instinto a mão se segura onde dá, é instintivo pressionar o pé....Matematicamente falando, a reação da mão teria que ser tão grande, mas muito maior que o pé, para compensar todo o movimento necessário para tirar a mão do manete e acionar o freio.... :lol: isso é claro, os pilotos madianos fodásticos que deixariam de lado o instinto e fariam tudo conforme a ´´técnica´´

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Jota

Mensagem por Jota »

bagé, faz décadas que tenho o vício de manter os dedos no manete.

sou um cagão nato.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:bagé, faz décadas que tenho o vício de manter os dedos no manete.

sou um cagão nato.

Pois ééééééééé....Pode continuar assim :lol: A pergunta é, onde que um cbs no manete no cagaço vai ser mais rápido que um cbs no pedal? já que vc também pode estar com os dedos no manete :roll: Vais continuar a argumentar contra o óbvio? :lol:

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:

sou um cagão nato.

Pois ééééééééé....Pode continuar assim :lol: A pergunta é, onde que um cbs no manete no cagaço vai ser mais rápido que um cbs no pedal? já que vc também pode estar com os dedos no manete :roll: Vais continuar a argumentar contra o óbvio? :lol:

.

não entendi.

pra mim, estou com o dedo sempre no manete (o povo que não pilota assim é destemido demais, putz!).
se tenho cbs no manete, e a mão responde mais rapidamente que o pé, como algo pode ser mais rápido que isso? :yeahrite:
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:
Bagé escreveu:

sou um cagão nato.

.

não entendi.

pra mim, estou com o dedo sempre no manete (o povo que não pilota assim é destemido demais, putz!).
se tenho cbs no manete, e a mão responde mais rapidamente que o pé, como algo pode ser mais rápido que isso? :yeahrite:

Ué, no sistema cbs proposto, nada impede que vc continue com a mão no manete, mas naqueles momentos que vc não está com a mão no manete aparece a diferença meu caro...

Ah, a não ser que tenhas dedos de borracha como o outro forista :roll: que mesmo durante uma aceleração forte, seus dedos estão lá, prontos para frear :roll:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Me dei ao trabalho de ir lá na moto e fazer o teste de aceleração e dedo no manete...

NEM FOD....................... que isso é possível a não ser para os homens borrachas pilotos fodásticos do mad :lol:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Jota

Mensagem por Jota »

rs, bagé, é uma questão de hábito.
quando se está acelerando, realmente o dedo não fica no manete.
mas quando se está em aceleração constante, o dedo fica tranquilamente lá.
90% do tempo o dedo tá lá.
mas ok, pro tempo em que o dedo não estiver lá, o cbs no traseiro será mais rápido.
mas aí tem um problema, a proporção maior de frenagem será na roda traseira, que a gente sabe que não para moto, então mesmo pra esses momentos a eficácia ainda é duvidosa, pq o que vai parar a moto mesmo será quando finalmente a mãozona afundar no freio dianteiro. aí sim ele terá pleno poder de frenagem.

claro que estou pensando em moto normal, não em jacas ou scooters.

suponho que em emergência e a moto deitada em uma curva esse cbs traseiro aí pode ser mais eficaz tb, não sei na prática.

bom, já tive moto com esse tipo de cbs-abs e o que aconteceu comigo, na prática, é que fiquei mais preguiçoso, em situações normais só usava o freio traseiro, rs.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:
bom, já tive moto com esse tipo de cbs-abs e o que aconteceu comigo, na prática, é que fiquei mais preguiçoso, em situações normais só usava o freio traseiro, rs.

:wsh: Agora sim...isso é vero.....Na real acontece é o seguinte, para pilotagem no trânsito, naquelas com velocidade baixa, aí o cbs faz a diferença, diferença não, uma puta duma diferença...Na estrada é exatamente a mesma coisa que qualquer freio, Jota, nunca que um cbs vai frear uma moto com velocidade elevada, a não ser no caso que já vi, da concours e ss...No trânsito uma vez com a xre, foi até hoje a única vez que pude perceber a diferença...tinha um uno uns 10 metros na frente a direita, eu ia ultrapassar normalmente, aquelas avenidas de duas pistas e a muié me inventa de fazer a volta ali....eu me agarrei com tudo no guidon e freando tudo no pé e claro que meti a mão no manete, ainda bati no carro, mas não cheguei a cair, posso afirmar categoricamente que aquele pequeno tempo que eu levei para botar a mão no manete e frear, a moto já estava freando um pouco pelo pedal, fez toda a diferença...

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Bagé escreveu:Me dei ao trabalho de ir lá na moto e fazer o teste de aceleração e dedo no manete...

NEM FOD....................... que isso é possível a não ser para os homens borrachas pilotos fodásticos do mad :lol:

.

Maozinha de donzela

Talvez seja pq eu simplesmente não fato só arrancadas estilo motogp como vc.

Mas vem vál se vc afirma que pé é mais rápido que mão, quandos milisegundos? (é a mesma pergunta que vc fez pro Jota aí em cima)
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Tio Frei escreveu:
Mas vem vál se vc afirma que pé é mais rápido que mão, quandos milisegundos? (é a mesma pergunta que vc fez pro Jota aí em cima)

O senhor não leu direito }:) Eu concordo, penso que por natureza, a mão é realmente mais rápida que o pé, por isso queria saber quantos milisegundos mais rápida ao ponto de compensar todo o atraso de abrir a mão, esticar os dedos e acionar o manete, sendo o pé está a alguns milímetros do pedal...Capitou? :wink:

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Responder