Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compensa?

Grupo de discussão geral sobre motos.
nina
Mito

Re: Moto para viagem + uma pequena para o dia a dia, compens

Mensagem por nina »

belêuza, daniel.
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.
José Saramago
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Baim, voltando ao assunto do tópico, acho que ficou claro que para uns, apenas uma moto atende às necessidades. Para outros, ter 2 ou mais motos é que é vantajoso.

Mas se puser na ponta do lápis, só compensa uma moto só se for até uma 125/150cc para uso diário trajeto casa-trabalho-casa. Fora isso, não há conta que feche positiva para a moto.

Então, a compensação será em termos subjetivos, tais como satisfação, prazer, comodidade, praticidade ou algo assim, mas nunca em termos puramente econômicos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Robson

Mensagem por Robson »

Saurus, discordo.

Pra mim, o ideal seria ter uma Bandit 650.

Moto boa, leve, anda no trãnsito numa boa (não preciso ficar ziguezagueando entre carros nem subindo calçadas), bom consumo, desempenho excelente, dócil na cidade, esperta na estrada.

mas não há condições de ter uma B650 hoje..... só se tiver seguro, mas aí fica caro, e é onde a conta já começa a não fechar...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Robson escreveu:Saurus, discordo.

Pra mim, o ideal seria ter uma Bandit 650.

Moto boa, leve, anda no trãnsito numa boa (não preciso ficar ziguezagueando entre carros nem subindo calçadas), bom consumo, desempenho excelente, dócil na cidade, esperta na estrada.

mas não há condições de ter uma B650 hoje..... só se tiver seguro, mas aí fica caro, e é onde a conta já começa a não fechar...

Ai, ai, ai, Tio Róbis. Releia o que eu escrevi. Se continuar achando que sua resposta discorda da minha, releia novamente meu post. Caso persista, re-releia re-novamente e assim sucessivamente até perceber que:

1) Para uns compensa só ter uma.

2) Para outros compensa ter 2 ou mais.

E, como eu já disse láááááá atrás nesse tópico, tudo vai depender do tipo de trânsito que você frequenta. Se for o da Ponte Presidente Costa e Silva (vulgo Ponte Rio-Niterói) às 8h da manhã no sentido Rio ou às 18~19h no sentido Niterói, você terá vontade de sacudir a B650 lááááááá embaixo na Baía de Guanabara, de preferência na altura do vão central. Av. Radial Oeste ou Rua Conde de Bonfim e Haddock Lobo às 8h da manhã, você vai querer se matar ou matar alguém (já viu o filme Um Dia de Fúria com o Michael Douglas? Assista, eu recomeindu).

Nesses locais somente um iscúti (até uns 150cc) ou uma perereca tipo Titan, Bros ou similares (no máximo até monocilíndrica, não carenada de 250cc). Fora isso, "tá garrádu".
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Robson

Mensagem por Robson »

Saurus, vc está ranzinza

Só disse que discordo.

Ponto.

Não precisa justificar mais nada, se eu morasse no RJ (sim, já andei de moto no RJ) tb teria uma B650 como única moto.

É minha opinião.

Ponto.
Robson

Mensagem por Robson »

E é exatamente isso que eu discordo.

Saurus escreveu:
Mas se puser na ponta do lápis, só compensa uma moto só se for até uma 125/150cc para uso diário trajeto casa-trabalho-casa. Fora isso, não há conta que feche positiva para a moto.

mas como disse, só discordo, não falo que vc está errado.

velho.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Vocês estão discutindo algo muito relativo, nego tem que rodar bastante para valer a pena ter 2 motos, quem tem uma 650 por exemplo, e roda uns 20~30km por dia, se tem seguro vai ter de qualquer maneira, então não vale a pena por ECONOMIA uma 150, agora nego que roda 150km por dia, vai ter que fazer seguro se usar no dia a dia (e não se rodar só final de semana) etc, vale a pena a pequena.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Toin
Motociclista
Contato:

Mensagem por Toin »

Eh o meu caso, rodo 32km por dia, a maior parte por rodovia então eh tranquilo... Na volta pego uns 4 km de engarrafamento, mas a Bandit tira de letra, acho até q o tamanho dela ajuda mais que atrapalha, a maioria dos motoristas e motociclistas abrem pensando q vem aquelas motos gigantescas... :-D

Mas cadum cadum, depois de 2 anos com a B65 faço tudo o que fazia numa moto menor só que com mais cuidado...

:wink:
Suzuki GN 125 Intruder
Honda Biz 125+ - Honda CBX 250 Twister - Honda NX4 Falcon - Suzuki GSF 650s Bandit - Yamaha XTZ 250 Lander - Suzuki GN 125 Intruder - Yamaha XTZ 250 Lander - Yamaha XT 600 - Yamaha XTZ 125 - Honda CG 150 Titan
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Yell escreveu:
Janu escreveu:
LUCIO escreveu:
Smoker escreveu:Kuati, pensei em fazer isso, deixar a 12 só para diversão, e pegar a Biz de um amigo para bateção, tipo judiar mesmo, usar até acabar. Isso ano passado.

Na boa, desisti, tenho certeza que na hora de sair, seria a 12 a escolhida. Mas acho que não sou parâmetro, pois a 12 me dá prazer ao rodar, sejam poucos km´s para o trampo, sejam horas na estrada.

E penso parecido, o custo de manter a outra eu acho que cobriria o uso maior da Bandit.

Eu penso como o Smoker...

Já pensei em ter 2 motos, mas só o custo de 2 DPVATs, gastos duplicados, fora que no final das contas uma moto sempre vai ficar parada e estragando... então desencanei e optei em usar a B12 com maior frequência e sem muitas neuras... o maior empecilho é o consumo parecido com um carro, mas o tesão e a agilidade que a B12 proporciona, não tem preço...

Agilidade... :roll: agilidade... :roll: A minha B65 não tem isso não! :lol:

Rapaz, eu compreendo o que o Lucio falou sobre agilildade...quando andei na B65 eu achei muito estranho o fato de falarem que ela nao era agil...mas a questão é o porte do indivíduo....se o sujeito for alto, vai ter mais facilidade de movimentar a moto...se for mais baixo, pode ter mais dificuldade, nao excluindo aqueles que nao se encaixam nessa definição...tambem andei de B12 e nao achei ela ruim de curva nao..claro que nao é uma hornet que é referencia nas nakeds...mas tb nao é uma Harley que tem de curvar quadrado...

Bingo! É por aí mesmo! sou alto e não tenho dificuldades com a B12... com exceção do que o Smoker falou na outra página sobre mudar de corredor com a B12...

E ressalto que estou extremamente satisfeito com a B12... mesmo em uso urbano! ;-)
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

LUCIO escreveu:E ressalto que estou extremamente satisfeito com a B12... mesmo em uso urbano! ;-)

Ainda bem que tu ouviu alguns idiotas aqui e ficou a com a 12. :-D

;-) ;-) ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Smoker escreveu:
LUCIO escreveu:E ressalto que estou extremamente satisfeito com a B12... mesmo em uso urbano! ;-)

Ainda bem que tu ouviu alguns idiotas aqui e ficou a com a 12. :-D

;-) ;-) ;-)

Pois é, adiei meus planos de imóvel novo e ainda tá aqui a bruta... que moto hein!!! nossa, simplesmente fantástica! não tive nenhuma dor de cabeça!

A parte ruim é o consumo quase igual de um carro na cidade (cerca de uns 12 km/l), mas a felicidade e o prazer de pilotar ela compensam tudo!

Ainda uso ela quase todo dia... só alegrias! ;-)

Valeu!
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

LUCIO escreveu:A parte ruim é o consumo quase igual de um carro na cidade (cerca de uns 12 km/l), mas a felicidade e o prazer de pilotar ela compensam tudo!

Exato.

E tenha em mente que tu tem a mais bonita de todas. ;-)

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
stcowboy
Motociclista

Mensagem por stcowboy »

Usei minha B65S por um ano no dia a dia (~19000km) e os gastos aproximados foram mais ou menos os seguintes:

R$ 900,00 de relação
R$ 700,00 de pneu traseiro
R$ 160 a 200 por troca de óleo a cada 3000km (sintético)
Uns R$ 300 com freios
R$ 50,00 a cada 4 dias com gasolina
R$ 3k em uma queda parado...

Fora o fator neura (que também podemos chamar de fator SP) que já mencionei em algum lugar aqui antes.

Como meu uso em estrada é só de uns 15% e só tenho vaga para uma moto no prédio, achei melhor voltar para as pequenas e ficar nelas por enquanto. Para mim não foi nada vantajoso usar a grande no dia a dia, só a conta dos gastos acima já seria o suficiente para pegar uma pequena usada. Gastos esses que reduziria em mais da metade se tivesse uma pequena, então ao meu ver, compensa sim ter duas mesmo pagando quase o dobro de impostos.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Se pensar muito a coisa complica.
To usando em itapoa e joinville.
Risco de roubo armado pequeno e não tenho seguro só alarme por afastamento mas sem sirene só corte motor.
Rodar na estrada de joinville a itapoa ou ate ir pra curitiba é show com exceção dos primeiros 10 km de garuva a itapoa pois tem buraco e possível radar.
Na cidade de itapoa tranquilo só que nem tudo é asfaltado mas no trânsito de joinville
da medo pois chance de acidente bem maior que curitiba.
Lá andava 46km dia aqui to andando 12km mas o povo aqui é doido tem muito cruzamento que se esperar pra entrar vai ficar um bom tempo então eles entram na louca tem que estar atento, correm, muito paralelepípedo e andam rapido nisso sem dó do veículo e tem rua que vc tem que estar no lado certo tipo o direito entra prum lado e o esquerdo pra outro e pra mudar de lado só na loucura.
Tem uma mania de parar do nada pra pedestre já quase matei 2 velhinhas de infarte.parei mais cantei pneu.
Ou seja começo a me preocupar com um tombo pra não bater nesses loucos ou ate não conseguir evitar a batida.
E isso pra uma bandit é foda peças não tem pronta entrega e preço exorbitantes.
To começando a achar que era bom ter uma bros/xtz pra andar nessa joinville.
uma moto só que agrade na estrada e na cidade e aguente os paralelepípedos e tenha peças pronta entrega e preço não abusivo não existe.
Só que não basta ter como comprar e garagem pra tudo isso.
Nem pedi test ride na B12 pois a B65 bebe menos to fazendo 16,5 a 17km/l, come menos pneu traseiro e anda bem também ou seja a 650 é melhor. Kkkk
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Ter uma estradeira grande e uma pequena... acho que mais cedo ou mais tarde uma delas vai ficar parada.
O cara que ultimamente não consegue tempo livre para viajar, vai "ancorar" a grande.
O cara que precisa sair de carro porque vai levar mulher e filhos, ou visitar clientes, ou carregar um monte de coisa, já "ancorou" a pequena para o dia a dia.
Pense bem, meu amigo ou minha amiga que tem duas motos na garagem, uma delas já ficou um bom tempo parada, é ou não é?
Eu acho mais racional para a nossa realidade ter uma moto coringa. Moto coringa para mim significa agilidade no uso urbano e motor sobrando para as velocidades permitidas por lei nas nossas estradas. Temos hoje um monte de modelos com essas virtudes.
Não é à toa que a esperta Honda - que sabe vender moto como ninguém - lançou o trio de 500 cc.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

piccoli escreveu:Ter uma estradeira grande e uma pequena... acho que mais cedo ou mais tarde uma delas vai ficar parada.
O cara que ultimamente não consegue tempo livre para viajar, vai "ancorar" a grande.
O cara que precisa sair de carro porque vai levar mulher e filhos, ou visitar clientes, ou carregar um monte de coisa, já "ancorou" a pequena para o dia a dia.
Pense bem, meu amigo ou minha amiga que tem duas motos na garagem, uma delas já ficou um bom tempo parada, é ou não é?
Eu acho mais racional para a nossa realidade ter uma moto coringa. Moto coringa para mim significa agilidade no uso urbano e motor sobrando para as velocidades permitidas por lei nas nossas estradas. Temos hoje um monte de modelos com essas virtudes.
Não é à toa que a esperta Honda - que sabe vender moto como ninguém - lançou o trio de 500 cc.

Concordo, a minha B1250 fica a semana parada, nos finais de semana rodo com ela com sorriso sempre no rosto. Durante a semana rodo a cidade com a minha T250, outra moto que gosto muito de pilotar.

Sobre o trio CB 500, acredito sim que sirva apenas como única moto, por isso tenho pretensão no futuro de vender minhas duas motos e comprar uma Versys 650 ou CB 500X como única moto.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

kalixto escreveu:Nem pedi test ride na B12 pois a B65 bebe menos to fazendo 16,5 a 17km/l, come menos pneu traseiro e anda bem também ou seja a 650 é melhor. Kkkk

Lenda.

16/17 km/l em qual velocidade???

Entre 110/130 km/h já fiz 18 km/l. ;-)

Pneu na B65 tu acha que vai durar quanto???

Quanto a pneus, a diferença vai ser maior na hora da troca por conta das medidas, só. O desgaste vai depender de como o cara toca a moto. Se toda saída de sinal, pedágio, posto, ou seja, da inercia, for uma largada de motogp, aí não dura mesmo. Mas tocada tranquila garanto pra ti que dura sim, lógico, dependendo do que a moto estiver calçando. ;-)

B12S

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Smoker, a durabilidade dos seus pneus é fora do comum, ainda mais numa B12, além de arrancar na maciota, qual segredos mais vc tem? A calibragem do pneu, qual vc usa?

[ ]'s
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Kuati, a 12 é uma moto ogra, mas em baixa é mansa, na cidade, não gosto de acelerar, saio bem na manha e vou tocando, tanto que a 60 km/h já estou passando a 5ª e a moto vai embora na boa.

Na estrada também não sou chegado a arrancadões, prefiro usar a força dela para retomadas, por exemplo. Então acho que pela experiência, o maior vilão dos pneus da 12 são as arrancadas extremas, aí não tem jeito, vai literalmente moer os pneus. Também não sou chegado a retas e ficar passando dos 200, prefiro serras e curvas, eu me divirto muito, mesmo com a jamanta.

Calibragem uso exatamente a indicada no manual e balança, 36/36 psi, seja solo, carregado ou garupado. Bom, quando garupado aumento a pressão para 37 no pneu traseiro, só isso.

Acho que é isso, não tem muito segredo com pneus, o que vai ditar o desgaste é a tocada do cabra. Mas repito, se o cara gosta de acelerar na saída da inércia, gosta de largar giro alto, etc...., chances de nem chegar nos 10k o pneu. :-D

Mas cadum com sua diversão. ;-)

B12S

piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Medeiros Neto escreveu:{...}Sobre o trio CB 500, acredito sim que sirva apenas como única moto, por isso tenho pretensão no futuro de vender minhas duas motos e comprar uma Versys 650 ou CB 500X como única moto.

Eu olhei na loja Honda uma CB 300 e uma CB F lado a lado. De início a gente acha bisonha a CB5 porque ela mais parece uma CB3 que engordou um pouco nas férias. Depois você percebe que isso é proposital, a Honda fez uma 500 de porte pequeno que pesa simplórios 31 Kg a mais que a CB 300 mas tem praticamente o dobro da cavalaria. Enquanto isso, as motos próximas das outras marcas partem de mais de 200 Kg de peso (e preço mais alto).
Quem tem "braço" para conduzir os 147 Kg de uma CB3 nos corredores e nas manobras de baixa velocidade, tem braço para conduzir uma CB5 F. E tem sobra de motor em estradas. Um bom exemplo de moto coringa. E com custo de manutenção acredito que mais em conta que a soma de manter uma estradeira grande + uma pequena urbana.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Responder