Freios. Como melhorá-los?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: Freios. Como melhorá-los?

Mensagem por Robson »

sim speed, esse é o ponto, o material é outro, pq afeta o atrito entre as partes. O material do disco/pastilha tem uma influência muito mais forte na frenagem que o diâmetro do disco. A área de contato também influencia bem, por isso motos maiores tem pinças com mais de 1 pistão (pastilhas maiores, melhor distribuição de força sobre as pastilhas).

A minha intruder 800 tinha um disco razoável na frente, mas uma pinça de um pistão, conclusão, não freava nada.

Imagem

Não teve aeroquip nem pastilha que resolvesse a parada.

e sobre o disco imenso para moto velocidade, aí acho que vale é peso e assimetria do conjunto (2 discos na frente em vez de um, o que influencia na ciclística em frenagem). A Buell usa os discos imensos nas suas motos mais rápidas tb, e são motos que passam de 200 km/h.
pinter
Novato

Mensagem por pinter »

Robson escreveu:Disco maior ? e vai prender a pinça onde ?????

só se fizer uma gambitech desse tipo (sim, isso é uma DR).

Imagem

Esse freio tem um alemão que vende.. http://www.dr-big-shop.de/BIG_Bremse_1032.html

358 euros.... O alemão é gente fina, mas não sei se manda pro Brasil, comprei outras coisas com ele em uma viagem pela zooropa....

O frei da DR é sofrível... Eu coloquei o burrinho e manete da v strom.... Adiantou 10%

O problema é a pinça.... Não tem força pra morder o disco..... Não tem milagre tem q colocar outra pinça...
Suzuki DR800S - THE BIG ONE
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Robson, não tenho embasamento tecnico pra falar desse assunto, por isso desde o começo eu disse que seriam chutes.
Mas levando em conta dois sistemas de freio iguais, o que tiver o disco com diâmetro maior, vai frear mais, isso é fato.
É o que eu acho que o Anubis deveria fazer no D-8 dele rsrsrs ou então colocar uma pinça mais fodona, como indicou o Pintcher :-D
B-King Of The Urban Jungle
Robson

Mensagem por Robson »

Mas levando em conta dois sistemas de freio iguais, o que tiver o disco com diâmetro maior, vai frear mais, isso é fato.]

Nop, isso é chute....

Sent from my iPhone using Tapatalk
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

pinter escreveu:

Imagem

Esse freio tem um alemão que vende.. http://www.dr-big-shop.de/BIG_Bremse_1032.html

358 euros.... O alemão é gente fina, mas não sei se manda pro Brasil, comprei outras coisas com ele em uma viagem pela zooropa....

O frei da DR é sofrível... Eu coloquei o burrinho e manete da v strom.... Adiantou 10%

O problema é a pinça.... Não tem força pra morder o disco..... Não tem milagre tem q colocar outra pinça...

A ideia é usar um disco de 300/310 juntamente com uma pinça de Bandit 1250 (3 pistões)
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Robson escreveu:
Mas levando em conta dois sistemas de freio iguais, o que tiver o disco com diâmetro maior, vai frear mais, isso é fato.]

Nop, isso é chute....

Não viaja Robson.
B-King Of The Urban Jungle
pinter
Novato

Mensagem por pinter »

Anubis escreveu:
pinter escreveu:

Imagem

A ideia é usar um disco de 300/310 juntamente com uma pinça de Bandit 1250 (3 pistões)

Este sistema vendido na Alemanha vem com disco de 320mm....

Tudo vai depender de arrumar um torneiro bom pra fazer o adaptador... Conseguindo isso dá pra colocar outra pinça.....
Suzuki DR800S - THE BIG ONE
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Jota escreveu:
MAD escreveu:Na verdadena minha fantasia o disco maior é mais eficiente por 2 motivos, um deles é a maior alavanca, mas o outro motivo é pelo disco ter maior circunferência, ou seja, maior comprimento de contato com a pinça acionada, para cada volta que a roda gira.

a área de contato independe do tamanho do disco, ela depende apenas da área da pastilha.

robs, não vejo nenhum assassinato, a alavanca (o momento proporcionado por ela) e a área de contato da pastilha são variáveis que interferem na capacidade de frenagem, entre outras variáveis, claro.

Jota, tu não está entendendo. Eu justamente usei a palavra "comprimento" para não confundir com área de contato da pastilha. A área de contato da pastilha é a mesma nos dois casos, e eu deixei isso bem claro ao dizer que o resto do sistema era idêntico. Vamos de novo, não é tão difícil... :roll:

Volte ao exemplo dado no outro post, das duas motos que tem como única diferença o tamanho do disco. Na moto com disco menor, o atrito da pastilha com o disco de circunferência X foi capaz de parar a moto com uma volta do disco/roda. Já na moto com disco maior (ignore a diferença de momento de alavanca), a mesma pastilha gerando o mesmo atrito ao longo do disco maior precisará percorrer o mesmo comprimento X até parar a moto, porém se a circunferência do disco maior é 2X, então a roda deu apenas 1/2 volta até a parada. Capiche?

Imagem
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Robson escreveu:

Nop, isso é chute....

Pra mim isto é física, ambos as rodas idênticas, pinças, pistões, discos e etc, ou seja, trem de frenagem com a mesma massa, inclusive a mesma área de contato, a q tiver maior disco terá maior poder de frenagem.
Imagem
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Dessas divagações todas vou fazer a minha:
Considerando cilindros mestres iguais e pinças iguais e pastilhas iguais, tendo-se um disco maior, será necessário menos força no cilindro mestre para obter o mesmo efeito do que num disco menor.

Fui.
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Puma

Mensagem por Puma »

pinter escreveu:O frei da DR é sofrível... Eu coloquei o burrinho e manete da v strom.... Adiantou 10%

Opa!!!

Três DR's é quase uma invasão no M@D. :beer:

Burrinho e manete da Strom me interessou.

Anubis escreveu:A ideia é usar um disco de 300/310 juntamente com uma pinça de Bandit 1250 (3 pistões)

Gostos desta ideia, deviríamos trabalhar mais nela. ;-)

fui..........
Robson

Mensagem por Robson »

Kuati escreveu:
Robson escreveu:

Nop, isso é chute....

Pra mim isto é física, ambos as rodas idênticas, pinças, pistões, discos e etc, ou seja, trem de frenagem com a mesma massa, inclusive a mesma área de contato, a q tiver maior disco terá maior poder de frenagem.

Explique-me fisicamente.

Vou te dar uma dica.

Momento de alavanca de mede em kgf.m (kiloforça x metro).

Nós estamos falando em aumentar o disco em alguns centímetros, ou seja, centésimos de metro.

MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
Explique-me fisicamente.

Vou te dar uma dica.

Nós estamos falando em aumentar o disco em alguns centímetros, ou seja, centésimos de metro.

Considerando que a força de atrito seja a mesma, e apenas considerando o momento de alavanca, um disco de 300mm seria ~58% mais eficiente que o original de 190mm (medida original segundo o Anubis).

Mas procurando no google achei uma especificação da DR que fala em 300mm (?)... se for, nesse caso, um disco de 330mm geraria um momento de alavanca 10% maior.
Editado pela última vez por MAD em 01 Set 2013, 11:19, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Menino, ô povo complicado, kkkkk.

O MAD tá ganhado, rs.

Tão esquecendo do princípio da alavanca é? Deixando a burrice de lado }:), quanto maior for a distância onde a força está sendo aplicada e o ponto articulado, no caso o ponto móvel (centro do disco), menor será a força necessária pra executar o mesmo trabalho, óbvio não?

Matematicamente falando,

M = Fatr x (D/2 – Lp/2)

onde M = momento de força
Fatr = força de atrito entre pastilhas e discos
D = diâmetro dos discos
Lp = largura das pastilhas

Fonte da fórmula: Powebrakes

Ou seja, só o aumento do disco é suficiente pra aumentar o poder de frenagem. Se é suficiente ou não, ai são outros quinhentos.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Robson escreveu:Explique-me fisicamente.

Vou te dar uma dica.

Exemplo:
Pegue uma chave de soquete e use uma alavanca de 190 mm para apertar um parafuso, depois troque a alavanca por uma de 310 mm e veja como alguns centésimos de metro fazem uma grande diferença.

Outra coisa que penso é por que as montadoras iriam usar um baita disco sem necessidade?
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

:lol:

Usam discos grandes porque passa um ar de moto potente.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Robson

Mensagem por Robson »

Joaquim escreveu:
Robson escreveu:Explique-me fisicamente.

Vou te dar uma dica.

Exemplo:
Pegue uma chave de soquete e use uma alavanca de 190 mm para apertar um parafuso, depois troque a alavanca por uma de 310 mm e veja como alguns centésimos de metro fazem uma grande diferença.

Outra coisa que penso é por que as montadoras iriam usar um baita disco sem necessidade?

Traduza isso em potência de frenagem.
Ou relacione isso com força de atrito.

E tem algo errado ai, nem minha scooter usa disco de 190mm.

Vcs estao relacionando capacidade de frenagem linearmente com o momento de alavanca proporcionado pela pinça, só que essa relação não é linear pq há diversos outros fatores envolvidos.

Tava vendo a prova de Moto 3 agora a pouco, os discos de freio dianteiros são ridículos de pequenos.....

MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:E tem algo errado ai, nem minha scooter usa disco de 190mm.

Também achei estranho, por isso procurei especificações na internet. A única que achei da DR falava em 300mm.

Robson escreveu:Vcs estao relacionando capacidade de frenagem linearmente com o momento de alavanca proporcionado pela pinça, só que essa relação não é linear pq há diversos outros fatores envolvidos.

Bom, eu estava justamente tentando falar das duas coisas separadamente, os dois fatores interferem no resultado final, mas de forma independente.

Concordo que naquele raciocínio do comprimento linear (circunferência do disco) o resultado não deve ser exatamente aquele da figura, há outros fatores, como a própria velocidade linear do disco, que será maior à uma mesma velocidade da moto, além de aumentar a inércia do conjunto.

Embora a gente esteja tentando analisar as coisas separadamente, para tentar perceber o papel de cada fator, no final, a decisão da engenharia vai considerar o conjunto todo, e no caso do tamanho do disco, é necessário descobrir um meio termo ótimo, pois um disco pequeno pode ser menos eficiente em termos de poder de frenagem, mas tem menos massa e menos inércia, tornando o conjunto da roda+freios mais ágil à mudanças de direção.
Viajaire é preciso...

Jota

Mensagem por Jota »

MAD escreveu:Volte ao exemplo dado no outro post, das duas motos que tem como única diferença o tamanho do disco. Na moto com disco menor, o atrito da pastilha com o disco de circunferência X foi capaz de parar a moto com uma volta do disco/roda. Já na moto com disco maior (ignore a diferença de momento de alavanca), a mesma pastilha gerando o mesmo atrito ao longo do disco maior precisará percorrer o mesmo comprimento X até parar a moto, porém se a circunferência do disco maior é 2X, então a roda deu apenas 1/2 volta até a parada. Capiche?

Imagem

MAD, vc simplesmente mudou de assunto. :lol:

Isso aqui abaixo está estabelecido faz uns 30 posts. :lol:

A velocidade angular é a mesma, mas a distância percorrida é maior.
a distância é maior, mas o tempo é o mesmo.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Jota escreveu:
MAD escreveu:Volte ao exemplo dado no outro post, das duas motos que tem como única diferença o tamanho do disco. Na moto com disco menor, o atrito da pastilha com o disco de circunferência X foi capaz de parar a moto com uma volta do disco/roda. Já na moto com disco maior (ignore a diferença de momento de alavanca), a mesma pastilha gerando o mesmo atrito ao longo do disco maior precisará percorrer o mesmo comprimento X até parar a moto, porém se a circunferência do disco maior é 2X, então a roda deu apenas 1/2 volta até a parada. Capiche?

Imagem

MAD, vc simplesmente mudou de assunto. :lol:

Isso aqui abaixo está estabelecido faz uns 30 posts. :lol:

A velocidade angular é a mesma, mas a distância percorrida é maior.
a distância é maior, mas o tempo é o mesmo.

Mudei nada Jota, tu é que está equivocado a 30 posts atrás. :lol:

A parte que eu destaquei, que foi conclusão tua, só vale para antes de iniciada a frenagem. A partir da frenagem, o tempo que a roda vai levar para dar uma volta vai ser diferente nas duas motos (uma com disco maior, outra com disco menor). A que tiver o freio mais eficiente, consequentemente vai segurar o giro da roda com mais eficiência, e numa mesma unidade de tempo, vai girar menos que a outra.
Viajaire é preciso...

Responder