hd 883r

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

Re: hd 883r

Mensagem por Jota »

O fato, Hawk, é que na prática o motor da super é mais liso que o da tdm.
Não que o da tdm seja uma britadeira, o da super é que é muito liso mesmo.
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Jota escreveu:O fato, Hawk, é que na prática o motor da super é mais liso que o da tdm.
Não que o da tdm seja uma britadeira, o da super é que é muito liso mesmo.
Não duvido, é basicamente um motor de CB 450, só que de 750 cilindradas, não? Bem suave. Quando eles mudaram a posição dos pistões, o motor ficou com um pouco mais de potência, mas provavelmente mais áspero.

Mas perae, estamos falando de coisas concretas... onde estão os números sem sentido Jota? Voltemos à discussão "profissional".... ou googlicional... Vamos lá, me dê umas porcentagens aleatórias aí!
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Eu não tenho porcentagens aleatórias, mas tenho uma conclusão em cima das porcentagens aleatórias, pode ser?

Sobre o "é melhor porque tem mais" (se aplica a um monte de coisa: domínio da CG, eleição da Dilma, predomínio de customs nas estradas, etc): bilhões de moscas não podem estar erradas, merda é bom!
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

mamm2 escreveu:E...bilhões de moscas não podem estar erradas, merda é bom!
Para quem gosta é. O que é mherddda para uns é manjar para outros. Para os bilhões de moscas mherddda=manjar, então se A=B e B=C, então A=C e y=ax²+bx+c. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Hum... polinômio de segundo grau! Plote num gráfico agora!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

hawk escreveu:Hum... polinômio de segundo grau! Plote num gráfico agora!
Putz, véiu, eu não sei como postar um gráfico aqui, mas para plotar o gráfico seria primeiro necessário estabelecer os coeficientes de "x" e o valor da constante. Sei que vai resultar numa parábola, mas sem os coeficientes nem a constante, não tenho como estabelecer as raízes da função.
Jota

Mensagem por Jota »

Hawk, desculpe-me. De fato, não faz sentido jogar palavras soltas ao vento, portanto, vamos à ciência, que explicará de modo conveniente minhas impressões.

Existe uma escala termohidronumérica integral que avalia, por critérios científicos, o nível de vibração das motos. Existe o vibrômetro, composto por dispositivos infravermelhos acoplados a uma ECU especializada, dotada de 4 processadores que trabalham em paralelo, recebendo inputs de dezenas de sensores espalhados por todas as partes das motos, entre os quais a tampa de válvulas, 32 pontos no chassis, biela, virabrequim, manetes, banco, pedaleiras, rabeta, etc. O software de gerenciamento vibratório está em sua versão 3.2.161.4 e segue as normas ISO 900,14002 e 23500. Há a certificação dada por Harvard e pelo MIT, atualizada semestralmente. O vibrômetro tem como saída um mini visor de cristal líquido ultrapolido em tela de 24b de profundidade de cor que apresenta centenas de informações cujo cruzamento produz como resultado uma escala que varia de 0 a 1, onde zero é a ausência completa de vibração, apenas possível no vácuo e zero kelvin; e 1, cujo padrão é a vibração da xt600 em quinta marcha a 2krpm. A escala desce à precisão de 1 décimo de milésimo da unidade. Nessa escala totalmente científica temos os seguintes valores:

xt600@ 2000rpm - 1
.
.
hd883 @2000rpm - 0,93024
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
tdm900 - 0,43592
.
.
.
cb400@2000rpm - 0,35992
.
xtz750@2000rpm - 0,35897
.
.
.
cb1300@2000rpm - 0,25681

Desse modo, de modo concreto, afirmo que a XTZ750 vibra menos que a TDM900
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

tá furado, a 883 é lisa a 2000rpm... só vibra de 1700 pra baixo e de 4000 pra cima (vale mencionar uma ressonânciazinha chata em 2900 rpm mas que a 3000 já sumiu).

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Jota

Mensagem por Jota »

ah, bofh, isso é um mero ajuste do vibrômetro. a versão nova do software resolve essa desprezível inconsistência.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Jota escreveu:tdm900 - 0,43592
Pô, tava indo tão bem no pseudo-cientificismo e foi esquecer a rotação da TDM! Jogou tudo fora! Tsc, tsc... eheh
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Semana passada tive que ir ao dentista. Ele falou: Tô vendo que você ainda tá usando aquela XT600 né!? E isso disse com um sorriso de satisfação, já telefonando para uma concessionária BMW (de carros) aqui no RJO para fazer a reserva de uma X6 2011.
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

Jota, se possível, gostaria muito de contribuir com seu rico post.

Meus parcos conhecimentos práticos sobre motocicleta, não me impedem de fazer um elucidativo gráfico.

Imagem
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
Jota

Mensagem por Jota »

opa, obrigado aí pelo auxílio, meu amigo Jonnes.

seria interessante também um gráfico com a distribuição gaussiana da vibração em motos.

poderíamos inferir dados elementares como variância, desvio padrão, média e moda, no que se refere à vibração. :D

afinal, nada como falar as coisas com o embasamento numérico, e por que não dizer, científico?
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

b0fh escreveu:tá furado, a 883 é lisa a 2000rpm... só vibra de 1700 pra baixo e de 4000 pra cima (vale mencionar uma ressonânciazinha chata em 2900 rpm mas que a 3000 já sumiu).

[]x
Eu acho difícil de acreditar que seja "LISO" mesmo... já que esses motores em V são portadores de boa "vibrância" (como definiram o Jota e o Jonnes).

Mas agora uma questão séria mesmo, sem technobabbles... eu fiquei meio surpreso por uma Deuce ter apenas 11Nm de torque (apesar de ser bem baixo, a 3000RPM) num motor de 1449cc. Apesar de não ser minha praia, confesso que sempre respeitei a característica dessas arghleys serem torcudas, mas eu esperava MAIS torque de um motor desse tamanho. Minha véia puxa 11.2Nm com um motor de "apenas" 1127cc (a 7000RPM, que não é muito, pois ele sobe rápido de giro).
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka »

Rating of Hand-transmitted Vibration to a Rider of Motorcycle using the Fuzzy Graphic Rating Scale.
Accession number;01A0491583
Title;Rating of Hand-transmitted Vibration to a Rider of Motorcycle using the Fuzzy Graphic Rating Scale.
Author;IMAOKA TAKETO(Doshisha Univ., Grad. Sch.) TSUJIUCHI NOBUTAKA(Doshisha Univ.) KOIZUMI TAKAYUKI(Doshisha Univ.) FURUHASHI KEN'ICHI(Kawasaki Heavy Ind., Ltd.)
Journal Title;Nippon Kikai Gakkai Kansai Shibu Teiji Sokai Koenkai Koen Ronbunshu
Journal Code:L0014A
ISSN:
VOL.76th;NO.;PAGE.5.55-5.56(2001)
Figure&Table&Reference;FIG.7
Pub. Country;Japan
Language;Japanese
Abstract;Hand-transmitted vibration to a rider of motorcycle has been rated only by professional rider's subjective rating on actual designing process, although motorcycle has rather unstable characteristics depending on human compared to four-wheel vehicle. Accordingly, this study was investigated in order to develop quantified rating of hand-transmitted vibration to a rider of motorcycle. At first, it was proved that Fourth Power Vibration Dose Value as stimuli is adequate as object of sensitive rating. Secondly, it was showed that sensitivity for stimuli rated by quantified word express in membership function characterizing fuzzy sets, using the Fuzzy Graphic Rating Scale. Finally, possibility of the selected category using fuzzy sets as a basis for a theory of possibility was computed. As the results, characteristic of sensitivity was showed by means of possibility measure of seven categories. (author abst.)
Olha aí, tem paper a respeito :rof:

http://sciencelinks.jp/j-east/article/2 ... 491583.php
Jota

Mensagem por Jota »

:kkk:
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

Com tamanho conhecimento, estamos adentrando os anais do motociclismo!
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka »

hawk escreveu:
b0fh escreveu:tá furado, a 883 é lisa a 2000rpm... só vibra de 1700 pra baixo e de 4000 pra cima (vale mencionar uma ressonânciazinha chata em 2900 rpm mas que a 3000 já sumiu).

[]x
Eu acho difícil de acreditar que seja "LISO" mesmo... já que esses motores em V são portadores de boa "vibrância" (como definiram o Jota e o Jonnes).

Mas agora uma questão séria mesmo, sem technobabbles... eu fiquei meio surpreso por uma Deuce ter apenas 11Nm de torque (apesar de ser bem baixo, a 3000RPM) num motor de 1449cc. Apesar de não ser minha praia, confesso que sempre respeitei a característica dessas arghleys serem torcudas, mas eu esperava MAIS torque de um motor desse tamanho. Minha véia puxa 11.2Nm com um motor de "apenas" 1127cc (a 7000RPM, que não é muito, pois ele sobe rápido de giro).
Hawk, sem preciosismo matemático, mas só de andar, percebe-se que logo no começo do conta-giros, essas harleys já começam a responder legal. Então, apesar de terem números absolutos parecidos, as curvas "devem" ser muito diferentes.
Jota

Mensagem por Jota »

passoká, não tem a ver tb com relação de marcha mais curta?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

definitivamente... com 7000 rpm onde a moto do hawk dá torque max, o motor da harley já cuspiu as 2 bielas :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Responder