Raios

Grupo de discussão geral sobre motos.
xoran
Roda Presa

Raios

Mensagem por xoran »

Essa pra mim é nova! hehe.

A mensagem recebi do Endgel do grupo de emails XT600 que participo (xt600@yahoogrupos.com.br).

Boa tarde galera... há tempos não escrevo nada por aqui, mas, ontem aconteceu uma comigo que não posso deixar de repassar aos senhores, pois pode salvar alguém de um belo tombo, quiça de algo bem pior.

Bom, há algum tempo, uns dois anos mais ou menos, resolvi substituir a raiação da minha XT 660, pois os raios estavam escuros e com aspecto sujo. Comprei então um jogo novo, de inox, para por no lugar.

Acontece que sistematicamente foram aparecendo alguns raios quebrados, que iam sendo substituídos pelos antigos que eu havia guardado. Primeiro quebraram 3, depois mais 5.

Estava viajando no último final de semana, e, na volta, passando pela cidade de Caratinga, notei que a moto estava um pouco estranha em baixa velocidade. Parei e ví 3 raios quebrados.

Não estava carregando nenhum raio comigo, e a chance de achar raios para a 660 em Caratinga eram remotas. Ainda estava a 90kms de casa.

Como já havia viajado antes com 3 raios quebrados, resolvi arriscar os 90kms. Devagar, lógico.

Acontece que, há 7 (só sete) quilômetros da minha casa, VÁRIOS RAIOS QUEBRARAM DE UMA VEZ. A roda traseira travou na hora. Felizmente consegui controlar a moto e não cai. Mais felizmente ainda, não havia ninguém atrás de mim. Mais felizmente não era uma curva e não passava nenhum caminhão do meu lado...

A questão toda então é a seguinte... Cuidado com raios paralelos. Não arrisquem rodar com raios quebrados.

Passei esse susto sem nehum arranhão, mas serviu de aprendizado e que também sirva de exemplo...

Abraços

Endgel
Manhumirim/MG
Tche
Roda Presa

Re: Raios

Mensagem por Tche »

Quando quebrou os primeiros três eu já mandaria trocar todos por originais...

Simples assim...

:wsh: :wsh: :wsh: :wsh: :wsh:
Dirijo por obrigação... Piloto por satisfação...

Twister 2003 verde, Comet GT 2010 vermelha, atual G 650 GS 2012 vermelha

Imagem
blaugusto
Roda Presa
Contato:

Mensagem por blaugusto »

Será pq os raios de Inox são muito duros ou será por causa de raios vagabundos, mesmo???
Imagem
"EH MACUUUUUMBA, OH CAPEEEEEEEEEEETA"
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Maggiolo »

Putz...que susto meu amigo.

E VALEU PELO TOQUE !!!!!
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Bom saber.
Vlw, Allende
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Quando eu tinha a Falcon, eu troquei todos os raios originais por raios inox, rodei mais de 3 anos com a moto, enfrentei buracos, lombadas, terrenos irregulares e os raios seguraram tranquilo, nunca quebrou nenhum. Hoje de XT não penso em trocar os raios não, já recebi informações como essa mesmo, que raios inox é bem mais frágil que os de aço, mesmo eu sem nunca ter tido problemas com raios inox, prefiro não arriscar.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Quando um quebra, os outros são obrigados a suportar os esforços dele.

Dai começa um efeito cascata...
Márcio
xoran
Roda Presa

Mensagem por xoran »

Eu nem sabia que quebrava raios de moto assim facil igual bicicleta não...

Nunca tive moto "raiada", mas agora com a Falcon vou me ligar nisso!
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

blaugusto escreveu:Será pq os raios de Inox são muito duros ou será por causa de raios vagabundos, mesmo???
esse é o ponto, ha anos ja falaram aqui no forum, raio inox nao é tao 'maleavel' como os originais
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Ou serviço mal feito... ou... raios que não prestam...

Sorte ai.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Raio inox é igual a roda de liga leve. Por ser mais dura, é mais resistente do que as rodas comuns para impactos que normalmente amassariam as rodas "normais", mas quando "batem" em algum buraco mais "encorpado", não entortam como as comuns, elas QUEBRAM.

A mesma coisa acontece com esses raios de inox. Ficam bonitos e sempre novinhos, mas se bem soubessem o enorme perigo que representam para suas vidas, NUNCA os colocariam em suas motos :-? .
kinder
Roda Presa

Mensagem por kinder »

Poutz, achei que tinha caido um raio na cabeça de algum motociclista... :rof: :rof: :rof:
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Eu não coloco raio de inox. nem a pau

Primeiro pq quem garante que são de inox, o cabra geralmente pega raios normais e manda cromar, diz que são de inox. Quem lida com materiais como eu sabe que cromar aço pode levar a fragilização em algumas aplicações. A de raios, que funcionam como parafusos é uma delas.

Segundo, quem disse que inox é mais resistente, dependendo do tipo pode ser menos resistente.

Item de segurança usa original ou de marca reconhecidamente melhor que o original.
Melo
Motoqueiro

Mensagem por Melo »

Já vai fazer quase 4 anos que tenho a Fanzinha e até hoje não quebrou nenhum raio...
Honda CG 125 FAN 2006/06 preta - 08/2006 à...
Honda NX 350 Sahara 1997/97 roxa - 12/2010 à 09/2011.
Yamaha Lander X 2010/10 roxa - 03/2012 à 07/2012.

A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Existem raios de inox e raios de inox !
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Luigi escreveu:Existem raios de inox e raios de inox !
É como falei, usei na Falcon por mais de 3 anos, enfrentei crateras na entrada de Aracaju, numa viagem que fiz, peguei mais de 10 km só de buracos, do outro lado da pista um Fiesta parou no acostamento com a roda amassada e o pneu estourado, tudo por causa dos buracos. E a Falcon guerreira enfrentou tudo sem problemas, os raios inox perfeitos.

Hoje não colocaria na XT, entre ficar na dúvida prefiro a segurança da originalidade.
Editado pela última vez por Medeiros Neto em 26 Mai 2010, 11:34, em um total de 1 vez.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Não sou engenheiro de metalurgia, mas creio que as propriedades físicas do aço inox são bem específicas para aplicações onde a ressitência mecânica não seja o fator crítico, mas sim a resistência à ação climática, ambiental.

Para cada aplicação (uso) existe uma liga de aço que é mais adequada, atendendo aos requisitos mecânicos e ambientais.

Portanto, sair por aí trocando raios ou rodas sem ter noção disso é arriscado.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Saurus escreveu:Não sou engenheiro de metalurgia, mas creio que as propriedades físicas do aço inox são bem específicas para aplicações onde a ressitência mecânica não seja o fator crítico, mas sim a resistência à ação climática, ambiental.

Para cada aplicação (uso) existe uma liga de aço que é mais adequada, atendendo aos requisitos mecânicos e ambientais.

Portanto, sair por aí trocando raios ou rodas sem ter noção disso é arriscado.
Ponto

Há exceções, como tudo em eng. Mas é por aí. EM exemplo de exceção é um aço inox martensitico de altíssima dureza utilizado para palhetas de válvulas. Tem uma puta resistencia a fadiga. Mas ´´o servem pra isso.

Eu não usaria inox para casos onde o que manda é resistencia mecanica.
xoran
Roda Presa

Mensagem por xoran »

Esse M@D é engraçado!
Responder