Nova Kasinski na tomada!
- Optimus Leo
- Mito
Re: Nova Kasinski na tomada!
Eu ainda acho que vamos ver bastantes motores a base de dinosauro morto pelos proximos 40 anos...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Com certeza, até inventarem uma forma de recarga ultra rápida de baterias os carros elétricos ainda vão ficar presos aos trajetos urbanos. Existem estudos para baterias que são capazes de em certas condições recarregar em 40 segundos o que uma bateria normal levaria 16 horas, mas tudo ainda muito primitivo.

"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
-
morcegao07
- Novato
Vale lembrar que quem tem tomada 220V tem a vantagem de carregar as baterias na metade do tempo das 110V.
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Mais importante que a voltagem é a amperagem. Olha os tesla americanos, em uma tomada residencial de 127v de 15A leva 16 horas, usando uma tomada pra appliances (eletrodomésticos mais pesados como secadora) leva 8 porque sobe pra 127v e 32A, já com o carregador dedicado em uma tomada de 240v e 70 amperes (usado pra equipamentos muito fortes como maquinas de solda) leva só 3 horas e meia, mas o carregador parrudo é quase do tamanho de um frigobar.

-
morcegao07
- Novato
3 horas e meia na minha opinião já é um número bem razoável.
O usuário que terá que mudar seus hábitos, deixando o carro ou a moto carregando enquanto está no trabalho, ou durante a noite.
O usuário que terá que mudar seus hábitos, deixando o carro ou a moto carregando enquanto está no trabalho, ou durante a noite.
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Daqui uns anos com sistemas a transmissão de energia por indução e carregadores como esse vai ficar muito mais fácil ter carros elétricos, mas no Brasil vai demorar pelo menos uns 50 anos pra gente ver qualquer tipo de estrutura viária pública feita para carros elétricos.

- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Pra quem se interessar em ler mais sobre motos elétricas e souberem a língua do Shakespeare tem uma reportagem bem interessante no Blog Hell for Leather.

Eu vejo os veículos elétricos como alternativa e não como uma solução massificada.
Por exemplo, em algum país civilizado tipo Inglaterra ou Alemanha, o cabra compra um híbrido e se desloca até o centro poluído da cidade com motor normal à explosão. No centro, aciona o motor elétrico e circula por lá. Em contrapartida, o governo daria incentivos para quem tiver esse tipo de veículo.
Quanto às motos, por muito tempo acho que estarão limitadas a frotistas ou a serviços em condomínios. Porque até viabilizarem o tamanho/carga das baterias para moto e até adaptarem os prédios para receberem tomadas individuais de recarga, vai muito tempo.
Eu aposto mais em combustíveis renováveis como solução massificada.
Por exemplo, em algum país civilizado tipo Inglaterra ou Alemanha, o cabra compra um híbrido e se desloca até o centro poluído da cidade com motor normal à explosão. No centro, aciona o motor elétrico e circula por lá. Em contrapartida, o governo daria incentivos para quem tiver esse tipo de veículo.
Quanto às motos, por muito tempo acho que estarão limitadas a frotistas ou a serviços em condomínios. Porque até viabilizarem o tamanho/carga das baterias para moto e até adaptarem os prédios para receberem tomadas individuais de recarga, vai muito tempo.
Eu aposto mais em combustíveis renováveis como solução massificada.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Eu já acho que a solução vai ser quando tornarem viáveis sistemas como o de célula de combustível que tem o melhor dos 2 mundos, é rápido para reabastecer (hoje hidrogênio líquido comprimido) e produz a energia para girar as rodas através de motores elétricos produzindo apenas vapor de água como resultado. O problema atual das células de combustível é que o hidrogênio liquido é caaaaaaaaaaro em todo seu processo (produção, armazenagem, transporte e utilização) e as células de combustíveis são mais caras ainda (pois utilizam uma quantidade razoável de platina, que hoje é mais caro que ouro). Até resolverem isso vai continuar sendo uma boa ideia mas mal implementada, o que é uma pena.
Pra quem não conhece, no How Stuff Works tem uma boa reportagem sobre o sistema de células de combustível.
Pra quem não conhece, no How Stuff Works tem uma boa reportagem sobre o sistema de células de combustível.

- Saurus
- Mito
Suas opiniões tem sido bastante consistentes. Bom ler opiniões assim.bkm_br escreveu:Eu já acho que a solução vai ser quando tornarem viáveis sistemas como o de célula de combustível que tem o melhor dos 2 mundos, é rápido para reabastecer (hoje hidrogênio líquido comprimido) e produz a energia para girar as rodas através de motores elétricos produzindo apenas vapor de água como resultado. O problema atual das células de combustível é que o hidrogênio liquido é caaaaaaaaaaro em todo seu processo (produção, armazenagem, transporte e utilização) e as células de combustíveis são mais caras ainda (pois utilizam uma quantidade razoável de platina, que hoje é mais caro que ouro). Até resolverem isso vai continuar sendo uma boa ideia mas mal implementada, o que é uma pena.
Também aposto muito nessa solução. Tão logo se encontre um meio de tornar os custos de produção (hidrogênio e reator), veremos uma expansão vertiginosa dessa forma de gerar energia e motorizar veículos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
morcegao07
- Novato
Eu particularmente já acho que o hidrogênio não é a saída. É uma solução 'para inglês ver'.bkm_br escreveu:Eu já acho que a solução vai ser quando tornarem viáveis sistemas como o de célula de combustível que tem o melhor dos 2 mundos, é rápido para reabastecer (hoje hidrogênio líquido comprimido) e produz a energia para girar as rodas através de motores elétricos produzindo apenas vapor de água como resultado. O problema atual das células de combustível é que o hidrogênio liquido é caaaaaaaaaaro em todo seu processo (produção, armazenagem, transporte e utilização) e as células de combustíveis são mais caras ainda (pois utilizam uma quantidade razoável de platina, que hoje é mais caro que ouro). Até resolverem isso vai continuar sendo uma boa ideia mas mal implementada, o que é uma pena.
Para se conseguir o hidrogênio puro precisa-se de uma grande quantidade de energia, e isso é um grande contracenso. Você não poluirá nada no escapamento do carro ou da moto, mas a empresa fornecedora do hidrogênio terá emitido toneladas de carbono para produzir esse combustível sofisticado.
Além disso precisaria de um investimento enorme com infra-estrutura de fornecimento do combustível. Viagens com veículos a hidrogênio nem tão cedo...
Energia elétrica e sol, por sua vez, existem em qualquer lugar.
É mais viável o investimento na eficiencia das baterias, a meu ver.
Abraços!
O problema da energia elétrica, além dos apagões, é o gigantesco impacto ambiental para se construir novas hidrelétricas. Vide o caso da hidrelétrica de Monte Belo, que será construída no Pará. Somente para o lago, será inundada uma área de 400 km2! Um absurdo que está sendo solenemente ignorado pela grande mídia: http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Tem só um idiota pra ter ideia de construir hidroelétrica no meio de uma área plana como a amazônia. Itaipu era um vale, floresta amazônia não, pra fazer uma hidroelétrica com a capacidade de Itaipu na amazônia teria que ter uma área pelo menos 5x maior em tamanho de represa.

- Saurus
- Mito
Batman e XT, como eu disse em um post anterior, penso que a forma de geração de energia elétrica menos poluidora são as hidroelétricas, mas mesmo essa forma tem um custo ambiental imenso. Sei que para produzir hidrogênio é também gasto uma grande quantidade de energia (muito mais do que esse energético pode liberar), tornando-se também um processo emissor de elementos ambientalmente nocivos.
Eu acredito na solução baseada em células combustíveis para veículos, mas também acredito na solução de energia solar e numa solução que combine várias soluções simultaneamente, quem sabe, envolvendo até mesmo energia nuclear para veículos. Tudo uma questão de desenvolvimento de tecnologia de produção que torne viável o uso dessas soluções.
Mas, se pensarmos também na função que os veículos desempenham para os humanos, ou seja, qual a utilidade dos veículos, vamos descobrir que basicamente serve para deslocamento de pessoas e de cargas. Ora, se a imensa maioria das pessoas não precisar se deslocar para produzir seu trabalho, teremos uma redução drástica na quantidade de veículos circulando e, por conseguinte, uma redução drástica nas emissões de poluentes. Como fazer com que as pessoas não precisem se deslocar em veículos para realizar suas tarefas produtivas? Uma solução é o desenvolvimento das telecomunicações, permitindo que o trabalho intelectual e/ou administrativo seja realizado à distância. Na década de 90 do século passado, exitia um conceito que abordava essa idéia. Chamava-se de "home-office" ou algo semelhante. Se as pessoas que trabalham em escritórios (empresas, repartições, orgão públicos, etc, em fim, trabalho intelectual) pudessem realizar suas tarefas sem sair de casa, recebendo as atribuições e tarefas e enviando o produto de seu trabalho pela internet, isso levaria a uma mínima utilização de carros, motos, ônibus, trens, metrô, etc, deixando veículos praticamente para uso em transporte de lazer/turismo e para transporte de bens/mercadorias (trens, embarcações, caminhões, aviação de carga).
Mas sei bem que esse mundo que descrevi é utópico, pois o desmonte "repentino" ou "acelerado" das indústrias automobilística (com todas as demais indústrias sinérgicas, dependentes e co-dependentes diretas) e do petróleo (combustíveis, lubrificantes, petroquímicos, etc) levariam, por si só, a economia mundial à bancarrota irreversível, sem mencionar todas as demais cadeias industriais e de serviços diretos e indiretos. Ou seja, voltaríamos à barbárie e ao caos.
Penso que as soluções virão, de forma gradual. Tenho como visão, não só em termos econômicos e sociais, mas com relação a tudo, uma visão sistêmica de princípios taoístas e zen-budistas.
Eu acredito na solução baseada em células combustíveis para veículos, mas também acredito na solução de energia solar e numa solução que combine várias soluções simultaneamente, quem sabe, envolvendo até mesmo energia nuclear para veículos. Tudo uma questão de desenvolvimento de tecnologia de produção que torne viável o uso dessas soluções.
Mas, se pensarmos também na função que os veículos desempenham para os humanos, ou seja, qual a utilidade dos veículos, vamos descobrir que basicamente serve para deslocamento de pessoas e de cargas. Ora, se a imensa maioria das pessoas não precisar se deslocar para produzir seu trabalho, teremos uma redução drástica na quantidade de veículos circulando e, por conseguinte, uma redução drástica nas emissões de poluentes. Como fazer com que as pessoas não precisem se deslocar em veículos para realizar suas tarefas produtivas? Uma solução é o desenvolvimento das telecomunicações, permitindo que o trabalho intelectual e/ou administrativo seja realizado à distância. Na década de 90 do século passado, exitia um conceito que abordava essa idéia. Chamava-se de "home-office" ou algo semelhante. Se as pessoas que trabalham em escritórios (empresas, repartições, orgão públicos, etc, em fim, trabalho intelectual) pudessem realizar suas tarefas sem sair de casa, recebendo as atribuições e tarefas e enviando o produto de seu trabalho pela internet, isso levaria a uma mínima utilização de carros, motos, ônibus, trens, metrô, etc, deixando veículos praticamente para uso em transporte de lazer/turismo e para transporte de bens/mercadorias (trens, embarcações, caminhões, aviação de carga).
Mas sei bem que esse mundo que descrevi é utópico, pois o desmonte "repentino" ou "acelerado" das indústrias automobilística (com todas as demais indústrias sinérgicas, dependentes e co-dependentes diretas) e do petróleo (combustíveis, lubrificantes, petroquímicos, etc) levariam, por si só, a economia mundial à bancarrota irreversível, sem mencionar todas as demais cadeias industriais e de serviços diretos e indiretos. Ou seja, voltaríamos à barbárie e ao caos.
Penso que as soluções virão, de forma gradual. Tenho como visão, não só em termos econômicos e sociais, mas com relação a tudo, uma visão sistêmica de princípios taoístas e zen-budistas.
Acho que o maior problema em relação a uma mudança nos combustiveis é as companhias petroleiras....
Tem muito dinheiro envolvido no petróleo, e eles não vao deixar essa boquinha se esvair tão facilmente.. Por enquanto as alternativas ao petroleo ainda estão engatinhando, e como bem disseram, vai levar pelo menos mais uns 50 anos pra ter possibilidade de substitui-lo, mas eu acredito que quando as alternativas começarem a encomodar, o pessoal do petróleo vai comecar a mexer seus pauzinhos.
Tem muito dinheiro envolvido no petróleo, e eles não vao deixar essa boquinha se esvair tão facilmente.. Por enquanto as alternativas ao petroleo ainda estão engatinhando, e como bem disseram, vai levar pelo menos mais uns 50 anos pra ter possibilidade de substitui-lo, mas eu acredito que quando as alternativas começarem a encomodar, o pessoal do petróleo vai comecar a mexer seus pauzinhos.
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Eles já estão mexendo, uma das empresas que mais investe em desenvolvimento de novas tecnologias é a Exxon Mobil, e várias patentes dos sistemas elétricos dos carros é de propriedade das empresas petrolíferas.dtguga escreveu:Acho que o maior problema em relação a uma mudança nos combustiveis é as companhias petroleiras....

- Juliano Assimila
- Motoqueiro
Acho que uma solução viável de curto prazo é mesmo o motor elétrico e tomada em casa. Fazem-se tomadas individuais na garagem de prédios, e pronto. O problema da autonomia em lugares distantes pode ser resolvido com motores híbridos até que a tecnologia resolva esse problema. Afinal no curto prazo as pessoas terão motores híbridos ou um outro veículo a combustão. Ninguém ainda terá veículos em casa somente elétricos. As pessoas teriam que se habituar com a recarga diária, o que seria fácil pois é só plugar, não tem que se sujar nem puxar dinheiro no ato, e a bateria teria que ter uma durabilidade suficiente, ou baixo custo de substituição.
Meu professor na época do segundo grau (anos 90) defendia que a solução é a energia atômica. Se a usina for bem cuidada, o risco de explosão e contaminação é baixo. O lixo atômico é perigoso, mas é um volume pequeno, o que facilita a correta disposição. Em contrapartida a energia hidrelétrica tem custos ambientais, a solar e eólica não rende o suficiente, e a do carvão então, não vou nem comentar.
Trocar bateria no posto? Acho que uma das vantagens da bateria é justamente não ter que ir no posto. Acho um saco, ainda mais que minha scooter tem autonomia de só 150 km. Não dura uma semana.
Quem tem scooter se preocupa com a revenda tanto quanto qualquer outro dono de moto. Afinal todos uma hora vão querer trocar num modelo mais novo ou diferente. O problema é que tem gente que não analisa esse aspecto da revenda na hora de comprar.
Meu professor na época do segundo grau (anos 90) defendia que a solução é a energia atômica. Se a usina for bem cuidada, o risco de explosão e contaminação é baixo. O lixo atômico é perigoso, mas é um volume pequeno, o que facilita a correta disposição. Em contrapartida a energia hidrelétrica tem custos ambientais, a solar e eólica não rende o suficiente, e a do carvão então, não vou nem comentar.
Trocar bateria no posto? Acho que uma das vantagens da bateria é justamente não ter que ir no posto. Acho um saco, ainda mais que minha scooter tem autonomia de só 150 km. Não dura uma semana.
Quem tem scooter se preocupa com a revenda tanto quanto qualquer outro dono de moto. Afinal todos uma hora vão querer trocar num modelo mais novo ou diferente. O problema é que tem gente que não analisa esse aspecto da revenda na hora de comprar.
- Saurus
- Mito
Isso também é verdade. As grandes empresas de petróleo já não são mais apenas empresas de petróleo desde meados da década de 90 do século passado. Atualmente elas vem passando por um processo de transformação. Essa transformação é no sentido de passarem a ser companhias de ENERGIA, ou seja, passam a atual nos diversos segmentos de energia, com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em energia, ou seja, de diversos tipos e fontes.bkm_br escreveu:Eles já estão mexendo, uma das empresas que mais investe em desenvolvimento de novas tecnologias é a Exxon Mobil, e várias patentes dos sistemas elétricos dos carros é de propriedade das empresas petrolíferas.dtguga escreveu:Acho que o maior problema em relação a uma mudança nos combustiveis é as companhias petroleiras....
Questão de sobrevivência. Só vai sobreviver quem se adaptar.
- Juliano Assimila
- Motoqueiro
É questionável essa questão das indústrias petrolíferas... Com certeza elas investem em outras formas de energia. Nenhuma delas quer ser pega de surpresa pelo fim das reservas e estar sem produto nenhum pra vender. Mas mesmo que elas descubram algo realmente eficiente, vão esperar as reservas acabarem para lançar isso no mercado. Não vão lançar um produto que faça com que elas não consigam mais vender combustível fóssil.
-
Bira
só tem um detalhe: para que a recarga seja eficiente, são utilizadas tomadas de 75A, que são do tipo industrial. Elas requerem todo um replanejamento da parte elétrica da casa/edifício. Recebemos um servidor tipo "Blade" aqui e ele está parado porque vai ter que ser feita licitação para se reformular a instalação elétrica do CPD pra poder utilizá-lo.Juliano Assimila escreveu:Acho que uma solução viável de curto prazo é mesmo o motor elétrico e tomada em casa. Fazem-se tomadas individuais na garagem de prédios, e pronto.
ou vc tava realmente achando que era só ligar aquela extensão que comprou em loja de 1,99 na tomada do seu apartamento descendo-a pela escada?!