Diário da XJ6 do minholi [Era o tópico do UP]

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gaucho

Re: [UP] Comprei a moto do zezinho (XJ6N) [Fotos na página 01]

Mensagem por Gaucho »

minholi escreveu:
Desempenho: em alta a Hornet é bem mais forte. Passando dos 8500RPM o comportamento da Hornet é legitimamente esportivo, muito parecido com o da FZ6.

os 24cv a mais estão mesmo lá, mas só vão aparecer na mão de quem realmente tiver culhões para fazer ela trabalhar em altos giros.
;-)

24cvs são uma Twister a +
Fernando PF
Roda Presa

Mensagem por Fernando PF »

minholi escreveu:Fizemos as comparações entre a NH6 do Kazu e a minha XJ6, trocamos de moto, andamos bastante e as conclusões são as seguintes:

Desempenho: Em baixa e média dá XJ6 na cabeça com sensível vantagem e em alta a Hornet é bem mais forte. Passando dos 8500RPM o comportamento da Hornet é legitimamente esportivo, muito parecido com o da FZ6.

Suspensão: A Hornet é firme, transmite mais as imperfeições do asfalto para o guidon, mas em curvas de baixa velocidade (não fizemos de alta) é sensívelmente superior. A moto mergulha nas curvas e é preciso tomar cuidado para não raspar as pedaleiras, ela deita muito, tem que ter a manha pra não fazer besteira. A XJ6 faz bem as curvas, as suspensões são macias e dá impressão que a moto está em velocidade mais baixa, aliás, a sensação de velocidade na Hornet é maior, não sei explicar porque, mas é assim o tempo todo.

Posição do piloto: Por incrível que pareça, eu fiquei mais ereto na Hornet do que na XJ6. Ao parar com a XJ6 o meu calcanhar fica levemente fora do chão (mantendo a moto totalmente na vertical) e na Hornet eu fico com o pé bem firme no chão.

Conforto: A XJ6 é bem mais confortável, o acento é mais macio, as pedaleiras são melhores, a suspensão é mais macia e não transmite praticamente nada das imperfeições do asfalto. O banco da Hornet parece ser menor para o piloto e maior para o garupa do que na XJ6, mas o estofamento é mais rígido.

Acabamento/aparência: Independente do que estão falando por aí, a XJ6 e Hornet estão no mesmo nível de acabamento. O que diferencia as duas é o tanque da Hornet que é muito mais largo e o fato da Hornet ser mais parruda, apesar de ser pelo menos uns 3 centímetros mais baixa no geral.

Ronco: Com o escapamento original a XJ6 tem um ronco mais interessante, mas na que experimentei rodando, já foi feita a troca pelo full system esportivo.

CONCLUSÃO:

A diferença de preço entre a Hornet e a XJ6 é exata e perfeitamente justificável. A Hornet é linda, leve e tem um acabamento de excelente qualidade, a diferença mais gritante fica pelo desempenho esportivo e tecnologia empregada. Pra rodar na cidade e não bancar o Valentino Rossi não tem nem o que pensar, é XJ6 na cabeça... pra quem quer esportividade não precisa nem ver a XJ6, a Hornet é um canhão... os 24cv a mais estão mesmo lá, mas só vão aparecer na mão de quem realmente tiver culhões para fazer ela trabalhar em altos giros.

Parabéns pelo post, era disso que precisávamos..

A sensação maior de velocidade na NH6, acredito que seja pelo fato das suspensões serem mais duras, comparando com a H6, é bastante diferença, pode deixar uma com a regulagem no mínimo (NH6) e a outra no máximo (H6) e ainda a NH6 é mais dura, talvez por isso e pelo acerto da suspensão dianteira também ela seja isso que todos falam e comprovam nas curvas, ela deita sozinha. Em alta, realmente há diferença.... senão seria óbvio que algo estaria errado com uma das motos..

Agora em baixa, realmente, o que vc notou com a XJ6 eu notei com a H6, são motos bem melhores para a cidade, assim como a B600 ou B650, pois em 6 marcha o torque é entregue antes em maior proporção, refletindo diretamente na dirigibilidade e consumo, notei falta dele na NH6. Na Xj6 a configuração se torna melhor para o uso urbano e suas suspensões mais macias fazem dela mais confortável que a NH6, tanto na cidade como na estrada.. sinceramente cansei na minha primeira viajem com a NH6, pedi para voltar com a H6 de meu amigo, aí pareceu que entrei em um landau.. já com o tempo acostumei e acho a moto boa.. até subir novamente em uma mais confortável.

Quanto ao ronco, o da NH6 com ou sem ponteira original é um lixo.. aquele catalizador (no meu caso removido) mata o ronco da moto...

O design.. questão de gosto, apesar de ter a NH6, gostaria do corpo da XJ6 no motor da NH6, aliás, os únicos quesitos que me levaram a optar pela honda foi o motor,quadro e conjunto de suspensão... no mais acho a minha particularmente feia ao lado da XJ6.

Quando tiver dados de consumo e desempenho na estrada, estamos aguardando :beer:
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Fernando PF escreveu:Quanto ao ronco, o da NH6 com ou sem ponteira original é um lixo.. aquele catalizador (no meu caso removido) mata o ronco da moto...

Quando tiver dados de consumo e desempenho na estrada, estamos aguardando :beer:
Sobre o ronco Fernando, na NH6 do Kazu foi retirado tudo e colocado um 4x1 com ponteira que ele mesmo comercializa. Coisa fina o escapamento, a ponteira se parece muito com a original, feita em aço escovado e o restante preservando as curvas originais, só que ligando diretão na ponteira, sem aquele "nó" do conjunto original. Vou ver se ele grava um vídeo disso e posto aqui mesmo ou em um tópico mais adequado depois.

O consumo parece que vai ser bom, mas hoje de manhã resolvi calibrar os pneus e o traseiro estava com pouco mais de 20 libras (passou batido pela concessionária e eu não verifiquei) então não acho que vai servir de parâmetro, tanto é que a moto ficou bem mais esperta depois disso (também pudera né!). Até agora rodei 160km e o marcador está em meio tanque.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Fiz a primeira média de consumo alternando entre uso urbano e na estrada, alternando momentos entre tocada forte e normal (mais momentos normais do que fortes): 198km rodados com 11,5 litros de gasolina = média de consumo de 17,2 km/l

A moto rodou metade desse tempo com o pneu traseiro descalibrado e ainda está amaciando, então acho que a próxima já vai ser melhor.

Peguei um trecho mais representativo de estrada no final da tarde, um bate e volta de 110km ao todo, rodando o tempo todo da forma como eu costumo andar e acompanhado pelo Kazu e a nova Hornet dele, além do irmão e a CBzona. As duas motos em condições normais de uso tem comportamento muito parecido. A XJ6 faz 5500RPM em 100km/h e a NH6 faz 5000RPM nessa velocidade.

A temperatura de funcionamento do motor da XJ6 fica na faixa dos 85 graus e a NH6 75 graus (no dia quente de hoje). Retomadas, acelerações, frenagens, enfim em tudo as duas motos sobram nessas condições.

Sábado eu troquei a lâmpada original da XJ6 por uma Philips dessas super brancas, o farol está um pouco alto e vou regular direito amanhã, mas melhorou sensivelmente, destacando ainda mais o tom cobre da luz de posição que fica no topo do conjunto e oferecendo uma iluminação bem mais conveniente do que a original. Também instalei frisos reflexivos prateados (combinando com o protetor de tanque que também tem detalhes nessa cor e em preto), o deu um tom bem sóbrio e discreto à moto, que tirando a iluminação só tem tons de cinza, preto e prata.
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

minholi escreveu:A XJ6 faz 5500RPM em 100km/h e a NH6 faz 5000RPM nessa velocidade.
a NH6 do meu amigo que viajamos junto , faz 5.500 nos 100km/h.........minha FZ6 faz 5.000

e a H6 2007 faz 4.500RPMs
Luciano-ES
Roda Presa

Mensagem por Luciano-ES »

Bom.. então vai beber menos que comet 250!! :cool:
Quanto está hornet e xj6, a desvanagem é muito clara???
10 graus é muiiita coisa.... pq isso??? Não seria algo relacionado com o óleo utilizado?
Quanto ao farol... vou de XENON, o que acha?!
.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Luciano-ES escreveu:Bom.. então vai beber menos que comet 250!! :cool:
Quanto está hornet e xj6, a desvanagem é muito clara???
10 graus é muiiita coisa.... pq isso??? Não seria algo relacionado com o óleo utilizado?
Quanto ao farol... vou de XENON, o que acha?!
Oi Luciano, em uso normal não tem essa não, mesma coisa. Quem gosta mais de esportividade vai achar a Hornet melhor por causa da sensação de velocidade e quem gosta mais de conforto vai achar a XJ6 melhor por causa das suspensões, mas no geral ambas são mais maquina do que ambos os pilotos conseguem domar. Não existe desvantagem nessas condições nem para uma e nem para a outra.

Sobre a temperatura eu não sei, acho que cada motor tem uma característica própria, sei lá.

Xenon é proibido por lei, dá multa e apreensão da moto. Melhor uma Philips dessas de primeira linha que tem o efeito visual tão bonita quanto, é mais barata, não exige adaptações e é 100% legal. Qualquer coisa entre em contato com o Francis no http://www.kazumotos.com.br que ele explica o que ele colocou na minha moto, eu não sei nem qual é o modelo da lâmpada. :lol:
Fernando PF
Roda Presa

quanto a temperatura, notará que depois de uns 800km ela vai ficando mais baixa.. pois o atrito interno é menor.. o motor vai soltando e amaciando, na minha NH6 ficava direto acima dos 95º até 104º.. hj funciona a 76º na estrada e um pouco mais na cidade o que é óbvio.
Luciano-ES
Roda Presa

Mensagem por Luciano-ES »

Minholi... Acho que você está equivocado!!

[media][/media]

Para regularizar o seu kit de conversão xenon e evitar multas, você precisa apenas de um CSV – Certificado de Segurança Veicular. Para quem já passou pelo processo de regularizar carros com molas esportivas, o processo é basicamente o mesmo.

Como proceder?

1. O motorista deverá comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA)/DETRAN para pedir autorização para alterar o sistema de iluminação;

2. A troca poderá ser feita na oficina de preferência. Não precisa ser realizada em oficinas credenciadas.

3. O carro deverá de ser levado a uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e certificada pelo Inmetro para obter um Certificado de Segurança Veicular – CSV (encontre o mais proximo em http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp);

Atenção: Deve-se ter em mãos a nota fiscal de compra do Kit Xenon!

4. Com o documento (emitido pelo órgão de fiscalização), basta voltar ao CRVA/DETRAN para regularizar o veículo, que pode ser liberada até 30 dias.

Enfim.. Essa XJ com xenon vai ficar show!! :pnk:
.
primu
Roda Presa

Mensagem por primu »

Putz... isso que é uma merda mesmo!!!
Coloquei xenon na minha GS, fiz uma função para fazer um buraco no globo e agora corro o risco de levar multa! Aqui na nossa city (moro na mesma cidade que o Minholi) é tranquilo, nunca embaçaram comigo, mas meu receio é viajar para outras cidades e embaçarem!
Detalhe, aqui em Umuarama não dá pra fazer esse procedimento que o Lucioano-ES mencionou!!
FELIZ DA VIDA COM MINHA GS 500!!!
Imagem
primu
Roda Presa

Mensagem por primu »

Minholi que preço pagou na lampada?!
FELIZ DA VIDA COM MINHA GS 500!!!
Imagem
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

minholi escreveu:
Chedid escreveu:Minholi, tu eh Design Gráfico cara? Estava vendo teu blog, se quiser dá uma olhada nos meus trabalhos... Eu trabalho em uma agência de propaganda...

http://picasaweb.google.com.br/chedid.daniel
Não Chedid, eu não sou designer, mas de vez em quando me aventuro no webdesign. Eu trabalho na UNIPAR - Universidade Paranaense, sou professor e responsável pela área de tecnologia educacional da Universidade, além de atuar como consultor nas áreas de infra-estrutura de redes, software livre, desenvolvimento web e tecnologia educacional.

Aliás, a minha disciplina na graduação aqui é justamente "Design Instrucional", que tem mais a ver com design do que com tecnologia... tem horas que nem eu sei como me definir. :lol:

Pode deixar que eu vou olhar seu portfólio sim. De vez em quando rolam um freelas e eu costumo repassar essa parte pra agilizar as coisas. ;-)
Show de bola, vamos trocando umas figurinhas, qq coisa MP pra mim... Por hora nem tempo pra peidar tenho direito :lol: :lol: Acho que tô ficando bom na coisa... qta humildade...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Bira escreveu:
Ângelo-RJ escreveu:Pô... também tenho curiosidade pra saber qual das 600cc são melhores pra viajar com garupa. Algum dinossauro motociclista bem que podia abrir um tópico ou postar aqui mesmo alguns relatos sobre isso. ;-)

Quem se habilita?
posso dar um resumo rápido pra ti:

as melhores 600 pra garupa são a B65 e a Fazer 600. Ambas têm bons bancos, o da B65 um pouco mais largo e macio, o da FZ6 um pouco mais firme mas que escorrega menos (forração). O banco da GSX 650 F ainda parece ser melhor que o da B65, pois é um banco inteiriço como o das bandits mais antigas.

A H6 nova tem o problema do banco muito duro e das pedaleiras muito altas. Parece que a antiga também era assim.

a XJ6 tem todo o jeito de ser ruim pra garupa. Apesar das pedaleiras bem posicionadas (e emborrachadas), e da densidade correta da espuma do assento, o banquinho é muito estreito! deve ser bem cansativo para passeios mais longos.

a z750, apesar de não ser uma "600" concorre em preço na proximidade com elas, nem conta no que tange a conforto. o banco é no estilo de esportiva. :hg:

já falaram aí em cima, pra quem quer uma moto 4 cilindros boa pra andar com garupa e não quer uma bandit a solução é a 750F antiga ("Mônica").

por fora correm as bicilíndricas ER6-n e GS500 (ainda tem?). A GS tem posição de piloto e garupa bem parecida com a bandit, em um banco mais estreito. Não deve ser ruim. A ER-6 eu não lembrei de conferir o posicionamento da pedaleira da garupa, mas o banco parece ser bom pra quem vai lá.
Pelo que já tinha notado nas motos que já tive oportunidade de pilotar e sentar, a meu ver era isso mesmo, a B65 seria a melhor opção, junto com a 750F, mas ouvi alguns proprietarios da 750F reclamando que o peso da garupa fazia o piloto ter q apoiar um pouco o seu peso na manopla, e isso multiplicado por mtus kms deve dar uma boa dor de cabeça, alguém teria alguma retração ou comentário sobre isso? Um dos mesmos que me falou isso, já teve tbm uma B65 e agora está com uma 650F, (se estiver lendo, sim Luka, é de ti q estou falando) segundo ele a 750F puxa mais, mas que dentre as três ele acha a 650F o melhor conjunto. Por hora, estou só na sondagem pois ainda não tenho condições de ter uma 4cil, mas sempre bom estar bem informado para ter certeza na cabeça de quando puder fazer meu up!

Bira

Mensagem por Bira »

chedid, eu só posso te recomendar o seguinte então cara.

quando for fazer up, leva a patroa contigo pra subir na garupa das motos que você pensa em comprar. a priori nem precisa andar, é só avaliar a posição (se ela apóia muito em você, se as pernas dela ficam muito dobradas ou os pés muito pra cima) que já dá pra ter uma boa idéia se ela vai se adaptar. se tiver algum conhecido com uma moto igual que possa emprestar pra vocês dois darem uma voltinha juntos, então, melhor ainda.

se a patroa é sua companheira de garupa, é uma atitude que eu recomendo seriamente, fiz isso antes de comprar a b12 e não me arrependo. ;-)

para pessoas como nós, que compramos moto para dois e não para um, moto pro casal e não pra andar sozinho, envolver a mulher no processo (principalmente se ela gosta de passear contigo) é importante e fundamental. além de dar uma massagem no ego delas (do tipo "ele vai comprar uma moto pra ele mas se importa com minha opinião" e "pensa no meu bem-estar e conforto"), ainda tende a evitar muitas fontes de reclamações no futuro, que vão desde o "vocẽ comprou outra moto, gastando dinheiro com isso sem nem falar comigo" (por você não envolvê-la no processo... :lol:, se você envolvê-la no processo e permitir que ela participe da escolha da nova moto, ela não pode alegar isso ... rs) até o "não aguento mais essa moto porque minha bunda dói quando ando nela".
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Olha aí os links para o comparativo da revista quatro rodas da XJ6 com a Hornet, eu assino embaixo do que está escrito na revista com algumas pequenas ressalvas, mas nada que desabone de uma forma geral:

http://i265.photobucket.com/albums/ii20 ... rnet-1.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii20 ... rnet-2.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii20 ... rnet-3.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii20 ... rnet-4.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii20 ... rnet-5.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii20 ... et-6-1.jpg

Tem o comparativo da revista duas rodas também, mas esse ainda não tem os scans rolando, li ele na revista e achei tão válido quanto.
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Muito legal o comparativo.
Fernando PF
Roda Presa

legal o comparativo.. achei justo, com leve propaganda né.. afinal, é um lançamento a ser justificado.

Gostei do fato relatado dela ter quase todo o torque disponível a partir das 3500rpm.. por isso o 0-100 se aproxima tanto das mais potentes, afinal em 1ª marcha se atinge essa velocidade, quem tem motor com torque mais linear tende a levar vantagem, nesse caso ela é mais pesada que a NH6 e a FZ6 (30kg) e ainda assim fica perto.
Deu vontade de experimentar a moto.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Fernando PF escreveu:legal o comparativo.. achei justo, com leve propaganda né.. afinal, é um lançamento a ser justificado.

Gostei do fato relatado dela ter quase todo o torque disponível a partir das 3500rpm.. por isso o 0-100 se aproxima tanto das mais potentes, afinal em 1ª marcha se atinge essa velocidade, quem tem motor com torque mais linear tende a levar vantagem, nesse caso ela é mais pesada que a NH6 e a FZ6 (30kg) e ainda assim fica perto.
Deu vontade de experimentar a moto.
Fernando, tá tendo confusão nessa história do peso pra todo lado. O peso da FZ6N com tanque cheio, óleo e fluídos é 201kg, já a Hornet só tem o peso seco divulgado, enquanto a XJ6N tem 205kg nas mesmas condições da FZ6N.
Fernando PF
Roda Presa

hum.. então todas devem ter os pesos equivalentes, se pegar a NH6 com 173kg seco, com óleo e tanque cheio beira os 200kg tb... só de combustível são 19 litros..
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

Bira escreveu:chedid, eu só posso te recomendar o seguinte então cara.

quando for fazer up, leva a patroa contigo pra subir na garupa das motos que você pensa em comprar. a priori nem precisa andar, é só avaliar a posição (se ela apóia muito em você, se as pernas dela ficam muito dobradas ou os pés muito pra cima) que já dá pra ter uma boa idéia se ela vai se adaptar. se tiver algum conhecido com uma moto igual que possa emprestar pra vocês dois darem uma voltinha juntos, então, melhor ainda.

se a patroa é sua companheira de garupa, é uma atitude que eu recomendo seriamente, fiz isso antes de comprar a b12 e não me arrependo. ;-)

para pessoas como nós, que compramos moto para dois e não para um, moto pro casal e não pra andar sozinho, envolver a mulher no processo (principalmente se ela gosta de passear contigo) é importante e fundamental. além de dar uma massagem no ego delas (do tipo "ele vai comprar uma moto pra ele mas se importa com minha opinião" e "pensa no meu bem-estar e conforto"), ainda tende a evitar muitas fontes de reclamações no futuro, que vão desde o "vocẽ comprou outra moto, gastando dinheiro com isso sem nem falar comigo" (por você não envolvê-la no processo... :lol:, se você envolvê-la no processo e permitir que ela participe da escolha da nova moto, ela não pode alegar isso ... rs) até o "não aguento mais essa moto porque minha bunda dói quando ando nela".

Valeu pelas dicas Bira, tenho a sorte da minha namorada gostar muito de andar de moto, suponho que tanto quanto eu, só tem medo de pilotar por causa do peso, mas uma Bizinha que pegou esses tempos deixou ela loka pra comprar uma, no mais, acho bem importante realmente isso que você falou de levar a mulher junto para escolher, espero que com a minha ascendência profissional daqui um tempinho posso realmente "escolher" qual pegar :lol: :lol:

Responder