PERIGO - MOTOCICLISTAS NOVATOS E VIAGENS EM GRUPO
- Optimus Leo
- Mito
Re: PERIGO - MOTOCICLISTAS NOVATOS E VIAGENS EM GRUPO
Justamente a razao pela qual voce manda o inexperiente na frente. Ele vai rodando como se sente comfortavel. Se nao conhece parte do trajeto, ele vai rodar mais lento, como se estivesse sozinho. E a melhor forma de ele aprender as sinais de mao e essas frescuradas, e ele mesmo fazer...os pilotos experientes nao precissam de essas bobagems para andar.Richard. escreveu: E quanto a questão do menos experiente não conhecer lhufas do trajeto e muito menos de como se portar como capitão de estrada dentro de um grupo???
Deixar o menos experiente ir na frente é prá cabá mesmo. Bem idéia de maluco que só anda sozinho...
Talvez o lider acha que uma curva a 60 km/h e suficiente velocidade...mais o novato mal consegue pegar ela a 40 km/h. Entao? Deu merda. Se o novato tivesse ido na frente, ele pega a curva muito mais lento. E tambem, e tipico que o novato vai ficar de olho na moto na frente dele, se o cara que estiver na frente e mais experiente, ele vai tentar acompanhar e copiar...o que pode resultar em merda.
Realmente eu acho que voces nao vem mais alem do seu propio focinho. Essa ideia nao e minha...tem sido posta em uso por MUITA gente em outros paises...com muito sucesso. Mais claro, aqui a maioria e muito ignorante, cabeca dura e que nao gosta de saber nada que esteja fora da sua bolha de seguranca. (E mais ainda quando sou eu quem diz algo diferente).
Ou voces vao querer levar o pessoal de maozinha dada toda a vida?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
-
Robson
OL, sem sacanagem, isso que vc escreveu só vale para passeios com jaspions.Optimus Leo escreveu:Sempre e recomendado, num passeio em grupo, de mandar os novatos na frente. Assim, sao eles quem impoem o ritmo e nao ao contrario. Isso evita que se um motociclista experimentado aumente sem querer o ritmo, o novato vai comecar a pilotar por acima das suas habilidades para seguir no grupo. Como o novato e quem controla o ritmo do grupo, nao corre o risco de ninguem pilotar por acima das habilidades propias e colocar o grupo em perigo.Robson escreveu:Pode explicar essa pérola, por favor ?
Em passeios com vários estilos de motos, o que vale é mandar o mais experiente na frente, justamente para ditar o ritmo e o caminho a ser percorrido.
E tem muitos grupos que colocam outro cara experiente por último, fechando o grupo.
Os novatos vão no meio, acompanhando o ritmo da maioria.
Isso é regra em qualquer passeio com grupo grande.
Mas veja que escrevi PASSEIO, então, entende-se que ninguém vai dar mostras de capacidade de pilotar em estrada.
Eu, particularmente, não gosto de andar em grupos grandes.
E não gosto de andar com quem eu não conheço.
Abraço
-
Puma
hahahahahahahahahahaha
Só na cabecinha de um Jaspion mesmo.
Inexperiente na frente tocando o bonde, vai aprender o que com os mais experientes????
Cada coisa!!
fui............
Só na cabecinha de um Jaspion mesmo.
Inexperiente na frente tocando o bonde, vai aprender o que com os mais experientes????
Cada coisa!!
fui............
- numero_41
- Motociclista
Quanto ao texto: achei-o extremamente "patronizing". E na estrada, não há diferença significativa entre 90/100 e 110/120, pelo menos na minha moto. A pergunta aqui seria: será que o condutor da V-Blade não teria entrado em pânico com o caminhão parado na velocidade mais baixa, igualmente? Imagino eu que sim. Não acho que a velocidade foi o fator relevante, aqui.
-
Criamangostas
- Mito
Eu também não, prefiro andar sozinho no meu ritmo.Robson escreveu: Eu, particularmente, não gosto de andar em grupos grandes.

-
Puma
Há é tem mais lugar de "Cabaço" é no final da fila, atras de todos para aprender a ter respeito.
fui...............
fui...............
Bom, voltando ao assunto inicial do tópico, e especulando.....numero_41 escreveu:Quanto ao texto: achei-o extremamente "patronizing". E na estrada, não há diferença significativa entre 90/100 e 110/120, pelo menos na minha moto. A pergunta aqui seria: será que o condutor da V-Blade não teria entrado em pânico com o caminhão parado na velocidade mais baixa, igualmente? Imagino eu que sim. Não acho que a velocidade foi o fator relevante, aqui.
Acho que o cabra, naquelas de acelerar, perdeu o foco da estrada e, talvez, não tenha olhado para saída da curva, tipo, ficou olhando pro chão, pra marcação da estrada, e quando levantou os olhos viu o caminhão, se assustou e alicatou o freio da frente, passando direto na curva.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Robson escreveu:OL, sem sacanagem, isso que vc escreveu só vale para passeios com jaspions.Optimus Leo escreveu:Sempre e recomendado, num passeio em grupo, de mandar os novatos na frente. Assim, sao eles quem impoem o ritmo e nao ao contrario. Isso evita que se um motociclista experimentado aumente sem querer o ritmo, o novato vai comecar a pilotar por acima das suas habilidades para seguir no grupo. Como o novato e quem controla o ritmo do grupo, nao corre o risco de ninguem pilotar por acima das habilidades propias e colocar o grupo em perigo.Robson escreveu:Pode explicar essa pérola, por favor ?
Em passeios com vários estilos de motos, o que vale é mandar o mais experiente na frente, justamente para ditar o ritmo e o caminho a ser percorrido.
E tem muitos grupos que colocam outro cara experiente por último, fechando o grupo.
Mas veja que escrevi PASSEIO, então, entende-se que ninguém vai dar mostras de capacidade de pilotar em estrada.
Eu, particularmente, não gosto de andar em grupos grandes.
Abraço
Robson...
Seriam os mais experientes o "capitão de estrada" e o "ferrolho"???
Pela segurança do grupo, os dois mais experientes e com melhores motos vão na primeira e ultima posição para manter o grupo em segurança.Optimus Leo escreveu:Justamente a razao pela qual voce manda o inexperiente na frente. Ele vai rodando como se sente comfortavel. Se nao conhece parte do trajeto, ele vai rodar mais lento, como se estivesse sozinho. E a melhor forma de ele aprender as sinais de mao e essas frescuradas, e ele mesmo fazer...os pilotos experientes nao precissam de essas bobagems para andar.Richard. escreveu: E quanto a questão do menos experiente não conhecer lhufas do trajeto e muito menos de como se portar como capitão de estrada dentro de um grupo???
Deixar o menos experiente ir na frente é prá cabá mesmo. Bem idéia de maluco que só anda sozinho...
Talvez o lider acha que uma curva a 60 km/h e suficiente velocidade...mais o novato mal consegue pegar ela a 40 km/h. Entao? Deu merda. Se o novato tivesse ido na frente, ele pega a curva muito mais lento. E tambem, e tipico que o novato vai ficar de olho na moto na frente dele, se o cara que estiver na frente e mais experiente, ele vai tentar acompanhar e copiar...o que pode resultar em merda.
Realmente eu acho que voces nao vem mais alem do seu propio focinho. Essa ideia nao e minha...tem sido posta em uso por MUITA gente em outros paises...com muito sucesso. Mais claro, aqui a maioria e muito ignorante, cabeca dura e que nao gosta de saber nada que esteja fora da sua bolha de seguranca. (E mais ainda quando sou eu quem diz algo diferente).
Ou voces vao querer levar o pessoal de maozinha dada toda a vida?
Por isso que é definida uma velocidade de cruzeiro compativel com TODAS as motos do grupo ANTES de começar a rodar.
Aí entre os dois mais experientes, que estão posicionados em primeiro e ultimo lugares do grupo, ficam os menos experientes, exatamente para que eles fiquem seguros entre os dois.
Leo, não é sacanagem e nem nada do tipo, mas pensa vc colocar na primeira posição do grupo um cara que não tem a minima noção de ultrapassagem, distancia de segurança ou como se posicionar dentro da faixa de rolagem e ele tá lá, bonitão levando o grupo e de repente vê um carro ou caminhão lento na mesma faixa que eles estão?
Será que o cara vai saber tirar ele e TODO o grupo de trás desse carro ou caminhão com segurança para todos???
E se um cara vier apertando com um carro ou caminhão o grupo, ele saberá sair de tal situação?
Por isso que é uma idéia meio maluca vc colocar na frente de um monte de motos um cara que não sabe como se portar em uma estrada, entendeu?
Não é só questão do cara conhecer ou não o trecho que eles vão rodar, mas não é todo mundo que tem noção dos cuidados que se tem que ter andando junto com uma ou mais motos.
Tem muito nêgo que muda de faixa, faz ultrapassagem ou fica moscando colado na traseira de caminhão sem nem lembrar que ele está sendo responsável pela segurança de mais meia duzia de motos atrás dele e que essas outras moto vão TENTAR seguir os seus passos.
Colocar o menos experiente na frente de um grupo em muitas estradas aqui do Lisarb é a mesma coisa que atirar isca aos tubarões.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- Optimus Leo
- Mito
Na maior parte dos casos e para grupos de pilotagem esportiva, mais tem sido aplicado com sucesso em todo tipo de grupos. E sim, a ultima moto tem que ser um piloto experiente.Robson escreveu: OL, sem sacanagem, isso que vc escreveu só vale para passeios com jaspions.
E um passeio pode se tornar numa disputa, dependendo da pessoa. E so ver o post original do topico. Um novato comecou a acelerar mais do que podia, ate numa custom. Se o novato tivesse ido na frente, talvez nao tivesse acontecido o que aconteceu, ja que ele nao ia tentar acompanhar ninguem.
Por isso a principal regra num passeio ou grupo, PARA MIM, e "Deixe o ego em casa".
Mesmo assim, tem pessoas que nao tem solucao mesmo, mande eles na frente ou atras, eles sao empolgados e sempre terminan fazendo merda. Tive um garoto que eu conheci uma vez que tinha pegado uma ZZR400 e comecou a andar com um bando de squids daqui. Eu, querendo proteger o garoto de si mesmo, tratei de fazer que ele deixasse de andar com os squids, que ia terminar dando merda e entao, falava para ele para sair a dar voltas conmigo.
No inicio eu mandei ele para a frente, e o cara era louco...acelerava demais para o nivel de habilidade dele. Fazia muita merda e nao media os riscos. Depois, eu mandei ele para atras...putz, eu nao consegui pilotar direito. Muita responsabilidade e muitos nervos. Nao conseguia ficar sem olha o retrovisor cada 3 segundos, com medo de ele errar a freiada e terminar me tombando. Ele acelerava e freiava bem acima meu...
Terminei cansando, voltei para a minha casa e depois, cada vez que ele falava para dar um passeio, eu inventava alguma excusa para me desculpar...nao tinha vontade de ficar me arriscando andando e ensinando a ele.
Umas 2, 3 semanas depois...me chegou a noticia que ele tinha tido um accidente e morreu na hora. Me senti muito ruim, mais nao sei se poderia ter feito algo por ajudar ele, era desse tipo de pessoas que nao devia de estar numa moto e ponto. Detalhe, ele estava num encontro do motoclub dos squids, e tinha bebido bastante rum...e os caras deixaram ele sair de la assim naquele estado.
Para mim, maximo 1 ou 2 motos ademais da minha. E so com pessoal que ja estou cansado de andar com eles, que nao precisa de muita comunicacao...ja o pessoal se entende, e ninguem fica segurando o outro.Eu, particularmente, não gosto de andar em grupos grandes.
Puma escreveu:É que ele tem "25.000 km de estradas", muito experiente.Paulinhu escreveu:110 a 120 km/h é uma tocada forte ?!![]()
![]()
![]()
fui............
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
De Biz na Patagônia 2013
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Bom, o que o Leo falou tem um certo sentido, mas não tive experiências boas quando colocamos novato pra liderar o grupo.
O maior problema não são as curvas ou a velocidade, mas o novato não sabia quando era a melhor hora para ultrapassar. Ele fazia como se estivesse sozinho, mas capitão da estrada de verdade espera a hora certa para ultrapassar com segurança.
Pior, ele saía na hora errada e voltava na frente de ônibus e caminhão como se estivesse sozinho, daí ficava todo mundo sem espaço pra voltar pra faixa da direita.
Creio que o melhor seja como a turma falou, os mais experientes em primeiro e em último, combinando que não deve se ultrapassar uns aos outros. Os menos experientes lá na frente, seguindo o líder, pois no fim da fila a velocidade é maior e as ultrapassagens mais difíceis.
Mas ultimamente tenho evitado andar em grupos grandes. Acho perigoso, pois filas grandes são lentas e atrapalham os carros, que querem a toda hora se meter no meio da fila pra pegar uma saída da rodovia. Quando tem um passeio de turma grande, acho que o melhor é dividir o grupo em subgrupos de 3 ou 4 motos, cada grupo vai por sua conta e se encontra no destino.
O maior problema não são as curvas ou a velocidade, mas o novato não sabia quando era a melhor hora para ultrapassar. Ele fazia como se estivesse sozinho, mas capitão da estrada de verdade espera a hora certa para ultrapassar com segurança.
Creio que o melhor seja como a turma falou, os mais experientes em primeiro e em último, combinando que não deve se ultrapassar uns aos outros. Os menos experientes lá na frente, seguindo o líder, pois no fim da fila a velocidade é maior e as ultrapassagens mais difíceis.
Mas ultimamente tenho evitado andar em grupos grandes. Acho perigoso, pois filas grandes são lentas e atrapalham os carros, que querem a toda hora se meter no meio da fila pra pegar uma saída da rodovia. Quando tem um passeio de turma grande, acho que o melhor é dividir o grupo em subgrupos de 3 ou 4 motos, cada grupo vai por sua conta e se encontra no destino.
-
Robson
Mas aí a culpa não é do cara na frente... e sim do novato que não estava tentando acompanhar ninguém, e sim passar todo mundo.Optimus Leo escreveu:
E um passeio pode se tornar numa disputa, dependendo da pessoa. E so ver o post original do topico. Um novato comecou a acelerar mais do que podia, ate numa custom. Se o novato tivesse ido na frente, talvez nao tivesse acontecido o que aconteceu, ja que ele nao ia tentar acompanhar ninguem.
Talvez tenha faltado um briefing antes do passeio começar e explicado como devia ser o comportamento de cada um, a velocidade que seria seguida, o caminho a ser tomado, de qto em qto tempo parar para abastecer, essas coisas...
Eu faço questão de acertar esses detalhes com meus amigos de viagem antes de a viagem começar...
Richard, concordo com o que tu escreveu, mas nem sempre a bagaça funciona assim.
Uma vez fomos rodar pela serras daqui do Rio, era a estréia da 1ª BMW do JM, e foi um maluquinho daqui do Mad, primeira vez que iria andar conosco.
Bom, seguindo o teu raciocínio, ele foi inicialmente no pelotão intermediário, só que o cara não conseguia se manter naquela posição da fila, toda hora passava a gente, voava na frente e depois ficava esperando, juntava-se ao grupo e ficava nesta sacanagem. Não parecia inexperiente com moto, mas inexperiente com grupo, me fechou na estrada, fechou o JM e mais alguns. Resultado, mandamos passar a frente e deixamos ele tocar no ritmo dele.
Por mais que pareça besteira, as vezes colocar o menos experiente no meio pode ser pior (minha opnião), porque indo o mais experiente na frente, mesmo controlando a velocidade de cruzeiro, acaba andando um pouco mais forte (pro ritmo dos menos experientes), quem vem atrás, algumas vezes, acaba encostando no novato, e mesmo freiando, acaba passando a sensação de que o novato está ancorando a galera. Nessa o novato acelera e acaba acontecendo a bosta.
Sei lá, cada caso é um caso, e o melhor mesmo a fazer é sempre que puder, rodar com quem se conhece. Aqui no Rio a gente nunca precisou definir nada, nem velocidade, posição, ultrapassagem, nada, nem quando eu era novo (muito) no grupo. Questão de bom senso mesmo. Aqui no máximo falamos de alguns sinais que usamos, normalmente para mostrar radares/pardais ou buracos na pista, de resto, o cara observa como andamos e acaba se integrando ao esquema.
Abraços.
Uma vez fomos rodar pela serras daqui do Rio, era a estréia da 1ª BMW do JM, e foi um maluquinho daqui do Mad, primeira vez que iria andar conosco.
Bom, seguindo o teu raciocínio, ele foi inicialmente no pelotão intermediário, só que o cara não conseguia se manter naquela posição da fila, toda hora passava a gente, voava na frente e depois ficava esperando, juntava-se ao grupo e ficava nesta sacanagem. Não parecia inexperiente com moto, mas inexperiente com grupo, me fechou na estrada, fechou o JM e mais alguns. Resultado, mandamos passar a frente e deixamos ele tocar no ritmo dele.
Por mais que pareça besteira, as vezes colocar o menos experiente no meio pode ser pior (minha opnião), porque indo o mais experiente na frente, mesmo controlando a velocidade de cruzeiro, acaba andando um pouco mais forte (pro ritmo dos menos experientes), quem vem atrás, algumas vezes, acaba encostando no novato, e mesmo freiando, acaba passando a sensação de que o novato está ancorando a galera. Nessa o novato acelera e acaba acontecendo a bosta.
Sei lá, cada caso é um caso, e o melhor mesmo a fazer é sempre que puder, rodar com quem se conhece. Aqui no Rio a gente nunca precisou definir nada, nem velocidade, posição, ultrapassagem, nada, nem quando eu era novo (muito) no grupo. Questão de bom senso mesmo. Aqui no máximo falamos de alguns sinais que usamos, normalmente para mostrar radares/pardais ou buracos na pista, de resto, o cara observa como andamos e acaba se integrando ao esquema.
Abraços.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Robson
O líder eu não sei como chamam, mas o que fica por último é o "ferrolho".Richard. escreveu:Robson escreveu: Em passeios com vários estilos de motos, o que vale é mandar o mais experiente na frente, justamente para ditar o ritmo e o caminho a ser percorrido.
Robson...
Seriam os mais experientes o "capitão de estrada" e o "ferrolho"???![]()
O numero de motos não importa na minha opinião e sim a consciencia de cada um,viajamos no feriado de finados em um grupo de 13 motos com destino a florianopolis,com parte do grupo se dividindo para passar na serra do rio do rastro,na volta dois voltaram um dia antes por compromissos particulares ficando o grupo em 11 motos com retorno pela serra catarinense e gaucha,eu que sou um pouco mais abusado em alguns trechos de curvas fui na frente esperando o resto do pessoal nas retas,kilometragem não importa se não tiver consciencia do que você esta fazendo,eu com a minha h6 tenho 20000km em 8 meses com ela,fora as outra motos que tive(gs 500,twister,strada e titan).N a saida para florianopolis ninguem colocou regras.

-
kalixto
- Motoqueiro
- Contato:
lembrei do esquema capitão é ferrolho, já viajei assim funciona muito bem tai o link que explica.
http://www.amigosdaestrada.com/?system=news&eid=7
como diz o capitão tem que conhecer o caminho e combinar com o grupo o ritmo que vão andar, levando em conta a experiência dos companheiros e a moto de menor potência.
O ferrolho geralmente com uma moto que consiga se preciso enrolar o cabo e passar todos ate chegar no capitão.
Quando viajei assim tinha uma CB400 tava no meio das outras motos e o ferrolho era uma bandit 1200.
Porque o ferrolho não viu as cagadas que o cara tava fazendo e não foi ate o capitão é parou o grupo pra dar novas regras de ritmo e de ultrapassagem.
Andar em grupo exige certos acertos entre os integrantes.
O faz que nem o M@D PR sai todo mundo junto mas na estrada vão se formando pequenos grupos de no minimo 2 que andam meio que no mesmo ritmo, e vão se encontrando as vezes no pedágio, no posto, na lanchonete ate chegar ao destino. Tem gente que da uma corrida mas depois para pra fotografar, lanchar.
http://www.amigosdaestrada.com/?system=news&eid=7
como diz o capitão tem que conhecer o caminho e combinar com o grupo o ritmo que vão andar, levando em conta a experiência dos companheiros e a moto de menor potência.
O ferrolho geralmente com uma moto que consiga se preciso enrolar o cabo e passar todos ate chegar no capitão.
Quando viajei assim tinha uma CB400 tava no meio das outras motos e o ferrolho era uma bandit 1200.
Porque o ferrolho não viu as cagadas que o cara tava fazendo e não foi ate o capitão é parou o grupo pra dar novas regras de ritmo e de ultrapassagem.
Andar em grupo exige certos acertos entre os integrantes.
O faz que nem o M@D PR sai todo mundo junto mas na estrada vão se formando pequenos grupos de no minimo 2 que andam meio que no mesmo ritmo, e vão se encontrando as vezes no pedágio, no posto, na lanchonete ate chegar ao destino. Tem gente que da uma corrida mas depois para pra fotografar, lanchar.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Himalayan 450 2026.
[
Smoker escreveu:Richard, concordo com o que tu escreveu, mas nem sempre a bagaça funciona assim.
Abraços.
Mas, fumacinha... Concorda que aí no caso a questão não era a experiencia de andar de moto do maluco, mas sim a inexperiencia de andar EM GRUPO.
Se o cara não tem consciencia de que andar em grupo envolve muito mais coisa que apenas o rabo dele, aí tem que mandar o cara ir na frente e ficar longe dele, pois ele entrando e saindo do grupo, ainda gera riscos desnecessários aos outros que estão a sua volta.
Por isso que ao se andar em grupos para PASSEIO, se tem que pensar em em TODOS que farão o mesmo.
Agora por exemplo, quando eu rodei com o Esquadrão Jaspion daqui, não tinha decisão de posição na fila, andar todo mundo alternadamente e nem velocidade estipulada, só ia um que sabia chegar no point na frente e a galera fazia seu ritmo.
Mas nesse caso, todos JÁ SABIAM que a qualquer momento, um ou outro poderia trocar de faixa e dar a sua "esticadinha", então todos andavam espertos com a reação de qualquer moto do grupo.
A gente ia um tempo junto, aí de repente um ou outro saia pra faixa da esquerda e entrava em MODE JASPION= ON e ia embora, de repente mais dois ou três faziam a mesma coisas e outros ficavam para trás, mas depois de meia duzia de curvas e retas, todo mundo se juntava de novo pq os que sairam pra esticar diminuiam e esperavam as lesmas de muleta (seja por inexperiencia ou por restrição da moto mesmo) e a gente seguia assim pela Anhanguera e talz.
Tanto que numa dessas de dar uma esticadinha eu acabei achando um radar.
Mas entendeu? Eu nunca tinha andado com o Esquadrão, fiquei já imaginando que eu ia chegar no destino quase uma hora depois do pessoal, mas totalmente ao contrario do que eu pensei, quem queria andar um pouco mais rápido não deixou de andar, mas tb não esqueceu dos mais lerdos e dos menos experientes que ficaram para trás.
São casos e casos.
2007 - 2009 - CB400 82
Putz!!!
Galera o causo é o seguinte, postei o fato como um alerta, como um depoimento para chamar a atenção dos camaradas para se ligarem no problema de ter neófitos por perto ao viajar. Qto a gosto por tipo de moto acho o seguinte, gosto e bunda cada um com o seu, não acho certo falar mal das custons como alguns fizeram, eu não falo mal das superhiperesportivas que o cara anda de bundinha para cima. Qdo me referi aos 25000km é só de moto ok. dirijo desde os 11 anos se contar os de carro, jeep, e outros meios de transporte IHHH!!! vai longe
Abraço a todos
Galera o causo é o seguinte, postei o fato como um alerta, como um depoimento para chamar a atenção dos camaradas para se ligarem no problema de ter neófitos por perto ao viajar. Qto a gosto por tipo de moto acho o seguinte, gosto e bunda cada um com o seu, não acho certo falar mal das custons como alguns fizeram, eu não falo mal das superhiperesportivas que o cara anda de bundinha para cima. Qdo me referi aos 25000km é só de moto ok. dirijo desde os 11 anos se contar os de carro, jeep, e outros meios de transporte IHHH!!! vai longe
Abraço a todos
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
eu sei de uma coisa: tenho km pra caramba, solo e em grupo, e pra mim é muita responsabilidade qq coisa relativa a andar em grupo: liderar, estar no meio, fechar, levar novato.
e gosto tanto de andar só qto de andar em grupo... mas estou muito seletiva qto a grupos.
e gosto tanto de andar só qto de andar em grupo... mas estou muito seletiva qto a grupos.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- Optimus Leo
- Mito
A coisa nao e jogar a culpa em alguem...e sim evitar accidentes. Neste caso, so o novato se machucou...mais andando em grupo, o erro de um pode ocasionar accidentes a todos.Robson escreveu: Mas aí a culpa não é do cara na frente... e sim do novato que não estava tentando acompanhar ninguém, e sim passar todo mundo.
Talvez tenha faltado um briefing antes do passeio começar e explicado como devia ser o comportamento de cada um, a velocidade que seria seguida, o caminho a ser tomado, de qto em qto tempo parar para abastecer, essas coisas...
Eu faço questão de acertar esses detalhes com meus amigos de viagem antes de a viagem começar...
Eu sempre tenho sido do pensamento, que se tiver que fazer muito briefing, coordinar muita coisa, ter que ficar esclarecendo muitos pontos...talvez seja melhor mesmo nao rodar com essas pessoas. Sem contar que tudo isso tira diversao do passeio.
Quando um grupo esta bem coordinado, tudo flui naturalmente...