Springer

Grupo de discussão geral sobre motos.
Patrick
Motoqueiro

Springer

Mensagem por Patrick »

Alguém sabe descrever as características de feeling das suspas dianteiras springer, seu comportamento dinâmico em comparação às tradicionais?
q
Roda Presa

Re: Springer

Mensagem por q »

Nunca ouvi falar da marca.
Alexandre Q
Vendo macacão Dainese Laguna Seca prof - http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 65#p904265
BlackBandit
Novato

Mensagem por BlackBandit »

Tenho um no meu quarto de 10.000btu... passo um frio do kct :-D
Bandit 650n = Sagatiba
Não tem explicação, tem que experimentar!!!
PROCURA-SE COXINHA CARIOCA! CLIQUE AQUI!
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

BlackBandit escreveu:Tenho um no meu quarto de 10.000btu... passo um frio do kct :-D
:lol:
Imagem
Beat the machine that works in your head...
leo_careca
Motociclista

Mensagem por leo_careca »

q escreveu:Nunca ouvi falar da marca.
q,
Normalmente são suspensões dianteiras instaladas em motos roadsters com as molas aparentes e na parte superior do garfo, em vez dos amortecedores usuais. Geralmente em vez de 2 canelas, são 4. :wink:
Posso estar enganado, mas acho que a Intruder do Custom tem dessas suspensões. :?
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
leo_careca
Motociclista

Mensagem por leo_careca »

Cattle Dog escreveu:Acredito que deva ser este tipo de suspensão dianteira }:) :

Imagem

Imagem

Imagem
Isso aí, eu conhecia como "Springster" mas como falo muita coisa errada... :? :?

Aparentemente a velocidade de resposta deste tipo de suspensão deve ser mais lenta e ter menor resistência mecânica que a do amortecedor convencional. Além de ser cara pra desgruta e sifícil de encontrar pra venda aqui no Brasél.
Mas é bunita paporra! :-D :-D

Patrick, tá querendo instalar na Buel????????
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerads:

Quem pode falar dessa suspensão é o Kamerad Custom, que instalou uma frente dessas na Intrudona 1400 já faz um tempão.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

Para mim isso é só questão de estilo, não boto fé na funcionalidade
comparado às "tradicionais".

Agora, se for essa High Tech...
Imagem
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
barbeirorp

Mensagem por barbeirorp »

o funcionamento delas depende de como eh feita

se vc fizer uma suspa springer com amortecimento somente usando molas e contra molas ela vai ter um comportamento

usando elemento hidraulico ( amorcedor) vc pode ter um comportamente muito melhor que uma original por exemplo...

eu tenho um amortecedor que comprei via ebay, com multiplas regulagens de pressão de compressão e de pressão de retorno. como que num ficaria ele instalado numa suspa springer han? ou então numa girder
morpheus
Motociclista

Mensagem por morpheus »

Patrick... se for springer de motos choppers "feitas em casa", é pior que uma suspenção original...
barbeirorp

morpheus escreveu:Patrick... se for springer de motos choppers "feitas em casa", é pior que uma suspenção original...

DESCORDO

se vc colocar um elemento hidraulico ajustável com a calibração correta vc consegue um melhor resultado que uma ceriani
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

morpheus escreveu:Patrick... se for springer de motos choppers "feitas em casa", é pior que uma suspenção original...
Pelo meu conhecimento, mesmo as que não são feitas em casa são piores que as telescópicas (ainda não entendí onde tem o telescópio) originais.

Mas é questão de gosto.
Depende o estilo do motoqueiro/motociclista... prá quem tem traquejo prá duas rodas, é a mesma coisa. É só pilotar do jeito antigo.

Diante da ala moderna de novos condutores de motos, a frente springer é tida como uma maldição, um equipamento do inferno advindo da oficina do demônio.
barbeirorp

Custom escreveu:
Pelo meu conhecimento, mesmo as que não são feitas em casa são piores que as telescópicas (ainda não entendí onde tem o telescópio) originais.

Mas é questão de gosto.
Depende o estilo do motoqueiro/motociclista... prá quem tem traquejo prá duas rodas, é a mesma coisa. É só pilotar do jeito antigo.

Diante da ala moderna de novos condutores de motos, a frente springer é tida como uma maldição, um equipamento do inferno advindo da oficina do demônio.

a vincent black shadow tinha frente do tipo guirder.. e era uma montrinha pra pilotar. acho ue vai mesmo do estilo . eu curto pra caramba e irei fazer na minha motoca assim ue passa-la pelo inmetro
morpheus
Motociclista

Mensagem por morpheus »

barbeirorp escreveu:
Custom escreveu:

Mas é questão de gosto.

a vincent black shadow tinha frente do tipo guirder.. e era uma montrinha pra pilotar. acho ue vai mesmo do estilo . eu curto pra caramba e irei fazer na minha motoca assim ue passa-la pelo inmetro
Acho que voce esta sendo purista demais barbeiro... a questao aqui é "Qual é a melhor", "Qual trabalha melhor".
e não a que é mais massa, eu em particular prefiro mil vezes uma springer, mais é fato que elas nao são as melhores, tendo componentes "hidraulicos" ou não.

Vide HD - Badboy, é um tesão de moto, gostosa firme etc etc... mais dizer que a suspenção dianteira é melhor que uma telescopica, isto não da.
barbeirorp

eu purista? kkkkkkk naum kamerad naum ehehe

só estou dizendo o seguinte, tendo elemento hidraulico , vai funcionar igual ou melhor k um modelo ceriani.

vide bmw com as paralever
Robson

Mensagem por Robson »

barbeirorp escreveu:vide bmw com as paralever
Ai..... :-?

Barbeirop, vc está confundindo modelos de suspensão e misturando alhos com bugalhos...

A suspa springer não tem como se melhor que uma "telescopica", mesmo com amortecedor.

É uma simples questão de geometria.

Imagem

A roda está presa em um elemento pivotante, que po sua vez é ligado a uma canela fixa e outra móvel (que passa por dentro das molas).

A paralever da BMW não tem nada a ver com isso... vc deve ter confundido com a suspensão telelever da BMW, que essa sim é show de bola.

Imagem

Um comparativo entre a suspa convencional e a telelever... note que a springer acentua os efeitos "negativos" da suspa convencional.

http://www.dinamoto.it/DINAMOTO/on-line ... lever.html
barbeirorp

o que vcs não entendem eh que independente do sistema para fazer o "vai e vem" o que importa.. eh a pressão de ida e a pressão de volta.. aon contrário de um carro aonde tem "cambagem" sim, ai o sistema pode ser melhor ou pior ( macpherson x brasço arrastado x braço oscilante)

mas na motocicleta aonde o que importa é a subida e descida e a progresssividade dessa ida e vinda

a springer com elemento hidraulico vai desempenhar uma excelente função como se fosse uma telescopia tradicional...

se as duas estiverem com os "angulos de subida e descida " identicos.. vão desempenhar o mesmo papel..
Robson

Mensagem por Robson »

barbeirorp escreveu:o que vcs não entendem eh que independente do sistema para fazer o "vai e vem" o que importa..
Claro que não... se fosse assim não existiriam tantas variantes... 8)

Pegue a suspa traseira da Twister (monoamortecida com balança rígida) e a da Fazer (com links) e verá que o comportamento das duas é completamente diferente... a da Fazer é muito mais progressiva (fica mais rigida qto maior a compressão do conjunto amortecedor/mola), além de copiar melhor o asfalto.

Isso em uma moto de 250cc (onde as velocidades são baixas) até não faz muita diferença, mas em uma SS ou uma Trail (suspa de curso longo) faz toda a diferença do mundo.

barbeirorp escreveu: se as duas estiverem com os "angulos de subida e descida " identicos.. vão desempenhar o mesmo papel...
Pois é... na springer vc não consegue ter a mesma pequena variação de angulo de caster que em uma suspa convencional.

Abraços
barbeirorp

Robson escreveu:
barbeirorp escreveu:o que vcs não entendem eh que independente do sistema para fazer o "vai e vem" o que importa..
Claro que não... se fosse assim não existiriam tantas variantes... 8)

Pegue a suspa traseira da Twister (monoamortecida com balança rígida) e a da Fazer (com links) e verá que o comportamento das duas é completamente diferente... a da Fazer é muito mais progressiva (fica mais rigida qto maior a compressão do conjunto amortecedor/mola), além de copiar melhor o asfalto.

Isso em uma moto de 250cc (onde as velocidades são baixas) até não faz muita diferença, mas em uma SS ou uma Trail (suspa de curso longo) faz toda a diferença do mundo.

barbeirorp escreveu: se as duas estiverem com os "angulos de subida e descida " identicos.. vão desempenhar o mesmo papel...
Pois é... na springer vc não consegue ter a mesma pequena variação de angulo de caster que em uma suspa convencional.

Abraços

tá certo robson...

pode ser que na springer, num se consiga tal efeitos... mas numa guirder sim , que seria o que se assemelha a uma telelever ou paralever seja qual qual for eheheh
Responder