Reforma da XT Magrela: A Saga Começa

Grupo de discussão geral sobre motos.
Zeh
Motoqueiro

Reforma da XT Magrela: A Saga Começa

Mensagem por Zeh »

Prezados,

Estou abrindo esse tópico para registrar em fatos e fotos :lol: a reforma da XT Magrela. É uma forma de documentar o processo, e principalmente, trocar idéias e opiniões do q vai ser feito.

A Moto:

XT 225 2001, adquirida em 2003 com apenas 3000km rodados. Sou o segundo dono, e em cima dessa moto fiz as melhores viagens da minha vida, e por causa dela, conheci muita gente boa, amigos pra toda a vida. Só isso já é motivo suficiente pra justificar a reforma...

O motivo do abandono:

Eu desanimei de ter moto, por uma série de fatores. Bateria da moto roubada em plena luz do dia, capa de chuva, viseira do capacete, fora estresse diário com trânsito diário, e problema decorrentes principalmente da falta de manutenção preventiva, me fizeram literalmente broxar em relação a moto, e encostar ela pra depois resolver. Só que por uma série de fatores (trabalho, estudo, mudança de endereço, casamento) a moto foi ficando pra depois, pra depois... Enfim, a moto deixou de ser uma paixão e tinha virado um mero utilitário de transportes e gerador de problemas e aborrecimentos.
Mas eu resolvi que era besteira deixar a moto de lado, dentro do q eu preciso atualmente a XT Magrela vai me atender perfeitamente, e melhor, agora terei de condições (de tempo e dinheiro) de fazer algumas coisas q sempre quis. E pra melhorar, um grande amigo vai me dar todo o suporte na parte de mecânica e pintura, então, mãos a obra:

Fotos, fotos, fotos...

Aqui é a moto, como esta atualmente:
Imagem

Imagem

A moto esta bem ruim... O carburador e a torneira de combustivel estão travados. O motor esta muito sujo, de óleo e poeira. A ponteira de descarga, é tão vagabunda q esta carcomida de ferrugem. Muita coisa vai ter q ser trocada, a começar pela pintura, q deu bolhas e descascou...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E começa o desmonte...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Idéias pra reforma:

- Vai continuar sendo laranja preta, só quem ambas as cores serão foscas, sendo o tanque e as abas do tanque, o paralama dianteiro e talvez a rabeta em laranja fosco, e o resto todo preto fosco;
- Paralama dianteiro circuit stealth, em duas cores;
- Rabeta, talvez a da xtz 125;
- Motor, balança, mesa, canela, cubos, tudo preto fosco, sendo o motor vai ter uns detalhes em cor metálica;
- Farol baseado em projeto próprio a ser desenvolvido;
- Painel Trail Tech Vapor;
- Toda a ponteira vai ser refeita, provavelmente saindo por baixo da rabeta;
- Aeroquip no freio dianteiro;
- Disco de freio wave;
- Guidom de MX, a ser definido;
- O banco vai ser reformado, talvez usando manta de gel;
- Lanterna traseira a ser definida, talvez circuit raptor;
- Serão colocados raios inox

Estou aceitando idéias... Por exemplo, ainda não defini como vai ser a rabeta, se vou manter a original ou não. A vantagem da original é que já tem a lanterna, e eu deixo de gastar dinheiro, podendo investir em outra coisa. Se trocar, terei q colocar a rabeta, providenciar uma lanterna traseira ou suporte de placa com lanterna, e ainda pensar na adaptação pra isso tudo. Sinceramente eu nunca gostei muito da traseira da XT 225, acho ela "caída", se trocar, talvez ela fica mais empinada, encorpada... Se alguém souber indicar uma rabeta que se adapte bem na XT 225, me informe. ;-)
Estou pesquisando a melhor forma de reformar o banco. Estou pesquisando a possibilidade de usar uma manta de gel, ams esta bem caro, se alguém souber de uma alternativa mais barata e confortável me avise, quem conhece o banco da XT sabe como é incômodo;
Aceito dicas de onde conseguir comprar as peças mais barato. Tenho visto bastante coisa no cityparts, e se não achar preço melhor aqui no RJ, vou encomendar lá mesmo. Passo no cartão e parcelo em suaves prestações... :lol:
A moto vai continuar supermotard, obviamente...
Zeh :emo206:
Imagem
Stuka
Motoqueiro

Re: Reforma da XT Magrela: A Saga Começa

Mensagem por Stuka »

Grande Zeh
Beleza?
Cara, acho que primeiro de tudo veja o que de mecânica ainda está bom e o que precisa trocar.
Veja também toda a parte elétrica aí.
A perfumaria fica mais fácil se tudo isso estiver redondinho.
Maior apoio para a reforma!
Vamos acompanhando =)
Fabio "Stuka"
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Stuka escreveu:Grande Zeh
Beleza?
Cara, acho que primeiro de tudo veja o que de mecânica ainda está bom e o que precisa trocar.
Veja também toda a parte elétrica aí.
A perfumaria fica mais fácil se tudo isso estiver redondinho.
Maior apoio para a reforma!
Vamos acompanhando =)
Falae grande Stuka!!! A mecânica acredito que esteja ok, pq qdo parei a moto, tinha feito o motor recentemente, e ela estava funcionando. Como fiquei muito tempo sem mexer, a bateria arriou, mas acredito que não terei problemas com mecânica ou elétrica.
Ontem conversei com o cara que vai me ajudar no processo, e ele disse exatamente isso: colocar o motor pra funcionar, e somente depois pensar em fazer o resto. Vai ser um trabalho a ser feito com calma, e pelos próximos meses... ;-)
Imagem
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Mesmo entendendo pouco de mecânica e nao auxiliando em muita coisa na reforma, fico pelo menos na torcida aqui para ver o passo a passo dessa reforma, e claro ver a XT 225 toda pronta rodando tranquilamente, é o que desejo. ;-)
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Medeiros Neto escreveu:Mesmo entendendo pouco de mecânica e nao auxiliando em muita coisa na reforma, fico pelo menos na torcida aqui para ver o passo a passo dessa reforma, e claro ver a XT 225 toda pronta rodando tranquilamente, é o que desejo. ;-)
Opa, valeu pelo apoio. ;-)
Imagem
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Legal vc reformar a motoca. Eu só não colocaria a da XTZ 125 pois a acho feia (a da XTZ 125 X já outra história) e não deve ser muita fácil colocar. Lembre-se que vc quer por a saída do escape por baixo da rabeta. Boa sorte
Puma

Mensagem por Puma »

Zeh

Primeiro a parte mecanica, depois a estetica.
Desmonte tudo, lubrifique, troque todos fluidos, start a moto para ver o motor antes de pensar em abrir, se estiver ok, corrija os vazamentos, revize a moto por completa, feito isso rode com a moto um tempo, depois de tudo acertado faça a estetica.

Há Zeh...........................boa sorte.

fui...............
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

É isso aí Zé! Excelente "terapia" para voltar às motocas! :D

Vi que pretende usar as mesmas cores, mas foscas! Eu, particularmente, acho bonitas cores foscas, mas para cuidar são muito ruins e em pouco tempo sua moto tá com aparência de "rat bike"! rsrsrs Então, porque não pinta com aquele laranja da KTM, o que tem umas "purpurinas"! hauahauah Ia ficar show! E a combinação laranja/preta eu acho MASSA!

Uma dica: vi no Tornadeiros um cara vendendo um guidão Pro Taper Pastrana FMX, com adaptador, espuma, manoplas, tudo PRO TAPER por 300 e alguns reais! O preço tá MUITO barato e é O guidão, não tem nem o que comentar!

Quanto à rabeta, tem uma da protork que dá pra adaptar facinho e fica legalzinha!

Olha na minha antiga XRinha:

Imagem

Imagem
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Zeh, a motoca está precisando de um trato mesmo, mas pelo que vc falou parece que vai ficar de muito bom gosto!

Amplexos roedores!
Versys 650 S ABS
Stuka
Motoqueiro

Mensagem por Stuka »

Zeh
Por aquí flagrei essa adaptação.
Na boa? Não curto muito.
Creio que um escape legalzão na lateral fica melhor que essas gambiarras.
Não deu tempo de fazer fotos laterais, mas o cara suspendeu demais a traseira para caber isso aí na XTZ.

Imagem
Fabio "Stuka"
TREXEIRO
Roda Presa
Contato:

Mensagem por TREXEIRO »

Tambem vou acompanhar, acho muito legal uma reforma completa com melhorias na moto.
E O Sr, DISSE... TREXEIRO MEU FILHO, VOCE ESTA INDO POR UM MAL CAMINHO !
EU...ESQUENTA NÃO Sr. TÔ INDO DE "TÉNÉRÉ" .
A LENDA ESTA VOLTANDO...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Zeh, como já disseram aí em cima, também recomeindu cuidar primeiro de mecânica (motor, embreagem, caixa de marchas, etc), elétrica (principalmente o chicote e a parte de magneto, bobinas e CDI) e ciclística (quadro, suspensões, caixa de direção). Uma vez que esses ítens estejam todos revisados e peças defeituosas substituidas, você poderá pensar com muito mais conforto e criatividade na parte estética.

Penso que o principal é você ter uma boa base onde construir sua obra. Primeiro cuide de ter um ótimo alicerce. Se você tiver isso, você pode fazer coisas incríveis sobre esse alicerce.

Vou acompanhar essa reforma. Favor não furar (deixar de prestar informações, esclarecimentos e depoimentos, além de muitas fotos, é claro). ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Gelous escreveu:(...)
Uma dica: vi no Tornadeiros um cara vendendo um guidão Pro Taper Pastrana FMX, com adaptador, espuma, manoplas, tudo PRO TAPER por 300 e alguns reais! O preço tá MUITO barato e é O guidão, não tem nem o que comentar!
(...)

Quer me levar à falência?!?!? Trezentão em um guidão!?!? Vem uma moto junto com ele??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quem sabe, mais pra frente, qdo o bolso desapertar... Mas no momento, tem muita coisa pra ser trocada na magrela... ;-)
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Stuka escreveu:Zeh
Por aquí flagrei essa adaptação.
Na boa? Não curto muito.
Creio que um escape legalzão na lateral fica melhor que essas gambiarras.
Não deu tempo de fazer fotos laterais, mas o cara suspendeu demais a traseira para caber isso aí na XTZ.

Imagem

Putz, ficou estranho demais este escape por debaixo do banco.

Realmente, o escape vai ficar melhor na lateral.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Stuka escreveu:(...)

Imagem
Ficou parecendo um C*, hahahahahahaha... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se eu fizer o escape saindo por baixo da rabeta, penso em colocar algo tipo uma saída dupla... Pra falar a verdade, o quesito rabeta é o q mais esta me consumindo recursos. Não paro de pensar no que vou fazer com a rabeta, hahahahahahah... :lol: :lol: :lol:
Uma rabeta de XTZ + suporte de placa circuit raptor dá quase 100 pratas, e vai complicar se eu quiser o escape saindo por baixo do banco. Se eu deixar como esta, eu deixo de gastar essa grana, não vou ter problema com rabeta e lanterna, e de quebra, ainda fica o espaço livre pra sair escape por baixo do banco...
Pensei em adaptar ou inventar uma lanterna de leds, mas quero evitar ao máximo qq coisa q possa dar motivo pra polícia implicar...
Imagem
TREXEIRO
Roda Presa
Contato:

Mensagem por TREXEIRO »

Zeh escreveu:
Stuka escreveu:(...)

Imagem
Ficou parecendo um C*, hahahahahahaha... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se eu fizer o escape saindo por baixo da rabeta, penso em colocar algo tipo uma saída dupla... Pra falar a verdade, o quesito rabeta é o q mais esta me consumindo recursos. Não paro de pensar no que vou fazer com a rabeta, hahahahahahah... :lol: :lol: :lol:
Uma rabeta de XTZ + suporte de placa circuit raptor dá quase 100 pratas, e vai complicar se eu quiser o escape saindo por baixo do banco. Se eu deixar como esta, eu deixo de gastar essa grana, não vou ter problema com rabeta e lanterna, e de quebra, ainda fica o espaço livre pra sair escape por baixo do banco...
Pensei em adaptar ou inventar uma lanterna de leds, mas quero evitar ao máximo qq coisa q possa dar motivo pra polícia implicar...
Deixa quieto, esta rabeta, se esta funcionando bem ate agora gasta com outras melhorias, pra dar uma modificadinha podia simplesmente fazer uma plaquinha de Leds , ja ia ficar bem melhor de aparencia e baixa o consumo de energia da moto, se fosse eu, trocaria todas as lampadas por Leds, a bateria e o regulador agradecem, quem sabe baixando o consumo da para colocar uma lampade de farol mais potente sem comprometer o bom funcionamento da parte eletrica, isto sim é que acho MELHORIA, o resto é perfumaria, mas também gostamos dela, mas não precisa ser a prioridade.
E O Sr, DISSE... TREXEIRO MEU FILHO, VOCE ESTA INDO POR UM MAL CAMINHO !
EU...ESQUENTA NÃO Sr. TÔ INDO DE "TÉNÉRÉ" .
A LENDA ESTA VOLTANDO...
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Saurus escreveu:Zeh, como já disseram aí em cima, também recomeindu cuidar primeiro de mecânica (motor, embreagem, caixa de marchas, etc), elétrica (principalmente o chicote e a parte de magneto, bobinas e CDI) e ciclística (quadro, suspensões, caixa de direção). Uma vez que esses ítens estejam todos revisados e peças defeituosas substituidas, você poderá pensar com muito mais conforto e criatividade na parte estética.

Penso que o principal é você ter uma boa base onde construir sua obra. Primeiro cuide de ter um ótimo alicerce. Se você tiver isso, você pode fazer coisas incríveis sobre esse alicerce.

Vou acompanhar essa reforma. Favor não furar (deixar de prestar informações, esclarecimentos e depoimentos, além de muitas fotos, é claro). ;-)
Sim, sim. O amigo que vai me ajudar no processo conhece bem o assunto, e já avisou que é a primeira coisa que será feita. Aliás, só pelo que ele falou que vai fazer durante a revisão mecânica já vai render altas fotos. :cool: ;-)
Imagem
igortde
Roda Presa

Mensagem por igortde »

Opa ... se quiser uma circuit raptor ...
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 12&t=12094

Não precisa esquentar a questão da distância, quando comprei ele, comprei pela Net tb
Compro Tornado 2004
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Showwwwww

Adoro reformas!

To com o gelous, Pinta de preto fosco e laranja KTM, cor fosca fica encardida pra quem usa a moto todo dia!

Vai ficar animal o projeto, ela SM já está bem bonita.

Boa sorte!
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Uly
Roda Presa

Mensagem por Uly »

Zeh, não sei aonde vi que o cara que vai mexer, é mecânico de carro... Fala sério!!! :-(
Cara me liga e vemos o que fazer. Já está na oficina, né?
Vc sabe que sempre teve como fazer as coisas. Não sou mecânico e vc sabe muito bem disso, e não entendo de porra nenhuma.
Me passa um rádio pra conversarmos.
Abraço
Valeu
Uly
Imagem
Responder