Cuidados com oxidação no litoral
- Mau/Santos
- Mito
Re: Cuidados com oxidação no litoral
Uma vez comprei no mercado meia dúzia daqueles potinhos de chupar umidade de armário.....$ jogado fora.....em menos de 1 semana estava todos lotados de água, e a umidade continuava alta.
Cintos e calçados de couro ficam cheios de bolotas de mofo em 15 dias.
Tênis descolam ou esfarelam as solas em 6 meses.
Um transtorno
Tênis descolam ou esfarelam as solas em 6 meses.
Um transtorno
Since 03/03/2006
- froesdamotta
- Motoqueiro
Deixar os armários abertos ajuda !Mau/Santos escreveu: 07 Mar 2023, 17:33 ....
.....
Um transtorno
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
-
Puma
Quando morava de frente a Guarapiranga até os CDs tinham mofo.
Tudo tinha Mofo.
Um saco!!
Minha experiência no litoral além do mofo a maresia, na época no carro ainda fazia a merda de lubrificar o chassi do carro com óleo de mamona.
Estar perto da agua é maravilhoso mas da um trabalho da porra.
fui..........
Tudo tinha Mofo.
Um saco!!
Minha experiência no litoral além do mofo a maresia, na época no carro ainda fazia a merda de lubrificar o chassi do carro com óleo de mamona.
fui..........
- Mau/Santos
- Mito
Em casa, como o tamanho do quarto permitia, fizemos uma divisão e ficamos com um "falso" closet. Nada tem porta.....e tudo mofa. kkkkkkkkkfroesdamotta escreveu: 08 Mar 2023, 07:48Deixar os armários abertos ajuda !Mau/Santos escreveu: 07 Mar 2023, 17:33 ....
.....
Um transtorno
Since 03/03/2006
- Mau/Santos
- Mito
Se em Guarapiranga mofa, imagina perto do mar........no caso, vc nem precisa imaginar, pq sabePuma escreveu: 08 Mar 2023, 08:45 Quando morava de frente a Guarapiranga até os CDs tinham mofo.
Tudo tinha Mofo.
Um saco!!
Minha experiência no litoral além do mofo a maresia, na época no carro ainda fazia a merda de lubrificar o chassi do carro com óleo de mamona.![]()
![]()
fui..........
E óleo de mamona, A RIGOR, se aplica, não se pulveriza, pq ele é grosso.
O pulverizado é dissolvido não sei bem em q outro produto, pra afinar, e aí perde as propriedades originais em parte, ou mesmo adquire capacidades agressivas a borrachas, por exemplo.
A gente é enganado de todo jeito.....
Mas, a despeito do trabalho q dá, eu gosto demais de morar perto do mar.
Since 03/03/2006
- CARLOS KABELUDO
- Roda Presa
pena não ter emogi de fogoRobson escreveu: 06 Mar 2023, 13:24 Mas esse lance da capa vale para até no deserto do Atacama...
Nunca se deve cobrir uma moto que acabou de chegar de um rolê.
- Mau/Santos
- Mito
Pergunta de leigo total:CARLOS KABELUDO escreveu: 09 Mar 2023, 09:19
pena não ter emogi de fogoRobson escreveu: 06 Mar 2023, 13:24 Mas esse lance da capa vale para até no deserto do Atacama...
Nunca se deve cobrir uma moto que acabou de chegar de um rolê.
Será q é só o calor do motor sob a capa q gera uma atmosféra q detona pintura e cromado, ou será q esse processo de esfriamento do motor gera algum tipo de gás (q o pessoal às vezes chama erroneamente de vapor de enxofre), e isso é q estraga a pintura?
Pq se vc coocar capa na moto fria, mesmo debaixo de sol forte não estraga igual.....
Since 03/03/2006
-
Robson
Mau, nunca vi pintura estragada por calor embaixo da capa.
Eu sempre usei capa em cima da moto, e já estraguei uma por colocar na moto com motor quente. Ela derrete, simples assim.
O esfriamento do motor não gera nenhum gás e isso não tem sentido algum, senão seria um problema que aconteceria em carros, que tem o compartimento do motor fechado por quase completo.
Sempre que chego em casa e coloco a capa com o motor quente, tomo o cuidado de não cobrir o motor e escapamento.
Uma coisa que realmente fode pintura embaixo de capa é umidade em excesso... Tipo cobrir a moto molhada de chuva.
Eu sempre usei capa em cima da moto, e já estraguei uma por colocar na moto com motor quente. Ela derrete, simples assim.
O esfriamento do motor não gera nenhum gás e isso não tem sentido algum, senão seria um problema que aconteceria em carros, que tem o compartimento do motor fechado por quase completo.
Sempre que chego em casa e coloco a capa com o motor quente, tomo o cuidado de não cobrir o motor e escapamento.
Uma coisa que realmente fode pintura embaixo de capa é umidade em excesso... Tipo cobrir a moto molhada de chuva.
-
Puma

Sempre usei capa direto, tenho aquela para colocar com motor quente, forrada etc e tal.
Mas.........sempre espero um pouco o motor esfriar um pouco para colocar.
Essa Blackcover já tem bem uns 10 anos usava na DR e hoje vai na Harley, tá bem acostumada com motor quente.
fui.........
- Mau/Santos
- Mito
Então deve ser o calor, a umidade e a qualidade da capa (que não era das baratinhas) q deixavam a shadow véia melada se nao esperasse esfriar legal o motor.
Since 03/03/2006
O melado pode ser vapor de óleo, não?! Não sei a sheldon, mas as hds liberam bastante vapor de óleo pelos respiros no topo dos cilindros.
A v-rod mesmo tem um probleminha crônico de rasgar a mangueira que sai desse respiro e faz parecer que a moto tá com vazamento no cabeçote. Mas na verdade é só que o material da mangueira é corroído pelo vapor do óleo e começa a lambrecar tudo...
A v-rod mesmo tem um probleminha crônico de rasgar a mangueira que sai desse respiro e faz parecer que a moto tá com vazamento no cabeçote. Mas na verdade é só que o material da mangueira é corroído pelo vapor do óleo e começa a lambrecar tudo...
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
- Mau/Santos
- Mito
Conforme já disse, sou totalmente leigo, mas faz certo sentido.mumorato escreveu: 09 Mar 2023, 22:22 O melado pode ser vapor de óleo, não?! Não sei a sheldon, mas as hds liberam bastante vapor de óleo pelos respiros no topo dos cilindros.
Aquele melado q fica nas superfícies não é "normal"......fica tudo meio engordurado, mesmo
Since 03/03/2006
- Harley Davrison
- Roda Presa
Eu descarto ser 'vapor de óleo', pois, evaporação ocorre quando uma substância atinge seu ponto de ebulição, que para os óleos lubrificantes são em torno de 300°C.
Mas não descarto ser algum aditivo do óleo que evapore em temperaturas menores. No caso da Harley acredito que o melado tenha sido causado por micro gotículas de óleo que acabam saindo pela mangueira e com a acumulação deixam o motor sujo.
No caso da capa, minha teoria, que o melado possa ser algum componente usado na fabricação da capa que com temperatura possa sim acabar evaporando e posteriormente condensando na moto.
Mas não descarto ser algum aditivo do óleo que evapore em temperaturas menores. No caso da Harley acredito que o melado tenha sido causado por micro gotículas de óleo que acabam saindo pela mangueira e com a acumulação deixam o motor sujo.
No caso da capa, minha teoria, que o melado possa ser algum componente usado na fabricação da capa que com temperatura possa sim acabar evaporando e posteriormente condensando na moto.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
- Optimus Leo
- Mito
Quando se fala de óleos lubrificantes, falamos do ponto de fulgor (ponto em que um líquido começa a emitir vapores em quantidade suficiente para realizar uma combustão), o qual na maioria dos lubrificantes de motor está na faixa dos 210-230 °CHarley Davrison escreveu: 10 Mar 2023, 14:55 Eu descarto ser 'vapor de óleo', pois, evaporação ocorre quando uma substância atinge seu ponto de ebulição, que para os óleos lubrificantes são em torno de 300°C.
Ou seja, para chegar a esse ponto, o motor teria detonado bem antes do lubrificante chegar a fazer ebulição completa. Não seria este caso.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Quando não tinha garagem coberta de verdade, eram toldos meia boca, sempre que chegava do rolê com a moto de passeio, a cobria com capa sem esperar esfriar, e nunca aconteceu nada...
Z900RS
Eu estou na moto 3 que uso capa com moto quente e as vezes molhada e nunca deu nada, a única coisa que notei é que nas que ficavam sob o sol, a bolha ganhou um tom amarelado e micro trinquinhas no acrilico , tanto na bandit, quanto na strom ocorreu isso, na Mônica fica com capa mas em garagem coberta , evita mais a poeira e respingo de agua e curiosos.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Psn: Daninean
Um ano e meio passados, volto para compartilhar alguns aprendizados de cuidados com a moto na praia:
1- Capa é obrigatório.
A minha HD sempre ficou coberta por capa e a tornado e a PCX não. Então dava para ver bem a diferença entre a oxidação agindo nelas. Faz muita diferença. E nem só pela oxidação, é que a maresia deixa tudo melecado. Uma oleosidade com sal e areia que acaba com a pintura e com o metal. Antes eu usava uma capa de tecido que não ajudava muito contra a maresia. Depois comprei uma capa de um tecido tipo de guarda chuva no Ali express (paguei uns 90 reais) e foi uma ótima aquisição. Melhorou muito contra a meleca que ficava na moto.
2- WD, silicone, desingripante, são eficazes por uma/duas semanas só.
Usei esses produtos para tentar amenizar a ferrugem, mas não é o suficiente. Pouco mais de uma semana depois começa a aparecer pontos de ferrugem mesmo onde havia o material. No começo eu usava o WD, pois ele é menos oleoso. Mas não durava muito e é bem caro. Depois comecei a testar desingripantes e silicones, pois como eram baratos, eu gastava uma lata por semana pra banhar a tornado e a HD. Eu lavava rápidinho as motos, e depois dava um banho de desingripante. Mas fazer isso toda semana é um saco, tem final de semana que tá frio, que tá chovendo, que tu viaja, e por aí vai... Se tu pula um, certeza que no próximo vai ter uma casquinha de ferrugem nova pra tu tratar. Foda.
3-Produtos para barcos.
Usei alguns produtos que o pessoal que cuida de embarcações usam, como o Corrosion X (da lata vermelha) e esse funciona bem. Ele é um óleo que a viscosidade lembra um pouco um óleo singer, mas a aplicação é por spray aerosol.
Tu pode passar na moto e depois limpar com um pano para retirar o excesso. Esse carinha não deixa absolutamente nenhuma ferrugem se criar, e parece que até regride a oxidação em alguns casos. Mas o grande ponto negativo dele é que é MUITO oleoso. E isso é horrível, mesmo depois de retirar o excesso, se tu encosta pode te sujar de óleo. Além de que quando tu sai dar um rolê, gruda um monte de poeira e fuligem nos cantos da moto, onde o óleo fica mais concentrado. E pra tirar isso é só usando algum desengraxante. O corrosion X eu aplicava um pouquinho SÓ UMA vez no mês (usei uns 4 meses e gastei meia lata), então fazia bem o serviço, perto dos desingripantes que precisava reforçar toda semana. Mas esse deixava a moto zoada, oleosa e sujava demais.
4-Verniz para motor.
Conversando com o pessoal de uma estética automotiva aqui da cidade, me indicaram dar um banho na moto com um "Verniz para motor" que dá hidrorepelência e blablablá... Eu fiquei descrente, pois pra mim esse é o tipo de produto placebo vendido pra auto-entusiasta. Comprei um pela internet sem muito sem saber o que era(motor coat o nome) e não serviu pra nada. Nem uma semana depois já tava tudo enferrujando.
Por sorte encontrei novamente o dono da estética automotiva, e disse que não havia funcionado. Então ele pediu para eu levar a moto até ele, que faria a lavagem e aplicaria um "Verniz de motor da vonixx", e assim o fiz, levei a HD, que é cheia de cromados e metal aparente. Não tem nenhum plástico.
Enfim, não tenho nem muito o que dizer, a não ser que o produto é MILAGROSO. O produto(é um líquido aplicado com pistola de pintura), depois de seco, não deixa nenhum resíduo oleoso e protege demais. Eu continuei morando na mesma casa 1 quadra da praia por quase 3 meses sem precisar de mais nenhum cuidado adicional. Nem lavar a moto eu lavava (até pra evitar de tirar o produto).
Depois disso eu me mudei para mais longe pra praia, umas 8 quadras. Aqui a oxidação é muito mais tranquila, mas ainda assim qualquer coisa sem proteção enferruja rapidinho. A HD ficou sem precisar de mais nenhum produto por +- uns 9 meses. É realmente milagroso contra a ferrugem.
A Tornado acabei vendendo há alguns meses, mas eu testei o mesmo verniz de motor da Vonixx, mas dessa vez em Spray. O resultado acredito que seja muito semelhante, pois apliquei uma vez, vendi a moto uns 3 meses depois sem precisar 'retocar' a primeira aplicação. Me custou 50 reais e gastei meia lata pra aplicar na moto inteira. A outra meia lata eu usei recentemente para reforçar o verniz da HD.
Por fim, então acho que cheguei na combinação que menos dá dor de cabeça pra manter: Capa de tecido impermeável + verniz de motor. É uma combinação muito simples, barata, e que não dá trabalho para manter. Espero que esse post ajude aos próximos m@dianos à manter suas prateleiras de samambaia sem ferrugem pelos próximos anos
1- Capa é obrigatório.
A minha HD sempre ficou coberta por capa e a tornado e a PCX não. Então dava para ver bem a diferença entre a oxidação agindo nelas. Faz muita diferença. E nem só pela oxidação, é que a maresia deixa tudo melecado. Uma oleosidade com sal e areia que acaba com a pintura e com o metal. Antes eu usava uma capa de tecido que não ajudava muito contra a maresia. Depois comprei uma capa de um tecido tipo de guarda chuva no Ali express (paguei uns 90 reais) e foi uma ótima aquisição. Melhorou muito contra a meleca que ficava na moto.
2- WD, silicone, desingripante, são eficazes por uma/duas semanas só.
Usei esses produtos para tentar amenizar a ferrugem, mas não é o suficiente. Pouco mais de uma semana depois começa a aparecer pontos de ferrugem mesmo onde havia o material. No começo eu usava o WD, pois ele é menos oleoso. Mas não durava muito e é bem caro. Depois comecei a testar desingripantes e silicones, pois como eram baratos, eu gastava uma lata por semana pra banhar a tornado e a HD. Eu lavava rápidinho as motos, e depois dava um banho de desingripante. Mas fazer isso toda semana é um saco, tem final de semana que tá frio, que tá chovendo, que tu viaja, e por aí vai... Se tu pula um, certeza que no próximo vai ter uma casquinha de ferrugem nova pra tu tratar. Foda.
3-Produtos para barcos.
Usei alguns produtos que o pessoal que cuida de embarcações usam, como o Corrosion X (da lata vermelha) e esse funciona bem. Ele é um óleo que a viscosidade lembra um pouco um óleo singer, mas a aplicação é por spray aerosol.
Tu pode passar na moto e depois limpar com um pano para retirar o excesso. Esse carinha não deixa absolutamente nenhuma ferrugem se criar, e parece que até regride a oxidação em alguns casos. Mas o grande ponto negativo dele é que é MUITO oleoso. E isso é horrível, mesmo depois de retirar o excesso, se tu encosta pode te sujar de óleo. Além de que quando tu sai dar um rolê, gruda um monte de poeira e fuligem nos cantos da moto, onde o óleo fica mais concentrado. E pra tirar isso é só usando algum desengraxante. O corrosion X eu aplicava um pouquinho SÓ UMA vez no mês (usei uns 4 meses e gastei meia lata), então fazia bem o serviço, perto dos desingripantes que precisava reforçar toda semana. Mas esse deixava a moto zoada, oleosa e sujava demais.
4-Verniz para motor.
Conversando com o pessoal de uma estética automotiva aqui da cidade, me indicaram dar um banho na moto com um "Verniz para motor" que dá hidrorepelência e blablablá... Eu fiquei descrente, pois pra mim esse é o tipo de produto placebo vendido pra auto-entusiasta. Comprei um pela internet sem muito sem saber o que era(motor coat o nome) e não serviu pra nada. Nem uma semana depois já tava tudo enferrujando.
Por sorte encontrei novamente o dono da estética automotiva, e disse que não havia funcionado. Então ele pediu para eu levar a moto até ele, que faria a lavagem e aplicaria um "Verniz de motor da vonixx", e assim o fiz, levei a HD, que é cheia de cromados e metal aparente. Não tem nenhum plástico.
Enfim, não tenho nem muito o que dizer, a não ser que o produto é MILAGROSO. O produto(é um líquido aplicado com pistola de pintura), depois de seco, não deixa nenhum resíduo oleoso e protege demais. Eu continuei morando na mesma casa 1 quadra da praia por quase 3 meses sem precisar de mais nenhum cuidado adicional. Nem lavar a moto eu lavava (até pra evitar de tirar o produto).
Depois disso eu me mudei para mais longe pra praia, umas 8 quadras. Aqui a oxidação é muito mais tranquila, mas ainda assim qualquer coisa sem proteção enferruja rapidinho. A HD ficou sem precisar de mais nenhum produto por +- uns 9 meses. É realmente milagroso contra a ferrugem.
A Tornado acabei vendendo há alguns meses, mas eu testei o mesmo verniz de motor da Vonixx, mas dessa vez em Spray. O resultado acredito que seja muito semelhante, pois apliquei uma vez, vendi a moto uns 3 meses depois sem precisar 'retocar' a primeira aplicação. Me custou 50 reais e gastei meia lata pra aplicar na moto inteira. A outra meia lata eu usei recentemente para reforçar o verniz da HD.
Por fim, então acho que cheguei na combinação que menos dá dor de cabeça pra manter: Capa de tecido impermeável + verniz de motor. É uma combinação muito simples, barata, e que não dá trabalho para manter. Espero que esse post ajude aos próximos m@dianos à manter suas prateleiras de samambaia sem ferrugem pelos próximos anos
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
- Mau/Santos
- Mito
Tava vendo uma matéria a respeito.
Cobrir moto com motor quente gera condensação sob a capa, o q pode danificar algumas partes da moto.
Aquilo vira uma sauna.
Pode ser q por aqui ser úmido demais, potencialize essas coisas.
Cobrir moto com motor quente gera condensação sob a capa, o q pode danificar algumas partes da moto.
Aquilo vira uma sauna.
Pode ser q por aqui ser úmido demais, potencialize essas coisas.
Since 03/03/2006