MotoGP 2022
Re: MotoGP 2022
Sem querer jogar lenha na fogueira (até pq sou fã do Morbi), mas já jogando...
Cá pra nós, está cômodo demais para os "segundos pilotos" da Yamaha. Dovi velha guarda não dava trabalho nenhum, o Morbi vem moribundo há um bom tempo e o problema é "da moto" e o terceiro piloto eu não lembro nem quem é. Como o Quarta vem fazendo milagre, fica parecendo que os demais estão se esforçando mas que o "fora da curva" é o Quarta
!! Essa vinda do Cal acho que serviu para lembrar que a Yamaha - com toda sua fraqueza de motor - ainda é a moto P1 do campeonato, inadmissível os demais pilotos ficarem, sei lá, mais de 10 posições atrás da primeira Yamaha (Diablo)...
Sei que muitos criticam a Honda por botar "todos os ovos numa cesta só", maaaaas, sou da opinião que se tem algum piloto da marca andando forte... o resto que se vire para acompanhar o P1 da marca. Deve ser mais barato trocar de piloto do que ficar ajustando a moto para cada um dos pilotos. E também não acho saudável ter dois, três pilotos andando "forte demais" (tipo Ducati), melhor 1 andando melhor e os outros ajudando o P1 a vencer o campeonato. Enfim, espero que o Cal de uma sacudida na motivação dos demais...
Sobre essa tema ainda... o que a Aprilia fez de "caro" para ajustar a moto pro MV? Ou foi o cabra que aprendeu a andar na moto - que é excelente, vide Esparga - após pequenos ajustes?
Cá pra nós, está cômodo demais para os "segundos pilotos" da Yamaha. Dovi velha guarda não dava trabalho nenhum, o Morbi vem moribundo há um bom tempo e o problema é "da moto" e o terceiro piloto eu não lembro nem quem é. Como o Quarta vem fazendo milagre, fica parecendo que os demais estão se esforçando mas que o "fora da curva" é o Quarta
Sei que muitos criticam a Honda por botar "todos os ovos numa cesta só", maaaaas, sou da opinião que se tem algum piloto da marca andando forte... o resto que se vire para acompanhar o P1 da marca. Deve ser mais barato trocar de piloto do que ficar ajustando a moto para cada um dos pilotos. E também não acho saudável ter dois, três pilotos andando "forte demais" (tipo Ducati), melhor 1 andando melhor e os outros ajudando o P1 a vencer o campeonato. Enfim, espero que o Cal de uma sacudida na motivação dos demais...
Sobre essa tema ainda... o que a Aprilia fez de "caro" para ajustar a moto pro MV? Ou foi o cabra que aprendeu a andar na moto - que é excelente, vide Esparga - após pequenos ajustes?
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Re: MotoGP 2022
Acho que foram mais ajustes mesmo e adaptação do MV. O acerto dele é um pouco diferente do Aleix, então levou um tempo para eles encontrarem os ajustes, pois o Aleix ainda pilota meio do jeito "antigo" (ele não se pendura tanto pra fora da moto quanto os pilotos mais novos). Mas o Romano Albesiano, depois dos testes de Misano, explicou que eles não terão problema em desenvolver coisas em duas direções diferentes para atender aos dois pilotos de fábrica.
Acho que o MV pode ganhar muitas corridas, pois quando ele foi bem, ainda cometia vários erros. Quando ele conseguir aquela precisão de não errar nada e ainda tiver coisas sendo desenvolvidas para ele, pode ser uma grande ameaça.
A situação do Morbido tá muito ruim mesmo, tá parecendo o Dovi e o Petrux quando a Michelin mudou a construção do pneu traseiro e eles não conseguiam mais andar na frente. No final a Ducati acabou acertando ao trazer caras novos que se adaptaram à moto, em vez de ficar tentando mudar a moto para os pilotos que não acompanharam as mudanças. É uma pena que a Yamaha não vai mais ter equipe satélite, pois não tem onde colocar novatos. Especulam que a VR46 poderia ser a satélite da Yamaha para 2024, mas hoje, quem abandonaria a Ducati para andar de Yamaha? Eu não faria essa troca nem a pau.
Acho que o MV pode ganhar muitas corridas, pois quando ele foi bem, ainda cometia vários erros. Quando ele conseguir aquela precisão de não errar nada e ainda tiver coisas sendo desenvolvidas para ele, pode ser uma grande ameaça.
A situação do Morbido tá muito ruim mesmo, tá parecendo o Dovi e o Petrux quando a Michelin mudou a construção do pneu traseiro e eles não conseguiam mais andar na frente. No final a Ducati acabou acertando ao trazer caras novos que se adaptaram à moto, em vez de ficar tentando mudar a moto para os pilotos que não acompanharam as mudanças. É uma pena que a Yamaha não vai mais ter equipe satélite, pois não tem onde colocar novatos. Especulam que a VR46 poderia ser a satélite da Yamaha para 2024, mas hoje, quem abandonaria a Ducati para andar de Yamaha? Eu não faria essa troca nem a pau.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Re: MotoGP 2022 - Aragón
Assinaram só uma carta de intenções/entendimento por enquanto.Kokimoto escreveu: 16 Set 2022, 10:30 Parece que vai ter corrida na Índia ano que vem
https://www.news18.com/news/auto/exclus ... 71951.html
Não sei como resolveram, mas nunca conseguiram fazer um GP na Índia pq, pelo que ouvi, o governo indiano queria cobrar imposto de renda de todo mundo (dorna, equipes e pilotos) na fração de 1/(número de corridas no ano) kkkkk
https://timesofindia.indiatimes.com/aut ... 352079.cms
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Re: MotoGP 2022 - Motegi
FDS de corrida em Motegi. A última corrida lá foi em 2019, muitos novatos nunca andaram lá de MotoGP.
Horários malucos, vou gravar. Já passei da idade de ficar acordado essa hora pra assistir
Sábado
03:05 - 03:20 MotoGP Q1
03:30 - 03:45 MotoGP Q2
Domingo
01:20 Moto2 RAC
03:00 MotoGP RAC
Horários malucos, vou gravar. Já passei da idade de ficar acordado essa hora pra assistir
Sábado
03:05 - 03:20 MotoGP Q1
03:30 - 03:45 MotoGP Q2
Domingo
01:20 Moto2 RAC
03:00 MotoGP RAC
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Acabou de passar um tufão e deu tempo certinho de os aviões pousarem, mas já tem outro alinhado para chegar no Japão no fds. Talvez nem tenha corrida. Se tiver, vai chover muito.
https://typhoon.yahoo.co.jp/weather/jp/typhoon/
Notificação de ocorrência/aproximação/desaparecimento de tufão com o aplicativo meteorológico do Yahoo
Visão geral do tufão
ciclone tropical a
Espera-se que uma depressão tropical ao sul do Japão se transforme em um tufão em 24 horas.
Espera-se que este ciclone tropical se transforme em um tufão ao sul do Japão na sexta-feira, 23, e depois mude seu curso para nordeste e saia da Península de Kii.
Fique atento para informações futuras.
(texto do google tradutor)
https://typhoon.yahoo.co.jp/weather/jp/typhoon/
Notificação de ocorrência/aproximação/desaparecimento de tufão com o aplicativo meteorológico do Yahoo
Visão geral do tufão
ciclone tropical a
Espera-se que uma depressão tropical ao sul do Japão se transforme em um tufão em 24 horas.
Espera-se que este ciclone tropical se transforme em um tufão ao sul do Japão na sexta-feira, 23, e depois mude seu curso para nordeste e saia da Península de Kii.
Fique atento para informações futuras.
(texto do google tradutor)
Bão para a Yamaha né? Já que com chuva não precisa de motor (e 4 em linha, liso).
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
A previsão por enquanto mostra chuva sábado, mas quase nada domingo. Seria um fds bem estranho, pois já não vai ter treino sexta de manhã. Se não chover sexta de tarde, o FP1 de sexta a tarde pode ser a sessão mais importante pra ver quem irá pro Q2
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
E isso numa pista onde não correm desde 2019, quando só o Miller tinha baixador de suspensão e era uma versão de testes ainda.Kokimoto escreveu:A previsão por enquanto mostra chuva sábado, mas quase nada domingo. Seria um fds bem estranho, pois já não vai ter treino sexta de manhã. Se não chover sexta de tarde, o FP1 de sexta a tarde pode ser a sessão mais importante pra ver quem irá pro Q2
Marcus, acho que depende do grip do asfalto. No passado ele era bom mesmo na chuva - vi uns vídeos de MM x Dovi na chuva, Quarta x MM tb - mas se estiver muito escorregadio, a Yamaha sofre por não conseguir usar a velocidade em curva ou as zebras (como o Quarta sofreu recentemente). Já de Ducatão, eles podem botar a moto de pé e acelerar muito mais.
Com chuva, Miller pode ir bem e MM também, já que a pilotagem na chuva exige menos do físico. Bagnaia não é muito bom de chuva. Vamos ver
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:

FP1 seco, previsão de muita chuva amanhã, então Q1/2 já devem estar decididos.
O tempo dos 4 primeiros é praticamente idêntico pqp
Diferença de apenas 0.7 décimo de segundo do 1°para o 4° e de apenas 0,5 segundo do 1° para o 15°...

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
0,7 décimo eh insano mesmo. Acho que não dá tempo nem de piscar.
Motos cada vez mais esquisitas hehe
Motos cada vez mais esquisitas hehe
Dá para piscar 3 ou 4 vezes, segundo o GoogleKokimoto escreveu: 23 Set 2022, 10:06 0,7 décimo eh insano mesmo. Acho que não dá tempo nem de piscar.
Google escreveu:...uma piscada dura cerca de 100 a 150 milissegundos. Assim, o olho consegue piscar em torno de 5 vezes em apenas 1 segundo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
O loco rsrs
- Optimus Leo
- Mito
Em umas declarações do Stoner, ele comenta que a eletronica tem virado um problema tal, que faz que os pilotos atuais nem saibam direto o que precisam mudar na moto para ela ficar melhor. Ele comenta particularmente da Ducati, que os caras em vez de tentar resolver o problema da forma "tradicional", eles desenvolviam eletronica a fim de sanar o problema. Mas isso é tipo usar um bandaid para tentar resolver os problemas.
Sim, pode ate estancar a ferida, mas o problema continua lá. E com os pilotos perdendo a sensibilidade e feedback da moto, tendo que confiar cegamente no pacote eletronico, fica dificil eles poder evoluir e resolver problemas no desenvolvimento da moto. Vão só "muquiando" os problemas, tentando compensar com eletronica.
Ele comenta como isso está criando uma geração de pilotos que nem sabem direito o que está acontecendo com a moto, não conseguem sentir ela 100%, e isso faz que engenheiros tenham tanto problema em tentar solventar alguns problemas e que tem alguns pilotos que realmente parecem apagados numa moto, enquanto outro na mesma andam muito bem. Antes, existia mais liberdade de ajustes para tentar casar o estilo do piloto com melhorias da moto. Hoje a eletronica tem simplificado algumas coisas, mas tem criado esse problema: ou vc se adapta ou não vai andar bem, não tem mais como tentar fazer uma moto funcionar.
Ele ainda alfinetou a Ducati, quem ele diz ser os principais culpados de seguir esta estratégia, dizendo "por isso é que não tem ganhado nenhum campeonato desde que eu ganhei". Comenta que a Ducati só tenta ir botando panos quentes encima dos problemas, tentar muquiar o mesmo, mas sem resolver a questão lá no fundo.
Sim, pode ate estancar a ferida, mas o problema continua lá. E com os pilotos perdendo a sensibilidade e feedback da moto, tendo que confiar cegamente no pacote eletronico, fica dificil eles poder evoluir e resolver problemas no desenvolvimento da moto. Vão só "muquiando" os problemas, tentando compensar com eletronica.
Ele comenta como isso está criando uma geração de pilotos que nem sabem direito o que está acontecendo com a moto, não conseguem sentir ela 100%, e isso faz que engenheiros tenham tanto problema em tentar solventar alguns problemas e que tem alguns pilotos que realmente parecem apagados numa moto, enquanto outro na mesma andam muito bem. Antes, existia mais liberdade de ajustes para tentar casar o estilo do piloto com melhorias da moto. Hoje a eletronica tem simplificado algumas coisas, mas tem criado esse problema: ou vc se adapta ou não vai andar bem, não tem mais como tentar fazer uma moto funcionar.
Ele ainda alfinetou a Ducati, quem ele diz ser os principais culpados de seguir esta estratégia, dizendo "por isso é que não tem ganhado nenhum campeonato desde que eu ganhei". Comenta que a Ducati só tenta ir botando panos quentes encima dos problemas, tentar muquiar o mesmo, mas sem resolver a questão lá no fundo.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Tinha lido também, sempre acho interessantes os pontos de vista dele. E olha que não tem mais aquela eletrônica proprietária fodastica, Honda sofreu e ainda sofre muito, Yamaha tb para usarem a ECU spec.
Mas não tem muito jeito, o jogo hoje é desse jeito e não vai mudar. Pelo menos tem menos daqueles high sides monstro.
Antes de diminuir eletrônica, podiam tirar as asas que já ajudaria muito.
Mas não tem muito jeito, o jogo hoje é desse jeito e não vai mudar. Pelo menos tem menos daqueles high sides monstro.
Antes de diminuir eletrônica, podiam tirar as asas que já ajudaria muito.
- Optimus Leo
- Mito
É a mesma coisa, hoje os engenheiros não conseguem mais fazer cálculo nem desenhar sem ajuda de computadores, a gente vai ficando dependente e preguiçoso da tecnologia
Lembro que quando adolescente sabia de cor todos os telefones de amigos e namoradinhas, lembrava os aniversários das pessoas, etc...
Hoje nem o numero do celular da minha mãe eu lembro de cabeça
Lembro que quando adolescente sabia de cor todos os telefones de amigos e namoradinhas, lembrava os aniversários das pessoas, etc...
Hoje nem o numero do celular da minha mãe eu lembro de cabeça
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Outro dia um pessoal tava desesperado no Facebook pq um parente foi viajar de moto e sumiu. Ninguém sabia onde ele tava, não conseguiam falar com ele.
Estragou o celular do cara e ele ficou uns 3 dias sem conseguir falar com os parentes pq não lembrava o número de ninguém kkk
Treinos do sábado de manhã já começaram, a pista está enxarcada
Estragou o celular do cara e ele ficou uns 3 dias sem conseguir falar com os parentes pq não lembrava o número de ninguém kkk
Treinos do sábado de manhã já começaram, a pista está enxarcada
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Muita água mesmo
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
A chuva não passa e a previsão é piorar pq o tufão (chamado de Talas) está previsto para passar de tarde por lá.
Talvez façam a qualificação domingo de manhã ou então usem os tempos do FP1 mesmo (esses do FP2 obviamente estão bem piores)
Talvez façam a qualificação domingo de manhã ou então usem os tempos do FP1 mesmo (esses do FP2 obviamente estão bem piores)