Rodar com moto 50c na cidade - Duvidas
-
pamelapink
- Novato
Re: Rodar com moto 50c na cidade - Duvidas
ola eu tenho uma cinquentinha e adoro ando por tudo na minha cidade sem falar q gasta pouquissimo so uso so a autorizacao
Isso vai muito da polícia da cidade. Por aqui não rola, é sair com uma dessas q ela vai pro pátio.
Por aqui, questão de tempo pra começarem a embaçar com as elétricas tb, se já não estiverem embaçando.
Bike elétrica, se tiver acelerador, esquece tb, considerado ciclomotor:
"As normas publicadas nesta sexta pelo Contran valem somente para os modelos que utilizam energia elétrica como assistente aos pedais, os chamados "pedelecs", e não os que possuem acelerador.
Para circular em vias públicas, essa bicicleta elétrica tem que ter potência máxima de 350 Watts, alcançar velocidade máxima de 25 km/h e não dispor de acelerador. Os modelos também devem estar dotados de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores, além de pneus "em condição mínima de segurança".
Para as bicicletas elétricas com acelerador, a equiparação com ciclomotor continua."
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... omuns.html
Ciclomotor de até 50 cc deixa de ser "carroça" e precisa ter placa:
https://carros.uol.com.br/motos/noticia ... -placa.htm
Só não sei como vai emplacar um troço sem RENAVAN, sem número de chassi...
[ ]'s
Por aqui, questão de tempo pra começarem a embaçar com as elétricas tb, se já não estiverem embaçando.
"As normas publicadas nesta sexta pelo Contran valem somente para os modelos que utilizam energia elétrica como assistente aos pedais, os chamados "pedelecs", e não os que possuem acelerador.
Para circular em vias públicas, essa bicicleta elétrica tem que ter potência máxima de 350 Watts, alcançar velocidade máxima de 25 km/h e não dispor de acelerador. Os modelos também devem estar dotados de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores, além de pneus "em condição mínima de segurança".
Para as bicicletas elétricas com acelerador, a equiparação com ciclomotor continua."
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013 ... omuns.html
Ciclomotor de até 50 cc deixa de ser "carroça" e precisa ter placa:
https://carros.uol.com.br/motos/noticia ... -placa.htm
Só não sei como vai emplacar um troço sem RENAVAN, sem número de chassi...
[ ]'s

Para superar os limites impostos pelo caminhar ou pedalar, transporte de carga e coletivo à parte, veio a ideia de motorizar. O legal da estória é: se eliminou o cansaço e se ganhou no tempo. Logo, um mínimo de conforto, versatilidade e desempenho até podiam ser dispensáveis, se o "sofrer" fosse por pouco tempo. Ilustrando:
No tempo de garoto, 90's, no condomínio um mlk tinha uma mobilete Caloi. Por mais que o cara achasse aquilo "topzera", não via em nada ser melhor que minha bike. Para começar, inviável se o "dimenor" não ganhasse do pai, além da mobi uma mesada muito boa, para: gasolina, óleo e todo consumível, tudo mais caro q de bike, tipo freio, pneus, além de coisa que não faziam a menor falta na bike, como suspensão e parte elétrica.
Tudo isso para ir na escola, bem ali? Pior: além de cara, desconfortável. Aquela posição tosca, o banco fino, a fumaça, o fedor, por para pegar era aquela cena ridícula, e se tinha algum problema pior ainda o mico. Mas o cara adorava... vai entender!
Enfim, eu pegava mais que ele, sarado pelo pedalar e mesmo sem CNH já dirigindo e filando o carro para aquelas voltinhas no quarteirão com as cremosa e dar amasso, hehehe.
Deixando a coisa adolescente de lado, se a gente pensa só em transporte racional para cidade, SEM SOFRIMENTO, basta lembrar que há cidades e cidades. Então, tem coisa fraquinha que até serve para topografia plana e boa pavimentação.
Por exemplo: na falta de bons produtos ou grana para uma lead ou piaggio, essa tranqueirinha aí embaixo era o que me despertava algum interesse.
CVT limpinho e prático, freio a disco com aquele abs tosco, partida elétrica e pedal, descanso lateral e central, piso plano e com prolongamento para esticar as pernas e variar a posição, vinha com baú externo e sob o banco, para levar capa ou tranqueiras. Tivesse mais tecnologia e desempenho... taí, resolvia bem demais para uma pessoa ir e vir. Melhor, se assustava pelo alto índice de roubo e furto, pelo menos era zero despesa com documento e multa.
Via muito uma adesivada de preto tipo fibra de carbono no lugar o prateado, só isso já dava um visual menos brinquedinho. Melhor que uma mobilete fedorenta, desculpaí!

No tempo de garoto, 90's, no condomínio um mlk tinha uma mobilete Caloi. Por mais que o cara achasse aquilo "topzera", não via em nada ser melhor que minha bike. Para começar, inviável se o "dimenor" não ganhasse do pai, além da mobi uma mesada muito boa, para: gasolina, óleo e todo consumível, tudo mais caro q de bike, tipo freio, pneus, além de coisa que não faziam a menor falta na bike, como suspensão e parte elétrica.
Tudo isso para ir na escola, bem ali? Pior: além de cara, desconfortável. Aquela posição tosca, o banco fino, a fumaça, o fedor, por para pegar era aquela cena ridícula, e se tinha algum problema pior ainda o mico. Mas o cara adorava... vai entender!
Enfim, eu pegava mais que ele, sarado pelo pedalar e mesmo sem CNH já dirigindo e filando o carro para aquelas voltinhas no quarteirão com as cremosa e dar amasso, hehehe.
Deixando a coisa adolescente de lado, se a gente pensa só em transporte racional para cidade, SEM SOFRIMENTO, basta lembrar que há cidades e cidades. Então, tem coisa fraquinha que até serve para topografia plana e boa pavimentação.
Por exemplo: na falta de bons produtos ou grana para uma lead ou piaggio, essa tranqueirinha aí embaixo era o que me despertava algum interesse.
CVT limpinho e prático, freio a disco com aquele abs tosco, partida elétrica e pedal, descanso lateral e central, piso plano e com prolongamento para esticar as pernas e variar a posição, vinha com baú externo e sob o banco, para levar capa ou tranqueiras. Tivesse mais tecnologia e desempenho... taí, resolvia bem demais para uma pessoa ir e vir. Melhor, se assustava pelo alto índice de roubo e furto, pelo menos era zero despesa com documento e multa.
Via muito uma adesivada de preto tipo fibra de carbono no lugar o prateado, só isso já dava um visual menos brinquedinho. Melhor que uma mobilete fedorenta, desculpaí!

Editado pela última vez por Estranho em 20 Jul 2017, 16:29, em um total de 1 vez.
Rapai, até texto relativamente curto do Estranho cansa...
[ ]'s
[ ]'s

Kuati escreveu:Rapai, até texto relativamente curto do Estranho cansa...
[ ]'s

É, também fiquei com preguiça de ler...Estranho escreveu:Kuati escreveu:Rapai, até texto relativamente curto do Estranho cansa...
[ ]'s
![]()
Então nessa o Contran se ferrou pq não tem acelerador, ela tem tipo chave de potência o acelerador na teoria seria as marchas e o movimento no pedal impulsionando.Kuati escreveu:
[ ]'s
Acho que essa regra só pega aquelas bikes que o pessoal adapta mesmo o motor 2t.
Enviado do meu StarTac
Pior q eu li... esperando ter alguma informação q somasse algo à questão. Mas não tem merda nenhuma, esse zé louco q se julga escritor, tem capacidade zero de fazer um texto q prenda minimamente o leitor, pq não diz nada com nada, não contribui nem é interessante, na verdade as histórias são chatas.Cityite escreveu:É, também fiquei com preguiça de ler...![]()
Tem potencial, mas pena q é meninão jovem e não viveu o longos anos do fórum, talvez tivesse visto ao menos um texto do Gustavo CBs saberia o q é saber escrever, fazer de um texto escrito em fórum uma pintura, até cabra q não gostava de ler ficava vidrado.
---
Zulay, não entendi, as bikes elétricas q vi tinham acelerador igual de quadriciclo, por alavanca. Vi poucas pq como eu disse por aqui o bicho pega, muita polícia pra população pequena...
[ ]'s

Não me orgulho disso, mas num momento de abstinência de moto quase comprei uma dessa:

Quando entrei na loja a sanidade voltou rapidim.

Quando entrei na loja a sanidade voltou rapidim.

Pô, Quati...Kuati escreveu:Pior q eu li... esperando ter alguma informação q somasse algo à questão. Mas não tem merda nenhuma, esse zé louco q se julga escritor, tem capacidade zero de fazer um texto q prenda minimamente o leitor, pq não diz nada com nada, não contribui nem é interessante, na verdade as histórias são chatas.Cityite escreveu:É, também fiquei com preguiça de ler...![]()
Tem potencial, mas pena q é meninão jovem e não viveu o longos anos do fórum, talvez tivesse visto ao menos um texto do Gustavo CBs saberia o q é saber escrever, fazer de um texto escrito em fórum uma pintura, até cabra q não gostava de ler ficava vidrado.
---
Sua crítica vindo do alto da sua pilha de mer... ops, 10.266 posts só aqui, contra meus menos de mil daqui, inclusos meus fakes, e do forumnow, desde 2007... isso é bullying, cara!
Mas desde já te perdôo, magoei não, viu querida?
Já conseguir te entender... tlvz só qdo tiver meus posts cotados só por cotar.
[ ]'s
Pois é, eu que viajei, achava que era dispensável o acelerador e só controlava na. Chave de potência e no pedal, mais estava errado. Tava vendo um vídeo aqui, achei bacana que tem até piloto automático a bike, e o cara fala que ajudando no pedal sem esforço a autonomia chega a 200km.Kuati escreveu:.
---
Zulay, não entendi, as bikes elétricas q vi tinham acelerador igual de quadriciclo, por alavanca. Vi poucas pq como eu disse por aqui o bicho pega, muita polícia pra população pequena...
[ ]'s
Enviado do meu StarTac
50tinhas são show de bola pra uso urbano de deslocamento ao trabalho.
Há pouco tempo estava com uam Jog Tenn 50cc, anos 2004, que me quebrou um galhão, mecânica barata, e de facil manuseio.
Não é tão economica como dizem quando exigida por longos trechos....como eu fazia, rodava 20 km pra ir + 20 pra voltar....o consumo era de 30 a 32 km/L. Andando em 60 ou acima nas descidas...
Pastilhas de freios paguei 8 reais, correia da transmissao e kit reparos do CVT foi algo entre 50 e 70....e ficou com força plena como nova....
Só desativei o autolube por medo de fundir o motor, preferi eu mesmo misturar...
Unica coisa que é normal nas 2t, é que mais de 2 semanas parada....tinha que limpar o carburador...senão nao pegava....quando bem limpo, meia pedalada pegava...
Deixou saudades....
Sobre documentação, vai de estado para estado.
No paraná, é obrigatório, placa, CNH e pagar licenciamento, seguro, e IPVA.
Já no nordeste, via varios menores andando de 50tinha, pois la era permitido.
Abraços.
Barudi
Há pouco tempo estava com uam Jog Tenn 50cc, anos 2004, que me quebrou um galhão, mecânica barata, e de facil manuseio.
Não é tão economica como dizem quando exigida por longos trechos....como eu fazia, rodava 20 km pra ir + 20 pra voltar....o consumo era de 30 a 32 km/L. Andando em 60 ou acima nas descidas...
Pastilhas de freios paguei 8 reais, correia da transmissao e kit reparos do CVT foi algo entre 50 e 70....e ficou com força plena como nova....
Só desativei o autolube por medo de fundir o motor, preferi eu mesmo misturar...
Unica coisa que é normal nas 2t, é que mais de 2 semanas parada....tinha que limpar o carburador...senão nao pegava....quando bem limpo, meia pedalada pegava...
Deixou saudades....
Sobre documentação, vai de estado para estado.
No paraná, é obrigatório, placa, CNH e pagar licenciamento, seguro, e IPVA.
Já no nordeste, via varios menores andando de 50tinha, pois la era permitido.
Abraços.
Barudi
Factor 125 k - Roxa
Até o Bagrudi voltou, eita
- Saurus
- Mito
Ainda não sei se é o mesmo Barudi de outros tempos do M@D. Deve ser outro, pois este atual está com mensagens postadas legais, de boa, sem babaquice, respeitando os outros usuários...Estranho escreveu:Até o Bagrudi voltou, eita
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
As pessoas mudam! Nada como 15 anos a mais....
Abraços
Barudi
Abraços
Barudi
Factor 125 k - Roxa
- Saurus
- Mito
Que bom, cara. Tu mudou para melhor. Muito melhor.Barudi escreveu:As pessoas mudam! Nada como 15 anos a mais....
Abraços
Barudi
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Como diria o Joaquin
#PAZ
#PAZ