E a bolha NUNCA ESTOUROU.
- Betao Atibaia
- Motociclista
Re: E a bolha tá começando a estourar
Plausível essa explicação..mumorato escreveu:Betao Atibaia escreveu:Alguma coisa acontecendo com as Harley para todo mundo estar pedindo 1k a 2k acima da FIPE? A procura tá tão grande assim?
Estão pedindo mais caro nas usadas porque as 2016 vieram com preço exorbitante. Média de 10 mil de diferença entre os modelos 2015 e 2016. Então a venda das novas caiu e a procura das semi-novas subiu muito...
Vou fazer uma bela revisão na Jakinha e aguardar um tempo para voltar a pensar na HD.
De repente pulo para uma Boulevard 1500 C antes. Excelente custo x benefício e jaka de respeito.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
Jota, você é um cara gente boa e querido por muitos aqui no fórum, mas alguém tem que te avisar que as coisas não são tão simples assim.
Falando em centro de massa (ou de gravidade) por exemplo.
Para sair do achismo e se basear em alguns parâmetros, tem que se fazer os cálculos.
Tudo o que eu disse, se baseou em percepções que tive das duas motos. Ou seja, achismos.
Mas você quer argumentar com números. Só que só com esses dados, infelizmente, você está tanto no achismo quanto eu com minha percepção das duas motos.
Faça os cálculos de centro de gravidade e apresente aqui.
Aí sim, seu argumento realmente terá o peso da validade científica que você parece querer dar com seus achismos e dados de algumas variáveis.
#ficaadica

Para sair do achismo e se basear em alguns parâmetros, tem que se fazer os cálculos.
Tudo o que eu disse, se baseou em percepções que tive das duas motos. Ou seja, achismos.
Mas você quer argumentar com números. Só que só com esses dados, infelizmente, você está tanto no achismo quanto eu com minha percepção das duas motos.
Aí sim, seu argumento realmente terá o peso da validade científica que você parece querer dar com seus achismos e dados de algumas variáveis.
#ficaadica
-
Jota
opa, mudou de assunto, tentando continuar a desqualificar...Marp escreveu:Jota, você é um cara gente boa e querido por muitos aqui no fórum, mas alguém tem que te avisar que as coisas não são tão simples assim.
#ficaadica
começando por aqui:
mostre quais os cálculos para transformar 795mm(xr) ou 865mm(xc) em mais largo que os 945 da f800gs.
depois pra cá:
como uma alavanca feita com um guidon de 945mm pode ser menor q as feitas com 795 ou 865.
--------------
bom, depois que o fodão da física me responder isso, a gente passa para algo subjetivo: CG.
banco da bm muito mais alto
altura livre do solo muito maior
amortecedor traseiro da bm fica mais alto, da tiger, além de mais baixo, ainda tem o link para baixo
tanque da bm fica mais baixo
esses são indícios a respeito do CG das motos. 3 indícios mostrando bm com CG mais alto, 1 indício mostrando tiger com CG mais alto
aqui é chute? sim, claro, puro chute. tanto de minha parte quanto de sua parte. mas deixe o palpitômetro pra depois, tente responder as perguntas antes, pq senão vai ficar parecendo evangélico defendendo a própria entidade.
Jota, melhor vc parar.
Tá ficando feio
Tá ficando feio
-
Jota
Marp escreveu:Mais contras :
Guidao muito largo
Tive na sequência ela e a F800GS. Sou muito mais essa. Gosto pessoal.
tá ficando feio, né?
estou esperando como é que é um guidon de 945mm mais estreito que outro de 865mm.
entre evangélicos essas coisas são possíveis, mas...
Jota escreveu:hum...Marp escreveu:Dr sabe td de física aplicada...
guidon maior não faz maior alavanca?
795mm não é menor que 945mm?
215mm não é menor que 241mm na altura livre do solo, aumentando o centro de gravidade?
tentar desqualificar o outro ao invés de tentar defender seus argumentos (no caso delírios) pode valer aqui no m@d, mas vc sabe que não vale nada.
Só para relembrar quem quis argumentar com números querendo dar um peso científico à argumentação.
Volto a dizer : a coisa é mais complexa e seu conhecimento de fisica elementar e matemática básica não vai te tirar dessa sinuca de bico que você próprio se colocou.
Sugestão : começa por integrais (duplas) que vão te ajudar nos cálculos.
-
Jota
bora lá, doutor, diga como as integrais duplas transformam um guidon de 945mm em mais estreito que outro de 865mm.Marp escreveu:Sugestão : começa por integrais (duplas) que vão te ajudar nos cálculos.
ou será que apenas doutores em física conseguiriam compreender essa complexidade?
Jota, você é uma piada. Não adianta usar a técnica do avestruz.
O que você escreveu está registrado.
Quis argumentar com números, mas SÓ essas variáveis usadas não resolvem sua vida.
Já que v ocê gosta de argumentar usando a física, não vai ter jeito, vai ter que ir aos livros.
Já dei a dica: começa por integrais duplas.
Ah sim, deixa só avisar que para se chegar nelas é recomendável passar por funções, depois limites, derivadas, integrais simples...
O que você escreveu está registrado.
Quis argumentar com números, mas SÓ essas variáveis usadas não resolvem sua vida.
Já que v ocê gosta de argumentar usando a física, não vai ter jeito, vai ter que ir aos livros.
Já dei a dica: começa por integrais duplas.
Ah sim, deixa só avisar que para se chegar nelas é recomendável passar por funções, depois limites, derivadas, integrais simples...
-
Jota
Bora lá Dr.Marp escreveu:Mais contras :
Guidao muito largo
Tive na sequência ela e a F800GS. Sou muito mais essa. Gosto pessoal.
Ainda aguardo como as integrais duplas vão lhe ajudar a demonstrar que um guidon de 945mm é mais estreito que outro de 865mm.
Não consigo entender alguns aqui no fórum.
Releia td q escrevi.
Deixei claro que me baseei no achismo.
Quem desde o início me criticou falando que eu estava com achismos foi você.
Ainda te avisei que as coisas não são tão simples e só aquelas variáveis que você usou não iriam nos tirar do achismo.
Agora, para desvirtuar o foco você me acusa de sabichão e doutor?
Mas falei que estou com percepção e achismo desde o início.
Qurm usou dadis e física foi o sr. Então, prove, usando a matemática e física qye você está certo. Essa é sua linha de argumentação, não a minha. A minha é achismo. Desde o início
Releia td q escrevi.
Deixei claro que me baseei no achismo.
Quem desde o início me criticou falando que eu estava com achismos foi você.
Ainda te avisei que as coisas não são tão simples e só aquelas variáveis que você usou não iriam nos tirar do achismo.
Agora, para desvirtuar o foco você me acusa de sabichão e doutor?
Mas falei que estou com percepção e achismo desde o início.
Qurm usou dadis e física foi o sr. Então, prove, usando a matemática e física qye você está certo. Essa é sua linha de argumentação, não a minha. A minha é achismo. Desde o início
Malditos tecladinhos. Não vou corrigir os erros de digitação acima. Acho que dá para entender.
-
Jota
preciso provar que um guidon de 945mm é mais largo que outro de 865mm?Marp escreveu:Qurm usou dadis e física foi o sr. Então, prove, usando a matemática e física qye você está certo. Essa é sua linha de argumentação, não a minha. A minha é achismo. Desde o início
preciso provar que 945mm faz uma alavanca melhor?
desculpe, doutor, não sei como provar isso, é muito complexo.
Parce estar claro que em nenhum momento neguei a questão do guidao, conforme acima.Marp escreveu:![]()
Caraca, se essa informação estiver correta será daqueles casos de que no papel é uma coisa e na prática outra.
Quando na garagem, fora da moto, manobrava a F800GS como se fosse um brinquedo. A Tiger parecia que o guidao era enorme.
Deve ser pq o centro de gravidade da F é no chão e da Tiger na lua.
Citei o CG e aí vc veio com números que te alertei que nao nos tirariam do achismo em relação a ele.
Como você se viu numa sinuca de bico, gerou toda essa discussão para nao admitir que seu argumento em relacao ao CG era falho.
Quem te conhece já sabe dessa sua tática de argumentação.
Volto a dizer : tá tudo registrado para quem quiser ver.
E repito : tá ficando feio.
.
Alavanca maior não é fator decisivo. O peso da moto também influi, assim como outros fatores.
Se p.ex. o centro de gravidade for mais à frente na moto de guidão mais longo, a vantagem de alavanca pode se anular.
Alavanca maior não é fator decisivo. O peso da moto também influi, assim como outros fatores.
Se p.ex. o centro de gravidade for mais à frente na moto de guidão mais longo, a vantagem de alavanca pode se anular.
-
Jota
sim, claro.Patrick escreveu:.
alavanca maior não decide nada, mas se todas as demais variáveis forem iguais, ela vai tornar mais fácil a movimentação.
é como um monte de outras coisas que não decidem nada, mas são indícios... por exemplo:
banco mais alto. isso quer dizer que, a princípio e a grosso modo, uns 70kg do peso ficarão mais altos. altura maior do solo, idem. amortecedor traseiro mais alto e sem link, idem.
nada disso sozinho é decisivo, mas o conjunto parece dizer que o tal CG da bm não é tão baixo assim.
chuto que as diferenças de percepção se devem mais ao guidon estreito da tiger, somado ao esterço muito menor e ao peso na frente dos 3 cilindros, muito mais que à tal diferença exorbitante (e possivelmente apenas fictícia) de posicionamento vertical de CG.
Engraçado que se pesquisar lá fora, cada um tem uma opinião também em relação a isso.
Bem subjetivo.
Contra a GS:
"That stalling was compounded by a too-tall 1st gear and an absence of torque in the parallel-twin’s very low rev range. Plenty of clutch slip was necessary anytime you dipped below 15mph. Combined with the F800GS’s high center of gravity and 505lbs (wet) weight, this made negotiating low-speed obstacles very challenging. Most of the journalists, BMW staff and even the experienced guides along for the ride dumped the bike at some point; many through low speed stuff like the corner described above."
Contra a Tiger:
"In lower speed, loose traction situations, though, the front end of the XCx can feel heavy. This is partly due to ergonomics — the bars are a touch low, so I tend to lean farther forward — but is mostly due to the bike’s higher, forward-positioned center of gravity thanks to the fuel tank and engine location. Compared to the BMW, the Tiger feels bulkier as soon as the asphalt ends, needing more aggressive rider inputs to deliver equal results. While that’s by no means a deal-breaker, it does mean riders new to the ADV world may be in for more of a workout than they want. That may be off-putting considering the Tiger’s middleweight size, but it’s extremely satisfying when perfected."
Bem subjetivo.
Contra a GS:
"That stalling was compounded by a too-tall 1st gear and an absence of torque in the parallel-twin’s very low rev range. Plenty of clutch slip was necessary anytime you dipped below 15mph. Combined with the F800GS’s high center of gravity and 505lbs (wet) weight, this made negotiating low-speed obstacles very challenging. Most of the journalists, BMW staff and even the experienced guides along for the ride dumped the bike at some point; many through low speed stuff like the corner described above."
Contra a Tiger:
"In lower speed, loose traction situations, though, the front end of the XCx can feel heavy. This is partly due to ergonomics — the bars are a touch low, so I tend to lean farther forward — but is mostly due to the bike’s higher, forward-positioned center of gravity thanks to the fuel tank and engine location. Compared to the BMW, the Tiger feels bulkier as soon as the asphalt ends, needing more aggressive rider inputs to deliver equal results. While that’s by no means a deal-breaker, it does mean riders new to the ADV world may be in for more of a workout than they want. That may be off-putting considering the Tiger’s middleweight size, but it’s extremely satisfying when perfected."
- Saurus
- Mito
Marp escreveu:...
Sugestão : começa por integrais (duplas) que vão te ajudar nos cálculos.
HEEEEIIIIIINNNNN?????????Marp escreveu:...
Já dei a dica: começa por integrais duplas....
O que tem as integrais duplas a haver com o comprimento de uma alavanca??????????
Na boa, véi, fiquei confuso e quero entender essa. Sem provocação ou descrença mesmo. Quero apenas aprender mais. Por favor explique.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Jota
uma dica: argumentos de autoridade
Caraca...
Centro de gravidade...
Calcular centro de gravidade...

Centro de gravidade...
Calcular centro de gravidade...