Ajuda! - Grau térmico da Vela
- Narizudo
- Motociclista
Ajuda! - Grau térmico da Vela
Seguinte comprei velas para minha biz125-2011 e no manual manda por CPR6EA-9, porém o vendedor me vendeu CPR8EA-9. E diz que coloca sempre está.
Pesquisando descobri que é a vela da CG150, na net só achei um cara do Youtoba descrevendo o seguinte:
"A diferença entre elas é o grau térmico, quanto menor o numero "6" mais quente é a vela quanto maior o numero "8" mais fria é a vela, por consequência o motor vai sofrer os efeitos da temperatura, a vela mais quente dissipa menos calor e motor trabalha mais quente, e a vela mais fria "refrigera" melhor o motor pois dissipa mais a caloria proveniente da combustão. "
https://www.youtube.com/watch?v=NQXQ0mczw-s Icone Motocenter
Pesquisando descobri que é a vela da CG150, na net só achei um cara do Youtoba descrevendo o seguinte:
"A diferença entre elas é o grau térmico, quanto menor o numero "6" mais quente é a vela quanto maior o numero "8" mais fria é a vela, por consequência o motor vai sofrer os efeitos da temperatura, a vela mais quente dissipa menos calor e motor trabalha mais quente, e a vela mais fria "refrigera" melhor o motor pois dissipa mais a caloria proveniente da combustão. "
https://www.youtube.com/watch?v=NQXQ0mczw-s Icone Motocenter

-
Helder.soares
- Dinossauro
Re: Ajuda!
Normalmente não se deve alterar a temperatura das velas.. Ainda mais em motos fabricadas no brasil e projetadas para nossa gasoroba e clima.... A 8 é mais fria.. Mas seu motor é otimizado para trabalhar com. A 6...
Abraços..
Abraços..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Uma tão mais fria assim para uma moto de uso urbano não me parece boa ideia. Quando tinha a Fazer, coloquei uma mais fria nela pois andava apenas em estrada, mas era um único 'ponto' de diferença.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Vela é treco barato praca... não vale a pena trocar por outra. No máximo investe numa de irídio, e só. Mas sem trocar grau térmico.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
- Narizudo
- Motociclista
Valeu galera, vou por a certa. O pior que nem vou brigar com isso, vou doar pra alguém, questionei ele hoje e disse que a vela eh essa é sempre põe. Quase fui pegar o manual, mas prefiro não perder a amizade pois conheço a muito tempo, mas nem para trocar o óleo da motinho levo mais. Agora vou fazer uma revisão monstra na biz e trocar tudo. Nada melhor que fazer vc mesmo e ainda acrescenta fita dupla face a vontade nos plásticos.

narizudo, de qto em qto tempo vc está trocando vela,filtro de ar? e relação? a minha está com 21500km e a relação to com preguiça de abrir a caixa do pinhão p/ verificar kkkkkkkk mas a coroa está "média"
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW 528i e39 turbo
- Narizudo
- Motociclista
Cleber T. escreveu:narizudo, de qto em qto tempo vc está trocando vela,filtro de ar? e relação? a minha está com 21500km e a relação to com preguiça de abrir a caixa do pinhão p/ verificar kkkkkkkk mas a coroa está "média"
A biz (2006) da mulher está com 28.000km e já esta com 2ª relação. Foi trocado próximo dos 21.000km. Troquei todos os itens abaixo (menos transmissão) em Novembro de 2013.
A minha biz (2011) está com 18.000km esta com kit original, está quase no final, acho que vou deixar mais um tempo.
O que comprei e vou fazer nela em Dezembro:
- Aditivo de gasolina da bardahl
- Vela
- Filtro de Ar
- Filtro de gasolina (estou esperando chegar)
- Cabo do acelerador
- Kit coroa e pinhão (VAZ) e corrente (KMC) - Acho que não irei trocar agora
Vou desmontar inteira, apertar todos parafusos, lubrificar e engraxar.
E o mais importante muita dupla face, rs

Narizudo escreveu:Cleber T. escreveu:narizudo, de qto em qto tempo vc está trocando vela,filtro de ar? e relação? a minha está com 21500km e a relação to com preguiça de abrir a caixa do pinhão p/ verificar kkkkkkkk mas a coroa está "média"
A biz (2006) da mulher está com 28.000km e já esta com 2ª relação. Foi trocado próximo dos 21.000km. Troquei todos os itens abaixo (menos transmissão) em Novembro de 2013.
A minha biz (2011) está com 18.000km esta com kit original, está quase no final, acho que vou deixar mais um tempo.
O que comprei e vou fazer nela em Dezembro:
- Aditivo de gasolina da bardahl
- Vela
- Filtro de Ar
- Filtro de gasolina (estou esperando chegar)
- Cabo do acelerador
- Kit coroa e pinhão (VAZ) e corrente (KMC) - Acho que não irei trocar agora
Vou desmontar inteira, apertar todos parafusos, lubrificar e engraxar.
E o mais importante muita dupla face, rs
hehehe da hora qto cobra pra fazer um servico desse kkkkk zuera, vou ver se aguenta até 25 mil minha relacao, o que eu fico impressionado da biz é a lona dos freios, está apenas na metade com 21 mil rodados
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW 528i e39 turbo
Re: Ajuda! - Grau térmico da Vela
Na verdade o grau da vela é o quanto ela dissipa o calor gerado nela mesma.
Se usar o grau errado a vela pode ficar incandescente ou derreter, se dissipar demais carbonizará facilmente.
O escapamento pode influenciar nisso, mesmo sendo o motor igual da CG mas o escapamento não é.
Use a vela certa.
Abraço!
Se usar o grau errado a vela pode ficar incandescente ou derreter, se dissipar demais carbonizará facilmente.
O escapamento pode influenciar nisso, mesmo sendo o motor igual da CG mas o escapamento não é.
Use a vela certa.
Abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Tchê, isso aí é um assunto muito técnico pra ser debatido no fórum.
Galera aqui entende mesmo é de carros, política e aspiradores
Abs,
Galera aqui entende mesmo é de carros, política e aspiradores
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!

Tipo Quente
É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.
Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.
Fonte: Site NGK

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
As velas da bosh são invertidas em relação NGK...numeração menor são mais frias, na NGK as frias são numeração maiores.
Comet GT agora 350 efi / Bis 100 / e outros bixos "4 patas"
svdneto escreveu:As velas da bosh são invertidas em relação NGK...numeração menor são mais frias, na NGK as frias são numeração maiores.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.