dl650 / xc800

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

dl650 / xc800

Mensagem por Jota »

bom, já rodei 3,6kkm com a tiger. desses aí, 2,5kkm com garupa, em um passeio de bh até bsb, são jorge :crazy: :P :emo89: e pirenópolis, encontrando uma ruma de desocupados do m@d no motocapital. então vai aí um primeiro comparativo com minhas impressões da xc em relação àquela que foi minha companheira de viagens por 3 anos, a dl. segue, por itens...

farol - ambas com 2 altos e 2 baixos, muito mas muito acima da média
dl - ótimo
xc -ótimo

banco - da dl mais largo, mas de espuma dura, da xc mais estreito, mas com densidade correta
dl - bom
xc - bom

proteção aerodinâmica - da xc não gera turbulência, refrigera bem os braços, tira qalquer pressão do peito, mas é inferior à da dl. da dl, na posição mais baixa, pra mim, é excelente.
dl - ótimo
xc - razoável

estabilidade - a da dl já e notável, facílima de fazer curva, mas a da xc não parece moto on-off, parece moto esportiva, impressionante
dl - ótimo
xc - excelente

suspas - a da dl me agrada mais, pq são mais macias, ou seja, as irregularidades do solo são menos percebidas que na xc. além disso, tem regulagem de pré-carga na dianteira, coisa que a xc não tem. outra coisa é aquela borboleta pra regular pré-carga. apesar da xc ser hidráulica a regulagem da pré-carga, é necessária uma chave de fenda. a suspa traseira da xc é perfeita, tem até reservatório de gás separado (acho que é showa) além dos links, mas a dianteira merecia ajustes, pro meu uso é muito firme. ajuda na estabilidade mas não colabora no conforto. a da dl só não é perfeita pro meu uso pq falta um pouco de curso. nisso a xc é perfeita.
dl - ótimo
xc - boa

freios - não tenho o que reclamar dos freios da xc. pra mim são excelentes. os da dl são bons, mas é preciso usar mais força no manete pra conseguir um bom efeito. na xc estão sob medida, e o abs é perfeito, só atua no limite, na hora que tem que atuar mesmo. tanto dianteiro quanto traseiro excelentes.
dl - boa
xc - excelente

consumo - a xc, por mais estranho que pareça, chega a ser mais econômica que a dl. fiz uma viagem de 2500km, com garupa, baú lotado e mala tanque cheia. média de 19,2 km/l. autonomia boa em ambas. o consumo da dl poderia ser melhor pra potência que tem o motor.
dl - bom
xc -ótimo

motor - covardia. o motor da dl é honestíssimo, mas o da tiger é uma obra prima. gira a 10krpm, é liso de tudo desde 1,5krpm, tem torque em qualquer faixa, muita potência, fica delicioso após os 6krpm e o assobio é lindo. parece um relógio. o único motor tão regular que conheci foi o da cb1300, mas mesmo assim prefiro o da tiger, que gira bem mais.
dl - muito bom
xc - perfeito

comandos - bons em ambas as motos, sem nada que chame a atenção. talvez a embreagem da tiger seja um tiquinho menos macia, ou talvez essa impressão se deva à caixa de marchas.
dl - muito bom
xc - muito bom

câmbio - dl ganha de lavada. a caixa da xc é uma caixa de esportiva com uma coroa grande na transmissão secundária pra encurtar. a primeira marcha é bizarra, vai a 110km/h. a contrapartida disso é que a moto não anda abaixo de 15km/h em primeira, a menos que vc a controle na embreagem. pra andar a 10km/h é uma bosta. pra resolver, teria de colocar pinhão menor, que mataria a motoca na estrada. prefiro deixar como está. na dl o escalonamento é perfeito, sem buracos, sem primeira longa e sem sexta curta. ambas têm engates precisos, sem falsos neutros. ambas fáceis de encontrar o neutro verdadeiro.
xc - fraco
dl - ótimo

posição de pilotagem - pra mim a xc é perfeita. lembra muito a super. o corpo fica um pouquinho inclinado à frente, o joelho fica em posição muito natural. muita gente vai achar ruim e vai querer colocar um riser de guidon, eu achei ótimo, minha coluna agradeceu demais. a dl tb tem posição excelente. o único senão é que vc desce a perna e ela fica no rumo das pedaleiras, isso incomoda um pouco.
dl - ótimo
xc - excelente

acabamento - o da dl é correto, e o da xc têm alguns aspectos que chamam a atenção pela qualidade.
dl - bom
xc - muito bom

painel - o da dl é suficiente, tem todas as informações necessárias, e o da xc é um abuso. muito completo. computador de bordo cheio de informações (quantos km de autonomia restantes, consumo médio, consumo instantâneo, velocidade média, etc), dá pra se divertir com aquilo. ambos são bem legíveis.
dl - muito bom
xc - excelente

acessórios - ambas são meio peladas, a dl é bem básica, mas a xc tem algumas coisinhas a mais. a dl carece de protetor de cárter, descanso central, protetor de punho, abs. a xc tem pelo menos o protetor de cárter, de punho, abs que pode ser desligado (mas pelo painel, menos prático que o da bmw, que é desligado por um botão) e tomada 12v, mas no padrão inglês (ou europeu, sei lá). falta à xc um cavalete central pelo menos.
dl - fraco
xc - bom

garupa - ambas são muito amigáveis para as garupas. a dl tem um bancão gigante pra garupa, mas peca na densidade da espuma, a xc tem um banco apenas razoável no tamanho mas com densidade correta da espuma. ambas contam com pedaleiras emborrachadas, retas e de bom tamanho. a vibração na tiger consegue ser bem menor que na dl, que já é bem baixa. nenhuma das duas deixa os joelhos das garupas muito flexionados. o banco da xc é bipartido, a garupa fica mais alta, isso é mais ameno pra elas, que não ficam com o visual da nuca do piloto apenas. a minha garupa rodou 2500km em uma viagem e aprovou.
dl - muito bom
xc - ótimo

revisão e garantia - 1 ano de garantia pra dl, 2 pra xc. o da xc conta com assistência 24h em qualquer lugar do país, com deslocamento do piloto pra onde quiser e da moto pra concessionária mais próxima. revisão da xc em garantia é paga a mão de obra. 435 dilmas a de 800km, e 450 dilmas a de 10kkm. a xc usa 4l de óleo 100% sintético. pelo menos a facada só acontece a cada 10kkm, ufa!

problemas de projeto: além da caixa de marchas exótica de esportiva em moto on-off, a xc tem um outro problema de projeto que me incomodou bastante. a corrente passa muito perto da guia inferior da balança, e quando passa em pisos irregulares bate nessa guia. essa guia é trocada a cada 10kkm. parece bobagem mas é irritante. resolvi provisoriamente hj com uma fita dupla face 3m. ficou 'lindo' mas resolveu o barulho irritante. ela tb esquenta bem as pernas quando a ventoinha é ligada. isso acontece no trânsito engarrafado. nunca me incomodou nem um pouco. a gs tb esquenta, a transalp tb esquenta, várias motos têm esse problema. a dl é perfeita nisso, aquecimento zero.

outra coisa que me deixa com um siphonaptero por detrás do pavilhão auricular: pneus com câmara. mesmo tendo seguro com assistência 24h, não gosto da idéia de câmara em pneu.

é isso. se eu tiver esquecido algo, depois complemento. :drunk:
Anzolim
Dinossauro

Re: dl650 / xc800

Mensagem por Anzolim »

Isso sim é comparativo... ;-)

Vou ali buscar uma xc pra mim e já volto...

:frt: :frt:
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

interessante essa gambiarra. Se realmente funciona, vale o investimento.
Macarini
Roda Presa

Mensagem por Macarini »

Jota , parabéns pelo comparativo . Tô doido para algum ex-dono da 955 faça uma comparação com a 800 XC .
TIGER 955i 2004
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Macarini escreveu:Jota , parabéns pelo comparativo . Tô doido para algum ex-dono da 955 faça uma comparação com a 800 XC .

Deposita 40k na minha conta, q faço este sacrifício.... :lol: :lol: :lol:

Mas na real, é minha grande curiosidade tbém.
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Quer dizer que dl / xc é < 1 então? eheh
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Jota, valeu pelo comparativo. Já tive dl 650 e 800XC esta na minha lista, mas devido ao meu gosto por off estou propenso para uma tenere 660z ou a bmw gs800....

Por enquanto tenho que recuperar da clavícula quebrada....kkk

Ténéré.... ;-) ;-)
De supertenere 750 ano 1997
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

Ótimo comparativo! ;-)
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Top!
E a XC além e tudo é linda!
Quando for a BH tomar aquelas por conta do Rod, quero test drive!
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Porque essa implicância com pneus com camara?
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Ops
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Porque pneu com câmara, quando pega um preguinho, faz "POF!" e tu cai da motoca.

O mesmo preguinho num sem câmara é capaz de ficar lá uns dois, três dias até tu perceber.

Além disto, sem câmara tu arrumas em 2min, sem nem tirar a roda do lugar.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

E porque ainda fabricam motos com essas merdas? :lol: :lol:

[Virou CHAT agora]
Robson

Mensagem por Robson »

Valeu Jota, comparativo como nos velhos tempos !!

jsamuel escreveu:Porque essa implicância com pneus com camara?

Tipo assim, vc está na estrada com um amigo em outra moto.

A sua moto tem pneu com camara, a dele não.

Ambos são muito azarados, e passam em pregos na estrada, no mesmo instante.

Ambos tem os pneus furados.

O seu amigo vai rodar o dia inteiro até precisar de um borracheiro, irá parar e o borracheiro vai usar um macarraozinho para fechar o furo.... em 15 min vc´s ele pode ir embora.

Vc vai rodar 5 km e vai parar, com o pneu completamente vazio.... e não adianta usar reparo instantâneo, muito menos aquele kit de macarrão que vende no DX... Fatalmente, na borracharia, onde a roda será inteira desmontada para consertar o furo.... se der sorte, irá embora em cosa de 1 hora.

Para quem viaja muito de moto, faz muita diferença.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

jsamuel escreveu:E porque ainda fabricam motos com essas merdas? :lol: :lol:

[Virou CHAT agora]

Pelo mesmo motivo que ainda fazem motoca com freio a tambor... eheh

jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

RLY.

:rof: :rof:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Show. :wsh:

Pago 5k nesta merda de moto com pneu com câmara. Busco a moto sem custo para o vendedor. :-D
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Macarini
Roda Presa

Mensagem por Macarini »

Anzolim escreveu:
Macarini escreveu:Jota , parabéns pelo comparativo . Tô doido para algum ex-dono da 955 faça uma comparação com a 800 XC .

Deposita 40k na minha conta, q faço este sacrifício.... :lol: :lol: :lol:

Mas na real, é minha grande curiosidade tbém.

Anzolin , vou fazer mais barato . Deposite 20.000,00 na minha conta que eu troco a Tiger e respondo a sua curiosidade :lol: :lol: :lol: :lol:
TIGER 955i 2004
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Jota...ótimas informações! valeu!
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Responder