Corredor (new flame war topic)

Grupo de discussão geral sobre motos.
lecoibr
Roda Presa

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por lecoibr »

Mas também o que tem de motoqueiro folgado não ta no gibi.

Ontem vim de carro pro serviço, para chegar aqui passo por trás do congresso nacional e subo de novo para pegar a esplanada, para quem mora aqui, sabe que naquele ponto, quem esta entrado na esplanda tem direito a duas faixas LIVRES, porém ontem, ao entrar em uma dessas faixas prefereciais vi que tinha um "twisteiro" huhauhauha , com sua barulhosa corrente, vindo na mesma faixa em que eu estava (so notei o cara por causa do barulho da corrente :-D:-D ), o viado não chegou a bater mas teve que desviar, lá na frente ainda ficou reclamado com a mão para eu colocar seta....... :lol: :lol: :lol: vê se pode ???

tem cada um também . . . . a verdade é que existe culpa dos dois lados, se cada um se respeitasse nada disso aconteceria, bastaria colocar todo mundo que anda de moto, andar de carro uma vez e quem andar de carro andar de moto uma vez, tendo essa experiência, creio que tudo seria mais fácil . . :-D
Futuro: Hornet 2??? (black) 8)
Passado: Fazer 250 06/07 (black) :-D
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Não sou nem nunca fui "freira" do M@D. Sou extremamente cauteloso no trânsito. Especialmente de moto, pois me cago de medo de um acidente de moto.

Mas não dá para negar que o "corredor" é uma realidade. Andar de moto em grandes centros urbanos sem fazer corredor é pior que estar de quadrúpede, pois ficamos expostos a vento, sol, chuva, pedradas e mais um monte de inconvenientes. Alguma vantagem a moto tem que ter. E uma dessas vantagens é justamente o "corredor".

Em vez de proibir, é melhor instituir logo de uma vez. Lei proibindo "corredor" é letra morta. Será menos obedecida que aquela dos kits de primeiros socorros as de que políticos não podem ser corruptos.

Mais fácil é criar até mesmo "mini-faixas" entre faixas de rolamentos e/ou faixas exclusivas para motos.

Se não me engano, em SPO tentou-se criar estas faixas exclusivas. Sabem o que aconteceu? Os motoristas de quadrúpedes, que tanto reclamam que motoqueiro não respeita faixa, que anda feito cachorro-louco, etc, estavam invadindo a faixa das motos e atropelando motoqueiros.

Então, não dá para tapar o sol com a peneira. Vamos assumir o "corredor" como legal e necessário. Sim, pois se motoqueiros parararem de "fazer corredor", os grandes centros urbanos vão parar de vez.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Fernanda-DF escreveu:"Um carro que troca de faixa e causa um acidente com uma moto que estava fazendo corredor, está errado por que não olhou?"

- Sim - o condutor tem que verificar se o caminho está limpo antes de trocar de faixa. Participou do acidente por não ter olhado.

"Ou seja, o cidadão tem obrigação de pensar em "3 faixas" onde só tem 2, por causa das motos? "

- O condutor tem a obrigação de verificar se não há outros veículos transitando por onde ele pretende passar...

"Obrigação ética ou legal? "

- obrigação legal e prática, até pra preservar o patrimônio dele.
"

Fernanda,

Concordo que é uma obrigação do condutor olhar antes de trocar de faixa, mas se não é permitido andar no corredor seria esta uma obrigação legal ???

Veja um exemplo
Você vai cruzar uma rua e existe uma placa indicando que esta é mão única
O normal (pelo menos eu faço) é olhar p os dois lados.
Porém, se vc só olhar p o sentido que seria o correto e no meio da travessia for atropelada por um veículo na contramão a culpa não será sua e o errado é ele (o prejuizo dos dois :-D )

Em resumo, independente de ter moto no corredor, o condutor do veículo - qualquer veículo - tem que prestar atenção. Não pode mudar de faixa sem olhar.
Belo - SP
Imagem
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

ambos estão errados no caso

o motorista do carro pq não prestou atenção, pode ser que não tenha sinalizado também e por isso abalroou o cara da moto

e o cara da moto talvez esteja errado, pois vai depender da interpretação da autoridade de trânsito, os artigos que caracterizam infração citado pelo @migo eu nunca vi enquadrarem no caso de motos, inclusive porque o artigo que enquadraria de forma definitiva e clara este tipo de infração foi vetado
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Eu ando pelo corredor. Sempre com o devido cuidado. E sempre com o farol ALTO ligado.
DEUS abeçoe a todos
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

A lei que proíbia especificamente o corredor foi vetada, mas esta aqui tá valendo:
IX - a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;
Ou seja, corredor é ilegal sim, apesar das autoridades fazerem vista grossa.
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
ewinters
Roda Presa

Mensagem por ewinters »

CTB, artigo 29:

§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Fazer 250 LE
Imagem
ewinters
Roda Presa

Mensagem por ewinters »

fernando-ric escreveu:A lei que proíbia especificamente o corredor foi vetada, mas esta aqui tá valendo:
IX - a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;
Ou seja, se a faixa à sua esquerda estiver andando mais devagar que a sua, vc tomará uma multa pra cada carro que ultrapassar... :roll:
Fazer 250 LE
Imagem
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Agora sim o post que fai inflamar ânimos !!!

Acho que o maior problema da antipatia que motoristas de carro tem pelas motos é a maneira como alguns motoboys pilotam aqui em São Paulo.
P quem é de fora acho que não é possível nem descrever o que acontece na hora do rush
Tem motos em TODOS os corredores, tem cara que passa no meio fio da direita, o carro tá na faixa da direita. tem cara que cruza as faixas, moto na calçada, nas passarelas...
Eu ando direto de moto e acho que realmente é um veículo meio que incompreendido, mas que o pessoal abusa abusa...

Mas o que eu acho f%#@ é o seguinte.
Quando o trânsito está lento, os motoboys passam a milhão, estourando o escapamento e buzinando sem parar (no túnel é um barulho insuportável). Ninguém pode mudar de faixa e se um carro está atravessado tentando fazer uma curva ou trocar de faixa aí é palavrão, chute no retrovisor ...
Mas quando o trânsito está livre eles anda, a 50Km/h no meio da faixa e não dão passagem p os carros
Nessas horas (qdo estou de carro) tenho vontade de mandar eles ficarem no corredor e os carrso passando a milhã pelos lados buzinando }:)
Belo - SP
Imagem
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

ewinters escreveu:
fernando-ric escreveu:A lei que proíbia especificamente o corredor foi vetada, mas esta aqui tá valendo:
Ou seja, se a faixa à sua esquerda estiver andando mais devagar que a sua, vc tomará uma multa pra cada carro que ultrapassar... :roll:
Não...
Passar é diferente de ultrapassar

Vc não precisa diminuir se a faixa da esquerda está mais lenta, mas se vc mudar p a direita, passar o carro da frente e voltar p a esquerda, nesse caso é ultrapassagem (e multa)
Belo - SP
Imagem
Bira

Mensagem por Bira »

Marcio-Bsb escreveu:
fernando-ric escreveu:
Bira escreveu:bom, um juiz aqui no DF deu ganho de causa a uma m@diana que transitava no corredor e foi fechada por um carro e se acidentou.
mas alegou que não estava fazendo corredor?
Nao, porque desta vez ela NAO estava REALMENTE no corredor!
Essa foi a alegacao do reu para tentar livrar-se da responsabilidade, mas nao conseguiu provar sua afirmação!
A juiza baseou-se no própio depoimento do REU na delegacia que confessou ter mudado de faixa porque tinha um carro quebrado na faixa dele!

Na peticao inicial eu falei isso que ele fez a mudanca devida atencao!
Márcio, obrigado pela correção então. Eu estava enganado. :-)
Fernanda-DF escreveu:"Um carro que troca de faixa e causa um acidente com uma moto que estava fazendo corredor, está errado por que não olhou?"

- Sim - o condutor tem que verificar se o caminho está limpo antes de trocar de faixa. Participou do acidente por não ter olhado.

"Ou seja, o cidadão tem obrigação de pensar em "3 faixas" onde só tem 2, por causa das motos? "

- O condutor tem a obrigação de verificar se não há outros veículos transitando por onde ele pretende passar...

"Obrigação ética ou legal? "

- obrigação legal e prática, até pra preservar o patrimônio dele.

Em resumo, independente de ter moto no corredor, o condutor do veículo - qualquer veículo - tem que prestar atenção. Não pode mudar de faixa sem olhar.
isso é fato.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Nessas horas é legal.
Quando não estou de moto, estou no meu jipe Bandeirante, aí a buzina come, e nem adianta querer cutar, senão quebra o pé...
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Well escreveu:Nessas horas é legal.
Quando não estou de moto, estou no meu jipe Bandeirante, aí a buzina come, e nem adianta querer cutar, senão quebra o pé...
Eu tenho um CJ5 com aquelas buzinas marítimas
Sempre penso em colocar ela voltada p a lateral e dar aquela buzinada bem na orelha dos chatos que passam buzinhando e estourando escapamento.
Mas depois dá aquele medo do cara se assustar demais e acabar causando um acidente e eu desisto.
Mas que eu sempre penso, penso :lol:
Belo - SP
Imagem
braniak
Dinossauro

Mensagem por braniak »

Esses tempos olhei no retorvisor e vi um jipe, com um trilho, tipo de trem, mas mais justo, no lugar onde deveria ter uma grade.
Nesse trilho estava escrito "SEM FREIO", invertido, para que o condutor do veículo da frente leia certinho.
Sem pensar, troquei de faixa e deixei passar. :-D
Beer: Helping ugly people have sex since 1862.
97' Honda C100 Dream - "Vermêia": 1999 ~ 2001
08' Suzuki Intruder 125 - "Pequena": 2008 ~ 2014.
13' DjiiiAsss - "Polaca": 2014 ~ ...
Imagem
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

belo escreveu:
ewinters escreveu:
Não...
Passar é diferente de ultrapassar

Vc não precisa diminuir se a faixa da esquerda está mais lenta, mas se vc mudar p a direita, passar o carro da frente e voltar p a esquerda, nesse caso é ultrapassagem (e multa)

Ou seja, a alegação que é proibído o corredor por esse artigo também é nula, pois a moto não está ultrapassando, e sim passando o veículo, já que não saiu da faixa, ultrapassou e retornou à faixa, simpelsmente estava PASSANDO entre os carros...

Mais uma vez a alegação nula, qual vem agora? Distância lateral? Algumas ruas de SP seriam multa em massa, pois os carros quase tocam os retrovisores, e os SUVs ocupam 2 faixas, e oficialmenet não tem metragem regulamentada pra essa distância, existe apenas a distancia do veículo à frente. A tal distancia de 1,5m que citam a esmo é apenas de segurança para BICICLETAS...

Continuem, o esperneio é gratuito... by Bagé
NC750x

-- no donut for you! --
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

mais Código, com meus comentários em vermelho:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos (qdo a moto tá no corredor, essa distância não existe), bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

X - todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:
a) nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo;
b) quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro;
c) a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário;

XI - todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:
a) indicar com antecedência a manobra pretendida, (nunca vi um motociclista fazer isso qdo tá no corredor )acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;
b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;(de novo a distância)
c) retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou;

Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade. (andar no corredor, queiramos ou não oferece perigo pra nós e pros outros!)

Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência,
por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.(de novo!!!)

Considero que o negritado é suficiente para saber que trafegar pelo corredor é ilegal... :wink:

Obs: sei disso tudo e ando pelo corredor.
-oo-

O boss é meu broder.
fernando-ric
Roda Presa

Mensagem por fernando-ric »

É isso aí, tem umas 10 interpretações diferentes.

Eu ando(ava) no corredor, mas queria saber se, além de eu ACHAR que tô errado, estou errado de verdade (e se acertar alguém serei o único culpado);

Acho que é igual batida na traseira, é muito difícil pro de trás provar que tava certo.
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

belo escreveu:
Sempre penso em colocar ela voltada p a lateral e dar aquela buzinada bem na orelha dos chatos que passam buzinhando e estourando escapamento.
Mas depois dá aquele medo do cara se assustar demais e acabar causando um acidente e eu desisto.
Não faça nunca isso !!! :no: um amigo contou uma história desse tipo que ele presenciou.

uma moça estava no meio de um canteiro pra atravessar passou um chevette com essa buzina e ele buzinou bem na hora que tava passando, a moça deu um pulo com o susto direto pra pista e morreu atropelada por outro carro que estava passando. :-? agora imagina se o dono do chevette vai conseguir dormir normalmente pelo resto da vida...
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

zulay escreveu:
belo escreveu:
Não faça nunca isso !!! :no: um amigo contou uma história desse tipo que ele presenciou.

uma moça estava no meio de um canteiro pra atravessar passou um chevette com essa buzina e ele buzinou bem na hora que tava passando, a moça deu um pulo com o susto direto pra pista e morreu atropelada por outro carro que estava passando. :-? agora imagina se o dono do chevette vai conseguir dormir normalmente pelo resto da vida...
Justamente com medo de que uma brincadeira se transforme em um acidente, que eu não faço ! (como disse, é só a vontade :wink: )
Qdo se é moleque, vc só pensa na parte engraçada (fala que não deve ser engraçado o cara com aquelas buzinhinhas chatas bibibibi e vc dar aquela cornetada FOOOOOMMMMM bem na orelha !)
Só que o peso da idade (sou um jovem de 36 anos) faz com que vc pense em possíveis consequências, como o cara tirar a moto de lado e acertar na traseira de um carro.
Então fico só pensando e rindo... mesmo sem fazer
Belo - SP
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Fernanda-DF escreveu:mais Código, com meus comentários em vermelho:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos (qdo a moto tá no corredor, essa distância não existe), bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

X - todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:
a) nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo;
b) quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro;
c) a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário;

XI - todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:
a) indicar com antecedência a manobra pretendida, (nunca vi um motociclista fazer isso qdo tá no corredor )acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;
b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;(de novo a distância)
c) retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou;

Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade. (andar no corredor, queiramos ou não oferece perigo pra nós e pros outros!)

Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência,
por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.(de novo!!!)

Considero que o negritado é suficiente para saber que trafegar pelo corredor é ilegal... :wink:

Obs: sei disso tudo e ando pelo corredor.

:no: :no: :no: :no: :no: :no:

ultrapassagem é uma coisa, andar pelo corredor é outra, é PASSAGEM :rof:

sobre a distância de segurança, com os carros parados e a moto a uns 40-50, não precisa de muita.

[]x
Responder